Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luis Antonio de Pinho

    Muito bom o texto, se tivesse imagens do que ele estava descrevendo seria perfeito!

    Responda
  2. Luis Antonio de Pinho

    Muito bom o texto, se tive imagens do que ele estava descrevendo seria perfeito!

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    No livro de Wegener citado, podemos ver um mapa dos blocos continentais onde a foz do rio Amazonas está mais livre; o oceano Atlântico abaixando o nível devido à glaciação, dá mais vazão as suas águas. A foz fo rio Orinoco tem a sua frente uma barreira, provavelmente parte do continente americano, que posteriormente pode ter dado origem a algumas ilhas, como Trinidad e Tobago.

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    Alfred Wegener, o autor de "The Origin of Continents and Oceans", estudou astronomia e meteorologia. Numa expedição a Groelândia, no início do século vinte, descobriu que a espessura da camada de gelo no interior do país era superior a mil e oitocentos metros. Podemos inferir na região do Amazonas.É possivel que na glaciação, o gelo sobre os igarapés tenha exercido, sob forma de cunha, algum efeito na base dos igarapés, aprofundando mais os seus leitos.

    Responda
  5. Vito Algirdas Sukys

    A cachoeira Salto Ángel, de mais de novecentos metros de altura, fica perto do rio Orinoco, cujas terras circundantes, são mais altas do que as do entorno do rio Amazonas. A queda da base do rio Amazonas foi maior, talvez ajudada por algum outro fator; movimentação do solo geológico em torno dos igarapés, efeito da glaciação diferente nos igarapés, geisers erodindo igarapés, e muitos outros efeitos?

    Responda