Rodrigo Zeidan > Privatizar a Sabesp? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ivo Ferreira

    Quem fornece água no Rio de Janeiro é a CEDAE, estatal. A distribuição é que é privada.

    Responda
  2. Luis Cuadrado Martin

    Caro Sr. Cláudio, não é comum faltar água nem que venha água suja em nossas torneiras. No Rio de Janeiro, onde o fornecimento de água é privado, isso acontece.

    Responda
  3. fabio saraiva moura

    Mais um gogo boy de Chicago....lamentável....pensar que na Europa o controle acionário da Enel ainda é do Estado.....

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Mais um bolsonarista atacando a pessoa e não o argumento. Bem típico.

  4. Nilton Silva

    ..."só poucas (agências reguladoras) continuam firme e forte trabalhando para que as empresas concessionárias cumpram seus deveres com a sociedade". Quais?

    Responda
  5. José Cardoso

    Em princípio, estradas, abastecimento de água e esgoto, e transmissão de energia elétrica devem ser administradas por empresas públicas. E a definição de empresa pública é aquela negociada em bolsa, com milhares de acionistas. Como ela depende de agradar os acionistas para ter recursos para investimentos, tem incentivos para controlar custos e não se transformar em cabide de empregos. Por outro lado, os contratos de concessão disciplinam os preços e a qualidade do serviço.

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Achei que o colunista fosse abordar a questão especifica da privatização da Sabesp mas se limitou a desenvolver platitudes genéricas que ao final levariam a conclusão de que essa privatização é no mínimo temerária. Estamos falando de uma empresa eficiente e lucrativa que oferece bom retorno ao cidadão. Por que então privatizá-la ainda mais a toque de caixa e sem a tal regulação imprescindível amplamente discutida pela sociedade? Temos problemas muito mais urgentes e importantes a resolver!

    Responda
  7. José Davi

    Privatizações são defendidas unicamente por aqueles que nunca construíram nada. Empresa privada visa unicamente o lucro de seus acionistas a qualquer custo. Olhem para o que Valle fez em Mariana e Brumadinho, a braskem em Maceió.

    Responda
  8. Marcelo Molinari

    Seria melhor lembrar que o Estado, em tese, foi criado para proteger os nacionais enquanto as empresas têm como objetivo principal o lucro. Mas, certo, o importante são os serviços à população. Da Sabesp sei pouco, já no Paraná a Copel obtém altos lucros, desenvolve tecnologia de ponta e fornece ótima infraestrutura. Sem querer comparar um Ratinho ao Tarcísio de Freitas, qual a razão do governador daqui e deputados a privatizarem?

    Responda
  9. Antonio Silva

    A privatização da Sabesp não pode ser atemporal, estamos falando de suprimento de água potável, para a população de SP, quando se acelera os efeitos dos eventos adversos inesperados decorrentes da Crise Climática. Desconsiderar esse cenário, tratar como questão simplesmente econômica é irresponsabilidade.

    Responda
  10. Marcelo Molinari

    Seria melhor lembrar que o Estado, em tese, foi criado para proteger os nacionais enquanto as empresas têm como objetivo principal o lucro. Mas, certo, o importante são os serviços à população. Da Sabesp sei pouco, já no Paraná a Copel obtém altos lucros, desenvolve tecnologia de ponta e fornece ótima infraestrutura. Sem querer comparar um Ratinho ao Tarcísio de Freitas, qual a razão do governador daqui e deputados a privatizarem?

    Responda
  11. Paulo Silva

    Nenhuma empresa privada entregará os níveis de excelência técnica, eficiência, preço e qualidade ambiental que a Sabesp entrega hoje pelo fato de a empresa privada priorizar o lucro, acima de todos esses outros valores hoje equilibrados ainda com boa margem de lucro pela Sabesp. É estranha então essa gana pela privatização, em especial daqueles que realmente entendem do assunto não apenas superficialmente.

    Responda
  12. Renato Guimarães

    A pressa do governo em privatizar a Sabesp, já demonstra o real interesse desses políticos ( com "p" bem minúsculo). Cheiro forte de maracutaia

    Responda
  13. Eduardo Freitas

    Políticos atuais não estão buscando excelência ou eficiência em serviços públicos coisa alguma. Deve existir algum motivo muito especial para a privatização da Sabesp. Por que na Rússia os serviços de fornecimento de água, gás, energia elétrica e saneamento, entre outros, dá certo sendo estatal?

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Russia? Sério mesmo? Esse eh o seu exemplo?

  14. Maximo Endo

    Gostaria que fosse indicado onde a privatização reduziu tarifa e entregou melhor serviço?

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Telefonia, Embraer e todas aquelas empresas industriais falidas que eram péssimamente geridas pelo estado.

  15. Valdo Neto

    O colunista negligenciou o ponto que entendo ser o mais importante sobre a privatização da Sabesp: por ser o serviço mais essencial entre os essenciais, qualquer risco sobre o abastecimento de água é temerário e poderia ter consequências catastróficas, não seria apenas um contrato bem feito que nos protegeria dessa situação. Temos até suportado as muitas dificuldades geradas pelas privatizações da CPTM e Enel, mas tudo seria muito mais difícil se estas mesmas deficiências acontecessem na Sabesp.

    Responda
  16. gleison leocadio

    E os dividendos pagos? Dinheiro que entra direto no caixa, isto ninguém lembra,né?

    Responda
  17. Luis Cuadrado Martin

    Então, para que privatizar uma empresa que entrega um serviço excelente, como a Sabesp o faz?

    Responda
    1. Claudio Gomes

      E por que não? E quem disse que eh excelente?

  18. Felipe Araújo Braga

    Acredito que o Estado brasileiro deveria se concentrar em saúde, educação e segurança. Entregando bons serviços nessas áreas, coisa que não faz (em geral, pois nossas universidades públicas são excelentes e temos ótimos tratamentos no SUS para HIV e câncer). A telefonia, realmente, funciona melhor privada, já a Enel, foi privatizada e é uma vergonha. Quanto a Sabesp, Metrô, etc.? Precisamos analisar a situação e ver como o cidadão (não apenas consumidor) será melhor atendido!

    Responda
  19. julio alves

    O português castiço e a didática do professor deveriam levá-lo à outorga do Prêmio Rolando Lero do Neoliberalismo, patrocinado pela Folha de São Paulo!

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Típico argumento bolsonarista atacando a pessoa e não apresentando nenhum argumento.

    2. Gustavo Oliveira

      Melhor síntese do artigo, parabéns! kkk

  20. Marcelo Magalhães

    Elogiar a privatização das telecomunicações é algo que só leigo faz. Foi uma sequência de corrupções envolvendo banqueiros e ministros do STF, como muito bem difundido na literatura. Além de leigo, não viaja, pois em qualquer país desenvolvido a telefonia é muito melhor e mais barata. Leigo, não viaja e nunca precisou ir na empresa para resolver problema na sua linha. Além disso, desconhece as condições atuais da Oi?

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Ah sim, a gerência estatal da Telebras era realmente ótima. Impecável. Vc quer reverter? Entregar de volta pro estado? Tenha paciência.

  21. JOS LEANDRO

    sim! tenho a impressão que estatais são "galinhas de ovos de ouro" de partidos políticos brasileiros.

    Responda
  22. paulo werner

    Comemorando a telefonia mais cara do mundo? Já ouviu falar de Mariana e Brumadinho? Os critérios defendidos no texto são atendidos pela Sabesp: superávit anual, bons serviços prestados e planta de investimentos condizentes com os planos de universalização adotados (375 municípios atendidos, 310 com saneamento universalizado). O gargalo está em outra esquina.

    Responda
    1. paulo werner

      Devo me corrigir aqui. Os relatórios da UTI indicavam q ocupamos o nobre posto (campeões mundiais!) até 2014. Com o avanço do processo de privatização nos países periféricos, melhoramos (pois é) e estamos entre as mais caras do mundo. Já é um alívio, não? Cláudio já pode defender a privatização da Sabesp com a força dos ingênuos.

    2. Claudio Gomes

      Onde vc viu que eh a telefonia mais cara do mundo? Pode apresentar fonte por favor? Mas tem que ser a mais cara do mundo. Não vale ser figura de linguagem.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.