Txai Surui > Negacionismo é instrumento para desmonte de políticas ambientais Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Marco Aurelio Bilibio

    Excelente é lógico o seu raciocínio. Atenção: o que ogronegocio fez é tentar calar a reflexão crítica. Querem impedir a compreensão dos efeitos ambientais da lógica deles. Acham que o poder do dinheiro deles pode garantir o privilégio de ninguém pensar criticamente sobre o que fazem.

    Responda
  2. Agricio de Jesus Silveira

    O negacionismo ganhou força no Brasil com o último governo; e agora temos que combater firmemente para que nossas florestas e toda biodiversidade seja protegida juntamente com a mãe terra!

    Responda
    1. Marcello Stride

      De onde tirou esses dados? Italia e Alemanha, só pra falar nesses, mais de 50% de florestas e aumentando. Na Itália voltaram ursos, lobos e outros animais que tinham desaparecidos.

    2. Alexandre Cunha

      A Europa 2% de florestas, Japão um por cento, estados unidos oito porcento, Brasil sessenta e sete porcento, florestas não tem nada haver com clima, a determinação do clima tem n fatores, rotação, translação, distâncias entre o Sol e a terra, temperatura dos Oceanos, etc., impossível o homem mudar o clima da terra.

  3. José Augusto Bernabé

    O Brasil só não é e nunca foi responsável pelo aquecimento global, até que somos uma pequena parcela disso, vide Estados Unidos, China, Europa em geral, quanto a amazônia e seus desmatamentos só se resolveria com o plano do governo anterior que era fazer do Ãndio um explorador natural do território, orientando para produzirem renda para eles guardando as regras de preservação.

    Responda
  4. Luiz Norberto

    Colocar todos os produtores rurais como desmatadores , poluidores, invasores de terras indígenas é um absurdo . Os produtores tem que ter o direito de plantar ou criar o que for mais interessante para eles. O sujeito na cidade pode abrir qualquer comércio - roupa , eletrônica , alimentos, academia , oficina , boteco seguindo às normas da prefeitura , o produtor tem este mesmo direito.

    Responda
  5. Luiz Norberto

    Colocar todos os produtores rurais como desmatadores , poluidores, invasores de terras indígenas é um absurdo . Os produtores tem que ter o direito de plantar ou criar o que for mais interessante para eles. O sujeito na cidade pode abrir qualquer comércio - roupa , eletrônica , alimentos, academia , oficina , boteco seguindo às normas da prefeitura , o produtor tem este mesmo direito.

    Responda
  6. Carla C Oliveira

    O filme "Não olhe para cima" retrata bem as consequências do negacionismo: o fim da possibilidade de vida. O imediatismo é a principal fonte do negativismo.

    Responda
    1. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

      O que é uma pessoa negacionista? Segundo a definição da Academia Brasileira de Letras, negacionismo é uma “atitude tendenciosa que consiste na recusa a aceitar a existência, a validade ou a verdade de algo, como eventos históricos ou fatos científicos, apesar das evidências ou argumentos que o comprovam”.

  7. Jorge Rodrigues

    Negacionismo é se esforçar para não entender a importância do agronegócio e atribuir-lhe erros injustos. O agronegócio é o único setor da economia brasileira que cresce a taxas expressivas, alimenta 2 bilhões de pessoas, usa tecnologia de ponta e emprega profissionais capacitados. O agronegócio não é latifúndio e não explora camponeses. Tais inverdades são propagadas pelos obtusos esquerdistas (inclusive pelo Enem que quer "fazer a cabeça" dos estudantes).

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      As questões do ENEM foram elaboradas no governo necrocrata do genocida ,não coopere com mentiras ,por favor .O diabo è o pai dela

  8. Fabrício Schweitzer

    Negacionismo é instrumento contra a vida.

    Responda
    1. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

      Um bom exemplo da atuação do negacionismo é em relação ao aquecimento global. De fato, existe uma desestruturação do conhecimento por parte da população, gerando um descrédito em relação ao tema, entretanto, também vemos empresas de petróleos e indústrias ajudando a disseminar contestações à ciência do clima.

  9. Maurren Santana

    O aquecimento global está em toda parte e ninguém pode escapar dele. Os ruralistas brasileiros querem que as pessoas fiquem no escuro para continuarem destruindo nossos Biomas.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Na Europa tem matas? 2%, o aumento de temperatura em alguns lugares não tem nada haver com as florestas, o movimento de rotação e translação da Terra que determina o clima, e consegue temente a temperatura dos Oceanos. Impossível o homem mudar o clima da terra. Todos os produtores rurais são obrigados a deixar percentuais enormes de florestas.

  10. Alexandre Marcos Pereira

    Sou um crítico agudo das atitudes e políticas que ignoram ou negam a importância e a urgência das questões ambientais. Txai Suruí, como ativista ambiental indígena, corretamente, aponta para o perigo do negacionismo, que não só ignora as evidências científicas sobre problemas ambientais, como a mudança climática, mas também pode levar à degradação contínua do meio ambiente. O negacionismo é a muleta dos preguiçosos. Se não há problema, nada precisa ser feito.

    Responda
  11. NACIB HETTI

    A articulista está certa. Mas os ambientalistas brasileiros precisam ter a consciência de que o Brasil não tem uma Política de Estado para o meio ambiente. Age por espasmos e, às vezes, usando uma lupa ideológica, dependente do governante de ocasião. Estamos cheios de bem intencionados e politicamente equivocados.

    Responda
  12. Ricardo Arantes Martins

    O negacionismo é o instrumento de desmonte de qualquer tipo de política. Ambiental, social, econômica, internacional. Enquanto a pessoa não quiser ver. Enquanto tiver a mente blindada para os fatos ela não verá. Veja que claramente Bolsonaro tinha uma política ambiental voltada para a impunidade da extração ilegal, da dizimação de povos indígenas. As gestões petistas tinham uma clara relação de extrema corrupção que culminou na prisão de toda sua cúpula partidária 3presidentes do PT dentre outro

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Nacib, Política de Estado (médio e longo prazo) é como as nações devem agir. traçar metas independente de quem vença. Sou duro crítico a Lula, mas ele teve política de Estado na questão de Energia, por exemplo. Se hoje temo 11%de eólica na rede, dentre outros investimenos. o Brasil ficou 14anos sem novos projetos em andamento. Já o Coiso que mencionastes é um completo inútil. sempre foi.

    2. NACIB HETTI

      Bolsonaro nunca teve uma Política de Estado para o meio ambiente. Assim como o Lula ele agia por espasmos e ideologicamente comprometido. Política de Estado não é do governante, e sim do país.

  13. JOSE AUREO BIGLIASSI

    A FSP aceita comentários de robôs?

    Responda
  14. JOSE AUREO BIGLIASSI

    Se avaliarmos os últimos 125 mil anos, com certeza em 2023 os seres humanos atingiram o maior índice de burrice. Por isso os comentários negacionistas

    Responda
  15. Alexandre Cunha

    Assistam Ricardo Felício no programa do Jô Soares

    Responda
  16. Alexandre Cunha

    O clima muda toda hora todos os dias em todos os lugares. Não existe aquecimento global feito pelo seres vivos no planeta. Assistam Luiz Carlos Molion.

    Responda
    1. Manoel Messias Borges de Araujo Filho

      A frase O clima muda toda hora..., é uma forma dos negacionistas colocar um fala verdadeira que não diz e nem prova nada. O Molion. faltou as aulas de matemática do ensino básico, qdo se tem dados que variam no tempo, pode-se utilizar um valor médio ponderado, a temperatura do dia é uma média de valores onde as temperaturas mais baixas e altas são normalizadas, criando um histórico, que analisado, mostra que a temperatura média do mundo aumentou muito nos últimos 100 anos , simples assim.

    2. Maurren Santana

      Isso, mete sua cabeça na areia e espero que a Esquecimento Global ira embora. Infelizmente como voce tem muitos.

  17. Alexandre Cunha

    O clima muda toda hora, todos os dias em todos lugares

    Responda
  18. Alexandre Cunha

    Impossível o homem mudar o clima da Terra. Dois terços do planeta são oceanos, o ar que respiramos vem do mar. O ar da poluição desce . O perigo da poluição é o enxofre, mais pesado que o ar. Metano das vacas sobe apenas cinco metros e depois dilui.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.