Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdo Neto

    Alinhado com a sua coluna, o Michael somente enxerga o mundo através da sua bolha, o rentismo; negligenciando, até escrachando, os investimentos que fazem a economia girar e crescer, como por exemplo, o mercado imobiliário e os pequenos negócios. O rentismo não existiria se não investíssemos na economia real.

    Responda
    1. Valdo Neto

      Michael, muito obrigado por responder meu comentário, não é usual colunistas se dirigirem aos seus leitores. Entendo o seu ponto, porém, relendo sua coluna sigo interpretando que investimentos fora do rentismo não têm sua simpatia. Respeito sua opinião, porém, penso que cabem grãos para além do rentismo na nossa estrada para a independência financeira.

    2. Investidor Individual

      Oi Valdo, não interpretei assim o que eu falei. Mas vou resumir: não importa onde investir, seja em um negócio, ou no mercado, vc só vai ter um grande retorno se der tudo muito certo. No fim do dia, qualquer retorno que dá mais que a taxa livre de risco, tem um risco e o investidor deve estar ciente dele e estar disposto a correr.

  2. Marcelo FL Cordeiro

    Gostei, realista. Fracassos e perdas são silenciosos. Talvez sejam a maioria. Muitas vezes trabalhasse apenas para pagar as contas do negócio. Às vezes, pagasse para trabalhar.

    Responda
  3. Luiz Carlos D Oliveira

    Esse colunista quer enganar a quem ? Primeiro: se alguém "investiu " num imóvel e este pouco se valorizou esse mesmo, não ficou sem uso, ou alugado ou uso próprio tem que ser "remunerado"; ninguém mantém por anos um "negócio próprio" sem lucro ou sem se auto-remunerar, portanto pode também ser Lucro

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Tem razão mas precisa fazer as contas. No caso do negócio próprio, ainda que ele não gere um grande retorno, se propiciar ao do uma retirada que não obteria de outra forma, pode ser um bom negócio, mas também precisa fazer as contas e comparar com outras alternativas. Ademais, negócio pouco lucrativo não me parece ter grande futuro.

    2. Rogerio Pontes

      Quanto ao imóvel, se ele comprou por 800 e vendeu por 800 mesmo tendo usufruído ele perdeu com inflação gastou com manutenção, IPTU, itbi…. Quanto a um negócio, essa auto remuneração não é necessariamente lucro do negócio, normalmente é salário referente aí seu trabalho. Se você teve um negócio por 5 anos e só conseguiu de retorno seu salário o negócio em si não deu lucro nenhum.

  4. Galdino Formiga

    Investimentos em imóveis, negócios próprios, poupança, moedas globais, ouro e prata não agradam aos agentes financeiros. Preferem a renda variável.

    Responda