Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdi Andrade

    Um é facista , um extremista, pode destruir mais ainda, destemperado para ser educado e não falar outra coisa, outro um peronismo oportunista que menos estrago poderá fazer , ver o que o povo Argentino decidirá

    Responda
  2. CESAR PAES

    Vejam o que um louco fez com a Alemanha, outro faz com a Rússia, outro com a Hungria e tantos mais por toda a história, incluindo o estrago que Bozo-louco fez em 4 anos com na Banânia. Entre o desastre certo e o risco de desastre, creio ser menos ruim o oportunista. "Suerte a los hermanos"

    Responda
  3. Flavio Angelo Bolcioni

    Pessoal, precisamos ser mais pragmáticos. O grande problema da Argentina é o peronismo e não esquerda x direita, liberalismo x conservadorismo, ou capitalismo x socialismo. Segundo um amigo argentino, “os peronistas quando estão no poder acabam com o país e se estão na oposição, também acabam com o país”.

    Responda
  4. Decio de Paula Machado

    lalmento muito pelos argentinos…Eterna crise .

    Responda
  5. Anna Rodrigues

    Pobres argentinos. Até nisso querem imitar EUA e Brasil. Tem que estudar isso. Por que os dois piores candidatos estão chegando ao segundo turno?

    Responda
    1. Matheus Bastos Galvão

      Os dois servem às elites e têm os seus respectivos apoios financeiros. O mais "bonzinho" joga com elites internacionais; o maluco - geralmente chauvinista - apela às elites nacionais. O chauvinismo assusta as elites internacionais: um país de ufanistas pode revelar uma força "revolucionária" e um rompimento que ameaça seus interesses no jogo internacional. Com os "bonzinhos" e moderados há a possibilidade de controle.

  6. ALOISIO T MIRANDA

    Cabe, no caso hoje da Argentina a frase " Melhor um bêbado conhecido que um alcoolatra anônimo."

    Responda
  7. OCTACILIO alves pires neto neto

    Marley & Eu - Vida E Amor Ao Lado Do Pior Cao Do Mundo e sua nova versão MILEI E EU, a historia do pior ser humano do mundo, versão 2023.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    Por uma questão de justiça o presidente precisa ser o Massa. Ele cangou a Argentina toda e agora precisa limpar.

    Responda
  9. Marcos Longaresi Carvalhães

    Professor Fernando Haddad, professor do que, um homem que disse que não gostava de economia e não entendia nada, e hoje é ministro. Deus me livre de ter um filho meu com um cidadão como esse de professor, um mão cansada.

    Responda
  10. Marcos Longaresi Carvalhães

    Professor Fernando Haddad, professor do que, um babaca que disse que não gostava de economia e disse não entendia nada de economia, e hoje é ministro. Deus me livre de um filho meu ter um cidadão como esse de professor, um mão cansada.

    Responda
  11. luis otavio calagian

    Discurso padrão da falha de São Paulo, buscando demonstrar uma equivalência que não existe. Milei é fascista, Massa não; simples assim. Usaram esse mesmo discurso contra o Professor Fernando Haddad. Uma tremenda desonestidade intelectual e jornalística

    Responda
  12. Alexandre Cunha

    Milei vai ganhar

    Responda
  13. Alexandre Cunha

    Milei vai ganhar

    Responda
  14. Alexandre Cunha

    Milei vai ganhar

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Só os jovens que não viveram a crise de 2001 podem aceitar a ideia de dolarização, causa de crise maior que a que vivem hoje. O aprendizado dura pouco, em 2013 o Brasil vivia auge econômico nunca visto antes, em termos de inclusão social era, tava ruim pra muitos. Conseguiram piorar e evitamos o buraco definitivo em 2022, e apenas não aprender com isso ainda faz muitos apoiarem ideias que pioram seu nível de vida como as de Guedes.

    Responda
  16. José Antônio

    Desconfio que as grandes mídias corporativas (impressas, radiofônicas e televisivas) e os donos do dinheiro grosso na Argentina irão propalar mentiras e mais mentiras contra o Massa nesse último debate.

    Responda
  17. Julio Shiogi Honjo

    Será que já lhe aplicaram a anti-rábica?

    Responda
  18. Adriano Ferreira

    Se esse Milei ganhar, aguardem e assistam de camarote: todo esse discurso boquirroto de ser 'contra o sistema' vai cair rapidinho. Igual o Bozonaro aqui, que enganou seus eleitores dizendo que é honesto. SQN...

    Responda
  19. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Pq tanta preocupação com pessoas q nos chamam de ma cacos ? Q se dan em

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    No hospital em que trabalho, pessoas que conversam com cachorro morto é internado.

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Você já foi?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      São internadas

  21. Manoel Cardoso

    Que tipo de moderação? Tá louco igual ao Milei.

    Responda
  22. Manoel Cardoso

    Tá fácil de escolher. O Brasil melhorou muito a partir de 2023.

    Responda
  23. Manoel Cardoso

    Abram o olho Hermanos. Vocês já viram o que aconteceu no Brasil de 2019 à 2022.

    Responda
  24. Milton Vasconcelos

    É só comparar a biografia dos dois , escolhemos pessoas para comandar principalmente a economia, entre um oportunista contumaz e inábil e um homem letrado e com vida econômica e intelectual própria , o ruim é o sistema totalmente corrupto da administração Argentina, Milei será estranho a esse sistema , já Massa estará no seu ambiente, que Deus tenha piedade deles e de nós, que somos ameaçados pela CPMF , de novo!

    Responda
  25. Petrônio Alves Filho

    Alguns extremos são necessários, como no combate à pobreza e na defesa ambiental, para o bem de todos. De forma geral, os extremismos são maléficos para o bem viver de uma sociedade. A Argentina vive isso. Tenho dó dos nossos "Hermanos"!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Tenho não. Nos chamam de macacos

  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    A Folha não presta mesmo. Até quando convida alguém, uma suposta conhecedora do assunto, faz uma escolha errada. Êta artigozinho ruim.

    Responda
  27. Keiko Namasu

    Mama mia! Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Argentinos estão ferrados! De um jeito ou de outro a situação tende a piorar...

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Algum empregado ou patrão seu conversa com cachorro morto ?

  28. Keiko Namasu

    Mama mia! Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come! Argentinos estão ferrados! De um jeito ou de outro a situação tende a piorar...

    Responda
  29. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Estou com pena dos argentinos.

    Responda
  30. André Silva de Oliveira

    Quando se está diante de dois males, deve-se escolher o menor deles. Nesse sentido, Milei é o mal menor e, portanto, a melhor opção para a Argentina.

    Responda
    1. alonso barros

      Você é daqueles que diante de dois males escolheu o “mal menor” chamado Bolsonaro .

  31. José Cardoso

    As fofocas são divertidas, mas o mais importante são os planos de cada um para domar a inflação. Quem conseguir isso terá um lucro político enorme. O Milei ao que parece já chutou o pau da barraca e desistiu da moeda local. Quais são os planos do Massa?

    Responda
  32. Marcos Benassi

    Sylvia, minha cara, se o Milei é um Bozo piorado - não parece haver muitas dúvidas disso - seu rival não há de ser tão diferente. Seguindo na comparação, é um "esquerdista" *muito* pior do que Haddad e Lula, os dois adversários do messias brazuca. A situação dos hermanos é muitíssimo difícil, mas não creio que a escolha, nesses termos, o seja tanto: observaram o efeito, cá no vizinho e alhures - EUA em particular - desse tipo de maluco Mileano no poder. Há coisas das quais *nunca* se aproximar..

    Responda
  33. lenise de souza ferreira

    Igual a nós mesmos .

    Responda
  34. Julio Shiogi Honjo

    O Brasil foi governado por um espírito de porco por 4 anos. Será que os vizinhos serão por um espírito de cachorro?

    Responda
    1. Luiz Alfredo Feresin de Abreu

      Os hermanos estão entre a cruz e a espada . De um lado um representante da esquerda que comanda a a economia com inflação de 3 dígitos. De outro, um Bolsonaro piorado.

  35. Mike Tosta

    Nós passamos pelo mesmo, ao ter que escolher entre o negacionista Bolsonaro e o populista Lula. Duas opções pessimas.

    Responda
    1. José Antônio

      Você votou no Collor e em FHC ? ´´A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65%. (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Leia também: Santayana: Quem quebrou o País foi FHC, não Dilma.

  36. EVANDRO SADA FARIA

    Acompanho Milei há anos. Louco ou não, previu em 2015 a disparada da inflação no governo Macri, e em 2019, a hiperinflação que ocorre agora. Médium de cachorro ou não, fizeram uma autópsia na sua vida e não encontraram nenhuma irregularidade, a não ser a sua relação com os próprios cachorros. Como eu também converso com os meus, acho que isso é mais uma virtude que um pecado. Já esse Massa, ele é uma mistura de Lira com Palocci, ou seja, tudo a ver com o Lula

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      No começo conversa com cachorro, depois ora para pneu e por fim acaba colocando o celular na cabeça para chamar os ETs.

    2. Humberto Isidoro

      Ve-se que vc conversa mesmo com os cachorros e como o Milei se aconselha com eles, mesmo estando mortos. Se acompanha o Milei ha anos,e ele é uma pitonisa que prevê com tanta precisão o futuro, ele poderia dizer quanto estará a inflação e a economia daqui ha 50 anos. Ele não faz isso. Na verdade, ele prevê o passado. Estranho que vc diga que o acompanha há anos, ele nunca teve expressão enehuma a não ser agora. Mas pode ser que vc tambem seja uma pitonisa. Vc previu o que aconteceria com Bolsona

  37. Luiz Segantini

    Esse é outro que se ganhar vai repetir o que tivemos entre 2019 e 2022 impropérios e besteirol. Pobre Argentina!

    Responda
  38. Marcio Souza

    Parece que a Folha não deixa, em seus comentários, associar Milei, Bolsonaro e Trump a um certo líder da Alemanha da década de 30. Mas, enfim, de não censurarem meu comentário, quero dizer que o impressionante é que tais "líderes", todos, tiveram respaldo de uma parcela da população que votou neles e em seus partidos.

    Responda
    1. Paulo Araujo

      Hittler também foi eleito. Boa dia comparação dele com Bolsonaro, Trump e esse tal Milei.

    2. Vicente de Paula Venancio

      E deu no que deu.

    3. Julio Shiogi Honjo

      É só citar o prenome dele

  39. MARCIO Gionco

    A polarização é o mal do século. Expulsa os melhores candidatos potenciais, que trafegam na faixa do meio. Aqui no Brasil é a mesma coisa.

    Responda
  40. Flavia Fernandes

    A jornalista escreveu 30 parágrafos sobre o lunático candidato de direita e resumiu a biografia do ministro argentino ao adjetivo oportunista! Que tipo de critério existe nisso? Jornalismo plural, Folha?

    Responda
    1. MARCIO Gionco

      O Massa todo mundo conhece, é um quadro da esquerda clássico.

  41. AILTON SOUZA

    Mesmo assim prefiro Massa do que entregar o país na mão de um extremista alienado que fala até com cachorro morto.

    Responda
  42. JOS LEANDRO

    Millei 5x0. fora os ameaço!

    Responda
  43. Jorge Rodrigues

    Argentinos e brasileiros padecem da Síndrome de Estocolmo. Ambos os povos elegem com extrema facilidade os seus algozes. O peronismo destruiu a Argentina mas o seu candidato tem chance de ser eleito (há o agravante desse candidato ser o ministro da economia em um país com inflação altíssima). Os governos petistas deixaram como legados a corrupção generalizada e uma imensa recessão econômica. Mas o brasileiro elegeu mais uma vez o candidato petista.

    Responda
    1. Vicente de Paula Venancio

      Gracas a Deus ja que elegendo mais uma vez o Bozo ao final de mais 4 anos nao teriamos mais pais. Pelo menos o que ai esta atualmente tem a sorte a seu favor, o outro tinha apenas sorte pra ganhar presentes caros.

  44. Jose Roberto X de Oliveira

    Miley não é capaz de dirigir um carrinho de Rolimã

    Responda
  45. Marco Medeiros

    Não desejo nenhum mal ao povo argentino, são pessoas decentes e trabalhadores como os brasileiros. Mas se elegerem um lunático, conseguirão ter um governo pior do que o do lunático brasileiro. Será um governo que com certeza só vai agravar a crise e nem chegará ao final. Podem escrever.

    Responda
  46. dario saquetti

    Bem difícil.

    Responda
  47. Nélio Bastos

    Hermanos, durante muitos anos, nós brasileiros olhávamos para a sua realidade e era como olhar nosso próprio futuro. Hoje a coisa mudou. Olhem para o desgoverno que tivemos aqui entre 2018 e 2022, e vejam seu futuro caso esse lunático seja eleito. Suerte!

    Responda