Deirdre Nansen McCloskey > A escolha argentina em 2023 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Argentina vem aos tombos há décadas, mesmo padrão de toda américa latina, que emerge e imerge ciclicamente, entre o fascismo e a cambaleante democracia. Milei, o desmiolado descabelado, é tipo um clone mal acabado com os genes do Collor, Bolsonaro e de Roberto Jefferson. Até Frankenstein ficaria de cabelos em pé. Então Argentina: mais tango, vinho, brilhantina e doçuras. Menos travessuras...
A situação em que a esquerda Argentina colocou o PaÃs, nos poupa de ter que fazer qq comentário sobre esse assunto.
Porque a direita foi muito bem quando governou, certo? Macri (2015-19) aumentou a pobreza mais do que Fernandez e duplicou a inflação, e disse que eram problemas de fácil solução. Não defendo o peronismo (que chamar de esquerda é, no mÃnimo, redu cionista) mas a direita quando governou desde a volta da democracia também fracassou. O buraco na Argentina é um pouco mais embaixo.
Uma liberaloide que tapou o nariz e votou no Bozo, me parece.
Liberaloide? Otima palavra e otima descrição da Deirdre! Peronismo? ruim, na media argentina. Milei? recebe conselhos do cachorro morto e clonado...
No “Bozo”deles, eu quis dizer.
Nunca falha.Na hora h os arautos do neoliberalismo, torcem, distorcem e contorcem os fatos e situações para, ao final, apoiarem a extrema direita, ainda pior quando representada por um histriônico nefasto.
não está faltando combustÃvel na Argentina? A inflação por lá não está a 140% ao ano?Â… quem está distorcendo o quê aqui?
Comentei sobre o histriônico candidato argentino e fui censurado
Tomara que as argentinas e os argentinos votem em massa no Massa.
Javier Milei, liberal ? Me poupe ! Pura demagogia , para assumir o governo e ter poder,para isto, usa de subterfúgios para ganhar . Seu canto de sereia, é para aqueles que estão desesperados e não acreditam mais na classe polÃtica . Estas eleições argentinas lembram aquela frase : "Nada é tão ruim que não possa piorar."
Liberais fazendo contorcionismo intelectual para apoiar o fascismo. Nenhuma novidade.
Marco, me parece que a autora da matéria é uma (suposta) liberal que justifica votar num extremista de direita que ainda por cima é um desequilibrado mental. Não estou vendo nenhum progressista defender comunismo por aqui. Mas, se quiser, podemos supor que tenhamos alguns que gostem de defender o comunismo. O que isso justifica o apoio a um fanático de direita? Ou vc fica mais tranquilo com essa afirmação pela suposta "equidade"?
Assim como os "progressistas " fazem contorcionismo intelectual para apoiar o comunismo, não obstante ao seu comprovado fracasso universal.
Um caipira definiria a situação da Argentina como: Estar no mato cheio de feras e sem cachorro e nem gato!
Getulismo e Peronismo, as duas maiores pragas da América latina.
De Bolsonaro pode-se se livrar. getulismo e Peronismo são eternos.
Pragas mesmo foram os generais assassinos e o Bozo e seus miliquinhos amestrados.
Nós, brasileiros, elegemos Lula para obedecer a colunista. Até onde vai a ignorância!
Cai a máscara de mais uma suposta liberam. Assim como em 73 no Chile. Em nome do liberalismo ficam com a ditadura. Milei propõe fascismo, para os liberais fakes, tá bom. Nenhuma palavra sobre uma Argentina ainda mais pobre se adotar a moeda que não tem, o dólar. Ficará restrita ao que tem, numa exclusão jamais vista.
Como outros já disseram. Nós obedecemos cara pálida?
Vocês obedeceram sabiamente. (???) Essa frase expõe toda arrogância yanque; quem obedeceu? Nós repudiamos, mesmo que por parca maioria, um mini trump. Qto ao bozo argentino, se essa é a visão de liberal da colunista só mostra que também é trumpista.
Dalton, a retórica literária não esconde a arrogância. A mesma que vc exibe ao afirmar que quem votou no Lula obedece ele.
É retórica literária, meu caro ! ... e, sim, você obedeceu. Pelo menos ao lula.
Bem, Tia Auntie, a senhora é coerente: expele um "talvez" que não tem a mÃnima chance de se concretizar. Esse Milei não é "liberal", é só um maluco à espera pra dar o bote - no que, "talvez", não seja muito diferente do liberal convicto.
O que esperar deste jornal? A colunista prestigiada escreve "então eu disse que, nas eleições vocês votassem no candidato ... e não no..., e vocês obedeceram". Desde quando o jornal supõe que os eleitores brasileiros obedecem uma académica americana?
Esperar que tenha leitores com capacidade de identificar retórica literária e a diferença entre as opiniões do jornal e dos articulistas livres.
... valeu e obrigado pela conversa!!!...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > A escolha argentina em 2023 Voltar
Comente este texto