Hélio Schwartsman > De exceção em exceção Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Nessas horas dá para entender porque o D.Pedro I perdeu a paciência e dissolveu a constituinte da época, e resolveu escrevê-la ele próprio. Foi a que mais durou até agora. Muitos legisladores podem ser notáveis individualmente, mas o processo legislativo de aprovação de leis produz resultados sofríveis para dizer o mínimo.

    Responda
  2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Esse conluio de interesses ganhou até nome próprio por aqui, o tal patrimonialismo. O que seria o jogo normal da democracia nos parlamentos mundo civilizado à fora, aqui a exclusividade nacional é a prática de um jogo pornográfico de defesa de interesses privados dentro do próprio parlamento. Um jogo sujo cujo perdedor é sempre o interesse difuso da maioria amorfa e alienada como elegantemente apontada no texto. Desde sempre! Ate quando...?

    Responda
  3. Anete Araujo Guedes

    Brilhante!

    Responda
  4. HELIO A LOUREIRO

    Sugiro a leitura do artigo "A saúva e as corporações" de autoria do ex-Ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega

    Responda
  5. Florentino Fernandes Junior

    Descobri q a fsp censura a palavra holoÂ…asto

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    E as cotas? Vao durar ate o fim do planeta

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Sim. Devem durar. Trata-se de uma dívida histórica do país com os negros.

  7. sérgio dourado

    Enquanto uns gritam contra "comunismo" e outros contra o "neoliberalismo": o "ismo" que domina, depena e distorce o Brasil chama-se "corporativismo"! Eu já falei isso há tempos e volto a repetir: pois mais fácil o relógio andar pra trás que o Brasil andar pra frente, de fato!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Leia o artigo ou peça a alguém para traduzir para você

    2. renato leitao

      Mais fácil saci cruzar as pernas.

    3. André Bartholomei

      Prezado Dourado, nenhum "ismo" atrasa mais o Brasil que o Rentismo..Esse é um atraso de ouro.

  8. Leonardo Trindade

    Esse é o empresariado brasileiro. Quem tem dinheiro se une e financia os seus para estar nas câmaras do país representando seus interesses mais pessoais. Hoje, vivemos um parlamentarismo imposto pelos desejos de privilégios sem fim de empresários movidos pelo lobby, só esperando uma emenda pra contratar a empresa dos seus financiadores. Se o presidente achar ruim, vai pra forca.

    Responda
  9. Gustavo Michelin

    Não é linda a democracia? Pena que serve a poucos.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Sim é democrática, pelo fato de lançar mão do diálogo, do debate, do aprimoramento. Em vez do autoritarismo, da censura, da violência, das armas, do sigilo, da tortura

  10. Rodrigo Andrade

    O Brasil nunca decepciona. A próxima reforma a manter tudo como está será sobre a Renda. É só aguardar

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Estude, leia, procure se informar

    2. Rodrigo Andrade

      Se isso fosse verdade, tinham reeleito o Bozo também. Mas você não parece pronto pra essa conversa.

    3. José Antônio

      Porque a grande maioria dos candidatos a governadores eram e ainda são camisas amarelas e puxaram muitos e muitos votos para o Congresso. Além, claro, do patão amarelo, pneus, agro, ETs, ''bispo'', para-brisas de caminhões, Malacheia, Chapelão e outros possuem milhões e milhões de... deixa pra lá! Aliás, qual dos três ''religiosos'' acima você segue? Só em uma das seitas, segundo o IBGE, há 13 milhões de votos.

  11. ELLIS A OLIVEIRA

    Assim como a "reforma da Previdência", essa Tributária também não será reforma nenhuma, pois mantêm privilégios ás determinadas classes: a dos "deuses". Aqui se incluem militares, juízes, parlamentares, médicos, advogados, etc. O povão, como sempre pagará as contas. Alíquotas mais altas, pouca "sobra" de dinheiro para investimentos públicos necessários (saneamento, por ex.). E a tal Reforma Administrativa? Nunca saí.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Calma, o importante é que salvamos a democracia, kkk.

  12. Dario Lima

    Na reforma da previdência, os que nada fazem, os milicos, foram poupados, quem paga é quem produz, esperamos o próximo golpe.

    Responda
  13. José Antônio

    Ouvi na rua que o diabo é que o órgão que deveria empenhar-se na defesa dos interesses difusos dos cidadãos, o Congresso, é composto mais ou menos por uns 400 deputados e uns 70 senadores camisas amarelas. Quem banca o pato, infelizmente, é o povão.

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      Agora tu acabou com o José, Rodrigo.

    2. Rodrigo Andrade

      José, porque que a mesma turma que elegeu o Lula não elegeu mais "camisas vermelhas" pro Congresso? Afinal de contas, não foram maioria?

  14. José Augusto Bernabé

    Vc ainda tem dúvida ou ilusões sobre isso? Vcs elegerem o cara exatamente pra isso, ou seja, "reformar" tudo pra ficar tudo como estava antes. Sacou a besteira que fizeram? Aqui amigo é o País da corrupção, a base da Pirâmide, a que elege a dita esquerda é corrupta e o lema é "A Corrupção é a Paz do Brasil."

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Obnubilado.

    2. José Antônio

      Dizem que o Congresso é composto por uns 400 camisas amarelas na Câmara e uns 70 no Senado. Por que será que essa turma tende a adiar reformas e perenizar privilégios?

  15. Elcio Simielli

    O grande ganho desta reforma será a simplificação. Os ganhos ou perdas virão com o tempo. Faz parte da mudança. E ajustes deverão ser permanentes até se atingir o equilíbrio. Estou confiante.

    Responda
    1. Antonio Carlos Orselli

      Tô junto, Elcio. Só ter passado por esse Congresso medíocre já foi uma grande façanha para o Haddad. Mesmo com as costumeiras benesses ainda estaremos, nós, nossos filhos e netos, no lucro.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.