Mercado > Entenda a Reforma Tributária em poucos gráficos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Gustavo Mendes

    São quatro pontos básicos. 1. Você pagará mais. 2. Os serviços públicos continuarão um lixo. 3. Políticos, empresários amigos e o alto funcionalismo público continuarão com sua vida nababesca. 4. Se reclamar, o imperador do brasil (Don Alex I) vai te prender e bloquear teus bens.

    Responda
  2. MARCIO Gionco

    Lendo a reportagem parece que não vão aumentar impostos. A conta não fecha, olha o que o governo e o congresso estão gastando.

    Responda
  3. Fatima Pina Rodrigues

    A retirada do imposto seletivo sobre,as armas feita pelo partido porta voz do bozo evidencia que esse grupo está mais interessado no dinheiro que os alimenta das indústrias de armamentos do que com o povo. Escória.

    Responda
  4. Angela Oliveira

    Ainda continua bastante complexo o sistema ....

    Responda
  5. NACIB HETTI

    Falta definir: isenções, regimes especiais, incentivos fiscais e suas alíquotas.

    Responda
  6. José Cardoso

    A reportagem parece uma colagem de fontes diferentes, sem uma revisão final. No início se diz que a alíquota será de modo a não aumentar a carga, ou seja a ideia é que ela seja neutra em termos de impostos de consumo. Depois vem uns gráficos dizendo que todo mundo vai pagar menos imposto, e alguns muito menos. E que praticamente todas as faixas de renda terão redução. A conta não fecha.

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Politica, populacional e socialmente o Estado de São Paulo é comandado pelo Nordeste, fica tudo certo

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Hadad se elegeu dizendo que o Estado de SP tinha muito dinheiro e foi aceito

  8. Vanderlei Nogueira

    G20 e a reforma tributária? Produtos agropecuários com redução de taxas

    Responda
  9. Joel Pedt Silvestre

    SP vai aceitar a transferência de 35 bi de arrecadação dentro de sete anos em favor de RJ, PR, CE, DF. Será? Vai ser uma guerra.

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      O Estado vai aumentar os impostos que puder - IPTU, herança e doações, valor das multas, serviços em geral.

    2. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

      Evidente que não aceitamos. Por isso foi criado o Fundo de Compensação.

  10. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Qualquer coisa diferente do complexo e trabalhoso sistema de arrecadação atual, por si só, já é bem aceito. A reforma foi aprovada. Resta saber sua regulamentação. A Lei estábelece um teto. A meu ver para que o resultado esperado seja alcançado todos terão de pagar, obviamente. Caso contrário haverá sérios problemas para o equilíbrio orçamentário. Confiante!! Brasil no caminho certo.

    Responda
  11. noel neves

    Uma simples correção social já compensa! O pobre pagando menos imposto e o rico pagando mais.

    Responda
  12. Marcos Alonso

    Finalmente fizeram esta reforma. Vai demorar pra ser implementada, mas facilita a vida dos negócios

    Responda
  13. Pery Pedro

    O Bozo fez a Previdenciária, muito mais difícil e complexa, em 11 meses. Sem dar ministério, presidência de estatal, ou manter no cargo ministro denunciado por corrupção. Ela teve uma exceção: militares. A esquerda reclama até hoje. Esta, feita pelo saco de gatos, tem mais de 150 exceções. Tem que agradar todo mundo que apoiou, de Felipe Neto a Alckmin, passando pela Gleise e o Barroso. Cada um tem a reforma que merece e votou. Agradeçamos e sigamos em frente. É mais do que eu esperava.

    Responda
    1. Vicente de Paula Venancio

      Realmente, ele fez uma reforma previdenciaria que conseguiu lascar com os mais pobres que efetivamente pagam previdencia, e manteve os mimos de uma minoria que pouco contribui mas que gera uma despesa enorme anualmente. Enfim, seu presidente nao fez nada em 4 anos a nao ser atrapalhar e piorar a vida da populaçao já tao sofrida. Desgraçou com o PIB e com a renda do menos favorecido. Parabens pra ele.

    2. Joel Pedt Silvestre

      As alterações no sistema previdenciário em 19 dificultaram muito a obtenção de aposentadoria, com aumento nos tempos de serviço e de contribuição, além da adoção de uma regra de cálculo que tende a diminuir os valores das aposentadorias. Prejudicaram demais o povo . Só para exemplificar: o caso do benefício temporário. O sujeito ado ece e recebe durante 1semestre a média histórica das contribuições. Se a doe nça se tornar incapacitante para o trabalho , ela passa a receber 60% .

    3. Rosana EL-KADRI

      Bozo passou um trator nos direitos trabalhistas e na previdência, junto com o vampTemer. Agradou as empresas, o capital apenas.

    4. Rosana EL-KADRI

      Verdade. Bozo passou um trator nos direitos trabalhistas e na previdência

    5. fernando borja

      Esse seu ídolo foi bom demais para a maioria de nós,tanto que foi reeleito.

    6. haroldo guimaraes

      Não entendi a sua colocação. Vc elogiou o Bozo pela "complexa" reforma da previdência, mas, critica a reforma tributária levada aos trancos e barrancos? Não são comparáveis. A reforma da previdência mexeu com parcela da população com menor poder de reação, além do momento político conturbado e favorável a qq mudança. O Bozo só não aprovou mais reformas por incompetência. Pq nenhum governo anterior, nem mesmo Lula 1 e 2, no pico do índice de aprovação, conseguiu emplacar está reforma?

    7. João Silva

      Bozo = Temer né ?

    8. luciano crocco

      Pery, ele sacaneou com todos os trabalhadores! Deu mais privilégios aos militares e ao judiciário. Colocou tudo em sigilo de 100 anos. Deixou o congresso tomar conta do orçamento (orçamento secreto). Vc elogiando ou é militar, do judiciário, está muito mal informado ou simplesmente age de má fé!

    9. Lucia Spa

      Mais de 5 mil legislações e você acha que a reforma da previdência foi mais complexa?

    10. Esechias Araújo Lima

      Perfeitas suas observações, Pery. Disse tudo. Parabéns!

    11. marcelo malva

      A reforma tributária é bem mais complexa. Pois mexe com toda a cadeia produtiva. Mexe com industria, serviços, comércios governo e etc.

    12. RICARDO Moreira

      Quem nao tem maioria no congresso, como o governo atual, tem que negociar. Só você nao ter preguiça e observar que a maioria dos parlamentares e partidos do congresso não sao do mesmo espectro politico do poder executivo. Assim funciona a politica na democracia.

    13. Juliano Probst

      Deveria ler o código tributário antes de falar tamanha discrepância que previdência é mais complexa. Cada coisa que tenho que ler na folha hoje em dia viu.

    14. Pery Pedro

      Poxa Alexandre não sei se você percebeu. Sua mente esquerdista pode não acreditar mas eu, você, os políticos e os juízes temos desde reforma do Bolso e Guedes o mesmo regime de aposentadoria, teto, e se quisermos mais, temos que contribuir mais. Impressionante né? Mas você esta certo com relação aos militares. Eu acho pouca exceção. Acho muito as 150 de vocês. Mas cada um tem o que merece né? Imagina o Lule dizendo não para a classe artística? Os sindicatos? Sabia que o imposto sindical tá volt

    15. Alexandre Rodrigues

      Chut ar cachorro mor to é fácil. Reforma que não mexeu com quem deveria e só lasc ou que já tá lasca do passa fácil.. quero ver mexer nas gordas aposentadorias de políticos, militares e juízes.. é essa reforma que precisa ser feita, essa nem esquerda nem bozo fará..

  14. Sergio Oliveira

    O Modelo Tributário em si, é extremamente complexo seja em que país for. Diante dessa complexidade de engenharia tributária o objectivo será sempre em simplificar. No caso do Brasil Federativo, antes tarde do que nunca...

    Responda
  15. Sergio Oliveira

    Boas tardes, Uma reforma Tributária não tem, absolutamente, nada haver com variação dos preços de bens e serviços ou se quer inflação. Tem haver sim, com os impostos que o contribuinte paga na produção de bens, serviços e insumos. Por fim, no final dessa hierarquia ou escala de contribuição, eis o consumidor final.

    Responda
  16. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha não presta. Seu jornalismo é covarde.

    Responda
  17. Juliano Pereira da Silva

    Essa história de tomar créditos na compra como forma de reduzir custos é de uma certa ângulo ilusório para muitas empresas. Hoje quem está no Lucro real ou Presumido já o faz guardadas as proporções. E o fato de tomar esse crédito e descontar depois nas vendas não é uma redução de custo. Pois o Imposto na Compra é pago pelo comprador quando paga o Boleto, o vendedor com certeza já o embutiu na formação de preço de venda. ai no final ele complementa. Em resumo paga-se tudo. Já para o Simples ok.

    Responda
    1. Juliano Pereira da Silva

      corrigindo: trocar História por estória.

  18. Juliano Pereira da Silva

    Necessária, atrasasa, diminui burocratização, diminui carga tributária em alguns setores e aumenta em outros, inclusive alguns segmentos da industria pagarão mais.

    Responda
  19. Carlos Figueiredo

    Duvide-o-do que o preço dos automoveis vai reduzir como previsto nos graficos da reportagem

    Responda
  20. Paulo Sérgio Pinheiro Lima

    O que a elite brasileira, muito bem representada pelo Centrão, concedeu aos mais pobres (roubam mas defendem os interesses de quem os financia) ... simplificou, isso é bom, mas a chibata segue estalando nas costas dos mesmos

    Responda
  21. Carlos Ernesto de Oliveira

    A FOLHA pode nos informar as exceções que foram aprovadas por pressão e lobby de grupos de interesses? E nos dizer como elas afetam a carga média total? Seria um grande serviço à preservação da economia de mercado, não raro prejudicada por esses interesses espúrios.

    Responda
    1. Alexandre Rodrigues

      Boa pergunta!!

  22. Marcos Roberto Banhara

    A cultura, adquirida na época inflacionária, não permite baixar preço! Vai ficar tudo como está, exceto se for para aumentar preços! Lembram do famigerado IPMF, que cobrava 1% por tempo limitado? Pois bem, quando implantado, subiram os valores, quando acabou, os preços permaneceram!

    Responda
  23. edilson bezerra

    Quanta pressa hein Brasil. Daqui 10 anos pra efetivamente mudar...

    Responda
    1. Alexandre Rodrigues

      Também achei uma sa ca nagem isso, mas eu sei porque fazem isso, quando entrar em vigor os que estão no poder não precisará lidar com as mudanças, já que a maioria governa hj com a previsibilidade do sistema atual.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.