Lygia Maria > A direita dissonante Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Dissonante, pode ser, porém se fortalece com uma "esquerda" identitária que também destoa da Razão, censura os críticos através dos cancelamentos, invoca o princípio da "gota de sangue" para justificar inserção privilegiada no capitalismo, dá um passo atrás do liberalismo clássico e se distancia via Fundação Ford de qualquer opção que desenboque no socialismo, então, temos duas direitas, a nova não é a que se refere a autora !

    Responda
  2. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    É importante notar que os livros nas estantes das bibliotecas parecem estar parados há bastante tempo. Já não existe mais a obrigação de ler um livro por mês durante o ano letivo, trocar resenhas e interagir com os alunos, como era comum na minha época (anos 90/2000). Poucas escolas devem seguir essa prática atualmente, e é improvável que sejam as públicas. O governo deveria tratar as pautas mais prioritárias ao invés desse proselitismo ideológico mofado.

    Responda
  3. Lucas Matias

    O cara joga pra plateia, quanto mais ignorante melhor. É óbvio que ele não sabe nem o conteúdo dos livros, se é que já leu algum. E as referências do artigo poderiam ir muito mais longe, basta dois exemplos: o "Index Librorum Prohibitorum" e o "Bücherverbrennung". O que isso tudo tem em comum com o governo de Santa Catarina? O medo de que as pessoas tenham acesso ao conhecimento e pensem por si mesmas.

    Responda
  4. Valdir Teixeira da Silva

    Essa direita não tem futuro, é muita gente com QI de ameba reunida, mas quando se trata de malandragens com jóias e golpes de estado são bem espertos ou malandros.

    Responda
  5. Tadeu Roberto Corbi

    Logo o "governador" vai ler "Fahrenheit quatro cinco hum (o sen çor não aceita nunerais) e colocá-lo em prática.

    Responda
  6. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    A vontade deles é contraditória como relata o começo do artigo. Falam em liberdade, mas o seu hobby é controlar a vida dos outros. Falam em eliminar ideologias com o fim de impor uma própria. Falam em proteger a vida matando.

    Responda
  7. Pery Pedro

    A FSP traz hoje a ineficiência deste governo em gastar as verbas já consignadas para a educação, principalemtne para a básica, bandeira dos marqueteiros da vez. Este governo é uma campanha de marketing que nunca entregou seu produto. Depois de aprender como investir o que já foi empenhado, venha me falar em direita dissonante. A educação Federal está sequestrda pelos partidos e sindicatos, e as poucas faculdades funcionanis de humanas penam para sobreviver apesar deles. Parasitas.

    Responda
  8. NACIB HETTI

    Igual ao cinza direita e esquerda têm cinquenta tons cada uma. É bom a gente ir se acostumando com as idiossincrasias.

    Responda
  9. Helio Cardoso

    Esse governador de SC pode andar de mãos dadas com o invasores do oito/janeiro, é um delinquente político que pratica a autolegalidade. Bem merece também uns dezessete anos. E a inelegibilidade!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Se conseguir se levantar.

  10. Paulo Augusto

    Deveriam recolher a bíblia: um livro de contos mentirosos, imorais e sanguinários.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Gilmar, basta ler o livro. Mas ler tudo, não somente as "partes fofinhas".

    2. Gilmar Maghenzani

      Explica isso pq se não vou pensar que vc está cognitivamente doente

  11. gleison leocadio

    Diferente dos exemplos citados, por aqui esses celerados que ocupam cargos eletivos não tomaram o poder na marra, foram eleitos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Tirando alguns que não tem problemas cognitivos sim foi na marra pq a mídia que ajudou a dar o golpe na Dilma e depois é que veio o marreco para tirar o Lula

  12. darci prass

    Por que não estou não surpreso? Porque este é o padrão desta direita tosca que, de fato, não é de direita e nem conservadora...aliás, tenho dúvidas se eles sabem o que isto significa...na esquerda, da mesma maneira, a grande maioria não sabe o que é ser de esquerda/liberal...os extremistas das duas tendencias, sofrem do mesmo problema, cegueira causada por forte desvio ideológico.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito Prass, a maior parte da esquerda não tem ideia do que é o liberalismo, confundem com o econômico que é o capitalismo selvagem. O liberalismo iluminista foi a maior revolução social do ser humano. através dele enfrentamos (até hoje) pensamentos conservadores, podemos ter acesso a Kant, Karl, Kelsen Darwin, ir ou não a uma igreja em fim, evoluir. toda democracia com bem estar social tem o liberalismo como base pouco importa qual tendencia vença eleições. pseudoIntectuais não tem ideia.

    2. Gilmar Maghenzani

      Esquerda liberal? Darci PF né se vc falasse populista

  13. Jorge Luiz

    Que horror!! Surreal não descreve a loucura dessa extrema direita..Como podem?? SC quanta vergonha ali, permitir quase um remake da inquisição espanhola. Só falta ali as fogueiras e os tribunais de exceção..Primeiro queimam os livros né..

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pode reparar qual foi o estado que mais aderiu o golpe

  14. Ricardo Arantes Martins

    Esse movimento de direita radical trazida ao Brasil pelo Bolsonarismo trás o que tem de pior. pregam O liberalismo econômico que é o capitalismo selvagem mas praticam o corporativismo de capital que é pior ainda, é o pré capitalismo onde volta o Estado em prol de algumas castas economicas e políticas. De liberalismo iluminista, em prol da liberdade religiosa, política e de difusao de conhecimentos multiplos contra as ideias conservadoras arraigadas no ser não tem nada. é um verdadeiro retrocesso

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Concordo com vc haja visto o que o Paulo Malvadeza Guedes falou sobre o dólar que quanto mais alto melhor, melhor para quem ele e o Bob Field

  15. Neucir Valentim

    Certamente os alunos dessas escolas tem acesso direto ao XVídeos, pelos seus smartphones, talvez até o neto dele já seja vítima de pornografia nas redes sociais e aí acha que o livro é que vai perverter um aluno.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Só para minar o governo atual pq o bolsonarismo é isso, é contra mesmo prejudicando o povo por isso que não sou de direita nunca

  16. José Roberto coelho

    O texto fala de censura de livros ,extrema direita alienada ,mas nas entrelinhas é mais uma jornalista chique isentona batendo na esquerda!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Isso eu tbm não esqueci e acho que foi para amenizar a direita e prejudicar a esquerda estou esperto

  17. Florentino Fernandes Junior

    Deborah, eu questiono é o criterio de escolha. Tem o prata, tem guimaraes rosa, tem o itamar…

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    Deborah nao defendo proibiçao. Mesmo pq a maioria sao roteiros ja filmados e acessiveis

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    Deborah, it a coisa é de uma pobreza cultural obvia

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Na Terra Plana "pobreza cultural óbvia" é motivo de censura?

  20. Florentino Fernandes Junior

    Debora, livro com ideias de um lider n para jovens influenciavris, nao é uma boa opçao

    Responda
  21. Florentino Fernandes Junior

    Deborah, trze porques flerta com induçao ao suicidio

    Responda
  22. Paulo Sales

    Exagera não Petrônio. Livrinho que fica com essas historia de diabo, capeta, essas bobagens deveriqm ter classificação etária. Até parece que o cara lá da direta maluca tirou da estante estante algum classico de Dostoiévski. Fala pra mim. Quando crianças na biblioteca de sua escola tinha livro falando de capeta? Hahaha

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Sim. Como disse o Eduardo, tem a Bíblia.

    2. Paulo Sales

      Ohh Eduardo. Faz isso não...

    3. Eduardo Rocha

      Tinha a tal de bíblia. Lá fala do capeta, tem assassinato, incesto e muito mais.

  23. Orasil coelho pina

    Os extremistas de esquerda e direita têm o mesmo desprezo pela humanidade! Perfeito o texto Lyginha, como a chamamos aqui em casa!

    Responda
    1. Dario Lima

      A extrema direita de 64 foi o outro marco da ignorância e torturas, assim como, assassinatos.

    2. Dario Lima

      Concordo, no Brasil sempre predominou a direita clássica, louvável e o centro esquerda, o PT, também dentro dos padrões civilizados, a extrema direita, representada pelo Bolsonaro, seus milicos e o Rato do sul e o s. catarina, é o nosso problema atual.

  24. Orasil coelho pina

    Os extremistas de esquerda e direita têm o mesmo desprezo pela humanidade! Perfeito o texto Lyginha, como a chamamos aqui em casa!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O de extrema esquerda não existem mais são aqueles que queriam o terror não o governo, a direita extrema a fascista ainda existe em alguns Países

  25. Petrônio Alves Filho

    Peço perdão pelas insistências. É que demorou para ser publicado ou aparecer para mim.

    Responda
  26. Ney Fernando

    Quando esse governador deixar o cargo, será contratado como editor da Folha.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Fala só bobagens a foia bem como a mídia na maioria sempre foi contra governos do PT, pq está querendo aliviar para o bozo?

  27. Paulo Sales

    Eles tem um "produto" para vender e tem quem compre. Simples assim. O outro lado, também tem um "produto" a venda que parece melhor porque está embalado em discursos humanistas. No meio disso, nada! Econômia, emprego, salários de conforto razoável, mercado, infra estrutura, modernidades, acessos e políticas de cuidado, ficam para depois. E ficam tão ruins que até o que era ruim parece bom.

    Responda
  28. Ney Fernando

    A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

    Responda
  29. Ney Fernando

    A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Querida, a extrema direita ficou no poder do Brasil por quatro anos, e ainda tem poder e representantes no Congresso. Quem é a extrema esquerda brasileira?

  30. Rodrigo Andrade

    Enquanto a turba fica discutindo minúcias, quais os estados com melhor educação no Brasil? Na avaliação da educação, as primeiras posições no Ranking foram ocupadas por São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Bahia foi o estado que teve a maior piora na educação, caindo de 19º para 22º lugar, com perdas de posições nos indicadores de taxa de abandono do ensino fundamental e médio. Deve ser uma coincidência que a Bahia é governada historicamente pelo PT...

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Gilmar, você tem toda razão, muito provavelmente a educação da Bahia é a melhor do Brasil e de SP/MG/SC, são as piores. Era só o que me faltava...

    2. Gilmar Maghenzani

      Rodrigo dados informados pelo ministério da educação que teve aquele ministro que deu tiro na alfandega? aquele envolvido na propina por ouro?, não posso acreditar nisso

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Um dos 3 ou 4 países com melhor educação era a Alemanha dos anos 30. Nem por isso deixaram de seguir aquele cabo austríaco. Nisso os catarinas levam vantagem: seguem um tenente joia e não um cabo.

    4. Carlos Fernando de Souza Braga

      Já ouviu falar da família Magalhães?

    5. Ney Fernando

      Isso não tem nada a ver com a censura de livros.

  31. Petrônio Alves Filho

    Todo ideário totalitarista tem que ser combatido, seja de direita ou de esquerda. Censurar livros é uma atitude idiota e atrasada.

    Responda
  32. Alexandre Marcos Pereira

    A dinâmica psicológica e ideológica subjacentes à nova direita merecem críticas. A dissonância cognitiva, termo cunhado por Leon Festiger, descreve o desconforto psicológico resultante de manter duas crenças contraditórias simultaneamente. Na política, a dissonância cognitiva pode levar a justificações, negação ou racionalizações para alinhar crenças conflitantes com ações ou políticas. A nova direita combina elementos de conservadorismo, nacionalismo e populismo, e, sobretudo, de alienação.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      de alienação, tá explicado pq eles apontam o celular para o céu

  33. Petrônio Alves Filho

    Todo ideário totalitarista tem que ser combatido, seja de direita ou de esquerda. Censurar livros é uma atitude idiota e atrasada.

    Responda
  34. Petrônio Alves Filho

    Todo ideário totalitarista tem que ser combatido, seja de direita ou de esquerda. Censurar livros é uma atitude idiota e atrasada.

    Responda
  35. Petrônio Alves Filho

    Ué, Folha. Não entendi a sua censura.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Eu também não.

  36. Petrônio Alves Filho

    Ué, Folha. Não entendi a sua censura.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      eles iam censurar pq vc não falou só da esquerda, aí foi assim ops

  37. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    É mesmo uma atitude burra e improdutiva. É tratar o aluno como incapaz, inculto. E pior: em vez de alcançar a tão desejada censura, apenas inflama a curiosidade das pessoas. Se nós recriminamos o ímpeto da esquerda de alterar ou alijar partes de livros clássicos, também não podemos subscrever a uma atitude reacionária de tirar livros de circulação.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Onde vc leu isso?

  38. Petrônio Alves Filho

    Pois é... todo ideário totalitário deve ser combatido, seja de direita, seja de esquerda. A mídia tem papel importante nessa ação. O mais correto seria que todas as correntes de pensamento fossem divulgadas na mídia e nas escolas, com as devidas críticas dos contrários.

    Responda
  39. SILVIA M MACHADO TAHAMTANI

    Certamente quem "suspendeu" os livros não leu nenhum deles...

    Responda
  40. ricardo de castro resende

    Excelente artigo

    Responda
  41. João carlos Gonçalves de souza

    Para o bolsonarismo livro é somente um monte de palavras.

    Responda
    1. Marcelo Pires Santana

      Escorar à direita ou à esquerda?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Serve também para escorar cadeira capenga.

  42. Giovani Ferreira Vargas

    Esquerdista com dissonância cognitiva achando que os outros têm dissonância cognitiva... kkk Isso aí: a incompetência do Lula é culpa do Bolsonaro... kkk

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é sempre assim os de direita dizendo que são os de esquerda é que são e fazem para tirar o foco deles

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Venham ler esse comentário. Reparem na total incoerência entre o início do comentário e o seu desfecho. O sujeito ainda se considera capaz de avaliar a capacidade cognitiva dos outros.

    3. Ney Fernando

      Perdoe-me pela quantidade de comentários repetidos. É que o jornal não estava publicando e por isso tentei várias vezes, e (só) agora todas as tentativas apareceram.

    4. Ney Fernando

      A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

    5. Ney Fernando

      A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

    6. Ney Fernando

      A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

    7. Ney Fernando

      A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

    8. Ney Fernando

      A coluna se referiu à censura feita pelo governador maluco de SC. O fato de ele ser de extrema direita (bolsopata) tem tudo a ver com sua atitude, mas o assunto aqui é a censura de livros. O malfeito da hora é da direita. Falou-se da ditadura comunista da URSS, que também recolhia livros, para demonstrar que extremistas estão muito mais próximos uns dos outros do que do centro, como as duas mãos de uma pessoa com os braços esticados para a frente.

  43. Fernando Alves

    A única dissonância cognitiva é da autora do artigo, que acha que a direita foi algum dia defensora da liberdade de ideias. Basta estudar um livro do ensino fundamental para ver onde surgiu o conceito "direita" e "esquerda" e ler quais eram as ideias defendidas pela tal "direita".

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Esse é o problema ela nunca foi de esquerda o contrário quer aliviar o que a direita fez, o golpe por exemplo

  44. Carlos Rogerio Camargo

    Para confirmar, basta ler os comentários aqui: só ga-do feliz, rumi-nando e expe-lindo os comandos uniformizados que receberam pelo zap. Zero pensamento próprio, só reprodução.

    Responda
  45. Anderson Pereira de Souza

    Klantacatarina.

    Responda
  46. Carlos Rogerio Camargo

    A premissa da análise é equivocada, essa extrema direita xu-cra age segundo uma lógica pragmática eleitoral: essas ações rendem engajamento nas redes sociais, com amplo apoio eleitoral. Eles têm o apoio de mais de 70% dos catarinenses, sustentado nas duas últimas eleições. Precisam manter esse povo ativo, são "ações de recall"!

    Responda
  47. Alex Sgobin

    Na verdade eu já acho bem real: nunca faltou na sociedade brasileira o estúpido orgulhoso da própria estupidez. Só ocorre que os antropoides anacrônicos que ainda andam pelas ruas estão tendo mais acesso aos gabinetes governamentais, graças aos votos do estúpido...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Maravilhoso seu comentário vc deviria ser colunista no lugar dela, sem ironia é sério, pq estúpido orgulhoso da própria estupidez foi antológico, descreve o que é o bolsonarismo

  48. Eduardo Rocha

    Governador de que estado mesmo? Ah tá!...Deve ter elaborado essa medida escutando Richard Wagner que nem aquele secretario de cultura do Bolsonarista fazendo cosplay de Goebbles.

    Responda
  49. CARLOS EDUARDO MARTINS

    A melhor publicidade para um livro é censurá-lo. Parabéns Sr. Jorginho, muito inteligente de sua parte. Eu como membro da extrema direita repudio sua atitude, agora teremos adolescentes correndo atras dessa obra e depois tatuando Che Guevara na perna, tratarão o aborto como uma decisão da Mulher e não da Igreja, tratão amigos ghays para dentro de casa, meu mundo caiu

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Parabéns seu nome ficará gravado extremista e continue assim

  50. Antonio Julio Menezes Neto

    Crítica a ideologia de direita (eu também crítico), mas usa um termo ideológico de direita para criticar a antiga URSS. Poderia ter mais coerência.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Ela não criticou apenas disse que tbm censurava livros

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.