Comentários para:

A direita dissonante

VER COMENTÁRIOS EM Lygia Maria

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. NACIB HETTI

    O problema é que o Brasil nunca teve uma Política de Estado para a educação. Age por espasmos, na onda dos governantes de plantão.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      porque é democracia tem o direito e política de estado parece comunista isso aí hein

  2. Florentino Fernandes Junior

    Ja escrevi, anteriormente aqui, censura é sempre pessima. Mas as obras eram questionaveis

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      Porque as obras eram questionáveis? Pode detalhar?

    2. Leonardo Trindade

      Questionável é o seu comentário.

  3. Florentino Fernandes Junior

    Ou a sua opiniao sobre o pensamento conservador, em geral, é esse? Se for, o resto era cortina de fumaça?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      isso mesmo ela é conservadora

  4. Florentino Fernandes Junior

    Lygia, vc parte de um fato isolado pra uma generalizaçao deste tamanho?

    Responda
    1. Hermogenes Moussallem

      Fato isolado número 642865538

  5. Evandro Luiz de Carvalho

    Tem que proibir mesmo, quem sabe assim os jovens voltam a ler. Viva o proibidão.

    Responda
  6. Rafael Pimenta

    Nova direita é um eufemismo do texto para neofascista, sejamos honestos.

    Responda
  7. COLOMBO MELO

    Pois é. Só a esquerda é onisciente, infalível e iluminada. Quem não é de esquerda, nasceu com um defeito irreparável no intelecto. Ridículo este artigo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não, tem gente boa na direita o que ela diz é extrema kkkk

  8. SERGIO saraceni

    Metade do país pensa exatamente como esse tal de Jorginho Melo. O bolsonarismo trouxe o Brasil para a Idade Média mais burra e reacionária que poderia existir. Uma vergonha inominável.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Igual o bozo o inominável

  9. Flávio Guilherme

    Ah, esses "liberais na economia e conservadores nos costumes". Maior conversa mole ideológica que já se criou: quer justificar um Estado ao mesmo tempo controlador e omisso. O primeiro para servir ao totalitarismo, o segundo, para lavar as mãos da incompetência na gestão da coisa pública.

    Responda
  10. Dalton Matzenbacher Chicon

    Não se tem, no Brasil, e talvez no mundo atual, direita ou esquerda. Tem-se oportunismos que se instrumentalizam por ideários que não se operam na prática. Absolutamente tudo, e permanentemente, resume-se a estratégias eleitorais. Valem-se das conveniências de discursos de identificação com as massas, sem compromisso algum a efetividade de ideias e propostas. Se do contrário fosse, o Brasil teria o melhor ensino público do planeta.

    Responda
  11. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    E a fsp silente sobre esse revival de atrocidades assustadoras. Estamos cada vez mais pré 64. Votar errado custará muito e muito caro.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A FSP não é silente. Tanto não, que lhe perturba. Votar errado não custará, mas sim tem, reiteradamente e a todos os pleitos, custado caro. Não se elegem pessoas minimamente honestas e bem intencionadas, ainda que sempre haja candidatos, notadamente para o Legislativo, com perfis e propósitos dignos.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A FSP não é silente. Tanto não, que lhe perturba. Votar errado não custará, mas sim tem, reiteradamente e a todos os pleitos, custado caro. Não se elegem pessoas minimamente honestas e bem intencionadas, ainda que sempre haja candidatos, notadamente para o Legislativo, com perfis e propósitos dignos.

  12. Eduardo Maia

    Excelente artigo. Parabéns! Sugeriria, contudo, que substituísse a expressão “lista negra” por “lista espúria” (ou outra, de sua preferência). Penso que o Brasil precisa aprofundar a discussão de gênero e de cor para conseguirmos superar nossa herança colonial, machista e escravagista - e o cuidado com nossa linguagem, a despeito de não resolver tudo como passe de mágica, auxilia nesse movimento.

    Responda
    1. Pedro Milliet

      Exatamente por negro não ser uma cor, e se referir sim a um grupo étnico, é ofensivo e preconceituoso utilizar a expressão. A lista negra refere-se a pessoas pretas de modo excludente e com desprezo. Precisamos sim cultivar mudanças na língua, até porque falar ou escrever é uma ação não uma abstração. Palavras podem ser atos de amor ou de ódio. Há que desmontar esse modelo escravagista, o qual ainda estamos longe (nós brancos) de reconhecer e (digo com tristeza) enterrar no passado.

    2. Martins Costa

      Se "lista negra" se referisse apenas à cor, não faria sentido, né? Ou alguém já viu uma lista na cor negra ou preta? Obviamente tem um significado simbólico pejorativo. Ademais, não é mais um termo aceito no mundo civilizado.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não será por via dessas tolices relacionadas ao idioma e em desfavor do efetivo significado linguístico atual das expressões que se estabelecerá discussão válida de enfrentamento ao racismo. Alheio a isso, não entendi o que a expressão 'lista negra' possa ter a ver com gênero. Lista é feminino inalterável, e impMe a concordância de gênero ao adjetivo.

    4. Ricardo Valle Aleixo

      Negro é uma cor, não vamos exagerar nesse mimi, senão cairemos no "buraco negro" da ministra

  13. Carla C Oliveira

    Kubrick resumiu muito bem!

    Responda
  14. Ricardo Arantes Martins

    Esse movimento de direita radical trazida ao Brasil pelo Bolsonarismo trás o que tem de pior. pregam O liberalismo econômico que é o capitalismo selvagem mas praticam o corporativismo de capital que é pior ainda, é o pré capitalismo onde volta o Estado em prol de algumas castas economicas e políticas. De liberalismo iluminista, em prol da liberdade religiosa, política e de difusao de conhecimentos multiplos contra as ideias conservadoras arraigadas no ser não tem nada. é um verdadeiro retrocesso

    Responda
  15. Marco Borges

    Direita volver ! Em frente ... marche ! Calado ! Censura sim ! Alto ! Recolhe ! Em frente, direita volver ! Alto ! Quem falou ? Parabéns LYGIA MARIA ! Os ladinos do direita volver, foram provocados à pensar !

    Responda
  16. Alexandre Pereira

    Esse vai e vem entre esquerda e direita já deu. Cada grupo busca censurar o que lhe convém, se outorgando protetores dos que não pediram proteção. Os jovens agora têm que escolher entre doutrinações? Ou a histeria identitário-interseccional ou a velha hipocrisia falso-conservadora. Dois grupos insanos que, no fundo, são a mesma coisa: manipuladores.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Leonardo, exercite seu conselho, leia o texto e releia o qie escrevi. Talvez entenda o que foi colocado e sua relação com o texto. Quanto ao passado, camarada, se ele serve de guia aos talibãs medíocres de hoje, nada mais válido do que ressaltar as monstruosidades que o moldaram e o mal que ainda causam. Cem milhões não morreram em vão, apesar dos esforços da intelligentsia.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Creio que não Trindade. A incapacidade vem dos negacionistas das vertentes que ora estão em voga na nação. Veja que se a pessoa critica o petismo logo é taxado de fascista, Coisista, corrupto, se voce Critica o Coisismo ou fala de alguma coisa bem feita pelo petismo logo é taxado de corrupto, comunista. e ambos negacionistas ficam defendendo a enormidade de erros de seus líderes e mitos e a culpa é da globo, folha, congresso e STF golpistas. idênticos.

    3. Leonardo Trindade

      A repórter traz um dado objeto, não adianta a gente falar do que Stalin ou Mau fizeram há 100 anos. Pega o objeto do texto, qual a matéria? Por que esse desejo incontrolável de devolver uma crítica ao invés de fazer uma auto-crítica? Essa história de tentar equiparar direita e esquerda a qualquer custo é fumaça.

    4. Leonardo Trindade

      A incapacidade se interpretação de texto é o maior sinal de problemas na cognição. O texto é sobre a incoerência do discurso. Não adianta você escrever 'outorgando' se não sabe interpretar um simples texto. E obviamente você só sentiu por ser conservador.

    5. Dalton Matzenbacher Chicon

      Exatamente.

    6. Ricardo Arantes Martins

      Bildeberg, se me permite, veja que muito antes de o Coisismo aparecer no Brasil, a esquerda já tinha um patrulhamento ideológico enorme. No meio artístico ou das letras é aberrante. Qualquer um que discordasse mormente dos pseudoIntelectuais petistas era e ainda é, excomungado do meio e logo taxado de direitista mesmo que fosse de uma outra linha de socialismo. Vimos esses pré conceitos nas mentes blindadas daqueles que se julgam inclusivistas.

    7. Eduardo Bildeberg

      Alexandre, a esquerda tem lá suas mazelas, mas não me lembro de livro recolhido, filme censurado (me lembro bem de Laranja Mecânica com manchas escuras sobre o sexo dos atores, a plateia ria quando aparecia), exposição ameaçada (aqui e BHte um vereador ridículo tentou fechar uma exposição por questões sexuais). Onde a esquerda censurou algo aqui ultimamente?

    8. Anete Araujo Guedes

      Literatura, cultura não é doutrinação. Proibir livros faz parte de regime ditatoriais, como aconteceu no Brasil na ditadura militar de 64. A capa do livro não podia ser vermelha, dependendo do título, a obra era censurada. Como disse o inelegível, livro é um amontoado de palavras.

    9. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito e rasgou o verbo de forma concisa.

  17. RODRIGO CARNEIRO LEAO DE MOURA

    Excelente texto!

    Responda
  18. ADONAY ANTHONY EVANS

    Uau Lygia Maria. Aleluia! Deus Existe! Obrigado Jeováh, Senhor dos Exércitos, Criador do Céu e da Terra. Parabéns, estou felicíssimo por seu magnífico artigo. Bem vinda sejas ao Humanismo. Continue nessa rota, que estarei amando você!!!

    Responda
    1. José Audisio Costa Luna

      É impossível dizer o quanto esse governante é dissonante, em continuidade a sua atuação no Congresso. Com tais dirigentes, que já tiveram muito tempo para se instruírem de alguma coisa, inclusive liderando, num passado recente, ideias quadriculadas, o Brasil irá regredir. Como não admitir que a nossa juventude cada vez mais deve ser enriquecida com informações atualizadas para a sua própria formação?

    2. José Audisio Costa Luna

      É impossível dizer o quanto esse governante é dissonante, em continuidade a sua atuação no Congresso. Com tais dirigentes, que já tiveram muito tempo para se instruírem de alguma coisa, inclusive liderando, num passado recente, ideias quadriculadas, o Brasil irá regredir. Como não admitir que a nossa juventude cada vez mais deve ser enriquecida com informações atualizadas para a sua própria formação?

  19. Maria do rocio Barszcz

    Alguém já avisou aos governantes de SC que a Bíblia contém incesto, adultério, guerras, misoginia, não seriam temas perigosos ? Não devia estar na guilhotina de censura deles ?

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      Não adianta avisar sobre misoginia, pois teria efeito contrário, afinal, nesse meio, misoginia é "belo e moral". Também não adianta citar adultério, se for masculino, porque aí não tem problema algum pelo contrário, também é belo e moral. De mulher não, aí não pode pq é "ideologia de gênero" e "contra a família".

  20. JOS LEANDRO

    chega de lula! lula venceu essas eleições pq teve o apoio da folha de são paulo, tv globo. tudo mundo do uol fez o "L" o sakamoto, a fabiola cidral, o Da mata, o josias de sousa, o joel pinheiro, o bonner, a f.atima bernardes, etc, se a imprnsa não tivesse entrado na campanha eleitoral o lula não teria tido a menor chance. home contra home o lula não tinha a menor chance! depois das eleiçoes a imprensa continua aliada ao lula.

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      Se fosse na redação do ENEM tiraria zero por fuga ao tema!

    2. silvia ramos

      Hahahaha,homem primata, ugaugauga

    3. marilza abrahão

      Exemplo de dissonância cognitiva, ou ig no ran cia mesmo.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O que o Lula tem a ver com a censura de livros em Santa Catarina? O senhor discute algo que não está sendo discutido.

  21. Dora de Oliveira e Silva

    Censura sempre cheira mal, remete à Inquisição, ao Marcarthismo, e a outros regimes totalitários. Mas me pergunto por que todos os livros da lista são traduções? As bibliotecas catarinenses não disponibilizam livros de autores brasileiros? E por quê a ênfase em temas de terror ou satânicos? Acho a censura inadmissível, mas os títulos também deixam a desejar. Temos autores e temas excelentes no nosso país.

    Responda
    1. Deborah Barbosa

      A ênfase em certos assuntos nos livros censurados me dá quase a certeza que se trata de coisa de evangélicos, infiltrados até a medula nos governos ultraconservadores. Acho que o resto da população brasileira não está se dando conta do perigo que está correndo. O Afeganistão pode ser aqui.

    2. marilza abrahão

      A cultura e um bem universal e deveria ser colocada para todos os nossos jovens em processo de formavam-se cidadãos não só brasileiros como do mundo!

    3. Maria do rocio Barszcz

      It trará de um tema pungente : exploração sexual infantil ! King não escreve terror por terror , ele faz pensar !

  22. Felipe Macedo

    Na verdade a direita brasileira hoje só tem ideologia a oferecer. Não há um projeto para o país e seus políticos odeiam trabalhar. Por isso toda hora uma nova guerra cultura, um novo inimigo e fake news.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Rodrigo, eu poderia citar vários projetos que melhoraram a vida do povo, mas cansei de dadr pérola aos porcos

    2. Rodrigo Andrade

      "Não há um projeto para o país e seus políticos odeiam trabalhar". Lendo só esse recorte, jurava que estava falando do Lula e do seu PT! Afinal de contas, qual é o projeto de Lula para o Brasil, além de enfiar o pé no acelerador da gastança, com muitas obras de necessidade questionável Brasil afora? Já chamaram a Odebrecht pra retomar a pilhagem?

    3. Anete Araujo Guedes

      E comprar mansões com dinheiro vivo

    4. JOS LEANDRO

      é a folha de são paulo trabalhando por um PT eterno!

    5. Ricardo Lobo

      Adoram relógios e jóias.

  23. Fabrício Schweitzer

    Pois é, falar em "lista negra" ao falar do nazifascismo em SC fica no mínimo esquisito - erram os dois.

    Responda
  24. Felipe Araújo Braga

    Os lados extremistas são muito parecidos. Já a direita e a esquerda democrática discordam em detalhes, mas prezam (ou deveriam prezar) pelo ser humano.

    Responda
    1. Ricardo Lobo

      Sim Felipe, a sociedade é sempre multicolorida, por isso a importância de governos de coalizão. Exatamente o que estamos vendo agora no Brasil.

  25. Ricardo Lobo

    Alguém passou a boiada por aí depois da segunda guerra mundial.

    Responda
  26. Adriano Ferreira

    O primeiro parágrafo resumiu tudo! Excelente!

    Responda
  27. Beckenbauer Simas

    Santa Catarina está para o Brasil assim como a Georgia e o Mississipi estão para os EUA?

    Responda
  28. Domingos Sávio Oliveira

    O nazismo tá no DNA da formação do Estado

    Responda
  29. Tattiana Salles

    Santa Catarina e seu fascismo caipira resolveram censurar livros?

    Responda
    1. Wilson Barbosa Soares

      Sim, e em uma época que os mesmos livros podem se adquiridos como e-books, muitos de graça. Semana que vem provavelmente haverá licitação para montar fogueiras.

  30. Martins Costa

    "Lista negra" não é mais um termo aceito pelos civilizados... Vê se aprende, doutora!

    Responda
    1. Martins Costa

      Eu diria civilidade, Rodrigo. Sinta-se livre para manter o seu padrão.

    2. Rodrigo Andrade

      Civilizados ou Lacradores? E Buraco Negro, tá vetado também?

    3. Martins Costa

      Bem, a colunista eu tenho esperança que aprenda, afinal é especialista em semiótica e escreve para um grande jornal, é uma obrigação. Mas quem quiser contar usando esses termos, é livre (por enquanto), mas isso deixará claro ao leitor seu nível de respeito e civilidade.

    4. Gilberto Wiesenh tter

      Vamos lá, lista branca, buraco branco, noite branca, etc, etc.... deixa de confundir ciência e história, com coisas, que nada ver com a realidade. Chega!!!

  31. LUTHERO MAYNARD

    A história de Santa Catarina foi profundamente influenciada pelo nazismo e pelo fascismo. Este último na forma do integralismo de Plínio Salgado, um fascismo católico extremado, meio para o ridículo. Portanto, o governador Jorginho apenas segue as pegadas dos formadores de seu Estado. Nazistas e fascistas têm compulsão de queimar livros. Se possível, autores também.

    Responda
    1. silvia ramos

      Perfeito, primo Luther!

    2. Ricardo Lobo

      Pois é Luthero, conhecer a história, ter cultura, resulta nesse seu lúcido comentário. A Terra não é plana.

  32. Nivaldo Dias

    Buongiorno. Estamos assistindo as catacumbas se abrirem e delas saírem aqueles que fizeram de tudo para atrasar a evolução planetária. E não só no Brasil diga-se. Cumpramos nossa obrigação e continuemos a luta contra esta corja. Não tenho medo algum.

    Responda
  33. João Lourenço dos Anjos

    A autora mudou o tom nesse artigo. Mas teve que cutucar a URSS...

    Responda
    1. Ricardo Lobo

      Sim, e nesse caso deveria ter citado Stalin. Mas deveria também comentar sobre o país materno desses pretensos censores catarinenses. Acabaram com a Bauhaus, escola estadual é fichinha.