Mariliz Pereira Jorge > O Enem e o macho desconstruído Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
O tÃtulo poderia parar por aÃ: A invisibilidade do trabalho da mulher. Mas ao enfiar “de cuidar” misturou tudo. Somos um paÃs confuso.
O que deve ser tocado, ainda mais quando feito com leveza, na via do humor, da ironia. Como é difÃcil abrir mão das mordomias, privilégios e comodidades! Daà a revolta de alguns contra o que denominam “feministas”. São as que ousam reivindicar direitos e igualdade. Uma transformação a ser realizada por cada uma em particular. Se os serviços domésticos seguem por conta da mulher é devido o machismo incorporado tanto nos homens como nas mulheres. As que o reproduzem no discurso e criação de filhos
Mulher boa era as que deixavam os homens livres de cozinhar, passar roupa, tomar conta das crianças, e livre para tomar umas e outras com os amigos no bar da esquina. Amélia é que era mulher de verdade. Pena que estão em extinção.
Faço tudo isso mas não me sinto desconstruido e sim mais completo. A autora deveria ter cuidado com as palavras que escreve.
Se é completo não precisaria de nehum relacionamento. Não necessitaria de nehuma mulher. A incompletude é relativa ao ser falante, faltante...
Encontrei o lado bom de ficar velho e solteiro! Agora eu só dou trabalho para as enfermeiras nas UBS! Se eu fosse fazer o ENEM, iria enaltecer a vida social das mulheres longe de mim.. Se for pecado maltratar as mulheres, estou me penitenciando há 20 anos para ganhar o perdão de Deus!
Acho que a Mariliz precisa conhecer algumas mulheres que não são engajadas na domesticidade. Talvez até escrever outro artigo falando daquelas que recusam assumir estas funções (ao lado daquelas outras que dizem: "Eu não dependo financeiramente do meu marido, mas não ficaria com ele se ele ganhasse menos que eu"!).
Melhor não ter filhos, dividir as despesas e trabalhos da casa, viver sem dependentes.
Abaixo os homensÂ… feminista tosca.
Eis um macho com a carapuça enterrada até os dentes.
Tosca é a sua resposta
Por que ofende as pessoas assim? Por que generaliza de maneira tão torpe? Destile seu veneno em outro lugar.
Porque vocês homens não suportam ver as consequências das suas ações perante às mulhers e crianças. Melhore, repense, ao invés de choramingar como criança.
Mais um com a carapuça vestida
A perfeissão não inzéste, minha cara Mariliz. Faz-se o que se consegue, em persecução a uma meta (a tal de utopia). Eu não dou conta de vestir uma carapuça muito apertada, não.
Anete, é nova aqui entre os comentaristas, né? Benassi é nosso comentarista ilustre. Ele não erra o português, cria neologismos. E se a evolução humana dependesse dele estarÃamos bem na fita.
Marcão: agora a minha ganhou uma função a mais: enfermeira. Faz meu curativo do joelhão quebrado todo dia literalmente na hora da Ave Maria. Eu nunca fui macho desconstruÃdo e nao quero o prêmio de funcionário do mês. Outro dia a filha de uma amiga demitiu o maridão, que não tem renda. Não resisti e disse: Isso é machismo!
Ah, cara Anete, a involução sossial não percisa dimim, não. E eu, gra'Zeus, não perciso do Enem... O mundo gira, e a Lusitana roda.
Anete minha pobre menina, não sejas tão raivosa e destemperada e desrespeitosa com quem vc nem conhece. Vc precisa saber da piscina...
Nem a perfeição, nem lidar com a sua própria lÃngua. Não aprendeu nem o português, que dirá acompanhar uma evolução social, ou escrever um texto no ENEM.
Que maravilhoso deve ser a vida da colunista, poder extravasar seus traumas num artigo de opinião toda semana, ofender os outros gratuitamente, ser chamada de culta, e ainda ganhar dinheiro por tudo isso. A maioria dos meros mortais tem que pagar um terapeuta para choras suas frustrações.
Anete vc precisa gozar, a vida!
No seu caso, nem terapia adianta. Como o seu mÃto, você deve sofrer de uma misoginia congênita.
Faço todas as tarefas da casa sem reclamar, sem pedir ajuda e sem esperar aplausos. Contudo, espero sim que parem de me encher o saco e me chamar de "macho desconstruÃdo".
Calma.
Só não pode tocar no tema dos direitos femininos. Ficam todos ofendidos. A sociedade evolui, quer vocês queiram ou não.
Feminista odeia homem (exceto os gays), não importa o que você faça, nunca será o bastante. O seu maior defeito é ser quem você é. Uma feminista odeia os homens pelo simples fato de serem homens. É o que se chama de misandria.
Começou bem mas o final me lembra um braço raivoso e destemperado do feminismo que se perde alucinado em sua raiva que jamais agregará nada.
Calma, Anete, calma...Blitz.
Rsrsrs, tá vendo !
Raiva e destempero são seus, saÃram da sua boca. Uma perna destemperada da misoginia, do medo de perder privilégios
Meia-noite te conto a carga mental do feminismo branco sob as minorias, que, em geral, nem casa e famÃlia possuem - para se preocupar com a pintura do teto.
Por isso que já to desde 2018 sem relacionamento sério. Fiquem com suas regras feministas que eu fico com minha paz. É ruim hein que eu fazia servicos domesticos quando era casado. Sigam seus proprios caminhos homens!
É impressionante os comentários dos homens aqui, à exceção de um! Então porque engravidamos e parimos temos que limpar a sujeira dos marmanjos e amamentá-los tb? Ah, tiveram educação machista, foram criados para serem pessoas disfuncionais ou dependentes e carentes etetnamente?...
Desculpe lembrar, mas todo machista teve mãe, que o educou provavelmente de forma machista. Não justifica, mas explica.
Tiveram uma mãe machista. Um pai misógino.
Ah nem Mariliz. Até parece que não são vocês mulheres que concebem, criam e educam os seus filhos.
Cara. É muita bobeira junta mum texto só.
Kkkk, rindo muito dessas duas ai abixo..
Mais de carapuça.
Não é atoa que ela é colunista da Folha. Você não deve nem ser aprovado no ENEM.
Só não é bobeira o medo de perder os privilégios. Só admitem dividir as despesas da casa, mas nunca as responsabilidades . Vocês não tem filhas, irmãs, mãe?
à depender da articulista não há saÃda, a paz está na solteirice,
À saÃda é a perda da mordomia, do machismo.
Há saÃda é a perda da mordomia
PQP, como é difÃcil agrada-las !
Mas como não consigo? Não estou reclamando de não conseguir ! O q estou falando é que depois de me desconstruir totalmente, acho q ela ainda vai dizer: “Ah, mas, infelizmente vc. é honem! “ entendeu?
Homens do seu nÃvel não conseguem mesmo!
Cá com os meus botões e sendo realista e sincero, acho que a colunista acertou em tudo, exceto no tom. Ao invés de enxergar e reconhecer o copo meio cheio, mandou ver e reclamou que o copo continua meio vazio. Sinal dos tempos, mas não deixa de ser uma boa colunista.
Não quero chatear você, mas nós homens somos uns porcos justamente por que tivemos uma mulher que nos ensinou a ser assim. Ainda ontem eu estava ouvindo uma briga no apartamento ao lado e a mulher gritava ao companheiro: “na minha casa, meu filho não lava louça” – o bebê dela está com 22 aninhos.
Tá querendo exasperar os poucos que assumem alguma tarefa dentro de casa, Mariliz? Baita tiro no pé, hein?
Ainda bem que as mulheres podem usufruir de sua autonomia e casar com outra mulher, caso entendam que assim sera melhor.
Aqui em casa é o contrário, mas quem liga... Não é por menos que a taxa de natalidade segue indo para o ralo, o que trará a humanidade, em algumas gerações, à beira da extinção. O pior é que tem gente que aplaude...
Prezado VANDERLEI VAZELESK RIBEIRO, Humanos não são crias da natureza? Humanos pregando a extinção da humanidade? Prega mesmo extinção dos seus iguais por que destroem a natureza? A mãe natureza é uma serial killer que já matou 99% de tudo que já viveu. Precisamos de ajudar para continuar vivos, não o contrário.
Não vejo como risco a extinção da humanidade. Uma vez que sejamos extintos, a mãe-terra regenera o que destruÃmos na natureza e a vida se refaz sem um estorvo, que somos nós.
Os fatos são: 1) seu texto é cruel. Estamos aprendendo aos poucos e nos esforçando bastante 2) para as mulheres, nunca iremos acertar. Sempre vai ter um mas ...porem....todavia
Todos os comentários de homens dizem que a jornalista está errada, está exagerando, está doi da... os argumentos são sempre contra ela, nada sobre o conteúdo do texto. Eles estão certos, as estatÃsticas sobre a saúde mental e a sobrecarga das mulheres erradas. Pobres homens, acusados a vida toda simplesmente por não saberem fazer a comida que comem, limpar a casa onde moram e as roupas que vestem! Afinal pra que eles deveriam saber?
Generalismos... Quem não se enquadra tem direito de questionar, ou não?
Uma amiga, amante de um cara casado, foi acordada à noite por ele pra ir até a cozinha buscar um copo d’água. Ao retornar, sonolenta, ela deixou cair algumas gotas em cima dele. Reação do cara: se você fosse minha mulher, ia ouvir agora uns bons desaforos. Resposta dela: se eu fosse sua mulher, não teria me levantado pra ir buscar essa água pra você.
Ficção
lembrei agora de uma frase que me acompanhou a infância toda: meu pai, todo sábado à tarde, perguntava à minha mãe: " Margarida, onde está a tesoura do meu bigode ? " Esclareço, A única pessoa que tinha bigode na casa , era ele, então ela amorosamente respondia, " Querido, está onde tu deixaste no sábado passado" .
Impressionante como hoje em dia todo mundo precisa contextualizar, por mais banal que possa ser o assunto. O segredo é deixar a vida mais leve, sem se aprofundar em questiúnculas e ao mesmo tempo confiar no processo!
Defina questiúnculas.
O homem sempre é reduzido a nada.
Reduzido ao seu tamanho natural. O nada é em relação ao serviço doméstico
Com certeza, Galdino. Ainda mais se for hétero, branco, casado, não evangélico, culto, altruÃsta, solidário, monogâmico, meia idade e sobretudo, bem-sucedido na vida.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Cara. Vc tá ficando doi da
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > O Enem e o macho desconstruído Voltar
Comente este texto