Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Por um só estado laico, democrático e não racista. Só assim haverá paz. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  2. JOS LEANDRO

    'Por que a guerra?', perguntou Einstein a Freud em 1932! porque o Estado existe para proteger a riqueza dos ricos!

    Responda
    1. GERALDO CAMPOS GUIMARÃ ES

      Eu diria, porque existem pessoas com essa mentalidade sua de polarização. Essa é uma das raizes da guerra

  3. Carla C Oliveira

    Quem dera...

    Responda
  4. Miriam Camoropin

    Lindo texto!

    Responda
  5. Paloma Fonseca

    Despender bilhões de dinheiros em armamentos para matar e destruir é algo da ordem do absurdo. Quando crianças, nosso primeiro olhar sobre as coisas do mundo tende a questionar isso. Penso que a combinação desse olhar cristalino com a sabedoria conquistada por algumas pessoas com a chegada da velhice pode ajudar em alguma saída para esse conflito. O pior é olhar para os lados e não enxergar saída, como parece indicar o cenário atual para os diretamente envolvidos.

    Responda
  6. FLAVIO ZOLETTI

    Vocês repararam que em quase todos os textos sobre as guerras atuais sempre aparecem diversas listas dos armamentos, navios, aviões que cada país envolvido possui. Textos como este da colunista deviam ser seguidos de estatísticas mostrando quantas pessoas estão inconformadas com tanta violência, quantas entidades estão atuando em favor da paz. Quanto cada país investe na convivência pacífica com outros povos. A única forma da raça humana sobreviver será mudando todo esse cenário que vemos hj

    Responda
  7. Maria Lopes

    Amém!

    Responda
  8. Brivaldo Leão de Almeida Junior

    A guerra é fruto da cobiça e da ganância, que surgem do sentimento de identidade, manifestado no ser humano ao longo dos milênios . Eu sou melhor que você porque pertenço a um povo eleito; porque sou de uma raça superior; porque sou um nacional de um país mais desenvolvido, etc. Tudo pertence a mim, a você nada.

    Responda
    1. Alesandro Da Silva

      E nessa perspectiva, INFELIZMENTE, não existe espaço para o exercício da alteridade. Quando a alteridade não é exercida, a barbárie se impõe.

  9. Marcos Malta Campos

    Belo texto. Obrigado, Cida

    Responda
  10. Aline Chamone

    Belo texto

    Responda
  11. Marcelo Machado

    Que belo texto! Obrigado por ter escrito de forma tão bela e didática!

    Responda
  12. Cintia Klein

    Cara Cida obrigada pelo texto. Adoro a perspectiva da ética Ubuntu. Seria um valor frutífero para o momento. Se já funcionou na África do Sul, podemos ter esperança. A começar o trabalho por si.

    Responda
  13. PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS

    Freud com Einstein não foi pessimista. Disse que o belicismo se destaca porque estamos sendo comandados por Tanatos e Eros está a reboque. Urge fundar outro princípio de realidade: Eros (q não se reduz a genitalidade) passa a comandar. Mandala tentou isso; Yitzhak Rabin também, embora este tenha sido assassinado. A Paz precisa ser construída, seja pelo “Novo Princípio”, seja pelo Ubuntu: a paz, como dizia Rabin, é para ser usada, sobretudo, com os inimigos, e eles não sao cordiais...

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    Vai ser dureza( milenios) convencer os palestinos a nao apoiar o hamas

    Responda
  15. FERNANDA Salgueiro Borges

    Todo judeu quer paz e preza pela democracia. O Grupo quis lacrar ao deixar de citar a demanda da maioria palestina: extinção do estado de Israel e, por conseguinte, não aceitação de dois estados desde 1947.

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Vai ser dureza( questao de milenios) convencer istael a desistir dos assentamentos

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Não vai ser necessário tanto tempo: após a "limpeza" de Gaza, que empurrará os palestinos para o Egito, para o Mar ou para qualquer outro lugar, exceto Israel, este país continuará a criar colônias e fazer muros na Cisjordânia até que um punhado de árabes cometa um desatino e "force Israel a se defender", lhes dedicando o mesmo tratamento de Gaza. Aí estará tudo bem, a "paz" será finalmente atingida! Bem, até que o sentimento ilhado de "Israel, do Nilo ao Eufrates" volte a incomodar...

  17. jose vanzo

    Este é o caminho da civilização que queremos ver o mundo seguir.É preciso dar um basta aos insanos que se apoderam dos governos e obedecem tanatus.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Concordo plenamente!