Ilustrada > Jabuti desclassifica de prêmio ilustração feita com inteligência artificial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIS CARLOS SILVA EIRAS

    A alegação é que a IA não cria nada, apenas utiliza partes de outras criações. Igual ao Dr. Frankenstein.

    Responda
  2. Davi Oliveira

    Acho que antes de se discutir se é arte ou não, gostaria de saber o que há de autoral em uma imagem elaborada por IA. Comparar com Photoshop ou Corel Draw é ridículo, porque nesses softwares, o comando das ferramentas e a construção da obra e suas alterações são totalmente dirigidos pelo artista. E no caso da IA, o que há de autoral no produto elaborado por ela (e não por meio dela, como nas antigas ferramentas não generativas)?

    Responda
  3. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Que amadorismo do Jabuti.

    Responda
  4. Gilberto P Santos

    O uso de novas ferramentas pode gerar, em seu início, algum mal entendido até que seja devidamente ajustado ao figurino do momento. O surgimento da fotografia, por exemplo, suscitou muitas discussões sobre ser ou não arte, tendo Baudelaire assim opinado: ¨a fotografia não passa de refúgio de todos os pintores frustrados¨. Robert Capa, Cartier-Bresson, Ansel Adams, Sebastião Salgado, entre muitos, ajudaram a desfazer a dúvida com o tempo.

    Responda
  5. Miro Costa

    Ridiculous.

    Responda
  6. Jayme Serva

    É um imenso equívoco da comissão julgadora. O uso do Midjourney, como bem lembrou o designer da capa, é equivalente ao uso de qualquer instrumento de suporte ao projeto gráfico, como Photoshop, Ilustrator, colagem, xerox e assim por diante. É um instrumento, mas quem decide é o designer.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.