Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mateus Costa

    Os números de desistentes são maiores entre homens que entre mulheres, nu subtítulo da reportagem afirma isso. Mas o foco da reportagem são mulheres? São vários exemplos de mulheres e só um homem, sem aprofundar em nenhum momento a causa de homens terem que abandonar os cursos. Nem citam a proporção de homens e mulheres, na universidade e dos que desistem. Depois dizem que misandria não existe. Imagina se existisse, nem citariam a existência de homens, a não ser para acusações.

    Responda
  2. Alexandre Pereira

    Sem economia forte, sem empregos, sem perspectivas.

    Responda
  3. Ricardo Geraldo Vieira

    Pois é,uma reclamação dos jovens universitários Brasileiros sem fundamento nenhum. O governo do boz queria apagar tudo que era público e ganhou adesão desses mesmos jovens que reclamam das condições para se manter nas universidades. O atual governo no passado e no presente, sempre foi a favor de melhorar as condições dos estudantes e nem por isso teve uma adesão devida. Falo isso porque não sou "PETISTA", jovens, não deixem eles entrar em suas mentes.

    Responda
  4. Aristides Silva

    Com professores de matemática do ensino médio a receber menos de três salários mínimos/mês os cursos superiores exatas que lutem.

    Responda
  5. Rodrigo Andrade

    O problema começa com a premissa que todos deveriam estar na faculdade. Na maior economia do mundo (EUA), só 44% dos jovens até 25 anos atualmente estão na faculdade. Lula 1/2, em mais uma de suas medidas demagogas, jogou um caminhão de dinheiro em faculdades de terceira linha, sob a promessa de formar jovens carentes. Dos poucos que conseguiram concluir o curso, a maioria hoje vive de dirigir Uber. Foram 700 mil beneficiados que deixaram pra trás uma inadimplência de R$11 bi no FIES.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Paulo, refute a minha "desonestidade intelectual" com argumentos. Te desafio...

    2. Paulo Sarmanho

      O teu texto é um exemplo de desonestidade intelectual. Abusa de sofismar e de escrever meias-verdades. O que não faz o antipetismo.

  6. Arno Costa

    Vai perpetuar a posição de quem vai mandar e quem vai ser mandado. Sou professor de ensino técnico e a maioria chega sem saber nada.

    Responda
  7. Joaquim Rosa

    Qual é a parte em que esses alunos não entenderam, qu'eles devem ir além do que as escolas lhes oferecem, se querem ter êxito na vida?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Defina êxito.

    2. Joaquim Rosa

      Marie, você captou bem a mensagem.

    3. Marie Santos

      Acho q ele quis dizer ir além no aprendizado, pesquisar, procurar aprender mais do que a escola oferece.

    4. Enoque Sabino

      Mas é na escola e universidade que é oferecido esse ir além! Agora se você acha que ganhar dinheiro mais rápido possível e manter uma vida consumista, é reduzir esse ir além e manter a ideologia dominante e superficial.

  8. Marcelo Magalhães

    A ausência de perspectiva em um país com economia fiscalista obsessiva, que precarizou os contratos trabalhistas e confiscou as aposentadorias. Os cursos são cada vez mais instrumentais e o trabalho simplesmente mecânico, sem nenhuma possibilidade de reflexão e crítica.

    Responda
  9. João carlos Gonçalves de souza

    O problema está no ensino básico e médio. Falta investimento na carreira de professor , com melhora na qualificação deles . A pedagogia deveria ser melhor estruturada na formação de um bom mestre professor.

    Responda
  10. Helio Cardoso

    Para resolver todos esses problemas é dever do estado (com muita vontade política) investir na educação. Tive contato com alunos no último ano do ensino médio. Para cada turma de trinta alunos eu perguntava quem gostava de matemática, apenas dois ou três levantavam a mão e nenhum deles sabia por que a palavra matemática é acentuada. Nem, nem!

    Responda
  11. Petrônio Alves Filho

    Prioridade, prioridade, prioridade! Seriedade, seriedade, seriedade! Verba, verba, verba! Reformulação, reformulação, reformulação! Aí, sim, teremos um país educado e desenvolvido.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      E economia.

  12. Elvis Pfutzenreuter

    Já fui professor substituto em faculdade e desisti basicamente porque a qualidade dos alunos é muito baixa. Esperam que o professor enfie a matéria na cabeça deles. É um ciclo de mediocridade que é difícil achar um ponto de clivagem para quebrá-lo.

    Responda
  13. Marcos Cruz

    Isso é assim desde sempre, eu entrei na graduação em 1995 e vi muita gente desistindo.

    Responda
  14. Alvaro Jorge Jacinto

    A ditadura militar tornou a educação muito ruim, e a progressão continuada destruiu o que sobrou. Quem se aproveita são os políticos e as religiões "salvadoras".

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ok, prendam os suspeitos de sempre? E as décadas que vieram depois? Fizeram seus deveres de casa? Não! Muito pelo contrário. Descaso, mediocridade, roubalheira, malversação, politização. Apontar os outros como fonte dos problemas é sempre uma desculpa conveniente.

    2. Celia Moura

      Durante o regime militar, havia uma rede física expandida, mas totalmente sucateada; os investimentos em educação foram reduzidos; os professores estavam com seus salários corroídos e sua formação, desprezada; a carreira docente estava desvalorizada e não havia incentivo à formação continuada.

    3. Cicero Ferro

      Acho que o amigo está muito desinformado, pois foi na época do regime Militar que as escolas mais funcionaram perfeitamente, pois tinha ordem e decência, íamos a escola para aprender! conclui meu ensino médio no final do regime e agradeço a Deus pelo que aprendi. Acho que vc nunca ouviu falar de Educação Moral e Cívica, OSPB dentre outras...

    4. josé cláudio do nascimento

      Justamente, Alvaro. O ensino médio é pífio.

  15. Paulo Sales

    Ciências exatas tem que gostar muito pra dar conta. Acredito que curso superior, via de regra, é vontade de ganhar salário melhorzinho do que a miséria de quem não o têm. Como diz a matéria, e eu sempre falo; socidade empobrecida, salario no Brasil está muito baixo, setenta% da sociedade está ganhando miséria. País algum vai pra frente assim. Para o governo, comida no prato é só o que se precisa

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Êpa! Gostar muito? Um bom ensino básico pode direcionar o aluno e mostrar que ele pode se interessar por exatas e até se sair bem, não necessariamente ser exímio!

    2. marcos fernando dauner

      Que os salários no Brasil são baixos, isso não se discute . o que eu pergunto seguidamente é : Qual o milagre que existe no litoral de SC ? como pode nossas praias - Bal. Camboriu, Itapema, Porto Belo, penha, Piçarras Beach estarem lotadas de prédios com apartamentos custando entre dois e cinco milhões de reais ? De onde vem a grana ?

  16. Paulo Araujo

    Quem quer população instruída, que pensa? Com certeza, os privilegiados político não querem. E implantaram o analfabetismo a longo prazo: 1) Investimento em educação básica: zero. 2) Reprovação proibida, para garantir que o analfabeto chegue a 8ª série. 3) Evasão escolar maciça, pq o aluno não consegue acompanhar o 2º grau. 4) Miséria e fome seculares, para impedir qq tipo de análise sobre candidatos ruins e corruptos... Esqueci alguma coisa?

    Responda
  17. Eduardo Freitas

    Mas, pra quê se acabar fazendo curso superior se nem emprego tem no Brasil? País saqueado por políticos bandiddos.

    Responda
  18. ROSA M RCIA ANTONIO

    Quem já estudou a história da educação sabe de onde vem esse desânimo! Além de toda dificuldade imposta por uma escola forte ao ponto de ser destruída durante a "Ditadura Militar", os estudantes brasileiros não têm boa alimentação, não tem saúde assistida (mental e física), quem dirá estrutura familiar (que passa por salários dignos para as famílias). Além do abandono às mulheres que são as chefe das famílias.

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    E esse meu comentario vale pra brancos e pretos, ricos e pobres.

    Responda
  20. Florentino Fernandes Junior

    Bolsa pra tudo, direitos difusos e deveres nulos. Assim se destroi uma naçao

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      discordo , em parte. Nuca soube de cotas e bolsas para canhotos . E nós, sofremos ! eu fui obrigado a fazer todos meu Vestibular- cinco dias, cinquenta questões por dia, numa carteira de braço direito, dessas que havia antigamente . Não havia uma carteira sequer de braço direito disponível .

  21. Florentino Fernandes Junior

    E uma boa dose de estimulo motivacional. Uma juventude cevada no discurso da injustiça social

    Responda
  22. marcos fernando dauner

    nenhuma novidade nisso ! de que adianta a demagogia barata de entupir as salas de primeiro ano, com um monte de recursos de demagogia barata , se as salas do último ano estão desertas .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      canhoto capricorniano

    2. Helio Cardoso

      Afinal você é um esquerdista canhoto ou um canhoto da direita?

  23. Miro Costa

    E preguiça. Muita preguiça.

    Responda
  24. Tadêu Santos

    Para determinadas áreas na dinamica de país, o estado precisa estar junto para evitar que haja concorrência desleal, com vantagens apenas as elites. A educação é uma delas, o estado precisa oferecer esta forma de equilíbrio para que os que não possuem rendas, possam continuar em suas lutas e suas escolhas. O Lula da Silva fez isso em seus mandatos anteriores e precisa dar continuidade agora no Lula 3. EDUCAÇÃO, SAÚDE E SANEAMENTO P REDUZIR AS INGRATAS DESIGUALDADES SOCIAIS!!!

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      concordo com o Luiz-, abaixo . não adiante colocar cem alunos numa sala de Engenharia se menos de dez se formam . Na turma do meu filho - Eng. Mec. se formaram oito !

    2. Luis Nunez

      Vc fala em concorrência desleal? A aluna de engenharia não sabe nem lidar com frações!!! A questão é que no Brasil nada funciona, se tivéssemos uns 70 milhões de habitante talvez melhorasse bastante. Mas não dá para carregar aluno no colo e ainda ter que pagar passagem, comida, hospedagem, internet, computador, material didático, etc.....Temos que reforçar o ensino técnico profissionalizante.

  25. Fernando Alves

    O método Paulo Freire não está dando certo?

    Responda
    1. silvia ramos

      Deu certo com você? Alfabetização para adultos. Se vc cursou com Método PF em outras circunstâncias, te enganaram, hahaha. Nem sabe do que fala, não é, loro?

    2. DANIELA Krause

      A pessoa expondo suas deficiências de conhecimento. É um comentário de quem não sabe do que está falando, mas que serve no zap para alimentar um certo viés político. Paulo Freire não criou método para ensinar matemática, infelizmente.

    3. Severo Pacelli

      O método Paulo Freire não inclui ensino precarizado, mercantilizado e à distância. Só um "bobão" desconhece isso. O metódo Paulo Freire inclui sabedoria e saber e foi aplicado na Europa e EUA. O Brazzil desconhece o Brasil.

    4. Daniel Vitorazzi

      Método Paulo Freire foca na alfabetização. Presume-se que quem entre no ensino superior tenha superado esta etapa.