Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Era um gigante mesmo. Por pessoas dessa estirpe é que o Brasil era o único país das Américas, além dos Eua, a ser respeitado na Europa no século 19.

    Responda
  2. claudio castro

    A educação sempre malbaratada, desde o império.

    Responda
  3. Carla C Oliveira

    Muito interessante!

    Responda
  4. Gilmar Maghenzani

    Vitão explica aí o que vc quiz dizer sobre o Visconde

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Prezado Gilmar, o visconde ajudou a fundar a Politécnica do Rio em mil oitocentos e setenta e quatro, o que inspirou a fundação da Politécnica de São Paulo dezenove anos depois, antecedendo em quarenta anos a criaçao da USP. A Politécnica, celeiro de alunos e professores ilustres, tinha aulas de astronomia, que levou depois a criação do Instituto de Astrofísica da USP; seu primeiro diretor foi Francisco de Paula Souza, que usou como modelo as escolas germânicas, Technische Hochschule.

  5. Vito Algirdas Sukys

    Eratóstenes, matemático grego, mediu a circunferência da Terra. Porém nós não podemos medir corretamente o universo. Wheeler imaginou escrever todas as equações das leis da física em folhas de papel, usando a última matemática disponível; e ao estalar os dedos disse: "Voem!" Nenhuma equação criou asas e voou, embora o universo "voa". De Wheeler e K.S.Thorne em Gravitation. A matemática tem seus limites.

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    O filho na diplomacia; o pai na matemática, ajudaram o Brasil. David Deutsch em "The Beginning of Infinity" diz que as leis da física fazem sentido: o mundo é explicável; a matemática nos auxilia com profundas abstrações acessíveis para nós. O que está a nossa frente é o infinito; podemos escolher um de ignorância ou um de conhecimento, entre o certo e o errado, entre a morte e a vida. A matemática dá sentido ao mundo, precisamos pensar e agir.

    Responda