Tom Farias > Portugal se ressente da invasão de brasileiros mas não nos devolve o ouro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FRANCISCO PUCCI

    Nestes tempos de penúria, a impressão de que estrangeiros estão tirando seus empregos gera muita raiva. O problema é complexo, pois também podemos considerar que se nós, no Brasil, gerássemos empregos de boa qualidade não imigraríamos.

    Responda
  2. Ricardo S Reis

    Tenho vergonha de ter o mínimo de DNA Português. Meus antepassados foram explorados, financiaram via os lusos a Revolução Industrial. Mesmo tirando ouro, pau brasil, cana, café, etc , não conseguiram se tornar uma potência, é um pais pobre da Europa. Todas as antigas colônias portuguesas são hoje países miseráveis (olha que ainda nos saimos bem). Temos racismo estrutural, xenofobia, etc. Temos, mas criamos leis para combater. Gostaria que nosso idioma mudasse de nome para Brasileiro.

    Responda
  3. Ronaldo Pereira

    Portugal é um país quase insignificante no continente europeu e os lusos idem, com as devidas exceções, por isso a arrogância que, como dizia Março Aurélio, vem da ilusão e da ignorância. Coitado do brasileiro que tiver que ir pra lá.

    Responda
  4. Hélio Januzzi

    Azar nosso, não fomos colonizados pelos Ingleses ou Espanhóis.

    Responda
  5. Felipe Oliva

    Portugueses deveriam agradecer todos os dias aos Brasileiros que resolvem imigrar para a terrinha, que nem os Portugueses se toleram e saem aos montes para países mais civilizados da Europa. Do contrário seriam asiáticos e muçulmanos, como acontece em outros países da Europa, que estariam substituindo os egressos, e cuja cultura e religião são uma fonte permanente de conflitos.

    Responda
  6. FRANCISCO FARIAS

    Paz!

    Responda
  7. Anna Amélia Meule

    Ouro? Se ao menos tivessem a decência de fazer um pedido de desculpas por terem escravizado milhares de africanos e os transportados por estas bandas daqui? Nada, porque afinal eram os "bons" colonizadores.

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Fiquem tranquilos, eles vão mandar o Dom Manuel direto das Guerras das Cruzadas pra ajudarem esse governo atual. Vai se o máximo.

    Responda
  9. Marcio de Andrade

    Que artigo ruim. As pessoas têm direito a não gostar de um ou de outros. Você deixa todo mundo entrar na sua casa? Deixa a porta aberta? E essa estória de devolver ouro? Que coisa ridícula. Por muito séculos um país colonizava outro. Roma, Grécia, Egito! Era assim que era. Cresce, amadurece, e para de falar bobagem.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      O rei da bobagem está sendo você!

  10. Arno Costa

    Portugal é um país pequeno que não comporta tanta gente. Deve haver critérios para permitir o ingresso de um estrangeiro no país.

    Responda
  11. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Obviamente não são os brasucas endinheirados que sofrem esses preconceitos. E sim, os mais necessitados e vulneráveis que acabam se sujeitando a mais esta barbarie, e estas são muitas. Devolvam o nosso ouro, ou vão sendo devorados pelas beiradas.

    Responda
  12. Ana Barbosa

    Vão devolver o ouro como??? A maioria do ouro que Portugal levou do Brasil serviu para pagar as encomendas com a Inglaterra. Ou seja a Inglaterra levou praticamente todo o ouro de Portugal, e não é a toa que Portugal continua sendo o rabo da Europa. Portugal se sumisse do mapa hoje não faria falta nenhuma, não tem nada que faça a diferença em Portugal. Nada. A não ser para brasileiros endinheirados que não sabem falar outra língua e vão viver em Portugal com a ilusão de estarem mais seguros.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Sérgio, a Ana exagera um pouco, mas nao faz um comentário raso. O povo português é hospitaleiro com quem tem dinheiro, nao importando a nacionalidade de cada um. Agora, nao sao raros aqui na Folha comentários de brasileiros que trabalham lá dizendo como sao/foram tratados

    2. Ivo Ferreira

      E os burros são os brasileiros...

    3. Sérgio Silva

      Seu comentário é tão raso e preconceituoso quanto o da portuguesa raivosa. Meça suas palavras.

  13. Anna Rodrigues

    Pergunte a portuguesa de raça, o que faremos com o ressentimento dos povos originários, invadidos em seu espaço e assassinados, e com a indignação do sequestrados e escravizados da Ãfrica?

    Responda
  14. Nelson Goulart

    O autor, ao generalizar, comete o mesmo crime de xenofobia com o qual acusa.

    Responda
    1. Sérgio Silva

      Concordo!

  15. julio c s barbosa

    já deixei de consumir azeite e vinho português.

    Responda
    1. Alek Benito

      O Júlio é a versão brasileira xenófoba da portuguesa raivosa. Mas ele acha que não é. Comentário extremamente xenófobo.

    2. Sérgio Silva

      Como se todos os portugueses pensassem como aquela senhora raivosa. Sou português e abomino o que ela fez, assim como qualquer preconceito. Repense.

  16. Alek Benito

    Como se os brasileiros não fosse também racistas e xenófobos. Falam mal de argentino. Falam mal de portugueses. De europeus. De americanos. De chineses. De bolivianos e paraguaios. De haitianos. De africanos. Tiram sarro de asiáticos. Aqui na Europa passo longe de brasileiros. São uns ingratos. Só reclamam. Dai querem respeito. Que voltem ao Brasil.

    Responda
    1. Alek Benito

      Vives num mundo de fantasias. Quantas vezes no Brasil brasileiros tiram sarro de portugueses em público como se fosse brincadeirinha. E os portugueses toleram. Aliás, o Brasil não seria o que é hoje sem a astúcia portuguesa. Pelo tratado de Tordesilhas apenas 40% do território brasileiro ao leste era português. O restante era espanhol. Graças a esperteza portuguesa, abocanharam os outros 60% do Brasil ao longo dos séculos sem conflito algum. E depois os portugueses que eram burros.

    2. Alek Benito

      Espírito piadista? Matam e escravizam sul-americanos em São Paulo. Mandam ir pra casa. E lá no Rio se não me engano o haitiano massacrado até a morte num quioske. Piada de mal gosto. Ou hipocrisia. Basta ver aqui os comentários discriminando portugueses. Não tem nada de piada.

    3. Alek Benito

      Vives num mundo de fantasias. Quantas vezes no Brasil brasileiros tiram sarro de portugueses em público como se fosse brincadeirinha. E os portugueses toleram. Aliás, o Brasil não seria o que é hoje sem a astúcia portuguesa. Pelo tratado de Tordesilhas apenas 40% do território brasileiro ao leste era português. O restante era espanhol. Graças a esperteza portuguesa, abocanharam os outros 60% do Brasil ao longo dos séculos sem conflito algum. E depois os portugueses que eram burros.

    4. Antonio Freitas

      Se você é brasileiro deve ter residido muito pouco por aqui. Não conseguiu captar o espírito do nosso povo.Quando falamos “mal” de estrangeiros é com o espírito piadista que faz parte da nossa índole. Quase nunca é uma manifestação realmente xenófoba.

    5. Jose Irineu Pellegrini Pellegrini

      Não esquece que no Brasil residem 5 milhões de portugueses e não são maltratados e ofendidos, se usarmos de reciprocidade é começarmos a ofender portugueses e pedimos que voltem a sua insignificante terrinha como ficara

  17. José Geraldo Cordeiro

    A falta de empenho do governo brasileiro e nossa falta de patriotismo dão força à xenofobia portuguesa. Nunca tratamos a espoliação portuguesa com a indignação devida.

    Responda
  18. MARCIO OLIVEIRA

    Os Portugueses, assim como diversas outras nacionalidades europeis, cultivam essa visao provinciana de raça e nacionalidade, para se ter uma ideia, até mesmo os açorianos são considerados como "portugueses nao legitimos". Sabemos onde esse tipo de mentalidade "nacionalista" leva, mas nao vejo uma saida facil. Haja paciencia.

    Responda
  19. NACIB HETTI

    A história diz que a parte gorda do ouro foi para a Inglaterra. Via Portugal.

    Responda
    1. Alek Benito

      Bem. Mude-se pro Haiti ou Guiana Francesa. Países de excelente qualidade de vida.

  20. Ricardo Arantes Martins

    Xenofobia é um dos ramos do preconceito, doença global. Se todo preconceito religioso , étnico social. Regional tem origem na ignorância cultural mas em geral na educação e aprendizados transviados do ser durante a vida, temos que em Portugal não é diferente. Há 3decadas atrás meu pai junto com mais de 1milhao de portuguêses moravam no Brasil. Coisas para o ser humano evoluir e superar

    Responda
  21. Mykel Alexander Santos Gomes

    Conheço umas poucas pessoas de Portugal que partiram do Brasil, e confirmam que muito tumulto procede mesmo não só de Brasileiros, mas de grande parte de indivíduos de fora da Europa. Globalização nunca me enganou, pois se comprova um desastre, com muito mais revés que benefícios.

    Responda
  22. Jorge Ceretta

    Salve Portugal! O vinho, o fado, o bacalhau e os pastéis de Belém. O resto é resto.

    Responda
    1. José Geraldo Cordeiro

      O bacalhau não é português só fado, azeite, vinho e rolhas

    2. NACIB HETTI

      O fado e o pastel de Belém eu dispenso. Para comer um bom bacalhau e tomar bons vinhos não preciso sair do Brasil. Mesmo assim é sempre bom visitar a cidade do Porto e redondezas.

  23. joao jose ramos da costa

    Recomendo vivamente o estudo da história de Minas Gerais

    Responda
  24. Adriana Santos

    Pena que os franceses ou os holandeses não conseguiram colonizar Pindorama, Portugal é um lixo.

    Responda
  25. Alberto Bianco

    Tá preocupado com o que acontece em Portugal? Foi por que quis!, é outro país, até a língua é diferente, o sotaque deles é ridículo, achou ruim, não vá!, eles não estão nem aí pra nós, não é crime racismo lá, a polícia não vai prender ninguém, e pior, nós sabemos disso!, mas as pessoas querem exportar as leis do Brasil pra um país que não é nosso! acorda!, quando acabar a água e a energia na Europa, eles vão querer vir pra cá, e o bando de vira lata paga pau de europeu vai fazer o quê? lamber bo

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Ou quando eles começarem a se matar, fazendo o que eles melhor sabem fazer. Guerra.

  26. Marcus Castro

    Parece que li um artigo escrito por uma pessoa de 18 anos, que acabou de ter contato com o tema. Quase dez por cento das pessoas em Portugal são imigrantes. É mais que natural que exista um certo estranhamento por parte dos "da terra", especialmente os mais idosos. Isso acontece em todo lugar. A imigração tem vantagens evidentes, mas também traz problemas evidentes. E "devolver o ouro" é tão infantil que é difícil até responder. O nosso território era Portugal, ora bolas.

    Responda
    1. Marcio de Andrade

      Que artigo ruim. As pessoas têm direito a não gostar de um ou de outros. Você deixa todo mundo entrar na sua casa? Deixa a porta aberta? E essa estória de devolver ouro? Que coisa ridícula. Por muito séculos um país colonizava outro. Roma, Grécia, Egito! Era assim que era. Cresce, amadurece, e para de falar bobagem.

    2. Anna Rodrigues

      Como assim o nosso território era Portugal? Isso do ponto de vista deles né? Nunca li nada mais absurdo. Tem gente que aceita ser capacho e acha que quem tá pisando tem razão.

  27. André Costantin

    É muito mundo da fantasia infantil essa história de devolver ouro. E no fim das contas todos gostam de dar uma passeadinha em Lisboa, seja qual for o motivo.

    Responda
  28. Vinicius Branco

    Artigo altamente preconceituoso ao generalizar o sentimento luso em relação a nós brasileiros. Nem todos os portugueses pensam assim, e xenofobia existe dentro do nosso próprio pais. Ha brasileiros trabalhando em todos os setores em Portugal, com padrão de vida bem melhor do que tinham aqui. Não fosse assim não teriam ido e ficado. Falta de humildade e gratidão, e sobra de soberba por parte do autor.

    Responda
  29. Cleomar Ribeiro

    ... os administradores do Estado ( os donos de tudo e de todos) proibiram a população de extrair ouro no país! Se não fosse este tipo de proibição e barreira a população estaria rica!... Eles liberam terras e ouro para os seus parceiros de relação de compadrio!!!...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.