Poder > Como manter um debate civilizado em meio aos horrores da guerra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Por uma questão de transparência, e, decência, o jornal deveria explicitar as razões pelas quais censurou esse ou aquele comentário. Caso contrário, posso inferir que questões ideológicas do censor podem ter sido determinantes. E isso é covardia.
As questões ideológicas não são do censor, mas do próprio jornal. O censor é só mais um a banalizar o mal...
Entendo que o jornal precise de moderação, mas teria que ser de forma mais moderada mesmo que demorada.
Conta outra. Essa é fraca.
Quando meus comentários serão publicados imediatamente, e não bloqueados por horas, às vezes até o dia seguinte? Aliás, alguns comentários meus nunca foram publicados, e não recebi a explicação disso.
Depois desta DR coletiva, eu nao tenho dúvidas, eu estou transformado, homem Novo!!!... Eu ficarei de olho nas manifestações do Pe. Lancelotti. No Caso de ele iniciar os cochichos com os extremistas de Netanyahu para diminuir o fluxo de caminhões com ajuda humanitária, e bloquear a saÃda de brasilianos de Gaza! Ele pode ter sido seduzido pelos saintmonios de Trump que incorporam os crentes insurrecionistas do Brasil e do mundo!!!...nos vemos la fora, pessoal!!!...
Qualquer coisa contra as elites e o Atlanticismo é prontamente censurado palavras como reesta t i za r são prontamente censuradas
Acho problemático esse robô. Parece não se importar muito quando se acusa o Hamas de terrorismo, mas logo age quando a crÃtica é para o outro lado.
Fico triste pelo seu trabalho, querida censora, eu sei que não é você que pauta a cobertura enviesada do jornal.
A censura sempre foi um instrumento de moderação e de zelo pelo ambiente. Já era necessária no pós guerra e no perÃodo da guerra fria, época em que a humanidade era mais "carneirizada". Desde então algo aconteceu especialmente aqui no Brasil, onde muitas pessoas passaram por um forte processo de "lobotização". Perderam o controle, a compostura, o respeito, etc. Censura neles! Se a famÃlia não foi capaz de ensinar, a vida e a Folha ensinam. Mesmo entre lobos existe respeito.
Bob, gente como você me faz compreender o sucesso do Bolsonaro. Muito obrigado por esta aula.
Kkkkkk que piadista é vc
Se não for censurado, gostaria de deixar aqui minha avaliação deste artigo: cÃnico.
Eu tenho certeza de que depois desta nossa DR coletiva, a senhora Censorsa sera gentil e liberará meus ' ensaios de sofá' que tratam o jornal de grande circulação em SP e no paÃs como 'Sugar-Baby' e as federações similares a do tipo 'S' como 'Sugar-Daddies'! Conto com sua prestativa atençäo e gentileza. Valeu obrigado pela conversa Eu ficarei no aguardo de seu retorno!Atenciosamente, Cleomar Ribeiro (CR).
Penso que a "moderação" deva ser na forma do comentário e nunca em seu conteúdo. Tive várias experiências em que meu comentário foi censurado , sem que constasse nenhuma palavra mais ofensiva ou xingamento. Censuram-se palavras, ideias nunca!
Se existe no jornal tamanho desprezo pelo setor de comentários, que a moderadora nem mesmo se furta de expor, por que este espaço é mantido? O algoritmo é extremamente vagabundo e a atuação da moderação extremamente lenta. Não seria melhor suprimir este espaço do que humilhar os leitores?
Eu me sinto uma intelectual , na Ditadura Militar, sou desse tempo!, quando a Folha censura minhas tecladas linhas. Protesto aqui e agora, quando alguém denuncia um comentário, a Folha exclui sem mencionar. Tive um censurado há uns dias e não consegui achar o que havia escrito. Tinha que apontar. Nunca escrevo nada anormal, porque modéstia à s favas, sei fundamentar e ,mais modesta ainda, conheço a lÃngua portuguesa e alguém do rebanho,Boiadeiro atual ou anterior,pode ter se sentido ofendido.
Eládio: isso é democracia. Ainda bem que o pensamento é divergente.O que seria da vida se todos gostassem do Santos? Bento: censura mas depois publica. O uol censura e algumas vezes não publica. Paula: a única estimação minha na vida é o Santos...
Paula:eu? Não! O único polÃtico que gostei um dia foi FHC. Quando impôs a reeleição percebi que era, é, tão oportunista quanto os demais. E votei para Zé Maria do pstu. Sigo o aforismo de minha defunta mãe, então viva: polÃtico é para ser cobrado e não idolatrado e para os adoradores do Boiadeiro atual, digo o que ela dizia: de que vale estudo para quem não pensa. Votei para o atual, porque o anterior foi terrivelmente mau presidente, se fosse apenas mau, teria anulado como fiz em dezoito.
Mais ou menos, né, Neli? Vc "sabe" argumentar quando é pra defender o seu polÃtico de estimação.
Como se adequar à linguagem de moderação, caro Bento, se a moça censura até nome de paÃs? E a senhora tem razão de enviar a modéstia à s cucuias, dona Neli. Embora discordemos em muitos pontos, não posso deixar de reconhecer que seus comentários são muito bem redigidos e fundamentados. E viva o contraditório!
Pois é Neli. Achei que tinha aprendido a me adequar à linguagem de moderação da fSP. Porém, ultimamente, percebi que a censura no site se intensificou. É muito decepcionante e frustante ser privado da comunicação com os outros leitores.
... tem 'Zé Povinho' e 'Juca Pato' e tem também 'Zé Povinho' e 'JucaPato!... Depende do estado de espÃrito ' Zé' e do 'Juca'! De qual 'Zé' e 'Juca' tú se referes?...ah, vou ignorar esta provocação!!!... ' Este é o momento, Cleomar, de se tratar!'!.... Oh, naipe do cara para mim!!!.... É mole???... Ele escreveu isto porque não apreciou muito meu ensaio!!!... Um de meus ' ensaios de sofá'!!!...
Parabéns pela matéria. O Brasil precisa disso: conversar. Acho que vcs deveriam sempre explicar os motivos da censura. Seu público iria entender as razões e se muitos reclamassem vs entenderiam que o problema está em vcs.
Com todo respeito, senhora censora, todo jornal possui uma linha editorial e a da FSP, no que diz respeito a essa guerra, está clara. Então, a censura não visa apenas a manter o nÃvel do debate, mas tem também viés ideológico. Tudo bem, esse é um direito dos donos do jornal. E é um direito dos leitores criticar essa postura, assinalar erros grosseiros e tentar apresentar fatos que a FSP minimiza ou ignora. A sua censura, se é que parte somente senhora, em ocasiões cerceia o debate.
... cadê a Guterres, pessoal???... A Guterres tem se queixado sobre estas censuras.
A Marina Gutiérrez não se ajusta a linha editorial da folha. Insiste em mostrar o outro lado. Aà o debate não interessa muito a FSP.
E quem irá fazer a moderação da folha ? Já que essa, tomou partido de Israel. A grande mÃdia carrega a mancha de sangue das crianças inocente da palestina.
Censora, por que a palavra "Is rael" é censurada?
Se forem "vaporizar" novamente o comentário, tenham ao menos a decência de facilitar o cancelamento da assinatura, por obséquio.
E por que os meus comentários anteriores foram "vaporizados" e não somente excluÃdos?
E por que os jud eus tem um tratamento especial, inclusive recebendo uma matéria na Folha por Folha, e para os palestinos qualquer comentário passa? Acredito que todos os povos são iguais. Afegãos, por exemplo, tiveram tratamento especial pela Folha?
Gostaria que realmente houvessem humanos na "censoria" da Folha. Mas não existem. São palavras que são detectadas e, após ir para a censoria, nunca são postadas. Eu tenho hábito de retornar às tentativas de postagem. Não ofendo, não promovo o ódio. Mas tem palavras que tento escrever: hi pó cri tá, nazhi smo... Não passam e depois ninguém lê para ter chance de aprovo.
... teve um cara e mais dois folgados interagiram em meu comentário, o primeiro escreveu: ... Tire o L do seu rabo!!!...''!...Este comentário passou!!!... Eu respondi mas meu comentário foi reprovado!!!... Noutras vezes, a folha-censora excluiu meu comentário e ficaram os comentários dos detratores:... Vai se tratar, é droga que vc usou,..., e por ai seguem livres!...
Moderação de comentário é bom, mas regulação da imprensa é melhor.
Tenho 55 anos, leio assiduamente está Folha desde a adolescência e creio que muitos artigos desse jornal ajudaram-me a criar uma visão cidadã. Assino a Folha há anos. Fiz comentário a uma opinião da colunista Mariliz Pereira Jorge (Vidas judias não importam). Contestei o viés ideológico e trouxe um link da Revista The Economist que expunha categoricamente as baixas nesse conflito nas últimas décadas. Fui censurado. Reescrevi em tom mais cuidadoso. Fui censurado. Restou-me cancelar a assinatura.
Acho que vc tá precisando ver uma certa charge do Washington Post que anda circulando por aÃ... Saiu do site do jornal, mas na própria FSP vc encontra.
Se você houvesse cancelado a assinatura, não poderia comentar aqui, como todos sabemos.
Eu não consigo escreve o nome do paÃs que está supostamente se defendendo em nenhum contexto. Nunca vi nada assim.
Houve tempo em que não se permitia a palavra 'golpe' nos comentários. Ofende? Outras vezes, uma crÃtica ao jornalismo da Folha passa pelo algoritmo, sem usar truques, com termos adequados, mas depois de um tempo, some. Quem leu não gostou. Moderação? DifÃcil separar de censura.
A única coisa que sei é que R$9,90 dá para comprar uns dez pães no supermercado, é o que farei.
Se a moderação fosse tão sensata e cristalina como quer nos fazer crer a moderadora não haveria tanta reclamação. As vezes palavras chaves, que estão no texto da reportagem, são censuradas, poristo eu sou um dos que xingam a censora de D. Solange por ela ser isto. Uma censura. Sem moderação
Sessenta, Daniela. rsrsrsrsrs.
D. Solange deve ser desconhecida da maioria. Só quem tem mais de cinquenta anos é q vai lembrar dela.
Tem q ter moderaçao. Essa automática pode ser melhor configurada, mas a humana é imprescindÃvel. Isso garante um ambiente salubre nos comentários e faz as pessoas se esforçarem em debaterem ideias e fatos sem ofender os outros. Um jornal da minha cidade nao tem nenhuma moderaçao, é uma terra de ninguém, onde as ofensas pessoais sao a grande maioria dos comentarios.
Em tempo. Não costumo agredir ninguém e o máximo de xingamento que já me permiti foi chamar a censora de D. Solange, que para mim é a mais alta esculhambação que eu posso chamar alguém que se acha moderadora
Parabéns pelo trabalho Rebeca e demais colegas envolvidos. Eu acho que vocês são até bastante moderados e imagino o quão desgastante deve ser ler o teor de alguns dos comentários, esses sim escritos por seres que se dizem humanos. O que se espera em um debate é respeito entre as partes, bom senso nos comentários e colocar-se no lugar do outro. Isso engrandece o debate de ideias.
Sem com
Sem dúvida alguma o trabalho de moderação, seja ele feito por humanos, algoritmos ou ecossistemas inteiros, é de extrema importância na atual conjuntura mundial. Mais do que evitar ofensas e comentários criminosos, a moderação precisa agir rigorosamente sobre a difusão de notÃcias falsas. "Fake news" é a nova "Peste Negra" da espécie humana.
Por favor informe para qual e-mail devo enviar minha solicitação uma vez que um comentário que fiz e foi recusado não mereceu nenhuma explicação apesar da minha linguagem extremamente moderada e nenhuma violação as regras estabelecidas.
Dia desses, uma pessoa estava fazendo apologia de golpe militar. Denunciei e ficou por isso mesmo. A "censora" fingiu não ser com ela. Mas nos aguentar é um trabalho de Hércules.
Nunca tive uma denúncia rejeitada.
Tenho uma sugestão: que tal um "cadastro positivo" de leitores notoriamente bem-educados, com manifestações civilizadas, ainda que vez ou outra furiosos ou revoltados, mas sempre contidos, com linguagem apropriada? Claro que, se houver excesso, o leitor perderia esse status privilegiado. Evitaria em muito a nossa fúria quando somos bloqueados e, de lambuja, reduziria o trabalho da sua equipe.
... eu voto pela rejeição desta sugestão!!!... Corre-se o risco de se ter só pets comentando! Terra fértil para filhas e filhos inúteis bailarem e cantsrem suas canções desagradáveis!!!...Très Intrigant!!!...
Pode até ser que a moderação humana seja da forma descrita. Porém, certamente, isso não ocorre com a informatizada. Como ela é o primeiro filtro, parece estar programada para censurar e enviar os comentários de alguns leitores para moderação. Leio textos de outros leitores com palavras iguais à s minhas que foram publicados, enquanto os meus e de outros vão para a moderação. Exemplo: Nome de um paÃs que também é nome de pessoa, atualmente em evidência.
Apesar de as vezes ficar muito chateado agora tenho mais admiração pelo seu trabalho. Afinal não e toda moderação q coloca a cara a tapa. Excelente matéria pro onbundsman.
kkkkkk o ombudsman da FSP dorme em berço esplêndido...
termos q
Mas podia ser ouvidor né prof. ? Maldita porção vira lata de temos que falar tudo em inglês.
Obrigado prof
@Monsores: deixa que eu corrijo para você: ombudsman. Vai que você erra na terceira vez também...
Obumdsman
Rebeca, louvada seja sua coragem de "expor-se", embora suas "explicações" sejam pueris, mais parecendo um pedido de "desculpas por atrapalhar" a livre circulação de ideias (sic!) do que propriamente de esclarecer algo. Afinal, o "mistério" continua: que dia-bos de palavras ativam o censor? Sem um "hint", jamais saberemos.
Pode até haver palavras de ativação, mas há tempo que a censura é de ideias.
Oi D Solange. Prazer.
Senhora Censora, sou contra a censura. A incitação ao crime está tipifica em lei. Mas será que o MP iria agir?
Minha cara, nunca escrevi comentários desejando mal a nenhum dos lados, somente mostrando minha indignação com a limpeza promovida por Israel. Contudo, tive comentários recusados.
Grato pelos esclarecimentos prestados. Mas uma dúvida ainda permanece: por que tantos comentários meus , sem ofensas pessoais, pelo contrário, louvando a Democracia, o Estado de Direito, a Constituição , recriminando violência e corrupção , foram objeto de moderação ou até mesmo não publicados?
Numeros sao bloqueados. Algumas palavras q podem ser ofensas en algum contexto também. Eu copio o comentario e vou mudando as palavras suspeitas, até q passe. Agora é bem raro acontecer de bloquear direto, acho q peguei o jeito.
A censura inicial é realizada por software. Ou seja, depende de como ele foi programado.
Mistérios! Também já fiz essa pergunta, o filtro só compreensÃvel e faz sentido para a censora. Mas desconfio, também, que há uma lista negra, de vez em quando há uma sucessão de vetos incompreensÃveis, seguidos de liberações idem.
Prazer, senhora, eu sou um daqueles que dão trabalho. Sou irônico e à s vezes punk, frequentemente desço a lenha na Folha de Seu Paulo, mas jamais promovoria violência ou apoiaria qualquer coisa do gênero, venha de onde vier. Não sei se a senhora já desconfiou, mas há leitores que comentam mais do que leem (risos). Agora, me explique: como fica o liberalismo deste jornal após apoiar a polÃtica criminosa de um governo de extrema direita, que se vale de um ataque para destruir toda uma população?
Nossa Abrão! Ela deixou essa sua msg passar, mesmo com essa frase final?! Kkkk parabéns cara!
Obrigada por manter o ambiente virtual seguro e saudável! A moderação faz um trabalho silencioso e importantÃssimo. É tarefa durÃssima lidar com os aspectos mais sombrios da humanidade e a selvageria só não domina porque vocês estão por aÃ. Obrigada
Nada contra a moderação como processo. Ocorre que o bot precisa ser realmente inteligente para não causar tanto desconforto entre leitores responsáveis e civilizados. No estado atual parece uma ia, assim, em minúsculas.
Nenhum software é inteligente.
Internet é terra de ninguém, muitos acham que estão na mesa do bar, no quintal de casa. Creio que os termos barrados devem seguir alguma lógica de tentar burlar. Só acho que no atual conflito estão censurando palavras que no contexto correto não são ofensas. Por isso as vezes parece mesmo tomada de lado. Sem problemas se for divulgado. Um dos lados quer censurar crÃticas como se fossem algo que não é.
O nÃvel civilizacional deve ser mantido sobretudo com tanto ódio naturalizado. Mas o algoritmo precisa ser aprimorado. Demonizar palavras não contribui ajuda sobretudo quando a fala é não violenta.
Até agora eu não entendi as razões que sustentaram alguns comentários meus terem ido à moderação. Não uso palavrões, não ataco pessoas, apenas debato ideias. E,também, nunca fui informado sobre o resultado da análise. O que sei é que os censurados nunca foram publicados.
Já critiquei os leitores panfletários que ficam ameaçando sair da FSP pelo "baixo nÃvel" do artigo (leia-se: contrário ao que o leitor pensa). Tenho plena convicção de que a FSP é plural e não tenho mania de perseguição de achar q estou sendo censurado, mas, sim, q em algum momento chutei o balde... Não à toa, já enxuguei todos os meus gastos "não obrigatórios", exceto esta assinatura. Minha solidariedade aos "censores" face aos reclamos de leitores panfletários de suas bolhas
Sou um leitor panfletário de uma das bolhas. Sempre me adaptei, com certa revolta, as censuras pontuais desse jornal. Aprendi que não podia mais escrever Fami LÃcia, pois desagradava 7 pessoas de uma população de 212 milhões. Aprendi que não podia escrever Mamadeira Depi Roca, pois desagradava aos evangélicos de famÃlia que possuÃam fotos das mesmas em seus celulares. Mas censurar Isr ael e sio nismo, foi de tamanha brutalidade e parcialidade, que até a Ditadura Militar deve ter sentido inveja.
Tem que aplicar essas regras as colunistas que abertamente promovem a misandria.
Esta possibilidade de comentarios online sobre cada tema é um bom diferencial da Folha. Claro que nao gostamos quanto vai para moderação sem sabermos o motivo , mas agradeço a equipe de moderadores para tentar manter um nivel democrático numa sociedade dividida em duas grandes bolhas intolerantes e o resto de bom senso.
Gostaria de aproveitar este artigo e perguntar se existe uma lista de leitores que vão automaticamente para moderação, independente do teor do comentário ?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Como manter um debate civilizado em meio aos horrores da guerra Voltar
Comente este texto