Educação > Caetano Veloso resolve questão do Enem que cita suas canções Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Caetano está em boa companhia: Perguntado certa vez qual seria a opção correta para interpretar texto seu em questão do vestibular da UFRJ, respondeu convicto: TODAS!
Concordo com o Caetano: tanto a alternativa "B" quanto a "D" cabem como resposta, apesar de a alternativa "B" ser mais explÃcita na análise dos dois textos. A alternativa "D" seria, digamos assim, mais "poética"...
É uma curiosidade. Apenas isso. O que tem a educação brasileira a oferecer para os alunos de toda a rede pública e privada? As concepções de formação e escolhas de conteúdo sofrem pressões exercidas pelas tecnologias e a complexidade de fato é muito grande. O que não impede que conteúdos formadores "clássicos" sejam mantidos e recriados buscando a qualidade pra apoiar a construção do conhecimento e orientando gerações para recriarem a sociedade.
É uma curiosidade. Apenas isso. O que tem educação brasileira a oferecer para os alunos de toda a rede pública e privada? As concepções de formação e escolhas de conteúdo sofrem pressões exercidas pelas tecnologias e a complexidade de fato é muito grande. O que não impede que conteúdos formadores "clássicos" sejam mantidos e recriados buscando a qualidade pra apoiar a construção do conhecimento e orientando gerações para recriarem a sociedade.
Quem fez essa prova é um imbecil. Podem demitir
Coitadas das crianças, que pergunta é essa! Sem pé nem cabeça.
Talvez não para elas, que não são crianças, e são mais cultas e inteligentes que alguém aqui...
A questão trata de dois textos poéticos e, como tais, sujeitos a inúmeras interpretações de ordem subjetiva. Qualquer questão de prova deve primar pela objetividade e clareza, tanto na formulação da pergunta quanto nas alternativas de resposta. E isso passa longe dessa questão, e por isso não serve para avaliar ninguém. Prova disso é a reação do próprio autor dos textos utilizados para elaborar a questão: "para mim, achei que são todas" [as alternativas corretas], disse Caetano Veloso.
Agora vai o Caetano Veloso participou indiretamente do ENEM, agora todo mundo vai trabalhar na NASA.
Êta direita pré-histórica.
Essa sua frase só indica o quanto estamos longe da alfabetização…
Nossa, esse fato é muito importante, vai mudar o ensino no Brasil, vamos parar de formar analfabetos funcionais, eplo simples motivo do músico estar participando da prova com viès ideológico.
Ê pré-história
Pijaminha sexy, esse.
Para que serve o Enem ? o ingresso não é feito por cotas ?
Nossa Senhora, povo racista.
Pra isso que serve o Enem.
Você é burrrro? Muito burrrro?
"O Sol nas bancas de revistas". Esse 'sol' era um jornal e deveria ser grafado com inicial maiúscula, e isso faz muita diferença.
É uma palavra de duplo sentido, pode estar referindo-se ao sol (praia, campo, ar livre) ou ao Sol (jornal impresso) que traz tantas notÃcias, criando a dúvida de aproveitar o ou ler o Sol.
Caetano, Gil, Chico, Milton, Tom Zé, Lenine e tantos outros "velhinhos" da Música brasileira, que poucos jovens conhecem, são tudo de bom.
Se eu fosse candidato e tivesse marcado a letra D, recorreria pela anulação. Pois se o próprio Caetano considera que há duas alternativas razoáveis, quem somos nozes para discordar?
Pelo menos, somos ricos em ômega-3.
O trecho da segunda música não trata em nenhum momento de "profusão de informações". Para mim, todas as alternativas estão erradas...
Não é verdade, Leonardo. As opções de resposta vão até a letra "e". O caderno de provas original do ENEM 2023 está disponÃvel, na Ãntegra, na net.
Joel, tem sim e é justamente a alternativa indicada como correta. José, concordo, "vale do silÃcio" se refere a Internet, redes sociais e à s "big techs". Esse trecho trata do "vÃcio" em redes sociais e do controle algorÃtimico do conteúdo consumido pela população. Mas não toca na sobrecarga ou "profusão" de informações na Internet, que é uma questão distinta.
Sabes o que é vale do silicio na atualidade e o que foi banca de revista nos anos 60. Estude um pouquinho ok.
Não existe essa opção na questão apresentada.
A letra D não pode ser correta. No trecho de Anjos Trouxos não há menção direta à busca pela liberdade individual e sim um relato de como o mundo é atualmente. Indiretamente o Caetano até quis dizer isso,mas precisaria filosofar... Então a alternativa a resposta certa numa prova de concurso ou Enem é aquela que responde de forma objetiva.
As trevas se foram. Parabéns aos organizadores.
Viva!
Caetano seria então o autor das músicas. Não professor de português.
Mas, como compositor, ele tem a obrigação, pelo menos em tese, de saber o que quis dizer na letra. Ou melhor, quem escreve alguma coisa deve saber a mensagem do que escreveu.
Pode ser a B ou a D, ou não, como diria Caetano.
Fica em dúvida e acerta. E ainda diz que a melhor é a B, considerada certa pelos analistas. Se ele estivesse fazendo a prova, saberia que é preciso escolher a melhor resposta, não necessariamente a única cabÃvel. A Folha adere à guerra ideológica contra o Enem, a reboque da extrema direita. Alguns leitores aplaudem. O conhecimento incomoda.
Não vejo onde está "a guerra ideológica contra o Enem". Matéria simpática e pacÃfica.
Se o próprio autor das músicas considera que há duas respostas certas, a questão deveria ser anulada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Caetano Veloso resolve questão do Enem que cita suas canções Voltar
Comente este texto