Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Meu caro, creio que a polêmica nem vale a discussão - o mundo é fruto das contingências, seja de qual ordem: uma combinação de genética, esforço e sorte (família, condição econômica, local de nascimento, entorno social) explica a absoluta maioria das coisas. Agora, meritocracia falaciosa é o que explica a lindeza da Bundchen ilustrando a matéria: o von Braun foi muitíssimo mais relevante pro mundo; mas quem vai publicar uma fotinho dele com a boca torta de cachimbo e uns dente fartando? Hahaah!

    Responda
  2. Flávio Sasso

    Exemplo são estes que passam em concursos públicos, sabem tudo mas não conseguem por em pratica seu conhecimento, muitos detestam o que fazem ,outros odeiam pessoas. Nestas horas eu preferiria ser atendido por um robô.

    Responda
  3. Martin Zavadinack Netto

    A meritocracia é o principal argumento dos que tem muito para enganar os que tem pouco. É o mesmo que colocar cem pessoas aleatórias em uma competição esportiva. Não importa quanto tempo se preparem, os geneticamente mais dotados vencerão O mesmo vale para para habilidades intelectuais. Sendo essa a habilidade mais bem recompensada na sociedade de consumo, fácil saber quem tem muito e quer convencer o resto a respeito da meritocracia.

    Responda
    1. Vicente Pleitez

      errado!

  4. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Sou a favor da igualdade, a diferença é natural, a desigualdade é forjada nas relações sociais,que são históricas e não naturais. A questão é que no geral a crítica identitária á meritocracia não busca igualdade, ao contrário, pretendem institucionalizar oportunidades desiguais com vias á perpetuação da desigualdade, preterindo uns para ascensão de outros mantendo o sistema gerador da desigualdade intacto!

    Responda
    1. antonio brito

      Excelente reflexão

  5. Marina Gutierrez

    O artigo me fez lembrar um outro, sobre Educação, era mais o menos isso: uma escola de animais, onde todos tinham que passar nas provas que consistiam em corridas, voos, escalar arvores, nadar, etc. os pássaros passavam com nota dez as provas de voo, mas falhavam na natacao, os coelhos venciam as provas de corrida, mas falhavam no voo, e assim por diante.

    Responda
  6. Adalto Fonseca Júnior

    O problema é que querem a solução fácil. Basta adotar o conceito meritocrático e tudo estará resolvido. Por favor comprrendam que não se resolverá a desigualdade assim. Novas ideias são necessárias para que a desigualdade seja superada.

    Responda
  7. José Cardoso

    Acho que o exemplo de pessoas de grande talento ou beleza tende a desviar o foco. O nosso sistema escolar se destina a separar quem vai trabalhar (gesseiros, eletricistas, mecânicos...) dos que ficarão no ar condicionado (e até em trabalho remoto!), engenheiros, advogados, jornalistas, juízes, economistas, psicólogos, sociólogos, professores...). Sendo que os do primeiro grupo tendem a ganhar menos. Por quê? A justificativa ideológica: não estudaram, não se esforçaram, se acomodaram...

    Responda
    1. antonio brito

      Não sei. Tem faxineira que ganha mais que o professor. Nem todo trabalho intelectual é devidamente valorizado

  8. Vicente Valcarcel

    'Meritocracia, na acepção forte, é um mito' concordo com o autor, pois as pessoas começam de lugares muitos diferentes para haver uma competição justa. Seria interessante pensar o que aconteceria com uma sociedade que não acreditasse em meritocracia, tenho a minha opinião mas fica a dica de texto para escrever a próxima coluna

    Responda
  9. Ho Hsin Tsai

    Meritocracia no Ocidente só começou depois da Revolução Francesa. Prevalece ainda o sistema QI (quem indica) e o chamado "networking". O sistema ocidental de seleção de funcionários públicos foi copiado da China com seus exames imperiais há mais 3.000 anos baseados na meritocracia.

    Responda
  10. PAULO CURY

    o que já estava ruim piorou, sugiro abandonar o tema ou estudar mais antes de voltar a cena

    Responda
  11. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

    Essa matéria me fez lembrar do livro Revolução dos Bichos. Nele e cá, uns tem mais méritos que os outros.

    Responda
  12. CARLOS MORAES

    Tive uma sutil impressão que o colunista desenvolveu duas premisas seguidas de ausência da conclusão.

    Responda
    1. João Silva

      Sim, chegou ao inicio e depois no final pulou a faixa de chegada para deixar a corrida em aberto novamente.

  13. Felipe Vasconcelos

    A conclusão mais razoável que se pode chegar é a de que há uma meritocracia "mitigada". Muitos jovens de classe média com oportunidades tentam entrar numa faculdade de medicina, mas nem todos conseguem. Há uma "relativa" igualdade entre essas pessoas. Portanto, o que foge disso é ideologia. Além disso, disciplina é comportamento que não exige necessariamente uma saúde mental em dia. O autor deve gostar de tarôt, e acredita numa espécie de destino sociobiológico.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      As circunstâncias limitam, mas há sempre uma margem de manobra, um espaço para agir...

  14. Ricardo dos Reis Silveira

    Grande jornalista, nada sobre os assassinos sionistas? Nada!

    Responda
    1. Leo Oliveira van Holthe

      Rapaz, a FSP definitivamente está infestada de ex-leitores de panfletos que não sabem o que é um jornal plural, não monocórdico. À semelhança dos indígenas que dizem não ter enxergado as caravelas por nunca terem visto uma, não sabem o que um jornal plural nem que estivesse a um palmo de distância.

  15. Valdir Teixeira da Silva

    A meritocracia é uma falácia, um enganação para pessoas que já nascem privilegiadas se sentirem o máximo, por estarem no topo da sociedade. No fundo quem é pobre no Brasil tem muito mais mérito que o "bacana".

    Responda
  16. Dario Lima

    Meritocracia e competitividade são dois absurdos humanos, seres não inteligentes. Verdades absolutas como o absurdo criacionista, vale dizer que o criador foi incompetente.

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    Melhor meritocracia do que apadrinhamento ou leis discriminatórias, doenças endêmicas no país.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Eduardo, não estou criticando o colunista, só colocando a opinião sobre a questão.

    2. Eduardo Bildeberg

      O que ele está dizendo Alexandre e que você não entendeu é que nem um nem outro. 'o mundo deve se transformar em um imenso sistema de cotas? É claro que não.'

  18. Fabrício Schweitzer

    O mérito é seu, Prezado.

    Responda
  19. Nilo Mismetti

    Hélio, Dizer que o Messi "não fez nada para possuir um talento futebolístico extraordinário" implica em dizer que ele não passou meses ou anos chutando e treinando como um maluco. Comparou pessimamente. Esta tua análise me recorda um conto, acho que do Kurt Vonnegut, onde as pessoas eram niveladas por baixo. As bonitas, tinham que usar máscaras para ficarem feias e os atletas tinham que arrastar pesos enormes, para não serem ágeis. Ou seja, meritocracia reversa. Coisa de invejosos.

    Responda
    1. Leo Oliveira van Holthe

      Façamos o seguinte, Nilo: colocarei meu filho para treinar a mesma quantidade de tempo e com a mesma intensidade do Messi e veremos em qual time da série D do campeonato capixaba ele irá jogar. Amigo, treino e vontade de vencer sem talento não é nada. Acorda pra vida. Essa balela de que todo mundo pode ser Messi basta treinar é de uma alucinação digna dos melhores cogumelos afegãos

    2. Vicente Valcarcel

      Realmente a comparação com o Messi foi um bem ruim.

    3. Eduardo Bildeberg

      Claro que Messi treinou, o artigo diz isso. Mas se ele não tivesse o enorme talento que ganhou sabe-se de onde e por que razão, podia treinar o quanto fosse, seria mais um perna de pau, como eu fui. Meritocracia seca premia quem já nasce premiado, óbvio.

  20. Augusto Silva Sousa

    Vejo que nos comentários há muitos defensores da "meritocracia". Opinião é um direito, então, gostaria de deixar a minha; meritocracia só será válida quando todos os indivíduos tiverem as mesmas oportunidades. Não precisa ser gênio para perceber que isto não ocorre.

    Responda
    1. antonio brito

      Concordo. Em uma matéria de hoje a fsp diz que o mec deixou de investir 1 bilhão de reais na educação básica. Independente do mérito e da ideologia temos um estado que semeia privilégio, para muitos incompetentes, e não aplaina a desigualdade, quando muito é só discurso.

    2. Artur Carmel

      Augusto Silvá Rosa, no Brazil, não pode háver méritocracia (que não é crime, diga-se) por contra dos roprios gestores (que dizem abomina-la.Jaque não promovem, perversamentw, o progresso e bem estar ao ial, apostando na mediocridade. Não à toa.

    3. Gloria Maria de Lamare Dias

      Sim, é exatamente esse o ponto de partida. Sem a igualdade de oportunidades, a discussão sobre meritocracia não pode nem ao menos começar

  21. Pedro Luis S C Rodrigues

    O recrutamento por excelência tem que ser a regra, se a ideia for ver o país se desenvolver. Os outros sistemas de recrutamento deveriam ser raras exceções. Dito isso, os progressistas só irão lembrar a primeira parte da coluna, o mérito na acepção forte não existe, e continuar condenando o Brasil a mediocridade com suas seleções

    Responda
  22. Eduardo Giuliani

    Meritocracia é uma Lei Natural do Universo. A evolução ocorre de forma meritocrática. Inteligência tem alguma correlação com dna, mas também tem com a alma que entra no corpo, e como este conjunto é treinado durante a vida. Pode-se correlacionar a inteligência às conexões nos neurônios que são desenvolvidas durante os primeiros 20 anos de vida. Progresso/Evolução é outra Lei Natural, objetivo de todo ser humano. Quanto maior o esforço maior o progresso. E cada um tem sua trilha.

    Responda
    1. Eduardo Giuliani

      Papel do Estado é fundamental. Interessante um Ted Talk de Eric Li, chinês, economista e cientista político, que compara o sistema chinês com o americano. Meritocracia e combate a desigualdade são algumas das principais funções do Estado. Ele demonstra porque a democracias liberais são muito mais ineficientes do que o sistema chinês que já possui 100 anos de história e, sendo assim, não servem de referência para a China.

    2. Artur Carmel

      O esforço,nesse país (nesse mundo) competitivo e desigual, deve contar com o apoio do Estado. Quantos inteligentes colhem açai no Maranhão? Quantos QIs prósperos colhem sisal na Bahia ? Não basta ser de esquerda. Tem que ser gelol !

  23. Joel Domingos

    Luto em prol dos desfavorecidos, mas o combate à meritocracia é empreendido, em sua maior parte, por pseudossocialistas que têm preguiça de dar duro, como todo mundo. Querem estatizar tudo e viver na mamata. A máquina estatal é, para estes, cabide de empregos. Sob o manto de promover inclusão social e incentivo à cultura, buscam introduzir critérios subjetivos nos concursos públicos a fim de infiltrarem sua patotinha. Querem as sinecuras e benesses estatais, como a Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc.

    Responda
  24. Artur Carmel

    A antítese da meritocracia é a ineficiência, a ordinariedade, a ignorância, a medicridade. E é isso que os governos, inclusive os do petê, querem para o povo brasileiro. É entregar educação, saúde e infraestrutura precárias às camadas menos favorecidas, e fazendo discursos antimeritocracia. Hipócritas.

    Responda
  25. Ricardo Arantes Martins

    Existe o mérito daqueles que se dedicam mais, que estudam mais, que trabalham mais, que se privam mais, que tem coragem de investir ou de fazer. mas a oportunidade pode não ser igual. Se, por exemplo, todo jovem tivesse acesso a ensino de qualidade, o nível para passar numa universidade pública de medicina seria altíssimo. Existem características natas como narrado na matéria e existem distorções sociais também que não dão equidade para muitos poderem competir dentro da tal meritocracia.

    Responda
  26. Fabiana Menezes

    O critério de excelência faz sentido e passa no crivo de argumento de constatação. Porém, em ambientes democráticos, inclusivos, humanos as escolhas sobre quais são os problemas públicos, como resolvê-los não podem nos levar a uma negação de ordem ética exatamente porque, racionalmente, sabemos das desigualdades. Ex: a escolha por uma política para a primeira infância que garanta um mínimo nutricional porque o tempo não poderá corrigir essa injustiça.

    Responda
  27. Paulo Augusto

    Não vejo nenhum defensor da meritocracia colocar os filhos em escolas públicas para competir igualmente com os não-abastados e provar sua "meritocracia".

    Responda
    1. Artur Carmel

      A classe-média não coloca seus filhos em escolas particulares, só porque essas , geralmente, têm melhores procedimentos pedagógicos. Mas, por questão de "status"... A máfa das

  28. MATILVANI MOREIRA

    Meriticracia não é tudo? Mas o empenho e a dedicação faz a diferença em muitas situações. É fácil por a conta de tudo no cosmo!

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Eu ia contra-argumentar sobre seu comentário, mas deu preguiça e o jogo do meu time vai começar.

  29. Joel Domingos

    Luto em prol dos desfavorecidos, mas o combate à meritocracia é empreendido, em sua maior parte, por pseudossocialistas que têm preguiça de dar duro, como todo mundo. Querem estatizar tudo e viver na mamata. A máquina estatal é, para estes, cabide de empregos. Sob o manto de promover inclusão social e incentivo à cultura, buscam introduzir critérios subjetivos nos concursos públicos a fim de infiltrarem sua patotinha. Querem as sinecuras e benesses estatais, como a Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc.

    Responda
  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    É realmente um cidadão nascido em gaza tem q ter o mesmo rendimento de um nascido em is ra ell

    Responda
  31. Petrônio Alves Filho

    Realmente, explicou de forma bem simplista. Mas isso não tira a minha concordância com o autor. Essa coisa de mérito é excludente e injusto. Não nascemos iguais!

    Responda
  32. Reinaldo da Silva

    Explicação pífia, simplista e retirada do senso comum de porta de botequim. Querem saber o que a ideologia da meritocracia e como ela funciona? Tem interesse em "desvendar o mistério", e não ficar condicionado ao simplismo? Comprem ou baixem o livro A Tirania do Mérito de Michael J. Sandel. Se não tiveram grana, vejam os vídeos do autor no Youtube. Mas, por favor, não se contentem com superficialidade.

    Responda
  33. Galdino Formiga

    Penso que a meritocracia é conquistada, para quem tem objetivo a ser conquistado.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Raciocínio circular. Você sabe o que é meritocracia? Pelo visto, não.