Comentários para:

Acabou, mas ainda tem

VER COMENTÁRIOS EM Ruy Castro

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Carina Siqueira

    Ruy, meu querido, desde que li "O Romance morreu" do amado Rubem Fonseca, minha preocupação não são com as coisas que morrem. Assim, o livro e o escritor não morrem, mas o LEITOR tá "morrendo de morte bem bem morrida". O cinema vive, mas meus alunos se orgulham em contar que só assitem filmes no tikt*k pq passa rapidinho. Eles não aguentam 30 minutos de 1 episódio de série. Quero ser otimista, amo crônicas. Só não imagino quem vai ser cronista daqui 30 anos.

    Responda
  2. Berardo Gomes

    Western acabou? O articulista precisa ir mais ao cinema. Talvez assistindo "imperdoável", "Django livre" ou "o assassinato..." mude de ideia. Tampouco acabou o romanção. A Lei de Lavoisier continua a funcionar, não tenho dúvida.

    Responda
    1. Carina Siqueira

      Risos.

  3. Luis Cosme de Miranda Pinto

    Tô contigo, volta e meia, decretam também o fim da crônica e olha essa linda que você escreveu e tantos de nós lemos, comentamos. Sim, falta o Botafogo. Que seu Mengo se comporte.

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    Creio que o fascismo, ideologia tão forte decadas atrás, está morto, cremado e enterrado (só pra ter certeza). A extrema direita de hoje bem diferente das demagogias defesas trabalhistas e outras nuances que o definiram, tem um discurso muito mais confuso, mas que propagada tanto ódio quanto. Sou otimista, é só uma leva que se antecipou criando uma indústria de fakes nas mídias sociais. Irão cair mas levará décadas para diluir tanta pé sonha inoculad

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Ah, nada como gente otimista! Ô Ruy, sei não, mas eu acho que o mundo vai acabar, meu caro. As Herdas da Ucrânia e de Gaza, o Fal atômico da Rússia, a voracidade da economia chinesa, a Vale que nos esburaca, os filhos e netos do Bozo, o TrAmp e a corrida eleitoral dos sobrinhos de Sam, Virgem Santíssima, tem um balaio de coisa feia pelaí. O samba güentou, o cinema güentou, até mesmo o Brasil sobreviveu a si. Mai agora o causo é sério.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Hahaha muito bom Benassi e prima Marluce, dei muito risada também

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Por tudo isso, as vezes me dá vontade de pegar meus 2 reais economizados ao longo da vida e torrá-los, mas vai que?

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Sem contar o Javier Milei que é uma ameaça para nosotros!

    4. Carlos Ernesto de Oliveira

      Falou, e disse, mestre Benassi!

  6. SERGIO saraceni

    Sempre ótimo.

    Responda
  7. NACIB HETTI

    Quando entrei para a faculdade em 61 a opinião corrente era que o capitalismo estava com os dias contados. Os países comunistas de então viraram capitalistas e alguns se tornaram ditaduras corruptas, ideologicamente amorfas.

    Responda
  8. Ricardo Batista

    Pois é, se nem com a Argentina conseguem acabar. Pena que também não dá pra acabar com os múltiplos profetas do apocalipse. Vamos Botafogo, mais da metade do país está torcendo por vocês. E como prova de que o Cinema não acabou, ontem vi o belo filme Um Lugar (Netflix). A cada duzentos filmes ruins, você acha uma pérola.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vixe, capaz d'eu ser um dos provetas do apopalípice, Ricardo! Minhas expectativas tão tudo apopalipsadas....

  9. JOS LEANDRO

    Cidades desparecem, cidades surgem. Reis, impérios, desaparecem e ressurgem. Há mudanças que são extremamente lentas, chegando a ser imperceptíveis. Outras são rápidas. Mas um dia todas elas se acabam. O que não termina é o comércio. O reinício das atividades. O ato de criação é ilimitada.

    Responda
  10. paul constantinides

    nada é para sempre, já se diz há um bom tempo. cidades fantasmas, há algumas ao longo da Via Dutra, na regiao de Guaratinguetá, SP. o gil cantou certo - eterno deus mudança. e a bossa nova, uma pena, ainda resiste sim, mas pena que não gerou tantos seguidores, continuadores, como merecia.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Chico ptofetiza: e quem sabe então o Rio será, alguma cidade submersa ...

  11. Marenildes Pacheco da Silva

    melhor acreditar nas profecias do fernando diniz, que falou pro menino: você vai fazer o gol do título. Não é que estou feliz? Agora tem muitos outros defuntos fantasmas, tais como: O rádio, a TV, os correios infelizmente; entre outras que não veio a mente. Jurava que a frase das saúvas era do Lima Barreto

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      A frase das sauvas é atribuída ao naturalista francês, Auguste de Saint-Hilaire

  12. Leão Machado Neto

    Por outro lado, há mais de 80 anos Stefan Zweig afirmou que o Brasil seria o país do futuro e, infelizmente, errou de forma categórica.

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    2. Flavio Camilo

      O Brasil sempre será o país do futuro... Rs

  13. maria helena pinto oliveira santos

    Rindo muito aqui!! Divertida crônica, ótima como sempre. Aqui no interior de Minas Gerais quando alguém se sai com estas frases que querem arrasar tudo, a gente se entreolha,abana a cabeça e diz: "coitado de fulano, tá cada vez mais doido..."

    Responda
  14. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Ruy sou botafoguense, mas essa última comparação foi cruel,perdemos o campeonato para um menino de 17 anos,vai demorar mais 51 anos para novamente o Botafogo chegar tão longe.

    Responda
    1. raul neto

      Se vocês não ganharem espero que o meu Palmeiras ganhe. Se não Botafogo ou Palmeiras que ganhe Braga. Só não pode o time do Ruy ganhar.

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Que é isso? Sou tricolor mas como não chegarei ao título, sou alvinegra, vai dar fogão!!

  15. Geraldo da Silva

    O Bozzo tentou destruir o Brasil. E quase conseguiu. Mas um valor mais alto se alevantou e deu um basta na fúria destrutiva daquele. Só espero poder ver a continuidade do atual

    Responda
  16. Geraldo da Silva

    Ah, Ruy, você é meu amorzinho, você é meu amorzão, você é o tijolinho que faltava na minha construção...é verdade, é verdade

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      lindo!

  17. carlos campos

    O poetinha afirmou q S.Paulo era o tumulo do samba ; errou como bem diz Lecy Brandao, com todo respeito ao Vinicius. O Brasil quase acaba com o (des)governo do inominável mas , felizmente , o Nordeste mais uma vez nao deixou isto acontecer. O Botafogo , apesar de ser corintiano, torço pra que leve a taça, sua torcida merece , mesmo com os cartolas que tem. O Rio nao pode nem vai acabar, afinal nós paulistas temos uma vantagem, ter o Rio a apenas 40 minutos de ponte aérea. Brasil, sil, sil..

    Responda
  18. Hélio Teixeira Duarte

    Diziam que o rádio ia acabar devido à tv, não acabou. Agora falam que o livro físico vai desaparecer face à versão digital, mas todos dizem preferir ler folheando as páginas do que deslizar o dedo feito criança.

    Responda
    1. Sérgio Chaves

      Ô Helio, o livro físico já acabou, assim que a informática resolver o problema da logística, apenas os mais velhos e as traças, se lembrarão. O espírito do livro, entretanto, não acabará e até se espalhará muito mais.

    2. Marenildes Pacheco da Silva

      Acho que o livro enquanto tiver leitor de mais de 40 anos, não acaba, mas quando todos não tivermos mais aqui, bau bau.

  19. Raymundo de Lima Lima

    Também sempre há um estado ou governante cujo delírio de que querem acabar conosco, manipula a população para sustentar tal crença. O Fukuyama também previu o fim da história, que está ai vivinha. Ou seja, estamos condenados a escatologia ou previsões apocalípticas.

    Responda
  20. neli faria

    Por isso que amo o Ruy! Brasileirinho de vinte e três? Só quero que o Santos não se esborrache para a B. E não irá!E que ganhe do atual, provisoriamente, líder. Fora daí, o futebol é interessante. Há uns tempos, meu cunhado que torce para um dos timinhos da capital, dizia: só quero saber quem será o vice. E o dele foi vice! Agora,ocorre o mesmo. O samba não morrerá enquanto houver o amor.

    Responda
  21. José Cardoso

    É como o império romano. Quando criança via filmes mostrando aqueles imperadores como Calígula e Nero como símbolos de sua decadência. Pois houve depois disso mais 2 séculos de domínio tranquilo.

    Responda
  22. Gaya Becker

    É que os citados por você já morreram e não sabem, por essa razão ainda estão todos por aí...

    Responda
  23. ALOISIO T MIRANDA

    Consta que a frase é do francês Saint Hilaire que andou por essas plagas. Essas plagas e as pragas continuam. O Brasil não acabou com as sauvas e nem estas com o Brasil.

    Responda