Muniz Sodre > Sequela insuspeitada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Dilmar Oliveira

    O tradicionalismo é uma doutrina que prega que tudo que faça parte da tradição de um povo, nação, etcetera, seja válido e digno de manutenção em si. O problema é que a tradição ou cultura engloba tanto aspectos positivos quanto negativos, como os preconceitos. Felizmente, a cultura é adaptativa e sujeita a mudança, de modo que sim, há tradições a serem devidamente descartadas, para o bem comum.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    A verdade a ciência foi atropelada pela política, onde sem nenhum fundamento científico , divulgavam nas redes socias as mais esdrúxulas mentiras e propunham tratamentos sem nenhuma base científica, onde órgãos da saúde pública norte-americana alertavam destes tratamentos ineficazes , mas por motivos e interesses políitcos insistiam em usar tais medicamentos, onde muitos sucubiram em acreditar nestas inverdades e os divulgadores continuam livres e soltos como tudo isso fosse normal .

    Responda
  3. Petrônio Alves Filho

    "... enraizamentos tradicionalistas contaminam a esfera pública e alienam a cidadania." Disse tudo! O duro é que isso está impregnado nos governos, nas igrejas, na mídia e outras instituições. O resultado é o atraso ideológico da sociedade.

    Responda
  4. José Cardoso

    Concordo que toda censura flerta com a inconstitucionalidade. Mas fica difícil exigir que os poderosos do congresso não censurem quando o STF, suposto guardião da constituição, sai na frente. O deputado Alexandre Silveira foi mais que censurado, foi preso por sugerir colocar ministros daquele tribunal em latas de lixo. A cúpula se protege, essa é a regra.

    Responda
  5. Daniel Nunes

    Texto preconceituoso e falso. Preconceituoso com o Rio Grande do Sul, Estado que acusa de concentrar tendências nazistas e do colonato alemão. Certamente o colunista lulopetista gosta mesmo é dos dóceis e ignorantes brasileiros que seguem votando em troca de migalhas e esmolas. Falso pq a maioria dos presidentes da Ditadura, incluindo os da Junta Militar, não veio do RS. Basta verificar. Mas vale tudo para defender formas de expressão esquerdistas repulsivas, degradantes, escatológicas.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Ele não falou dos presidentes da ditadura, mas sim dos militares linha dura que deram amplo suporte ao regime, incluindo a triste prática da tortura. É não é preconceito constatar um fato que na região Sul há uma maior concentração de simpatizantes do nazismo, o que não é o mesmo que afirmar que a população destes Estados, em sua maioria, seja simpatizante desta ideologia funesta.

  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Munir , a excessão que confirma a regra do editor para a folha : "fazer o que for preciso para tentar salvar o conservadorismo e o liberalismo"

    Responda
  7. Fabrício Schweitzer

    A mordaça é uma sequela que tem custado a vida da sociedade brasileira.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Sei Muniz, carissimo, eu, um simplório, não suspeitava mêmo que esse tipo de estupidez perduraria, mas por outro motivo: seu ridículo. Bozolóide gritando por liberdade, apontando o dedinho sujo e vociferando "narrativa" - ridículos ao rés-do-chão, digamos - eu cria esperável. Censurar arte, premiada até, bem, passa um 'cadim da conta. Peçoau sequelou forte, sêo Muniz, perderam um leco do lobo frontal. É coisa de zumbi, né? É fartamente sabido o seu gosto por célebro; taí o resultado.

    Responda
  9. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Como cego não posso discutir artes plásticas, essencialmente visuais. Mas se foram censuradas, atingiram seu objetivo. Tocaram o coração dos interessados e as cobaias reagiram.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Você é cego, mas enxerga longe, bem mais do que essa turminha da pesada!

  10. Helio Cardoso

    Sequela de um zé ruela. Como disse o prof. Conrado "espalhou propaganda teo-eleitoral nas igrejas" fazendo todos alienados da cidadania, assim como os adoradores de pneus, clamadores de ET's e lambedores de muro de quartel!

    Responda
  11. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Ótimo artigo caro prof. Muniz S.e concordo com Enir,para ser censor não precisa muita cultura ,basta ser obediente,sigam o guru da hora.

    Responda
  12. Enir Antonio Carradore

    Em SC, como amplamente divulgado, o governo acaba de mandar recolher das escolas públicas livros “censurados”. Provavelmente alguém não gostou do título ou da capa, duvido que tenham lido esses livros.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Virgem Santíssima, essa eu passei batido, caro Enir. Mas não me surpreenderei se chegar a São Paulo: Tarcizão do Cadáver gosta desse tipo de coisa.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Até porque ler prá essa gente é uma tortura.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.