Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Barbosa

    Assim como o nazismo o país deveria criminalizar o bolsonarismo, muitas ideias e atitudes defendidas por eles já são crimes, o que falta é "dar nome aos bois" e criminalizar "o movimento".

    Responda
  2. Raul Cunningham

    Responda
  3. Rosane Passos

    Parabéns professor Hübner Mendes texto excelente passamos a época como medo do que falávamos , escrevíamos tempos de processos quando os artigos falavam do desempenho do ex pr , felizmente inelegível e a democracia junto com o povo brasileiro e principalmente o Nordeste diga de passagem parabéns para o nordeste botou o ex presidente pra correr pra Miami e descobrimos toda essa sujeira joias , minuta são tantas coisas ….viva a democracia brasileira tênue ou não sem o STF teríamos sucumbido.

    Responda
  4. Luiz Garcia

    Artigo de grande lucidez. Parabéns Hübner Mendes. Já no inicio, o primeiro parágrafo foi de tamanha precisão, o tiro foi certeiro no alvo e merece medalha de ouro para tiro certeiro jornalístico. O grande problema é que em nosso país, esse tipo de verdade pode não servir para nada e nada pode acontecer para a melhoria do cenário democrático.

    Responda
  5. José Cardoso

    Foi um golpe de mestre do STF soltar o Lula para cima do Bolsonaro, quando se viu acuado por suas repetidas ameaças. 'Release the Kraken!' É um exemplo do princípio dos 3 poderes de Montesquieu. Independente da altamente duvidosa moralidade da ação, usaram de seu poder de soltar presos para combater o projeto de hipertrofia do executivo.

    Responda
  6. Nilton Silva

    O banimento político do bozo e companhia passa também pela necessidade de os partidos ditos progressistas, principalmente o pt, reconhecerem e não mais repetirem os erros que favoreceram o fortalecimento e a eleição dos extremistas da direita. Esse pessoal não surgiu espontaneamente.

    Responda
  7. Paulo Alexandre

    Na onda global da autocratização cadê a Venezuela ? Ou lá já está na categoria de ditadura ?

    Responda
  8. Maria Lopes

    Outro bravíssimo! Aplausos prolongados.

    Responda
  9. José Bernardo

    Bravo, Conrado!

    Responda
  10. COLOMBO MELO

    Votei no Bolsonaro nas duas últimas eleições. Na primeira delas, ia votar no Meirelles, mas ele não tinha chance, e mudei para o Alckmin. Só decidi pelo Bolsonaro por causa do Paulo Guedes, que admiro desde os anos 80. Não existe bolsonarismo. Existem pessoas adeptas do liberalismo e que odeiam a roubalheira e o atraso das esquerdas.

    Responda
    1. Paulo Afonso Laurentis

      E que tentam explodir aeroporto.

  11. Heloísa Matos Lins

    Bravíssimo!

    Responda
  12. Gilmar Maghenzani

    Conrado meu caro vc esqueceu do olavo de carvalho que foi o guro de toda essa tragédia que passamos nestes últimos anos

    Responda
  13. Gustavo Michelin

    Isso tudo pra não falar da tragédia que é o atual governo? Parabéns.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Inflação em queda, juros em queda, emprego crescendo, economia se recuperando? Essa é a tragédia?

    2. Ney Fernando

      O fato é que o atual governo, que ainda não completou um ano, é uma maravilha em todos os aspectos se comparado ao desgoverno de quatro anos do bolsonaro, quando verdadeiras tragédias ocorreram por causa de sua ação ou omissão.

    3. Gilmar Maghenzani

      Onde está essa tragédia? que só vc vê

    4. Ricardo Arantes Martins

      Ter que votar em Lula conservador para evitar o retrocesso da ignorância e ódio que é o Coisismo me deixou muito chateado. Ficamos entre o feio e o medonho.

  14. Ricardo Arantes Martins

    Um processo lento. O Coisismo ocupou grande espaço nas mídias sociais através de uma legítima industria de fakes, de mentiras que idiotizou milhões de pessoas que acreditam naquelas bobajadas. Levará muitos anos, talvez décadas a fim de diluir tanta pé sonha inoculada. Até lá deveremos ficar atentos a democracia e valores sociais eis que a maioria dos Coisistas não são pessoas ruins, apenas idiotizados pelas fakes. Outro tanto gostam do caos e ódio, mas é uma grande minoria

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Verdade mas é só não votarem neles e sabemos quem são

    2. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      E as fake news continuam... caudalosas e venenosas.

  15. Carla C Oliveira

    Tem toda razão, Conrado. Temos muito a fazer para estancar essa onda autocrata. Um bom começo seria a cadeia para os mandantes bolsonaristas.

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    Sem censuras?

    Responda
  17. Marcos Benassi

    Poi Zé, caríssimo Conrado, mas a sua lista não estará completa se deixarmos de lado a Sssaafadeza corporativa "normal", como a da Vale e seus oito anos de procrastinação na reparação dos imensos danos que cometeu - e vem chuvarada aí, Abrolhos quem estiver a jusante dela. E as mortes do Tarcizão do Cadáver e do Derrete, ainda aplaudidas por Bozofrênicos variados - mais vergonhosamente, por aqueles encarapitados na Locomotiva. Que, se deixar, puxa a nação é pro abismo da Terra Prana. Tá lôko,mano

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Beni, pelo jeito a Anete é novata, então já vou avisando: Anete, o Marcão é laureado e por ser muito superior aos demais, toma café na redação e tem licença poética!

    2. Gilmar Maghenzani

      Acho que a Anete chegou agora e não te conhece Marcos, o seu jeito debochado

    3. Ricardo Arantes Martins

      Sou mais a portuguesa Benassi, não que não possa amar a portugueses e não me limito a meu pai tios e primos. Fato é que papai (também professor de português) saia correndo de lojas ou bares com tudo mal escrito. "Aqui eles maltratam o português" dizia ele. E só fui me lembrar, entender e dar risada décadas depois quando me lembrei de algumas situações. Fui ter com ele e rimos muito.

    4. Marcos Benassi

      Hahahahah, muito grato, Erica. Ô Anete, óia, a interpelação de textos não e comigo, eu não fico interpelando textos assim em público, não, acho meio maleducado; todavia, cada um com seu cada qual, como diz o mineirim. Quanto ao português, eu gosto dele, especialmente o da padaria.

    5. Erica Luciana de Souza Silva

      Anete, o Marcos está sendo irônico.

    6. Anete Araujo Guedes

      Para depois opinar sobre política ou qualquer outro tema

    7. Anete Araujo Guedes

      A gramática, a interpretação de texto

    8. Anete Araujo Guedes

      Aprenda primeiro o português

  18. André Luiz

    Quanto amargor! Parece que o articulista não gosta de quem pensa diferente dele.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Mu.

    2. Gilmar Maghenzani

      Errou não é amargor é indignação

    3. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Pensar é o que menos fez ou faz o inelegível! Ele agiu deliberadamente para se manter no poder a qualquer custo (vidas incluídas) e se locupletar juntamente com sua fam## ilicia!

    4. marilza abrahão

      Não é um exercício de pensamento e sim a constatação da realidade que assolou o país e felizmente perdeu nas últimas eleições.

    5. Anete Araujo Guedes

      Excelente texto. Traduziu com perfeição o que foi esses tempos tenebrosos que atravessamos, que necessitam se punidos com o rigor da lei, e extirpados para sempre do cenário nacional.

    6. Marcos Benassi

      De quem *não pensa*, iço cim.

    7. Felipe Araújo Braga

      Pensa diferente? Querer romper com a democracia, invadir e destruir o Congresso, pedir golpe militar, não comprar vacinas, destruir o Pantanal e a Amazônia, fazer discurso de ódio, legislar projetos contra as minorias, erodir nossas instituições, é pensar diferente?

  19. vanessa silva

    Fim da anistia pros ter roristas que atacavam o regime militar tb?

    Responda
    1. vanessa silva

      Dilma era terr orista

    2. José Vinicius Beghetto

      Sra. Vanessa, por acaso é filha, neta ou esposa de milico pintor de meio fio?

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Ditadura militar, darling!

    4. Gilmar Maghenzani

      Se declarou fasci sta

    5. Anete Araujo Guedes

      Isso que é gostar de armas, fardas, botas, violência, arbitrariedades, torturas, censuras… é um fetiche?

    6. Anete Araujo Guedes

      De onde você saiu?

    7. Anete Araujo Guedes

      Credo!

    8. Marcos Benassi

      Iço. Especialmente pr'aqueles que andavam de Puma, e que agora botam bombinha em caminhão na cabeceira de pista.

    9. Felipe Araújo Braga

      Ô Vanessa, em qual mundo a senhora vive? O Regime Militar foi uma ditadura, instalada a partir de um golpe de Estado, que nos endividou e acabou com as liberdades democráticas por duas décadas e você vem aqui defender isso? Terroristas são os bolsonaristas que destruíram o Congresso em 8 de janeiro.

  20. Helio Cardoso

    Não há mal que sempre dure. O processo está em andamento, ainda tem muito do Cid vindo por aí. O bozismo fake será defenestrado para sempre!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eu vou trabalhar para que todos os bolsonaristas não sejam eleitos em todos os níveis

    2. Marcos Benassi

      Zeus que te ôva, sô.

  21. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Eu fico com pena de quem foi condenado a décadas em manifestações ridículas, enquanto traficante que queima gente em pneus pega vinte anos. Isso não foi anistia mas exagero para uma leiga como eu, que torce para que Bolsonaro seja preso.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Dani se vc mata uma pessoa vc pega 20 anos e quem mata várias pega quanto?, pensa que golpe pode morrer muitas pessoas não?

    2. jose carlos toledo junior

      C tava lá, né?

    3. Erica Luciana de Souza Silva

      Devem ser punidos exemplarmente para a ninguém mais pense em destruir a democracia brasileira. Meu único lamento é q os militares poderosos q tramaram tudo, vão escapar ilesos. Mas é o ditado: quem mistura com porco, farelo come. E não misture as situações. Traficantes devem ser punidos, especialmente os políticos traficantes q são os chefões. Este fato não anula ou interfere na punição dos golpistas.

    4. Anete Araujo Guedes

      Leia o texto, ou peça para alguém traduzir para você

    5. vanessa silva

      Suco do judiciário, fizeram julgamento espetáculo… as penas foram maiores que homicídio. Mas já tá tudo combinado que Lula vai anistiar todos

  22. Florentino Fernandes Junior

    Interessante exercicio seria ler essa coluna e pensar o q fazer co o projeto autocratico da esq em 68

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se vc procurar saber as pessoas de esquerda pensam melhor e são mais humanas.

    2. jose carlos toledo junior

      Qta bobajada. Tenha dó.

    3. Anete Araujo Guedes

      A esquerda ganha no voto, sem tentativas de trapaças, de golpes de estado, sem aparelhamento das instituições, sem espalhar desinformações, sem distorções da realidade, sem mentiras, e com planos para governar.

    4. Felipe Araújo Braga

      A esquerda, com todos os seus defeitos, nunca atentou contra a democracia aqui no Brasil, já o Bolsonarismo...

    5. Carlos Fernando de Souza Braga

      No Brasil, até hj, só a direita deu golpes de Estado. Há farta literatura sobre o tema. Larga um pouco a Jovem Klan e abre um livro. Pede para alguém explicar como se faz. É fácil.

    6. Hernandez Piras

      O Brasil em 68 já vivia sob uma ditadura. Até hoje, só a direita instaurou regimes de exceção no Brasil. Nossa "ditadura de esquerda" só serviu de pretexto para extremistas de direita ou objeto de delírios como os seus. Portanto, continue "pensando", se é que você consegue...