-
André Silva de Oliveira
Marcus André Melo é um dos intelectuais mais lúcidos do país, um autêntico intérprete do Brasil. Sua análise sobre a atuação do STF fica muito acima do Fla-Flu iliberal que vemos hoje entre os dois grandes movimentos iliberais que dominam a cena política. Pena que alguns leitores da FSP, mergulhados na polarização extrema, não se deem conta disso.
-
Florentino Fernandes Junior
Texto maravilhoso
-
José Cardoso
Uma decisão monocrática de um juiz do STF é um progresso em relação a um 'pronunciamento' de um general. Mas assim como num governo militar mais organizado as decisões vem do alto comando, as do STF devem vir cada vez mais do colegiado.
-
Nilton Silva
Como bem disse o Helinho, o sft tem o direito de errar por último. E o choro é livre.
-
Orasil coelho pina
Sou contra indicações políticas para órgãos de controle e judiciais, mas não fosse a ação do Ministro Alexandre Moraes, tenho dúvidas se não estaríamos em uma nova ditatura!
-
Alberto Melis Bianconi
Ao que parece a censura agora não avisa mais nada, apenas corta! É a Folha mostrando o que é de fato.
-
José Augusto Bernabé
Ou seja, complementando, essa "Corte" é um Reino e a Mão do Rei é o político do momento eleito por eles, todavia não há ou houve Reino ou Império perpétuo, todos pelas promiscuidades internas foram dizimados e só existem hoje na Historia. É o que esperamos.
-
Alberto Melis Bianconi
...foram dizimados e só existem hoje na Historia -- Porque, imagino, foram substituídos por outros igualmente corrompidos. É uma dinâmica interessante, que poupa aquele que acredita nela, de ter de refletir um pouco antes de desopilar o fígado.
-
-
Marco A Moreira
O STF na figura de alguns ministros tem ultrapassado os limites legais e éticos que deveriam nortear a mais importante corte do Pais. Seja cerceando a defesa de réus, soltando presos perigosos, abusando de multas, atuando em decisões do legislativo e executivo. Sem contar interpretações criativas da lei.
-
Alberto Melis Bianconi
É surpreendente como o lavajatismo desemboca necessariamente no bolsonarismo. Começo a acreditar que a digníssima conja tocou uma verdade mais profunda, além de ter dado um bom mote para zoar do ex-juiz mau caráter. Moro e Bolsonaro são a mesma coisa. O alvo é o STF quando limita o poder dos 20% nomeados explicitamente para representar o inominável! E o ato falho de dizer que o STF abandonou a luta pela corrupção. A luta pela emancipação do crime organizado ao poder formal imagino.
-
Alberto Melis Bianconi
Que confusão Ricardo, começo achar que você lembra do que prefere lembrar.
-
Ricardo Arantes Martins
Tem dó Bianconni. Houve confissão da maior parte dos corruptos, outro tanto provas fartas. a questão é que1ºo STF diz que a vara competente era a Federal, anos após que seria a Eleitoral dai prescreveu tudo. nenhum foi inocentado a questão é essa insegurança jurídica de quem deve julgar. vários presos de vários partidos e tendências. só não ve quem não quer.
-
Alberto Melis Bianconi
Claro que discordo Ricardo. Sim, é difícil ter pessoas poderosas presas, mas isso é inútil, se essas pessoas não forem as culpadas pela corrupção descoberta. Com certeza não foi só o Lula que foi preso injustamente, foi apenas o caso mais rumoroso. E Gilmar Mendes colocou a suspeição do ex-juiz mau-caráter em julgamento, não porque quisesse resgatar uma injustiça, mas porque a Lava-Jato se tornara uma vergonha mundial para judiciário brasileiro.
-
Ricardo Arantes Martins
Bianconi discordo de seu ponto de vista. Veja que o Coisismo ascendeu ao poder vendendo o peixe de que eram lava jatistas, mas bem sabemos que o Coiso sempre fez parte dos esquemas, tanto que votava com Lula até o fim do mensalão, sem a mesada foi pra oposição. Importa que pela única vez em nossa história tivemos parte da Elite Economica e Política presas, vários empresários dentre 3dos 10mais ricos, Presidente do Congresso, deputados, ministros, senadores, governadores e líderes de governo.
-
Alberto Melis Bianconi
Dizer que Lula foi anistiado pelo STF, como o faz em texto anterior que o atual remete por link, é uma afirmação para lá de cana... (auto censura), porque sugere reconhecida a culpa do presidente. Na verdade confundiu uma decisão sobre corrupção com uma decisão contra o lawfare... com o que voltamos ao início e provamos nosso teorema.
-
-
Alexandre Assis
Sim, o Supremo anda mesmo passando dos limites. Que bom. O Congresso passa dos limites há décadas, e alguém tinha que colocar um freio no legislativo.
-
André Silva de Oliveira
Como ensinou Karl Popper, Alexandre, dois erros não fazem um acerto. Passar dos limites em um sistema de freios e contrapesos (dos ramos de poder) significa perversão do próprio sistema.
-
-
Ricardo Arantes Martins
A matéria aborda uma questão polemica. Assevera que uma decisão monocrática do STF pode julgar o que bem entender. O STF tem julgado questões polêmicas no Brasil e noutras nações democráticas. Aqui temos várias previsões constitucionais garantidas que os Governos e Congressos que por ai passaram não fizeram leis para colocá-las em prática e o STF tem feito decisões normativas. A questão seriam decisões monocráticas no âmbito criminal. não tenho como avaliar, mas dissociaria a abordagem feita.
-
Alberto Melis Bianconi
Acho que a crítica ao ativismo do STF é apenas uma desculpa para defender seus menbros mais novos, bolsonaristas sempre comprometidos com quem os indicou. Acho inclusive que existe ativismo que merece crítica. Mas não foi essa a intenção do constituinte? Posso errar empoderando para mais o topo do judiciário em troca de obter uma proteção extra para a democracia. Afinal os ministros em geral não participam do jogo político. Poderiam também ter extinto as FFAA, seria mais eficaz.
-
-
Alexandre Pereira
Sensacional artigo!! Extremamente caro, arcaico, desorientado, narcisista, desconectado, ativista e com delírios autoritários, além de politicamente comprometido, hoje ele representante basicamente a casta da qual faz parte. Infelizmente, um senado covarde e comprometido deixa a nação à mercê de uma instituição descontrolada.
-
Esechias Araújo Lima
Simplesmente excelente este artigo. Precisão e assertividade na análise. Poucas vezes li algo que retrata de modo tão fidedigno a situação do Brasil de hoje.
-
jose prado
Talvez o Supremo não precisasse intervir tanto se a advocacia não utilizasse tanto a estratégia de empurrar com a barriga aspirando a caducidade dos pricessos e consequentemente, a impunidade dos réus!
-
Joaquim Rosa
Ministros do suprem não têm dilemas, mas sim as algibeiras cheias de mufunfa. Cada um mais que o outro.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.