Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    Sou a favor do povo jud eu: que ele tenha sua terra e seu Estado, ao lado do povo palestino, respeitando o povo palestino e numa democracia: nada de racismo e supremacia religiosa. Netanyahu é tão ruim quanto o Ham as, aliás, é aliado de Bolsonaro, que comanda milícias. Tristes tempos os nossos, pois temos verdadeiros monstros comandando nações inteiras.

    Responda
  2. Felipe Araújo Braga

    Os historiadores já provaram que o antigo Reino de Judá era só mais um reino cananeu. Eu não aceito o Bolsonarismo e todo o mal que ele traz: inclusive, com o apoio dos evangélicos para dizer que há um povo escolhido por Deus que pode fazer o que quiser, não é assim! Não sou antissemita, sou a favor do povo palestino e contra Bolsonaro!

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Aquela região foi conquistada por diversos impérios ao longo da história, da Mesopotâmia ao Império Britânico. A conclusão que se tira é que havia e ainda há uma diversidade étnica e um multiculturalismo impressionantes ali. Há outros partidos políticos em Is Rael, mas a tensão geopolítica gera medo, o que faz boa parte da população eleger candidatos mais extremistas.

  3. Felipe Vasconcelos

    O antissemitismo é a maior prova de que o sionismo é necessário.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Isso mesmo, xingue à vontade. Seus xingamentos demonstram de forma inequívoca que você não tem argumentos. Não tenho medo de você, e continuarei dizendo o que penso, goste você ou não. Covardes não me intimidam.

    2. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Felipe Vasconcelos

      Todo movimento político e ideológico relevante é complexo e multifacetado, logo existirão extremistas dos dois lados.

    4. Felipe Araújo Braga

      Besteira. O Sionismo prega a supremacia. Eu defendo dois Estados.

    5. Felipe Vasconcelos

      Mau caratismo é o seu, que oferece insultos, ao invés de argumentos, como se não pudesse haver um Estado pa les tino e outro ju deu.

    6. Joao Cellos

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  4. Paulo Roberto Fernandes

    Será que os sofrimentos impostos aos palestinos em Gaza e na Cisjordânia não configuram claro racismo? Não existem injustiças no reino do Criador, o que existe é a relutância em se aprender com os fatos.

    Responda
  5. Joao Cellos

    Gostaria de saber dos missivistas o que eles acham da permanente e sempre crescente ocupação da Cisjordânia por colonos. Ou vidas de palest inos valem menos do que vidas de jud eus e por isso estes podem ocupar as terras daqueles?

    Responda
  6. Dea maria Kowalski

    Não se deve confundir anti-sionismo com anti-semitismo. Palestinos e outros árabes também são semitas. É importante fazer essa distinção para não cair nessa pregação ideológica dos autores.

    Responda
  7. Ricardo Ferreira

    E as dezenas de crimes de guerra na Faixa de Gaza? Vocês imaginam ter argumentos para considerar um judeu mais importante que um árabe? São repugnantes os atos do Hamas, mas também o são os de Netanyahu.

    Responda
    1. Dea maria Kowalski

      Pelos comentários pode-se avaliar que a batalha já foi perdida por Is ra el. Foi um tiro no pé. Vai ser difícil recuperar o prestígio. Acharam que podiam muito e se esqueceram que não podem tudo.

  8. Ricardo Ferreira

    Defender, justificar ou relativizar os ataques dos Einsatzgruppen de Netanyahu também não ajudam a diminuir o "antisemitismo". O discurso bonito, aparentemente cheio de ética, dos intelectuais parece não servir para condenar as dezenas de crimes de guerra na Faixa de Gaza, nem o roubo de terras palestinas, da Cisjordânia, de modo a impedir a continuidade territorial dos palestinos.

    Responda
  9. Valter Luiz Peluque

    Batata!

    Responda
  10. Valter Luiz Peluque

    Inclusive da Folha que censura td o que vai contra

    Responda
  11. Valter Luiz Peluque

    Nojo!

    Responda
  12. Paulo d'Avila

    isto (este texto) é só um teste para ver se passa pela censura.

    Responda
  13. josé SOARES

    Os articulistas generalizam os movimentos e manifestações contra o aniquilamento da Palestina , matança de civis, destruição de hospitais e ambulâncias como antissemitismo.Se houvesse por parte desses analistas um pouco de boa vontade ou afastassem suas auto defesas , veriam que a sociedade mundial em sua maioria está somente contra a barbarie e o genocídio.

    Responda
  14. Victor Guilherme Severino

    "Antessemitismo estrutural", todo mundo que critica as ações do Estado de Israel é antissemita. Não se pode criticar as ações na Faixa Gaza que você é antissemita. Toda vez que alguém critica Israel eles justificam com a História do Holocausto, uma atrocidade, não justifica outra. São 3 mil crianças mortas. Tanto o Hamas como Israel estão errados. E quem paga a conta é o povo palestino.

    Responda
  15. Raymundo De Lima

    "...uma suposta luta "anticolonial"", mas os autores deste texto negam que colonos invadem terras dos P? Negam cerca de 4mil crianças e adolescentes mortos ao estilo "solução final' na terra santa? A repetição plagiado dos nazistas com gueto palest, com genocídio, a expulsão dos pal, os autores não enxergam?

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      "... são feitos da MESMA LAMA DA EXTREMA-DIREITA". Exato. Está no artigo de Maria Hermínia Tavares

    2. Raymundo De Lima

      "...Netanyahu, os colonos fundamentalistas e o Hamas são feitos da mesma lama da extrema direita", artigo de Maria Hermínia Tavares, hoje na FSP.

  16. Flavia Fernandes

    Palestina Livre!

    Responda
  17. Matheus Queiroz

    Israel tem o apoio de todo o ocidente, em especial dos EUA. Mas, segundo o caro analista e colunista, os judeus são os coitadinhos da história. Poupe-me. É cada ''defesa'' vazia de fatos à luz da realidade para tentar justificar os ataques criminosos à Palestina que me dá ânsia.

    Responda
  18. José Bernardo

    Gostaria de entender os "critérios" da censura da FSP que, em particular na presente crise, não permite que palavras usadas nos artigos também sejam empregadas nos comentários...

    Responda
  19. José Bernardo

    Senhores, só posso falar por mim. E garantir que minha reação eno jada diante da mons truosidade que Netanyahu comete em Gaza é reação humana e nada tem de antisse mitismo. O artigo, no fundo, quer transformar qualquer crítica ao que Israel faz em antisse mitismo. Uma sugestão que certamente não acatarão: ouçam o que dizem ju deus como Amira Hass, Gabor Maté e Norman Finkelstein.

    Responda
  20. João Eduardo

    Antisemitismo não deve ter espaço de manifestação em lugar nenhum do mundo. Assim como, o sionismo deve ser rechaçado em qualquer parte do mundo. O povo israelense tem o mesmo o dieito a autodeterminação que o povo palestino. Não usem o holc@usto como justificativa para todas as ações do estado de israel, sejam honestos na análise, ou furem a propria bolha.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Exato. Usar o holc@usto como justificativa para repetir o mesmo é crime

  21. José Geraldo Pereira Baião

    Repararam que não há no texto nenhuma palavra sequer de comiseração em relação aos palestinos massacrados pelas bombas sionistas em Gaza?

    Responda
  22. marilza abrahão

    E o anti-islamismo é o que? O que dizer de um povo banido de seu território, esmagado em sua cultura, tendo suas casas destruídas, suas crianças e velhos mortos soterrados por mísseis? Visão parcial não constrói simpatia e muito menos a Paz.

    Responda
  23. Marcelo Magalhães

    Típico artigo que não defende ideias, ou que expõe argumentos, mas que determina estar certo e quem pensa diferente está errado. Característico de quem se dá o monopólio do saber e o direito aos atos que lhe convém. É essa soberba que estimula Israel a acreditar que um estado racista é viável seja lá onde for criado.

    Responda
  24. José Cardoso

    O chamado anti sionismo defende na prática o fim do Estado de Israel, que afinal é um produto dele. É uma posição inconsequente.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      E o povo palestino, o que o senhor quer para ele?

    2. Joao Cellos

      Negativo! O sionismo é que defende tomar todos os territórios dos palesti nos. Os colonos vão desocupar a Cisjordânia?

  25. antonio brito

    O colono do sião é contra a democracia, sem humanidade, reproduzem os erros do passado. Os netos das vítimas do passado são os algozes de hoje. A história é uma sucessão de tragédias

    Responda
  26. antonio brito

    Essa identificação do anti semiti smo com anti sion ista colonial ismoé para confundir a opinião, tanto é que muitos que acreditam nisso financiam os colonos armados na Cisjordânia destruindo e oprimindo palestinos. Antes apoiavam o movimento colonial, agora se passam por eternas ,vítimas enquanto destroem escolas e hospitais.

    Responda
  27. Domingos Sávio Oliveira

    Mais um texto panfletário tentando justificar o injustificável ! Não se combate terrorismo com terrorismo de Estado. Genocídio é genocídio. As vidas dos civis palestino não importam?

    Responda
  28. Marcos Benassi

    Uai, peçoau, e por acaso o Bibi e sua turminha não são uma gravíssima ameaça ao Mundo, em sua sanha por revanche? "Defesa", como arju-mento, já Elvis. A noite dos cristais, agora, tá meio que invertida.

    Responda
  29. Lorenzo Frigerio

    Negar o direito de autodeterminação na terra dos outros tudo bem, né dr. Fernando.

    Responda
  30. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Abaixo a censura, povos inferiores economicamente sem o apoio do xerife, merecem ser ouvidos e felizes

    Responda
  31. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Palestinos, sucesso!!!

    Responda
  32. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Viva a palestina !!!

    Responda
  33. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    A folha de São Paulo só coloca o que é a favor de Israel, a favor da Palestina nada se pode falar a favor que boicota...

    Responda
  34. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Israel não tem o direito de invadir a terra dos outros povos e oprimir a população com a sua superioridade financeira ou apoio incondicional de um país que se julga xerife. Os palestinos estão sendo humilhados e mortos esses últimos anos e ninguém os defendeu dessa tirania...

    Responda
  35. Rodrigo Cabral

    Perfeito. Teremos exemplos aos montes nos comentários acima e abaixo.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Talvez porque você não saiba o que é antissemitismo. Aí cai no discurso fácil de tascar um antissemitismo em todas as críticas que is rael e jud eus recebem.

  36. NIvalde Castro

    Mais uma tentativa de desvirtuar os fatos. Querem com este discurso que todos apoiem o gge-no-cídi-o em curso acelerado contra os pa-les-ti-n-os

    Responda