Poder > Abdias Nascimento via na atuação política caminho para combate ao racismo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    É sempre bom lembrar o livro, O quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista, de Abdias Nascimento. Que adianta a conquista de um pedaço de chão de ancestralidade duvidosa se a verdadeira ancestralidade é apagada?

    Responda
  2. Alexandre Marcos Pereira

    Excelente texto. Devemos enaltecer a figura e o legado de Abdias Nascimento, um importante intelectual e ativista no movimento antirracista brasileiro. A metáfora do boi de piranha, utilizada por Nascimento, simboliza seu papel como pioneiro e sacrifício pessoal na luta contra o racismo. Ele estava ciente de que suas propostas poderiam ser rejeitadas ou ignoradas no Congresso, mas acreditava que elas serviriam para abrir caminhos para futuras demandas e conquistas da população negra. Um bravo!

    Responda
  3. José Fernando Marques

    Tive o privilégio de, menino, ter morado em frente ao sobrado em que morava a família de Abdias: a mãe Léa, os filhos Bida e Henrique (o próprio Abdias, separado de Léa, não morava lá), em Botafogo, no Rio. Bida era meu colega no Santo Inácio, Henrique alguns anos mais velho. Gostava deles e aprendi com eles. Estavam à frente da consciência do tempo.

    Responda
  4. josé mário ferraz

    Platão observou que a orientação dada pela educação à criança determina o futuro do adulto. Desta forma, sendo a política que estabelece o tipo de educação, é responsável por tudo inclusive racismo do qual decorre exclusão dos nossos irmãos de pele escura.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.