Hélio Schwartsman > Coisas da política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Por que isso ocorre? Seria uma seleção natural da polÃtica? Os mais politizados conseguiriam se sobressair nesse mercado da polÃtica.
Com a legislaçà o atual que transferiu imenso poder ao Legislativo Federal, qualquer presidente que se eleger por pequena diferença de votos ficará refém desses congressistas e seus apaniguados nos municÃpios, que direcionam verbas vultosas conforme seus interesses eleitorais e "bolsais", sem qualquer planejamento adequado a cada realidade municipal e regional. Essa excrescência somente será enfrentada se um Presidente se eleger com expressiva maioria de votos e base partidária forte e decente. D
Câmara=gansteres!
Dentro da minha ignorância, eu sem disse que presidente é apenas um judas a ser linchado! Obviamente, eu não vou acreditar que um único homem iria se impor sobre tantos outros a busca do lugar mais alto da tal democracia! Vejo por exemplo, gente do próprio partido, apunhalando o presidente pelas costa. Não é de hoje que a história mostra isso. Lembra da frase até tu bruto?
Sobre a matéria: Na verdade, sempre foi assim , os pobres são os últimos que fala, e os primeiro que apanha. A frase que diz que a corda arrebenta sempre do lado mais fraco, não é mera coincidência!
Quem sabe, talvez parlamentarismo seria mais transparente e eficaz.
Hoje a FSP mostra como reduziram os repasses atraves nos anos no governo Bolso, e aumentaram em niveis recordes no governo do PT, que tanto criticou as emendas nas eleições. Vamos chamar a espada de espada. Este é um governo fraco com um congresso forte. Vão-se os anéis, os dedos e as mãos. Espero que o paÃs se saia melhor em três anos. Até lá, é sobreviver a eles.
Nos Estados Unidos, isso se chama pork barrel. Acontece, mas a fatia do orçamento não chega a 0,5% do orçamento do Governo Federal. Na Louisiana, um estado particularmente susceptÃvel a polÃtica clientelista, é 1,38%.
Para um orçamento federal de 2 tri, as emendas chegam a quase 40 bi, cerca de 2%.
Qual a fatia do orçamento do governo federal destinadas as emendas aqui no Brasil? Alguém sabe?
Perfeito, Hélio! É lamentável que sejam gastas doses gigantescas de energia em discussões estéreis sobre ideologias e as grandes carências do Brasil pobre, como saneamento e educação básica, sejam relegados a segundo plano. O novo critério predominante de alocação de verbas é como foi dito no texto, cruel.
Como mudar uma cultura? Como mudar a cultura polÃtica viciada?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Coisas da política Voltar
Comente este texto