Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Roberta Grabert

    Adorooo! O pior é gostar de política mesmo sabendo da podridão. Será que Sade explica? kkkk

    Responda
  2. Nilton Silva

    Por seu cheiro suave é que muita gente boa tenta entrar pra política partidária e não consegue ficar por muito tempo. Resultado: somos governados por quem já se acostumou com o odor fétido da política ou próprio.

    Responda
  3. José Cardoso

    Acho que os preconceitos, os dogmas, valem para os amadores da política, gente como nós. Os profissionais não tem tantas convicções assim, embora muitos finjam que tem...

    Responda
  4. vanessa silva

    Repito o grande Olave de Carvalho, não queira ter opiniões antes dos 60 anos

    Responda
  5. José Ricardo Braga

    Se as considerações e citações viessem de alguém que não se envolve com política seria uma postura nihilista, mas legítima pois confirmaria a opção. Não é esse o caso de Pondé. No caso dele só demonstra o metodo com que considera o material de que discorre.

    Responda
  6. Romualdo Polonio

    E o interessante é que, cada pessoa, diante de seu dogma, de sua "convicção", vai ler o presente artigo e atribuí-lo às pessoas que não pensam como ela, assim, o ciclo continua...

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    Os estúpidos, todos eles, são idiotas, creio, e cada vez mais me identifico com a profética frase de Nelson Rodrigues que disse: "O Mundo ainda vai ser dominado pelos idiotas, não pela qualidade mas pela quantidade." A qualidade aí nessa frase é a necessidade de estudos. Pois não?

    Responda
  8. Cleisson Moraes Bastos

    Há um pátio industrial de estúpidos eleitores. Lá, máquinas trabalham diversas horas por ano para entrega imbecis eficientes.

    Responda
  9. MATEUS VAZ DE S Sá

    Preconceitos contra pobres, sem terra, sem teto, moradores de rua, escola pública, saúde pública, inclusão social, distribuição de renda, igualdade, salários justos, etc..., este preconceitos são privilégios da direita. Restou à esquerda preconceitos contra milionários, concentradores de renda, espoliadores do trabalho, adeptos do trabalho escravo, etc..., estes são alguns preconceitos da esquerda.

    Responda
  10. Orasil coelho pina

    Perto do Pondé eu diria que sou quase analfabeto, vivi a juventude na direita agrária e depois, já na Universidade, no movimento de esquerda contra a ditadura! O texto é perfeito! Atualmente esta é minha visão!

    Responda
  11. adel eddine

    A política é complexa mas pode ser compreendida. Ao contrário do site de loterias da Caixa: bizarro, prepotente e lubridioso, desrespeitando os que o utilizam.

    Responda
  12. adel eddine

    A política é complexa mas pode ser compreendida. Ao contrário do site de loterias da Caixa: bizarro, prepotente e lubridioso, desrespeitando os que o utilizam.

    Responda
  13. adel eddine

    Política é complexa mas vc consegue compreender, ao contrário do site de apostas da caixa, desconexo, prepotente e lubridioso, que desrespeita quem utiliza.@caixa

    Responda
  14. Rodrigo Ribeiro

    E uma vida miserável esta de se sentir um lixo e achar que todos são também. A esperança não tem lugar.

    Responda
  15. Alex Sgobin

    Bem escrito, mas que o senhor Pondé não se esqueça dos próprios preconceitos, como quando citou "muçulmanos que continuam a bater as testas no chão", pois nós não esquecemos, mestre provocador!

    Responda
    1. Leo Oliveira van Holthe

      Leio Pondé (assim como o saudoso Caligaris e o não menos saudoso Dimenstein) há muitos anos nesta Folha plural. Me apontem um único, unzinho artigo em que o Pondé afirma não ter os próprios preconceitos! Alguns leitores precisaMOS parar de ler os artigos da Folha que questionam suas próprias certezas como ataques, mas como provocações que levam a imprescindíveis reflexões. Em tempo, a humanidade caminha a passos largos para a sua extinção e ainda há grupos que se acham vestais... "Menas", pfv

  16. MARCELO DAWALIBI

    Artigo perfeito. Frequentemente Pondé faz reflexões excelentes, mas as fecha mal no último parágrafo. Hoje o fecho foi de ouro. Reconhecer a necessidade da política não implica negar seus defeitos. Não fosse por isso, não veríamos a atual crise da Democracia em vários países, onde o povo democraticamente escolhe inimigos do regime democrático.

    Responda
  17. Vito Algirdas Sukys

    Na política, além dos preconceitos, as previsões andam muito mal também. Em The Enigma of Reason, Mercier, cita Tetlock, que nos anos oitenta reuniu mais de trezentos PhDs e quinze anos depois viu como eles se saíram em previsões políticas: muito mal; só fizeram extrapolações estatísticas simples com os dados políticos existentes. Há muitos viezes na razão política para se levar em conta; quais ajudam, quais atrapalham ainda é um enigma.

    Responda
    1. Vito Algirdas Sukys

      Errata: há muitos vieses na razão política

  18. Flávio Sasso

    Lembrando , nesse self service tem cogumelos comestíveis , alucinógenos e os letais .Rezemos sempre antes das refeições e das eleições.

    Responda
  19. ROLAND VERAS JUNIOR

    Os fungos não escolhem o substrato em que crescem, mas a micologia da Política merece, a mesma, melhor reflexão. Heterófagos, estes fungos retiram energia, "vivem" do substrato que os alimentam. Podem ser cultivados, seres simples, fermentações. Sinais de apodrecimento, há opções para os que se sabem não apenas fungos.

    Responda
  20. Samuel Fagundes

    A política tem seus defeitos porque representa fielmente o ser humano. Não fosse por ela, os homens sempre se matariam uns aos outros. Todos querem o bônus para si e o ônus para os outros. Basta ver, isso em todas as nações, sempre que é necessário reforma da previdência todos se rebelam, mas à luz da realidade, todos sabem ser necessário. Aí, sempre alguns privilegiados conseguem se safar. Ela pode ser para o mau, ou para o bem, depende da cultura e nível de conhecimento de cada povo

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Isso

  21. Washington Santos

    Filosofia bem simples: estou desiludido, logo tudo é crime pq estou mal. Nada de novo: lembro de colunas onde cravava o caráter duvidoso de ciclistas pq um esbarrou no seu retrovisor. Incrível

    Responda
    1. Carlos Alberto Santos

      Está em dúvida quanto ao caráter dos ciclistas, tente atravessar a Paulista, como pedestre.

  22. Sergio Siqueira

    Está se sentindo envergonhado, Pondé! De vítimas a genocidas.

    Responda
  23. Ricardo Arantes Martins

    Perfeita análise, na política os preconceitos correm soltos. é só vermos as duas vertentes que ora são majoritárias nessa pátria. Se você se diz de esquerda, logo é taxado de comunista, petista ladr@o corrupto e se você se diz de direita logo é taxado de Coisista fascista corrupto e traidor. As mentes estão completamente blindada nesse aparente paradoxo quase idênticos eis que ambos são negacionistas e adoradores de mitos e líderes e a culpa é da globo, folha congresso e STF golpistas. identicos

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Ser isento não da. tem que falar bem das coisas bem feitas e falar mal das coisas mal feitas. Lula acertou em fazer noutras gestões uma política de Estado (médio e longo prazo) na questão de Energia, por exemplo. se hoje temos11%de eolica na rede ou se aumentamos substancialmente devemos a ele. estamos a 14anos sem novos projetos na área. errou no mensalão, petrolão e noutros esquemas, todavia. Já o Coiso sempre foi um inútil. nenhum serve.

    2. Leo Oliveira van Holthe

      Excelente análise. E nós, órfãos de ideologias de outrora, somos tachados de isentões, por não cabermos na cupidez do Lulinha paz e amor ou na estupidez quadrúpede do "coiso" golpista e imbroxável.

  24. Elismar Dias

    Não aprofunda o tema da série, não fala balelas do livro e mantém sua coesão pessoal e ressentida quanto a política sem apresentar nenhuma critica relevante. É. Não tem o que comentar além dos comentários dos leitores. A coluna Tendencias e Debates é mais interessante.

    Responda
  25. adenor Dias

    Fechou a matéria com chave de ouro! A política ainda que necessária fede! Eu gostaria muito que a humanidade tivesse se adaptado ao anarquismo! Enquanto vivermos sob o comando de "superiores," não temos liberdade para criar. Sendo assim o preconceito é necessário para enriquecer quem já está no topo da cadeia.

    Responda
  26. Bruno Sebastião Neto

    Brilhante ,são esses pensamentos que elevam o ser humano ,não enxergar nada nessa reflexão é o que difere ás pessoas ,a esponja que a companha o ser humano desde seu nascimento (Que para alguns já nascem estragada "Esponja") Pode fazer toda diferença ao longa da vida ,é por isso que ao longo da domesticação do ser humano , temos essas discrepâncias de pensamentos ?

    Responda
  27. jose prado

    Deus me livre de viver num país governado por intelectuais ainda mais, filósofos!

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      E deveríamos ser governados por quem?

    2. adenor Dias

      Deus deveria me livra de ser governado por religiosos! Infelizmente, já nasci escravo da religião, assim como meus pais e avós...

  28. elcio matos

    Quem disse que a política não é uma ciência que exige estudos profundos como quaisquer outras ciências, humanas ou exatas? Aqui no Brasil mesmo tivemos, recentemente, uma leva monstruosa de novos cientistas políticos: os bozolóides, todos eles formados pelas universidades do zap e das redes sociais. Tá bom, podem me acusar agora de ser um desses preconceituosos citados nessa matéria do Pondé.

    Responda
    1. Marcio de Andrade

      Caro Elcio, No Brasil, nao sao so' os Bozoloides que sao formados pelas universidades do zap. Infelizmente o Brasil e' um pais bem democratico neste sentido.

  29. Andre Pessoa

    Pondé, pode se orgulhar (só cuidado com os excessos..): belíssima reflexão. E Pondérado.

    Responda
  30. Alexandre Pereira

    Só não concordo em chamar de ciência, no restante é sensacional!! Nunca antes na história desse país houve tantos cogumelos. Grandes, gordos, perfumados com ideologias e tóxicos, como sempre. E só piora.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ciência e política, assim como as áreas sociais, são mutuamente excludentes. Só exatas cabem no termo, e olhe lá. Como está hoje, a academia vai terminar por excluir essas também.

    2. Wagner Rocha

      O texto confunde a prática política, que evidentemente não tem nada de ciência, estando mais para uma “técnica”, que é objeto de uma ciência, com a ciência política ou as ciências sociais. A política (técnica) não exige grandes estudos. A ciência política, como qualquer outra área da ciência, exige um grande esforço do cientista para uma correta análise, para uma interpretação que seja útil.

  31. Fabrício Schweitzer

    Quanta falta faz a política no seu tempo forte: dialética; ideológica (sem ferir ou excluir Direitos); propositiva; reflexiva; resiliente etc. Na sua presença física e prática, temos essa catinga contaminada pela ignorância do pensamento e da ação. Uma des-graça estética.

    Responda
  32. Alcides Castro

    O rolando lero da filosofia tupiniquim!

    Responda
  33. Marcos Benedetti

    Boa definição filosófica de Política. E quando num determinado país prevalecem o s cheios de certeza, não sobra muito por esperar de uma cultura política sadia. Resta pelomenos a diversão de rir das "verdades absolutas" dos radicais, qualquer um deles.

    Responda
  34. Petrônio Alves Filho

    Um dos maiores intelectuais brasileiros da atualidade, quiçá, do mundo, Pondé define muito bem a questão ideológica da política. Como disse Sócrates: "Só sei que nada sei". Os donos da verdade, ou seja, os "positivistas" já nascem mortos intelectualmente. A defesa intransigente de um ideal vai até onde o contraditório se faz melhor. Mente bem formada e aberta não é para qualquer um, mas é necessária!

    Responda
    1. Eduardo Lara Moreira de Souza

      Perfeitas colocações e comentário.

  35. Eliaquim Almeida

    Cuca!

    Responda
  36. José Cláudio fernandes correia

    Como a Política é, por definição, " a ciência da organização e da governança" e os governantes nas diversas esferas refletem os donos do poder dos mais influentes, através seus representantes e lobistas, não há salvação

    Responda
  37. José Cláudio fernandes correia

    Como a Política é, por definição, " a ciência da organização e da governança" e os governantes nas diversas esferas refletem os donos do poder dos mais influentes, através seus representantes e lobistas, não há salvação

    Responda
  38. JOS LEANDRO

    a política é a única religião que ensina o mau.

    Responda
    1. adenor Dias

      A política e a religião, são duas irmãs siamesas que nasceram para adestrar a humanidade a seu bel prazer!