Jorge Abrahão > Pessoas que desencorajam uma visão cética do mundo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Leite Leite

    A pobreza no Brasil é vergonhosa. O país não é pobre. Para sair da pobreza o país tem que valorizar o trabalho Como fizeram a China, Coreia do Sul e todos os países que saíram da pobreza valorizaram o trabalho e não se corromperam. Investiram no desenvolvimento do país para manter o povo trabalhando e contribuindo para o bem de todos. O mal do Brasil são os políticos que só pensam neles e pisam no povo trabalhador que carregam o país nos ombros.

    Responda
  2. João da Silva Ribeiro Neto

    O artigo do Jorge mostra os senhores da guerra, Putin, Biden, Netanyahu e Zelensky em oposição aos senhores da paz. Aqueles têm o poder das armas, estes somente o da palavra. Esta é uma realidade sombria. Quem nos conduz, geralmente, é "um senhor da guerra". A realidade é sombria, mas sempre existe solução, e o Jorge aponta duas, urgentes e claras: acabar com o Conselho de Segurança e cumprir com as metas de controle do aquecimento global.

    Responda
  3. Leo Oliveira van Holthe

    A bondade desinteressada somente existe em pequena escala. A esmagadora maioria de nós é incapaz de amar (vide quanta solidão no mundo), ter empatia ou de se portar conforme os ideais utópicos cristãos (nada mais idiota do que oferecer a outra face, segundo Freud). Tudo isso, pq o ser humano tende à preguiça e ao egoísmo, partindo para a cooperação apenas o mínimo necessário para sobreviver e prosperar. E vai piorar muito (continua)

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    O Humanismo é uma teoria antiga jamais explicada pela Ciência mas, bem esclarecida pela Filosofia a qual esclarece e bem que a dita evolução da humanidade, fora a tecnologia, se dá constantemente pela aplicação dos mesmos erros do passado, não os acertos, prova disso está na existências constantes de guerras e escravidões desde o século 15, esse fato não é uma visão cética, é uma realidade.

    Responda
  5. lilian santos

    vc vê os conflitos, as guerras, as mazelas , a pobreza crescer, os ricos ficarem mais ricos, a incapacidade de distribuir a riqueza, políticos que trabalha tão somente para seus interesses e dos seus comparsas, vc vê pseudo religiões com seus pastores com um único intuito... ficarem ricos as custas de pessoas incrédulas e alienar as mesmas com mentiras, medo e opressão...e preste atenção: o que está no cerne disso tudo é um capitalismo selvagem, tosco e atrasado.

    Responda
  6. OZENILDO JOS costa

    ...E ainda há aqueles que acreditam em um "todo poderoso" acima do bem e do mal, e professam crenças irracionais para justificar o injustificável, em uma narrativa que falseia a natureza humana como ela é e sempre foi: uma aberração da natureza.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Marcos, a sua visão do operar divino segue a lógica linear eurocêntrica, atitude repudiada pela antropologia. Tb é um etnocentrismo. E os maias, astecas e povos vikings que faziam sacrifícios humanos? E o infanticídio praticado até hoje nas tribos do Alto Xingu? Não é fácil definir o que é moral. Moral sob a ótica de quem? Qual o critério para taxar o seu conceito de moral o único justo? "Jó 40:8 - *Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares?"

    2. marcos vinicio borges mota

      Fica complicado entender um deus que precisa de uma bomba de duas toneladas nas cabeças de crianças. Qualquer ser um pouco menos imoral nao permitiria isso.

    3. Joel Domingos

      A ideia de que a humanidade sobreviveria sem a crença em Deus e que Ele não existe malfere a lógica e o bom senso. Não é razoável supor que o homem fosse um ser deslocado que estivesse "sobrando" no Universo, procurando subterfúgios como arte, cultura, religião e Deus para dar sentido à sua vida, preencher um pseudovazio existencial e justamente o ateísmo, do qual desabrocha a falta de sentido da vida, seja a verdade absoluta no mundo.

    4. Joel Domingos

      Essa ênfase de enxergar tudo no mundo sob a lupa do racionalismo soa um tanto doentia. Nem tudo pode ser explicado pela ciência. Não existe verdade absoluta e a Ciência comprova isso a cada postulado que se sobrepõe ao anterior. A espécie humana tem ± 300.000 anos. A ciência, pouco mais de 500. Foi o senso comum, junto com a religião, que nos trouxe até aqui, vivinhos da Silva. Os maiores ataques ao meio ambiente e ao ecossistema do planeta ocorreram mediante a colaboração direta da ciência.

  7. Gaya Becker

    Pessoas que sabem o que fazem já perderam as esperanças e ilusões. Tomara que explodam com muitas bombas atômicas esse planeta. É a única forma dessa gente que não vale nada desaparecer para sempre. Quanto a quem não merece ser pulverizado que aceite o efeito colateral de não ter agido antes para impedir que chegássemos a esse ponto sem volta!

    Responda
    1. Fernando Felipe

      Ai! Pegou pesado!

  8. Joaquim Rosa

    É seu Jorge, às vezes penso que a culpa é toda minha.

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    .... Texto que passa pano para instituições 'S'! De cidades sustentáveis este senhor só tem os panos para passar!...favelas só crescem do pior modo! Sua ong deve ganhar capitalzinho generoso para ele atuar como o passador de pano os abusadores que mamam nos cofres públicos do Estado!!!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.