Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Siqueira

    Alguém acredita nisso?

    Responda
  2. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Por que a Universidade Zumbi do Palmares não foi avaliada pelo RUF?

    Responda
  3. Henrique Hermida

    Garanto que a ufmg não merece estar no top 10.

    Responda
  4. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    Excelente reportagem, agrega e desperta interesse pela causa. E paradoxal, a imprensa dando demasiado destaque sobre o fato da Ana Hickmann. Somos todos contra qualquer tipo de agressão... Mas é demasiadamente desgastante tanta ênfase somente porque se trata de uma modelo. Quantas mulheres são modelos de heroínas, trabalhadoras, mães... que são agredidas todos os dias e ficam no anonimato.

    Responda
  5. Ernesto Pichler

    Não precisamos de universidades. Precisamos de igrejas, escolas militares e quarteis. Assinado: os Patriotas.

    Responda
    1. Marcos A T Garcia

      Rodando com força com os braços abertos.

    2. marcos fernando dauner

      corrigindo - igrejas, não ; supermercados da fé, sim !

  6. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Um país desenvolvido é aquele que dá valor a educação, educação de qualidade do básico a universidade, um lugar de excelência que se contrapõe a obscurantismo do negacionismo que vimos nos últimos tempos, e o pior que tem gente que só ataca e menospreza as melhores instituições, será que são frustrados ou simplesmente ignorantes?

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Roberto não esqueça que há uns 25 anos nossa educação só anda pra trás. Então tem alguma coisa errada. Criticar o sistema educacional é sim perfeitamente normal. Nada a ver com frustrações ou ignorância. Nossa posição no PISA - avaliação internacional - que verificou 79 países: 60º em leitura; 68º em ciências e 74º em matemática.

  7. Petrônio Alves Filho

    Só para reforçar: D. Pedro I, dois anos após a independência, enviou ao Congresso uma proposta criando o Piso Nacional para professores. Adivinhem? Não foi aprovado! Como sempre, sofremos com um Congresso retrógrado e conservador.

    Responda
  8. JOSE LOPES

    A dobradinha da mediocridade! Reprodutoras do atraso nacional.

    Responda
  9. Petrônio Alves Filho

    Nós, brasileiros, sonhamos em ser uma potência econômico, política e social. Principalmente os da direita falam muito nisso. Mas, eles mesmo impedem tal alcance quando criticam os estudos científicos e agridem as universidades. Até hoje, durante o regime republicano, nenhum governo empregou verba e projetos necessários para o maior desenvolvimento científico do nosso país. No regime imperial, apesar de voltado para poucos, D. João VI e D. Pedro II implementaram algumas medidas para esse fim.

    Responda
  10. Gilberto Rosa

    Vale ler no ICL notícias a grande reportagem sobre a origem do dinheiro de Lira, que vem de ocupação de terras indígenas e muito mais, a Folha vai sonegar esta informação. Folha dos bancos de São Paulo e Lira fazem tudo parte de nossa elite do atraso.

    Responda
  11. Alex Sgobin

    E então vêm os "conservadores" dizer que USP e Unicamp não valem nada e estão lotadas de "esquerdistas". Bem, no segundo caso é verdade, mas não temos culpa de estudarmos e passarmos nos vestibulares, programas de pós-graduações e concursos públicos, ao contrário dos cidadãos de bem que se "informam" pelo twitter e pela página de esportes dos jornais de bairro...

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Vc já viu o ranking da USP a nível mundial? 89º um desastre.

    2. Afonso Jorge Ferreira Cardoso

      É sobre isso.

  12. Waldemar Stocco

    rank flsp, igual a concurso tipo zé das medalhas, vale o quê?

    Responda
  13. marcos fernando dauner

    na edição impressa do RUF lê-se declaração de moça, de vinte e três anos, que passou no enem que declarou que desistiu no primeiro ano da faculdade "porque não sabia sequer fazer conta de fração" . Meu falecido avô materno, que sequer terminou o curso primário porque vinha de família pobre de área rural sabia muito mais que ela - afinal foi comerciante no centro de Joinville por sessenta e dois anos Para que serve o enem ? .

    Responda
  14. marcos fernando dauner

    fui censurado - Vexame total para nossa Univille- centésimo décimo oitavo lugar - muito atrás de dezenas de Universidade de cidades muito menores que a nossa . Joinville é a terceira cidade do sul do pais e tem uma Universidade que apresenta resultado tão pífio ! vergonhoso .

    Responda
  15. Nelson Vidal Gomes

    Paradoxalmente, parece, salvo equívoco, que também estão à frente na falta de autonomia de pensamento político, sendo um reduto de seguidores do "templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT), mesmo que à custa dos mais nobres interesses nacionais como o combate à corrupção. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Antonio Pinto

      Ora amigo, é exatamente a liberdade de pensamento que faz dessas universidades terem a excelência que tem. O fato do pensamento hegemônico ( Se é que ele existe ) não ser o da sua preferência , não quer dizer que não há liberdade. As universidades brasileiras são repletas de pensamentos liberais ou progressistas, como a maioria das universidades na Europa ou EUA. Esses são correntes majoritárias na Sociedade e portanto se refletem nas universidades. O restante è equívoco (SIC)

    2. Leonardo de Barros Sasaki

      "salvo equívoco"? se você está desconfiado de um possível equívoco, seria interessante se perguntar se o "paradoxo" está nas diversas avaliações de desempenho universitário que atestam a qualidade de produção científica dessas universidades ou se, "salvo equívoco", não está nessa sua avaliação baseada em sabe-se lá quais indicadores.

    3. Felipe Araújo Braga

      Não estão. Tirando uma minoria dentro de cursos de Humanas, isso nem ocorre. E é importante que haja sim pensamento crítico na universidade. Não obstante as humanidades e as artes terem um viés mais a esquerda, vá nas unidades de economia, engenharia e medicina e constate que boa parte dos alunos são direitistas (alguns até bem reacionários! A USP formou Guilherme Boulos, Fernando Haddad, José Serra, Henrique Meirelles e Delfim Netto, você está bem equivocado!

  16. Fernando Sanches

    Muitos cursos da USP são horríveis, muito devido a professores com pouquíssima diádica, a maioria das aulas mais voltadas pra pesquisa ao invés do mercado de trabalho, pouca integração por parte da direção para com os alunos e local distante e com difícil acesso, principalmente a cidade universitária. Esse rank não condiz com a realidade.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Eu também estudo na USP e afirmo: a situação lá não é perfeita, mas ainda sim é a melhor universidade do país. Só acho que se você a considera tão ruim, por que continua estudando lá?

    2. Fernando Sanches

      Sem falar que existem cursos, a exemplo da FEA e alguns da POLI que as entidades acadêmicas são mais valorizadas do que a maioria da aulas, já que são mais voltadas pro mercado de trabalho, um exemplo são as próprias empresas, em feiras de profissões na própria universidade, falarem isso. Ao meu ver, a USP visa formar, principalmente, pesquisadores, o que é ruim para quem quer aprender o que é importante e trabalhar rápido.

    3. Fernando Sanches

      Os rankings mentem, eu estudo na USP. MUITA gente também pensa a mesma coisa. Existem cursos que praticamente o aluno precisa ser autodidata para passar nas matérias de tão ruim que são as aulas. Sem falar que a USP continua ainda muito elitista. Um exemplo são os alunos que passam no ENEM serem os mais prejudicados durante a faculdade, já que ela não é feita, por exemplo, para alunos de escolas públicas, mas para quem já é super preparado para estar lá. A USP é salva por poucos cursos..

    4. Felipe Araújo Braga

      As universidades públicas têm suas questões sim e podem melhorar. Não obstante: temos na USP os melhores alunos (selecionados através de um excelente vestibular), os melhores professores (todos doutores e dominadores de suas áreas de estudo), bibliotecas incríveis, laboratórios, museus, hospitais. A USP é uma universidade digna de seu nome. Não é só aqui no RUF não: os rankings internacionais a colocam entre as melhores do mundo. Os rankings mentem agora? Parece um pouco de despeito seu.

  17. eli moura

    nada sobre a saída dos brasileiros de gaza, nada sobre o ataque, na prinicpal chamada um ranking que coisa alguma feito por um bando de zé ninguéns. Os editores perdidos no tempo e no espaço, bloqueados ideológicamente.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Nada sobre a denuncia da origem da fortuna do Lira, que fez o ICL notícias, a Folha é a essência de nossa elite do atraso.

    2. Francisco Filho

      Acho que quem está perdido é vc. Está tudo na edição de hoje.

    3. Rodrigo Cabral

      Procurando na editoria errada. Jornal tem que noticiar tudo.