Educação > Governo Lula não investiu nem um centavo em novo programa de alfabetização Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Maria, no perÃodo Bolsonaro tivemos gastos compatÃveis com a arrecadação. Hoje, em menos de 1 ano, já temos um déficit de 90 bilhões. Não se pode gastar mais do que arrecada.Isso funciona na sua casa, na minha e de todo munto, mas claro, culpa do Bolsonaro. Mandar 6 bilhões para Argentina, já deu quase 10% do déficit, mais custos bilionários de ministérios, viagens carÃssimas, compóem o restante.
Evandro, houve superávit porque foram vendidas importantes empresas públicas. Além disso, a tal economia se consubstanciou, na prática, em cortes imensos em polÃticas públicas de saúde, educação, moradia, o que não se faz. Finalmente, o investimento público caiu a zero, fazendo com que o PIB não crescesse e aumentando a proporção dÃvida/ PIB, mesmo Guedes tendo torrado parte das reservas internacionais deixadas por governos do PT.
O orçamento que está sendo executado este ano foi elaborado por Bolsonaro. A lei orçamentária de Lula, a LDO e o PPA, aprovados este ano, serão executados no ano que vem. A Folha sabe, mas desinforma.
Evandro, se Lula não tivesse aprovado uma PEC (chamada erradamente de da gastança), toda a máquina pública federal teria parado de funcionar, não havia dinheiro para pagar a luz de universidades federais, não havia para pagar os programas sociais, os servidores e este ano estaria um caos muito maior do que você imagina. E vamos crescer três por cento, com dólar mais baixo, inflação menor e aumento das reservas internacionais. O déficit é herança. Espere os indicadores do final do ano que vem.
Por favor, entenda No perÃodo Bolsonaro, gastou-se exemplarmente o que se arrecadava e ficamos com superávit. Agora, em menos de um ano, déficit de 90 bilhões, sendo que 6 deles foram enviados para a Argentina através de um empréstimo de banco, porém com Aval e garantia do nosso dinheiro. Lula ainda cortou 3.5 bilhões da saúde e educação. Isso estava previsto gastar, mas não vai ter dinheiro, pois os ministérios, viagens carÃssimas e tudo mais....
Dalmo e outros. Foi de um banco onde o Brasil tem cotas. Se a Argentina não pagar, quem paga?
José Antônio. Não entendi nada, mas sobre os 6 bi?
O orçamento atual foi elaborado no governo do Inominável! Portanto, perguntem a ele quanto foi que ele enviou ao programa de alfabetização.
Bom mesmo é tudo que o mito fez pela educação.
Pra que investir em educação básica? Melhor manter o povo ignorante e analfabeto, para garantir votos nos mais longÃnquos rincões... Investir em educação pode causar, a médio prazo, dúvidas sobre a qualidade do polÃtico, de qq nÃvel... E candidato nenhum, seja para presidente ou vereador, quer eleitor pensando, analisando... Quer mesmo é o eleitor faminto, analfabeto e votando no cabresto.
Construindo-se escolas azeita-se a máquina do gasto visÃvel. Manter escolas só beneficia o pobre e os que não podem pagar por uma qualidade de ensino mais alta.
A folha perdeu a capacidade de fazer um bom jornalismo ao se alinhar com o neoliberalismo da direita extremista.
Bom dia, editor! O orçamento deste ano, não é aquele aprovado na gestão anterior, segundo a legislação? Portanto, pelo que temos de conhecimento, a gestão anterior cortou muitos recursos da área educacional e isto se reflete nos 10 primeiros meses da atual gestão. Posso estar enganado, mas acho que isto influencia demais e engessa muito as ações de um governo para o outro. No Brasil, não temos uma polÃtica de Estado e sim de governo. O que dificulta os investimentos em áreas essenciais.
Ele poderia cortar hotéis de luxo e proibir viagens internacionais por 60 dias. Estamos falando de objetivos polÃticos, e não de objetivos de Estado.
Alfabetização nunca foi prioridade desse governo. População sem educação é massa de manobra que sempre vimos com a esquerda no Brasil.
Vlog 001 - Um pouco de minha trajetória acadêmica (no YouTube).
Essa indagação deveria ser feita no fim do mandato ,esses cnah. da folha ficam buscando algo para criticar ,são apenas 10 meses ,fora destruição provocada pelo governo anterior na educação ,é um recomeço seus otarianos .
Calma tchê, mas q barbaridade!
É serio?
Faz o L com os dedinhos .
Graças ao L, feito com os dedinhos, na urna eletrônica, é que hoje podemos comentar notÃcias assim, sem sermos ameaçados ou ofendidos. Graças à s mudanças, os jornalistas e seus veÃculos de comunicação, podem publicar as matérias criticando A ou B, sem medo, sem ameaças. E você sabe, o orçamento deste ano, foi elaborado na gestão anterior. Bom feriado!
O negócio desse governo é investir em analfabetos funcionais.
A prioridade são as universidades, públicas e privadas. Para encher de gente despreparada e destruir a educação. E se perpetuar no poder.
Isso não interessa às esquerdas. Quantos mais iletrados, mais necessitados e mais votos.
O "pai dos pobres" quer manter a pobreza educacional , paÃs do futuro.
O orçamento de dois mil e vinte três veio do ''governo'' do Inominável!
A folha segue a cartilha do golpismo. Desinformação, sensacionalismo e desonestidade. Depois de quatro anos nas mãos de pastores e outros bichos, voltamos a ter gestão no MEC. Sejam menos óbvios na tentativa de golpe.
Todos somos petistas, até que precisemos pagar nossas próprias contas ou administrar alguma empresa. Daà esse trololó de coitadismo e cotas para tudo acaba. Se o Maluco vencer na Argentina será a continuidade de uma mudança para sair dessa perpetuação da miséria às custas do Estado perdulário.
isso eh PT! aceitem que doi menos...quanto mais analfabeto tiver, melhor pra eles...
Cada dia uma vergonha. Mas só hoje foram varias. Primeira dama do Comando Vermelho frequentando o planalto, nenhum centavo investido na educação (deve estar na conta do lule). O amor venceu. Parabéns aos envolvidos
O orçamento de 2023 vem do ''governo'' anterior.
Perdeu, mané! Esse só lei a manchete e não faz ideia do que se trata.
Só pelo tÃtulo do artigo já se vê a isca para o gado. "Nem um centavo"?! Não dá outra , a res se agarra ao centavo que o perverso lula nega a escolinha e tá feita a hecatombe . Porque lula faz isso? Ah! Só pra poder ficar viajando a passeio pelo mundo.
gado sao vcs, petistas!
Com a palavra o ministro Camilo Santana (deve explicações.
Vai pra casa Padilha.....
Também acho, a fiscalização é sempre bem vinda e imprescindÃvel, só que a manchete como sempre é sensacionalista e ignorou até mesmo o seu próprio conteúdo.
tá. o Mec diz que vai repassar as verbas aprovadas no orçamento. Creio que vá pois Lula não seria lelé de não repassar verbas orçamentárias eis que isso é motivo para impeachment. A pergunta não respondida é o por que da demora.
Nosso presidente sabe que o impeachment não aconteceria.
No editorial do Estadão de hoje saiu que o governo não usou o dinheiro para coibir queimadas na Amazônia - a Floresta está em chamas! Agora vem esta notÃcia sobre a educação. Além de viajar pelo mundo defendendo ditaduras o que esse governo fez até agora?
Desmatamento está batendo recorde mês após mês. Cadê a Anitta? Cadê o Hulk? E o Dicaprio? Ah, era só pra tirar o bolsonaro. Tendeu.
Construiu escolas (não confunda com manteve escolas) e buscou o fim da guerra da Ucrânia, e agora do conflito de Gaza, na base do amendoim e uma cervejinha.
Transformou o Brasil de novo em um paÃs. Nem tudo pôde ser consertado ainda porque o estrago do último desgoverno foi muito grande.
A ignorança (a corrupção e a impunidade, tb) é que astravanca o pogresso !
Se investir perde voto.
Lula cortou 3.5 bilhões da educação e saúde, mas emprestou 6 bilhões em uma clara interferência a favor da esquerda Argentina. Governo de esquerda só privilegia amigos. São perdulários e inconsequentes.
Disseminar mentiras na internet é ser inconsequente; julgar sem provas também.
Lula não emprestou dinheiro brasileiro para a Argentina. Se informe melhor para não passar vergonha na internet.
Enquanto isto querem aumentar verbas dos quartéis
A proposta veio dos camisas amarelas do PL. leia um pouco mais. Se bem que me disseram que a Academi, empresa de serviço militar privado, interessasse pela privatização do Exército, Marinha, Aeronáutica, PMs e Bombeiros. Dizem que os que advogam (camisas amarelas) o tal do Estado mÃnimo, estão regozijando com a proposta da Academi.
Gastou com viagens e mobÃlias.
O orçamento de dois mil e vinte e três veio do ''governo'' do Inominável.
no palanque- muito papo . Nas escolas- pouco investimento! desgoverno populista é sempre assim . Vejam o baixinho bolsonarista de SC - prometeu muito e cumpriu o quê ?
O orçamento presente vem sempre do ano anterior!
Assim que tudo estiver acertado com o Centrão, a grana vai fluir...
Não há paÃs que se sustente como nação minimamente organizada com um contingente de 10 milhões de pessoas analfabetas esperando por dias melhores. Se somarmos as pessoas que mal sabem escrever e são incapazes de compreender um texto mais complexo, a situação fica desesperadora, tornando injustificável a lentidão do min. da educação. A educação foi e parece que ainda é uma grande e dolorosa chaga nos governos, inclusive do Lula.
Mas o Camilo Santana é exatamente o melhor exemplo de sucesso nessa área que temos! Que tal aguardar mais um pouco, afinal assumiu um Mec absolutamente devastado por Weintraub, Milton Ribeiro, e nem me lembro mais o nome do primeiro, todos absolutamente incompetentes. Nada obstante, as cobranças são legitimas desde que sem sensacionalismo para insuflar o gado.
Coisa é na zona rural e nos rincões mais afastados. Nesses locais, Saúde e Educação vêm sendo usados como moeda de troca há décadas. Sem falar noa desvios de verbas. Mas a palavra corrupção é proibida nos gabinetes petistas...
Calma pessoal, ele vai investir, só está se organizando como vai ser a questão das propinas
Calma pessoal, ele vai investir, só está se organizando como vai ser as propinas para os seus polÃticos nos Contratos.
AÃ vc manda o dinheiro pro municÃpios e ele some.
Ô...o governo federal não fiscaliza, os fiscais são corruptos, tb....Sumidouro de verbas. Com a Saúde é a mesma coisa, ou pior.
Não considerar a educação como base para uma sociedade livre, produtiva, criativa e forte é o que têm feito os governantes desse paÃs, pelo menos, nos últimos 50 anos! Autopreservação no poder tem sido o principal fio condutor. Em todas as ações ligadas à educação tem sido suprimida a valorização do professor, figura chave para a transformação do nÃvel educacional no Brasil!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Governo Lula não investiu nem um centavo em novo programa de alfabetização Voltar
Comente este texto