Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Dolci

    Não é comparar com o estado de Israel, mas com o atual governo formado por guardas judeus de campos de concentração na WWII. Seria o mesmo que dizer que o Brasil é o desgoverno do inominável.

    Responda
    1. Cristina Sant'Anna

      Guardas judeus de campos de concentração na WWII são os kapos: "as funções eram supervisionar os outros prisioneiros e puni-los por qualquer infração, espancando-os até a morte se necessário. Existiam três tipos principais: aqueles que supervisionavam o trabalho, os que vigiavam o quartel dos prisioneiros durante a noite e os que supervisionavam áreas no campo em geral, como a cozinha." Difícil que o atual governo de Israel seja formado por ex-kapos, muito idosos: talvez descendentes no espírito

  2. Manoel Marcilio Sanches

    Lula fala para a sua torcida. Ele bate e o serviço diplomático assopra.

    Responda
    1. Edson Jardim

      LULA PRESIDENTE ELEITO DO BRASIL Quem não estiver satisfeito - principalmente estrangeiros, que não produzem nada, para os brasileiros - PEGUE O BONÉ E RETORNE PARA SEUS " DEMOCRÁTICOS " PAÍSES. Tiauzinho, não voltem mais !!!!

  3. Manoel Marcilio Sanches

    Lula fala para a sua torcida. Ele bate e o serviço diplomático assopra. A CONIB sabe disso.

    Responda
  4. Adauto Lima

    Perigosa e equivocada é a mira das forças israelenses.

    Responda
  5. Cristina Sant'Anna

    Ao afirmar que as declarações do presidente do Brasil são "perigosas", a CONIB está fazendo uma ameaça velada ao país? Atos terroristas começarão a ocorrer aqui, como afirma a última frase da nota da CONIB? "A comunidade judaica brasileira espera equilíbrio das nossas autoridades e uma atuação serena que não importe ao Brasil o terrível conflito no Oriente Médio." Importar o conflito para o Brasil?

    Responda
    1. Cristina Sant'Anna

      Registro de fatos, que já são história: Em 1946, antes da proclamação da república de Israel, o grupo Irgun promoveu um atentado, organizado por Menachem Begin, contra o Hotel King David, em Jerusalém. O Hotel funcionava como uma espécie de sede administrativa do mandato palestino. Em 1991, ao entrevistar Begin, o jornalista Russell Howe perguntou como Begin se sentia por ser o "pai do terrorismo no Oriente Médio". Segundo o jornalista, Begin respondeu: “No Oriente Médio? Em todo o mundo!”

    2. Cristina Sant'Anna

      Registro de fatos, que já são história: Em 1946, antes da proclamação da república de Israel, o grupo Irgun promoveu um atentado, organizado por Menachem Begin, contra o Hotel King David, em Jerusalém. O Hotel funcionava como uma espécie de sede administrativa do mandato palestino. Em 1991, ao entrevistar Begin, o jornalista Russell Howe perguntou como Begin se sentia por ser o "pai do terrorismo no Oriente Médio". Segundo o jornalista, Begin respondeu: “No Oriente Médio? Em todo o mundo!”

    3. Joel Domingos

      Nunca se teve notícia de que Israel tenha praticado atos dessa natureza em qualquer parte do mundo. Agora os muçulmanos são useiros e vezeiros destes expedientes ao redor do mundo em todas as épocas. Salman Rushdie que o diga.

  6. João Leite Leite

    Oque Israel esta fazendo na palestina é muito pior do que o que o Hamas fez em Israel. Está matando milhares de mulheres, crianças e gente que não tem nada a ver com o conflito. O Lula ainda foi macio. O povo ordeiro do mundo inteiro tem que se levantar e exigir a criação do estado Palestino. para conquistar uma paz duradoura.

    Responda
  7. WILLIANS CESAR TURCO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Silvio Leite

    Os Israelenses só falam que tem direito de se defender dos ataques do H a mas, mas tomam atitudes semelhantes e até pior do que esse grupo terrori sta. O te rror que I s rael está provocando com o povo palestinos, mortes de civis, crianças, idosos e doentes. Vamos ver pelo lado humano, será que Israel foi humanosquando bombardeou gaza, com um rastro de destruição imensa, quanto tempo esse povo palestino vive sitiados, sem autonomia. O h a mas foi criar desse governo Israelense sedento de ódio.

    Responda
  9. Ezequias De Lima

    O povo israelense é cheio de mimimi. Qualquer um que critique Israel é antissemita, e o que é mais estupefaciente nessa história é o 'invasor/agressor' se considerar a 'vítima' -- a ocupação por parte de Israel já dura 56 anos; uma eternidade! Nem Freud explica!

    Responda
  10. MARCIO SOARES

    A Conib (Confederação Israelita do Brasil) deveria, no mínimo, permanecer em silêncio e apoiar qualquer governo que queira retirar seus compatriotas das terras sangrentas da Palestina. Vídeos circulam na internet mostrando policiais judeus agredindo violentamente outros judeus que são contra o massacre promovido pelo Estado de Israel.

    Responda
  11. Ezequias De Lima

    Punição coletiva... hummm... pode isso, Arnaldo?

    Responda
  12. João Marcondes da Silva Filho

    A Confederação Israelita devia criticar o Criminoso Benjamin Netanyahu, pela Genocídio na Faixa de Gaza. O MEU PENSAMENTO EXPRESSO AQUI NESSE ESPAÇO FOI CENSURADO.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Bem vindo ao clube!

  13. lilian santos

    quem não tem consciência histórica é Israel, vivem em uma realidade que somente eles tem razão, tanto que não respeitam leis nenhuma, jamais tiveram a vontade de resolver o conflito, quanto mais o conflito , mais armas vendem e fabricam e os americanos toda sua politica externa é para criar guerras e conflitos armados, assim suas empresas ganham rios de dinheiro, é um estado que toca o terror com a extrema direita no poder a tanto tempo.

    Responda
  14. lilian santos

    os judeus já perderam o direito de ser um povo oprimido, para ser os opressores, há décadas , eles vem sistematicamente sufocando os palestinos, tomando suas terras, contaminando sua agua, destruíram a economia locam, essas pessoas para sobreviver vão para o hamas, a existência do hamas existe porque israel e os estados unidos sempre descumpriram as resoluções da onu, acham que estão acima da lei, posam de machoes porque tem armamento de destruição em massa, praticam a politica do terrore medo

    Responda
  15. Ernesto Pichler

    Dizem alguns desavisados ou de má feh, que Ishael é "o único Estado democrático no Oriehte Méhio". Como é democrático um Estado de apahtheid, onde o voto de uns vale mais que o voto de outros habitantes?

    Responda
    1. Ricardo Ferreira

      Correto. Democrático para quem?

  16. Ernesto Pichler

    A fonte do terhorismo é a extrema direhta dos dois lados alimentando óhio religioho, islâhico de um lado, sioneo-n do outro. Ishael tem todo o direito de se defender, assim como os pahestinos têm o direito de se defender e não serem expulsos de suas terras. Assim, ishael terá seu direito assim que reconhecer o direito pahestino. que é um direito universal: o de não ser houbado. A disposição de ishael de truhidar os vizinhos vem dos tempos bíblicos: veja-se o deuteronômio. Esse óhio gera óhio.

    Responda
  17. Ernesto Pichler

    É terhorismo contra terhorismo. O terhorismo do Levante do Gheto, de desesperados e heroicos, que sabem que vão morrer, contra um terhorismo de estado, frio e calculista, que oprime o gheto e que é mil vezes mais poderoso. E Ishael sabia que seria atacado, mas usou isso como pretexto para acabar com a Palesdina.

    Responda
  18. Luiz Roberto silveira piloto

    Um estado terrorista combatendo um grupo terrorista …

    Responda
  19. Luiz Roberto silveira piloto

    Um estado terrorista combatendo um grupo terrorista …

    Responda
  20. Jose Aloisio Furlan

    Região complexa, qual o preço de vidas? Presenciamos isso em todo o planeta. Quem pode pode? É!

    Responda
  21. ALAN CARLOS Ã VILA

    Pronto; agora vão dizer o que devemos ou podemos falar. Qdo se discorda deles já acusam antisemitismo

    Responda
  22. Marcos valerio André da silva

    Israel parece estar cego, só vê o caminho para resgatar os refens através da destruição do Hamas, mas não se importa com a eliminação dos demais moradores da região. O que vejo disto tudo é Israel vai tomar a parcela norte e não devolverá aos Palestinos

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Discordo: Israel vai tomar o norte e empurrar todos para o sul e depois atacar o sul, para "eliminar os últimos focos de terrorismo" - e para obrigar os sobreviventes a invadirem o Egito, que terá que se virar com eles. Provavelmente, criarão campos de refugiados no Sinai, onde sobreviverão ainda mais miseravelmente. Aí, Israel ficará com mais este pedaço da terra dos palestinos e poderá de dedicar exclusivamente a tomar as terras restantes na Cisjordânia. Tudo por motivo de defesa, é claro!

  23. Rafael Gallina Delatorre

    Impresciona o cinismo. Gostaria de saber o que pensa esta entidade sobre os brasileiros que acabam de chegar. Daqui a pouco acusam o governo de trazer ter oristas pra cá. Decerto pensa que número de crianças mortas em Gaza, 4 vezes maior que os isra ele ses, não é um holocausto, afinal são futuros terrorisdas, tudo é pra se defender.

    Responda
  24. HERBERT LUIZ BRAGA FERREIRA

    O oprmido de ontem é o opressor de hoje

    Responda
  25. José Bernardo

    O que a entidade diz e é transcrito no quinto parágrafo ou é cinismo ou é humor involuntário: não há terceira hipótese. Preferível ouvir a voz humana, digna e corajosa de ju deus como Amira Hass, Gabor Maté, Ilan Pappé e Norman Finkelstein.

    Responda
  26. jose fior neto fior

    A matança indiscriminada que Israel promove contra o povo palestina supera em muito as ações condenatórias do Hamas. Israel tem todo direito de se proteger, mas praticar um verdadeiro genocídio de um povo é ato de puro nazismo.

    Responda
  27. jose eduardo serrao

    CONIB, não há diferença entrega a morte de civis israelenses a de palestinos. Então, o que é perigoso na declaração?

    Responda
  28. José Ricardo Braga

    O problema na argumentação da Conib - "que eles se desloquem para áreas mais seguras, criando corredores humanitários, avisando a população da iminência de ataques" é que tudo isto é crime de guerra, deslocar população, atacar onde tem população civil.

    Responda
  29. Gaya Becker

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  30. Gaya Becker

    Agora dá para entender melhor a soberba do povo que se diz "escolhido" por Deus. Essa gentalha não tem autocrítica. São críticos ferrenhos quando confrontados com a matança que produzem ao longo dos anos na tal terra chamada de santa. Dá pra entender melhor o rastilho de ódio que vão deixando por onde andam...

    Responda
  31. Antonio Carvalho

    Quer dizer que o Hamas matou 1200 israelitas de propósito e Israel matou 11000 palestinos sem querer . Isso foi retaliação da pior especie na proporção de 1 para 10 . Nabucodonosor , com quem os judeus aprenderam Justiça no cativeiro da babilonica ( e de quem plagiaram a história de Noé) falava de um para um : olho por olho , dente por dente . Está faltando um pouco de Cristianismo nesse povo .

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  32. wilson kfouri

    Conib=sionismo=apartheid =ocupação = colonialismo

    Responda
  33. wilson kfouri

    O Hamas não aceita ser comparado com o estado terrorrista de Israel que pratica limpeza étnica na Palestina há 75 anos

    Responda
  34. Ricardo Andrade

    Sionismo é narcisista.

    Responda
  35. LUIZ RODRIGO PIOLA BRANDT

    Querido Lottenberg, fique tranquilo! Todos nós, defensores do Estado Democrático de Direito, do atual Governo Democrático, legitimamente eleito, norteados nos pelos preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, pela Declaração de Viena de 1993 e pela Resolução 194 da Assembleia Geral das Nações Unidas, não somos antissemitas, nem tampouco sionistas, e sabemos claramente diferenciar o povo de Israel de neonazifascistas assassinos genocidas escondidos detrás estrela azul de David.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Gostaria de lembrar que foi o povo de Israel que alçou ao poder os tais "neonazifascistas assassinos genocidas" via eleições livres e com "voto auditável", como exigem seus grandes admiradores, os bozomínions. Estou cansado desta enrolação de "O povo de Israel é bom e justo, o Netanyahu é que não presta!". Para ser israelense é necessário criar uma blindagem para o horror e ir em frente se achando o máximo e pobre vítima do mundo, do qual ele deve se defender literalmente a todo custo.

    2. Ernesto Pichler

      Caramba! Você diz tudo o que eu gostria de dizer, mas é barrado pela censura.

  36. Angela Bueno

    Evidentemente que o Lula será , no mínimo, criticado por sua postura, postura que, sem dúvida, representa a de todos que vêm todas as atrocidades cometidas sem tomar partido, coisa que não deveria mais caber num mundo civilizado.

    Responda
  37. Dagmar Zibas

    Parabéns, presidente. Emocionante a chegada dos 32 palestinos que estavam reféns de Israel. Fez muito bem em repetir que Hamas é terrorista, mas Usrael tb é. Lavou a alma.

    Responda
  38. Gilberto Maschião

    F0d4-se a conib

    Responda
  39. Tom Cunha

    Parabens Lula !!! Falou tudo Muito bem E isso mesmo !

    Responda
  40. Ezequias De Lima

    Netanyahu, o exterminador do presente, dirigindo-se aos palestinos com a gentileza que lhe é peculiar: "Vamu bombardiá, cai fora porque o bicho vai pegá. Boa sorte cambada, ou caso contrário... boa viagem!" Oremos, irmãos!

    Responda
  41. Moezio Martins dos Santos

    Essa associação fala em ata

    Responda
  42. Ezequias De Lima

    '... Israel vem fazendo esforços visíveis e comprovados para poupar civis palestinos,...'. Hummm... as mais de 5.000 crianças palestinas mortas que o digam. Morreram em combate?

    Responda
  43. Eliane Xavier

    Is aHell. Os responsáveis pelo holo c@usto do século XXI. CONIB cin.ica!

    Responda
  44. Anna Rodrigues

    Alguém avisa a essa entidade que as crenças dos Ju deus só podem produzir efeitos entre eles. Então o erro começou lá atrás quando eles chamaram a terra dos outros de terra prometida.

    Responda
  45. Vilarino Escobar da Costa

    Perigoso mesmo é matar inocentes palestinos indiscriminadamente! Para Isr ael todo palestino é um terrorista, até mesmo as milhares de crianças assassinadas!

    Responda
  46. Taniara Aguiar de Souza

    A byby perigosa tá na black friday da f@ix@. Liquidation in progress.

    Responda
    1. Taniara Aguiar de Souza

      O caridoso e compassivo líder cyionysta mira a las mujeres y a sus hijos.

  47. Renato Lima

    Lula tem razão, Israel já nasceu como um estado terrorista.

    Responda
  48. Renato Lima

    Bibi merece um julgamento como semelhante ao dos líderes nazistas. Merece a mesma pena.

    Responda
  49. COLOMBO MELO

    Sou assinante há muitos anos e este mediador está me censurando. Bloqueei pagamento da assinatura.

    Responda
  50. Alexandre Pereira

    O camaradinha deveria demandar a libertação dos reféns e que o Hamas, esse grupo valente e de elevado caráter, se entregue, para acabar com a guerra. Mas deve ser pedir demais contrariar narrativas e pedir para não usarem civis como escudo.

    Responda