Poder > Como manter um debate civilizado em meio aos horrores da guerra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Não tem nada de civilizado na censura. Os jornais que sofreram censuram hoje aplicam a mesma medida com critérios obscuros que não são divulgados, iguais ou até pior do que na ditadura, pois lá ao menos se sabia quais palavras poderiam ser ditas. O leitor é a causa única da existência do jornal, tem o direito de saber porque está sendo censurado e de defender seu ponto de vista. Confundem editorial com ditatorial.
A censura burla a paciência e desrespeita o leitor ao não publicar com clareza os termos que são proibidos pois as palavras precisam de um contexto para serem compreendidas e isoladamente nada significam, coisa simples
Sinto muito por vcs que tem que fazer esse trabalho que com certeza é emocionalmente desgastante e estressante, sinto muito tb por o mundo ser um lugar onde o trabalho de vcs seja necessário.
Parabéns prezada "sensora da Folha", por ter que lidar diariamente com os comentários deste espaço. Não por acaso, são os comentaristas "profissionais" que possivelmente dão mais trabalho, donos da verdade que são, destinando ao céu ou inferno colunistas e reportagens conforme a tribo que pertence.
Em 2015, Umberto Eco afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma "legião de imbecis" [...]. "Normalmente, eles eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel”. Segundo Eco, a TV já havia colocado o "idiota da aldeia" em um patamar no qual ele se sentia superior. "O drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade". O escritor ainda aconselhou os jornais a filtrarem infos com uma "equipe de especialistas".
Carlos (abaixo): concordo com Eco.
Obrigado, Roberto Gomes, agora todos sabemos que você (provavelmente) leu zero, do eco, digo, Número Zero, do Umberto Eco. Mas o que você pensa a respeito mesmo?
Acabei de ser censurado e ter o comentário removido por mencionar a palavra Intifada. "A intifada é um termo árabe para se referir a uma rebelião popular contra um cenário de opressão". Entendem o gravÃssimo problema dessa censura seletiva e unilateral de palavras? Em questão de 30 dias, chegamos ao absurdo de não podemos mais falar de: ideologia, polÃtica, história, geografia, religião. Talvez seja menos autoritário desativar os comentários de uma vez...
"Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para disfarçar, encenais longas orações. E, por isso, recebereis castigo ainda mais severo!"(Mateus 23:14)
Querida, mas nem tanto, censora. Texto fofo não combina com censura, que é coisa muito séria, especialmente para jornalistas, não? É preocupante o fato de a Folha estar censurando comentários como vem fazendo sobre essa guerra. É mais um capÃtulo da história que está sendo escrita com vermelho no chão de Gaza e com azul e branco na mÃdia ocidental.
Há diferença entre o corrupto Netanyahu que já renunciou 5 vezes por corrupção e o Hilter? Não vejo.
Há diferença entre O corrupto que já renunciou 5 vezes por corrupção e o Hilter? Não vejo.
Is Rael sequestrou os brasileiros e só liberta sob pagto de resgate - Qual resgate? Apoiar o genocÃdio de inocentes, só para Abrir um Canal e um Gasoduto no Norte de Gaza pra abastecer a Euro que perdeu energia barata da Rússia.
"Cio Nismo" maior ato anti sse mi ta, assim pensam os Ju de us verdadeiros.
Os comentários que criticam a forma que Israel se defende normalmente não consideram que Israel foi atacado de forma selvagem, e não oferecem alternativa viável melhor para se defender de um inimigo que usa sua população como escudo. A mensagem implÃcita que transmitem intencionalmente, ou não, é: Israel conforme-se em viver com um vizinho que quer, e vai, te atacar continuamente com atos terroristas.
Abrir um Canal e um Gasoduto no Norte de Gaza pra abastecer a Euro que perdeu energia barata da Rússia. Há provas que forças armadas de Is Rael abriu fogo contra seus homens e civil meu caro. Pesquise pra não ser injusto. Esse ataque teve a mão do corrupto Netanyahu.
Agora sabendo que a maioria de mortes em território israelense foram causados por "fogo amigo" israelenses, visto já ter publicações autênticas de helicópteros apache israelenses atirando em soldados e civil israelenses. Tudo fraude pra manter um genocÃdio de um Povo. Agora, sabemos que tudo foi para se construir um Gasoduto e um Canal pra levar energia para Europa a partir do Norte de Gaza. Tudo petróleo e Gás.
A FSP gosta é dos pentecostais que se enrola com a bandeira de Is Rael e oram chorosamente em cima de toda ignorância do mundo.
Católicos e pentecostais são presas fáceis de narrativas falas. Se pesquisar, vai saber que o invasor é o que se diz invadido mas, pedir pra pesquisar quem tem preguiça é muito. Sabia que Netanyahu está envolvido na tramoia da invasão? Tem que fazer um gasoduto e um canal pra levar petróleo e gás do Norte de Gaza pra Europa já que essa perdeu da Rússia energia barata. Mas, vc vai continuar acreditando nessas mentiras. duvido se não chamou o genocida Bozo de mito e acha ele homem de deus.
Existem vidas inteligentes no Brasil fora da dicotomia... !Sou Católica, apoio o Pais não por princÃpios religiosos, mas, sim, porque a primeira vez que soube de sua existência, foi na guerra dos seis dias, quando foi invadido.Depois a mesma coisa. E em sete de outubro igual. Não apoio homofóbico e quem menoscaba mulheres e, muito menos quem faz da população civil escudo salva-vidas.
Não basta a censura da mediação, ainda há intolerantes que não gostam de verdades contra a "menina dos olhos do senhor da guerra".
Pesquise meu caro, foi os helicóptero apache de Is Rael que mataram a maioria das pessoas. Deixe as paixões e procure a racionalidade. Tudo fraude pra expulsar os palestinos e fazer um Canal e um gasoduto no Norte de Gaza. Fato. Não adianta chilique.
Pensei que a moderação da Folha proibisse manifestações absurdas como esta. Se for assim este painel não serve para troca de opiniões sensatas mesmo se divergentes. Melhor ficar de fora. Fui
Se não for pra pedir oração para Is Rael a FSP está excluindo todos comentários.
Algumas vezes tive comentários simplesmente barrados sem que eu conseguisse identificar quais seriam os termos supostamente ofensivos e que contrariam as regras do jornal. Enviei esses comentários ao jornal mas nunca obtive resposta. Qual o sentido de impedir carácteres numéricos? Escrevê-los por extenso requer espaço precioso e muitas vezes inviabiliza o comentário, só para citar um exemplo.
Infelizmente, a moderação de comentários na FSP falha miseravelmente.
"Como manter um debate civilizado em meio aos horrores da guerra". PoderÃamos começar alterando o tÃtulo: "Como manter um debate civilizado em meio aos horrores de um massacre" : Quantas crianças foram mortas em Gaza, alvos de mÃsseis israelenses?...Quantas famÃlias foram destruÃdas?...Quantas moradias viraram escombros?...Quantos hospitais deixaram de funcionar por falta de energia?...Guerra só rola entre dois Estados. Não é o caso.
Impecável, Paulo! Chamar o que está acontecendo de 'guerra" é participar de uma grande fraude.
Em qualquer comentário sobre a crise humanitária na Palestina, não há como evitar o uso dos termos ´sionismo´, ´Netanyahu´, ´massacre´, ´apartheid´, ´genocÃdio´ considerados como "ofensivos" pela linha editorial da FSP, que, a exemplo de toda a grande mÃdia ocidental, trata este massacre como uma "guerra" entre Israel e Hamas. Está perdendo e perderá assinantes, entre os quais eu me incluo.
Olá, Rebeca. Eu nunca recebi nenhum aviso e já faz mais de um ano que todos os meus comentários passam por moderação. Se eu disser: "Parabéns. Ótimo artigo.", vai para a moderação.
Não basta ser censora, tem que chamar o leitor de incivilizado. É o cúmulo do desrespeito!
Têm sim. Essa semana alguém respondeu meu comentário praticamente me chamando de feminino do dog, colocou k e separou sÃlabas. Não denunciei, porque acho o fim do mundo denunciar e o denunciado não saber o que escreveu.
Eu quis encerrar minha assinatura, a srta que atendeu o telefone me deu graciosidade de assinatura por um perÃodo. Sou assinante desse jornal há muito tempo, mas ao dá mais para acompanhar esse jornal, nem de graça.
E eu, adoro a folha. Sou assinante há mais de trinta anos. Pago com a maior satisfação. Só não gosto do caderno de Esporte.
Olá sou a censora, que falta de respeito com os leitores?
A Folha de Tel Aviv - Um Jornal a Serviço de Ishael errou de maneira catastrófica censurando termos imprescindÃveis. A necessidade desse "informativo" é a prova cabal disso. A revolta dos leitores e os cancelamentos são a consequência. Quem já está horrorizado com a censura, ainda imagina qual será o próximo passo. Entraremos numa "Lista de Schindler Reversa"? Seremos posteriormente perseguidos e cancelados pela Folha, que porta-se como tentáculo do "The Lobby" que o Intercept está denunciando?
Aposto em outra malandragem da Folha: o atraso em publicar comentários que são barrados apenas por opinião contrária à ideologia do jornal. Publicados com gde atraso, qdo a matéria não está mais em destaque.
Bingo. Comece a perceber a mesma tática no artifÃcio "Ao Vivo", que emula uma timeline efêmera de rede social. É uma forma sorrateira de isentar-se legal e moralmente da obrigação de dar as notÃcias que desagradam a linha editorial do jornal, mas com a grande vantagem de sumir com a notÃcia em tempo recorde. E de brinde, impedir que "Sua Excelência, o leitor boca suja e mal educado" mostre sua indignação e influencie o algoritmo que dá destaque ao Mais Lidas e Mais Comentadas.
A Sra Censora trabalha por dinheiro e obedece as regras do patrão. De fato é uma desqualificada qualquer. Uma pessoa abjeta. Espelha bem essa midia infeliz.
Zibas. Comentários assim eu denuncio.
Assim não dá. Ofensas pessoais só depõem contra vc. Seu comentário grosseiro acaba dando razão à censora.
Censora, além de vc perder a saúde mental vai perder o emprego também. Se o leitor não escrever o que pensa e escrever do jeito que vcs acham que é correto você não terá o que fazer......
A Folha censura e depois publica. Nunca deixou de publicar um comentário meu.
Há censura ideológica desde sempre na Folha. Agora é esse viés pro-Israel. No governo FHC, a maioria de minhas crÃticas, todas bem educadas, iam para a moderação. Tive q começar a menciona-lo como "prÃncipe dos sociologos". Qdo a Folha babava ovo para Moro, tb não podia citar seu nome. Só chamando-o de conje.
Verifiquei que este conto de fadas tem um número reduzido, mas ainda assim significativo, de apoiadores da censura da Folha, em sua maior parte destacando a importância de um "ambiente civilizado", coisa e tal. Não tenho tempo nem paciência para conferir, mas poderia jurar que estes são os mesmos que apoiam o Bozo e Israel. Fica a sugestão para um cruzamento de informações que levaria a resultados nada surpreendentes.
A Folha é cÃnica e anti-ética.
Compreendo a posição da "censora". Muitos comentário meus são encaminhados para avaliação, quase sempre fico sem entender por quê? Outro ponto: li em algum lugar que este tipo de trabalho, ler tantas ofensas e gente ruim expressando suas opiniões ruins, levam vocês se sentirem mal. OU seja, é um trabalho insalubre psicologicamente. Pode causar danos psi. Pergunto: a Folha tem um programa de prevenção da saúde mental de vocês?
Essa história de "moderação", apenas, é conversa fiada! Nas últimas semanas, um enorme número de comentários meus, todos em português impecável, foram simplesmente barrados, sem ir para a moderação. Do restante, quase todos tiveram que passar pela dona censora. O que todos tinham em comum? CrÃticas a Israel! Não se trata de termos, mas de ideias e parece que a Folha considera que não apoiar Israel é uma ideia má. Foi por isso que cancelei minha assinatura: não sou cúmplice de genocÃdios!
A Folha censura ideias, não palavras. Muitos comentários educados e argumentativos que faço não são publicados no espaço. Além disso o painel do leitor não reflete proporcionalmente as opiniões que conseguem passar pela censura. No caso do gênio Cid io , não tem jeito. Não se pode contestar ou criticar o lado opressor.
A FSP censura palavras, em primeiro lugar e depois ideias contrárias a linha editorial da mesma. Não todas, claro, deixa passar algumas pontualmente por aquilo de manter um certo equilÃbrio. A moderadora/censora trabalha para um jornal, lógico que tem que seguir a orientação dos chefes, não é responsabilidade dela e nem sabemos o que ela realmente pensa. Mas não da para engolir que a finalidade da censura consiste apenas em não ofender ninguém e não jogar lenha na fogueira.
Olá, Rebeca, a Censora. Prazer. Demorou a aparecer, hein? Gostaria de fazer algumas perguntas. Um: por que o algoritmo veda números cardinais extensos, como os de anos, que para passar pela censura precisam ser escritos por extenso? Dois: por que Tati Bernardi e Mariliz P Jorge escrevem um monte de palavrões num jornal que meus filhos leem, e eu, que critico o fato sem usar termos chulos, sou censurada? Vc é mais eficiente que o ombudsman?
... quem mais xingam e desrespeitam os outros na Folha såo os crentes insurrecionistas olavistas militarcianos, os tais saintmonios de Trump e Bozo( bozo Tambem é saint monio de Trump)
Porque, Roberto Pires, eu dou a eles a liberdade que meus pais me davam quando eu lia a FSP trinta anos atrás. Na época, o jornal não tinha palavrão. Estou tentando ensinar a meus filhos que imprensa e ler jornal é importante. Mas a FSP joga contra. Daqui a uns dias não vai ter leitor nenhum, porque publica conteúdo impublicável num jornal de respeito, sem qualquer filtro.
Por que os seus filhos estão lendo as colunas da Tati e da Mariliz, que são conteúdos para adultos, sem a sua supervisão?
Censora mesmo. Tenho feito comentários ponderados que são censurados. Inacreditável que a Folha censure seus assinantes. Vergonha!
Se eu escrever um comentário com "felicidades" vai para moderação. Logo a censura também está ocorrendo também em função do autor, sem relação com o conteúdo. Queria que me explicassem o motivo
A moderação protege os leitores do lixo produzido pelos desequilibrados e problemáticos e protege o jornal de responsabilidade civil e penal no caso de crimes contra a honra e crimes de ódio que de outro modo seriam cometidos por aqueles dementes e sociopatas que tem uma tara por ofender, agredir, discriminar e inocular seu veneno na seção de comentários.
Sim. Há os excessos. Mas em vista do número recorde de reclamações de censura, não é possÃvel acreditar que a absoluta maioria dos comentaristas sejam agressores criminais. Não. A Folha sempre exerceu censura ideológica e, neste momento, nitidamente passa o pano para as atrocidades de Israel. Antes q me chame de antissemita, declaro q Hamas é terrorista e Israel tb é. Talvez pior oq é um Estado estabelecido e Hamas é um grupo pária internacional.
A Dona Solange também tinha muitas explicações para a censura.Todas eram para o "bem".
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Qual é o seu problema?! Que obsessão, cara! Vá dar um passeio pra esfriar a cabeça, daqui a pouco vai estar repetindo passagens dos protocolos dos sábios de Sião....
Vocês estão precisando contratar mais profissionais para este espaço e também para outras áreas. Deve ser mesmo insalubre ler tantos comentários muitas vezes carregados de irritação, falta de educação etc. A situação no Oriente Médio deixa as pessoas inconformadas e uma forma de expressar é escrever. Não é fácil para ninguém.
O sionismo é muito forte, todos temem e por isso tanta censura.
Sim, junto com a maçonaria e os Illuminati são eles que governam o mundo, não é mesmo? E qual será a teoria conspiratória de amanhã? Algo a respeito da vacina ou da cloroquina? Os delÃrios da extrema-esquerda não são muito melhores que aqueles da extrema-direita.
Qual a diferença entre morticÃnio (censurado) e mortandade (aceito). O Raé é cruel.
Vamos la, mas "equipe de moderação" em espaço de opiniões? Vade...
para a folha e seus compadres donos da banca manter um debate civilizzado significa denominar o hamas como grupo terrorista e o exercito de israel como forças de defesa,defesa de que? dos territorios palestinos ilegamente ocupados? defesa do confinamento de 2 milhões de seres humanos em 350km² em condções sub humanas?
Concordo plenamente com você Vicente. O ato do Hamas até pode ser considerado como ´terrorista´, mas a existência do Hamas é uma reação ao colonialismo de Israel, nas mãos de sucessivos governos de extrema direita. E o ´direito de defesa´ israelense é um fake para justificar o extermÃnio de toda a etnia árabe na Palestina.
Não convenceu. Dona Solange seria mais persuasiva. Ah...vai um teste: Isr....(não passou)
Ah, esqueci. Posso escrever "bom dia" apenas. Todo comentário meu, 100%, vai pra censora, que demora 3 horas até publicar. Sou um perigo! (Hahah este tá dizendo que há palavras que exigem moderação... vá lá).
As explicações da censora são recheadas de eufemismos, a folha também censura toda as aluções e nomes do estilo de governo, se é que você me entende, vigente no Brasil nos anos sessenta, setenta e oitenta. Experiemente usar os termos sociológicos para ver seus comentários barrados.
Estas bem paga? É isso que importa, o leite das crianças! Só não me vem com essa de equilÃbrio, pois não há... aprendemos muito mais que enganar robôs ;)
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Como manter um debate civilizado em meio aos horrores da guerra Voltar
Comente este texto