Ilustrada > Jabuti desclassifica de prêmio ilustração feita com inteligência artificial Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A alegação é que a IA não cria nada, apenas utiliza partes de outras criações. Igual ao Dr. Frankenstein.
Acho que antes de se discutir se é arte ou não, gostaria de saber o que há de autoral em uma imagem elaborada por IA. Comparar com Photoshop ou Corel Draw é ridÃculo, porque nesses softwares, o comando das ferramentas e a construção da obra e suas alterações são totalmente dirigidos pelo artista. E no caso da IA, o que há de autoral no produto elaborado por ela (e não por meio dela, como nas antigas ferramentas não generativas)?
Que amadorismo do Jabuti.
O uso de novas ferramentas pode gerar, em seu inÃcio, algum mal entendido até que seja devidamente ajustado ao figurino do momento. O surgimento da fotografia, por exemplo, suscitou muitas discussões sobre ser ou não arte, tendo Baudelaire assim opinado: ¨a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados¨. Robert Capa, Cartier-Bresson, Ansel Adams, Sebastião Salgado, entre muitos, ajudaram a desfazer a dúvida com o tempo.
Ridiculous.
É um imenso equÃvoco da comissão julgadora. O uso do Midjourney, como bem lembrou o designer da capa, é equivalente ao uso de qualquer instrumento de suporte ao projeto gráfico, como Photoshop, Ilustrator, colagem, xerox e assim por diante. É um instrumento, mas quem decide é o designer.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Jabuti desclassifica de prêmio ilustração feita com inteligência artificial Voltar
Comente este texto