André Roncaglia > O apagar das luzes do neoliberalismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A Folha não deve estar muito confortável com a linha seguida pelo colunista. Cuidado, daqui a pouco inventam que você pediu pra sair por questões pessoais.
A Amazônia está pegando fogo e secando. Cadê o Estado que não resolve? Quando a natureza pega pesado não há quem dê conta caro colunista.
Quero ver a vontade de todos que apoiam que a governalização de das tarefas pagarem mais por isso felizes. Pois, sim, sempre será mais caro, ainda mais se for melhor do que o existente, imagina manter equipes para atender a emergência durante todo o ano? De prontidão! Aumentem os impostos! O povo quer!
Provavelmente a conta de luz até reduza, porque para um bom contador de histórias essa cola bem, mas, mas, a conta por trás com os seus impostos, (se paga, lógico, porque a maioria que defende gastos geralmente sonega no particular,) essa conta sim, aumenta muito.
Pobre inocente, não digo a conta de luz. Digo impostos mesmo. Com a empresa pública passa também a sugar dos cofres públicos, como todas.
Na realidade o preço da conta de eletricidade explodiu após a privatização. Das duas uma: você é sócio da Enel ou alguém paga sua conta de luz.
Excelente
Texto impecável, como de costume.
Se pessoas tão despreparadas como Bolsonaros, Zemas e TarcÃsios são a favor de privatização é porque tem outras intenções. E isso não é nada Novo.
DeverÃamos apagar as luzes do atraso mental que assola o paÃs. Se a empresa privada presta serviços essenciais deve ser imediatamente instada, sob pena de perda da concessão que administra, a promover imediata correção de rumo. Vide setor telefônico, aeronáutico etc, de inegável sucesso, ao contrário do saneamento básico, que relega milhões de brasileiros à condição da Idade Média.
E ainda querem privatizar a Sabesp. A realidade imporá a rever estatização dos estratégicos setores de energia, água, saneamento e rodovias por absoluta incúria gerencial. Um olhada caridosa no problema das América, serve de alerta de como dança esse parangolé. Ótimo texto.
Titulo enganoso.Deu a impressão que a doutrina econômica adotada na maioria dos paÃses desenvolvidos estava em seus estertores.
E está, desde 1929!
Destaques Apagão em São Paulo afeta mais de 2 milhões de pessoas. à Investimentos insuficientes afetam a qualidade do serviço elétrico. ° Redução nos investimentos aumentou os lucros da Enel, prejudicando a manutenção. Proposta de taxa voluntária para enterrar fios é criticada como elitista. w Redução do quadro de funcionários afeta capacidade de resposta da empresa.
Corremos o risco de reeleger esse prefeito Não só Bolsonaro devia servir de caso-estudo para a esquerda
Alguém faça esse artigo chegar ao (eletro)Zema, pliisssss
Que sirva de lição para o governador de MG, o qual quer privatizar a CEMIG de qualquer maneira. Privatizar a CEMIG depende de plebicito favorável, por essa razão o referido governador quer alterar essa cláusula da constituição do estado de Minas Gerais.
Vixe, esse aà quer cortar do servidor para isentar os amigos de impostos.. vide caso da Localiza.
A solução não está na estatização, que também é cara e ruim, além de foco de corrupção, mas na aplicação rigorosa de uma função básica do Estado, a fiscalização e a exigência do cumprimento de contratos.
Pois é. Estatizem tudo. Planos de saúde, escolas privadas, Embraer, telefonia... Esses serviços são melhores quando estatais.
Caro André, mais um excelente texto. A questão profunda da religião ideológica em relação a economia aprendida desde criança, eternamente repetida nas escolas e universidades de todo paÃs, é a tese do patrimonialismo, associada ao Estado ineficiente e corrupto, ficando para o Mercado o mérito da competência e honestidade. O neoliberalismo já nasceu morto. Mas o seu fantasma ronda as mentes de quem acredita na reencarnação do sobrenatural.
Ronda não. Ocupa a mente toda todo tempo. É uma espécie de deslumbramento interminável como se eles tivessem feito uma descoberta fundamental como a força gravidadeda . É uma teoria fácil de entender e fascina.
A reestatizacao é uma demanda emergente no paÃs, vide a área de telefonia e o imbróglio da Oi e sua dÃvida impagável além das jurássicas linhas cobre espalhadas pelo paÃs sem perspectiva de investimento em fibra, seria uma boa ideia a Telebrás não renovar a concessão com a Oi e a Vivo (SP) e pegar de volta essas empresas reestatuzadas, claro, cobrindo o rombo e fazendo investimentos tão necessárias, quem sabe a Telebrás empresa de economia mista.
Quer dizer que as privatizações feitas pelos governos estaduais camisas amarelas de outrora encheram de dinheiro o cofre de um governo estrangeiro? Imaginem se esses camisas amarelas não fossem patriotas, gente. Caramba!
Infelizmente artigos sobre esse tipo de matéria, tão importante, ficam prejudicados quando escritos (como no caso) por comentaristas com viés de raiz ideológica contra privatização. Perdem as necessárias imparcialidade e racionalidade, apenas aproveitando-se de eventos especÃficos para voltar à carga a favor dos seus pontos de vista congelados no passado.
Qta bobajada por cm corrido! Nenhum argumento. Só ataque ad hominem.
Os articulistas do outro lado do espectro polÃtico ideológico procedem da mesma forma. Tchê, é cada um puxando a brasinha pro seu assado!
Muita corrupção. Privatização do setor elétrico foi bom pra quê e pra quem?
Como diria o magistral jornalista Elio Gaspari a privataria independe de direita ou esquerda,ela está ligada a comissão.
Pode existir exemplo mais acabado de nosso fracasso enquanto nação do que privatizar, vejam só, privatizar nossas empresas públicas as vendendo para estatais de outro paÃs?
Jair Bolsonaro e sua trupe queria fuzilar FHC, Mário Covas e os tucanos por conta das privatizações. Fernando Haddad está muito mais próximo do PSDB do que do PT raiz (representado por esse colunista) ou do Bolsonarismo, que é igual ao PT em economia. Apesar de o atual governo federal ser 85% Neoliberal, a nova extrema direita mundial é em boa medida anti-liberal. A cada dia que passa, vai ficando claro que ser liberal ou anti-liberal não parece ter a ver com ser de esquerda ou direita.
´´.. ou do Bolsonarismo, que é igual ao PT em economia.`` Iguaizinhos...´´Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do paÃs subirem significativamente ``(no jornal do Brasil. Publicado em 17/03/2023 à s 18:46 / Alterado em 17/03/2023 à s 18:51).
O problema do Brasil é que não temos pra onde correr! O texto é muito coerente, o problema é que a alternativa, empresas públicas, são sempre usadas como cabide de emprego para polÃticos aliados, pra polÃticas frequentemente ideológicas e quando dão enormes prejuÃzos, esse é pendurado no orçamento. Se elas nunca gerassem lucros ou prejuÃzos exagerados e tivessem por objetivo o atendimento otimizado à s necessidades do povo, aà seria o melhor do mundos! Coisa que nunca vimos por aqui...
Como se vai levar a sério comentários com dados aleatórios? Quando dá a impressão que a fonte das informações é "eu mesmo". E por que os liberais não pressionam para privatizar as que não dão lucro? Só querem as jóias da coroa. O exemplo foi a Vale, rifada na bacia das almas.
Os Correios é outros exemplo: querem privatizar a todo custo, sucateada, mas sabem que ela é estratégica e investindo em CDs e entregas a empresa pode lucrar bilhões concorrendo com a Fedex, Amazon e outras transportadoras.
Banco do Brasil, Petrobras, Telebras, Embraer são exemplos de empresas muito mas muito lucrativas...a real é que os governos sucateiam essas empresas pra vender a preço de banana (e com propina junto né) pra depois, privatizada, gerar livros astronômicos, um exemplo clássico foi a Vale.
Engano seu, temos várias empresas públicas que geram lucro. E são justamente essas que os adeptos do neoliberalismo querem comprar a preço de banana.
Esta matéria deve ser enviada de presente ao Governador TarcÃsio e todos seus apoiadores que pregam a privatização dos serviços essenciais.
Ótimo texto! Imagino que o atual governador de São Paulo, fissurado por privatizar a Sabesp, tenha lido o texto; mas bom mesmo seria se os eleitores dele tb lessem, para ficarem bem atentos se ele realizar essa privatização, e que possam cobrar a ele e o seu grupo polÃtico sobre as consequências - que me dão até arrepio de pensar.
Excelente coluna, como sempre o André sendo cirugico !!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
André Roncaglia > O apagar das luzes do neoliberalismo Voltar
Comente este texto