Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marina Gutierrez

    Como de costume, outro artigo denunciando quem ousa criticar a situação do povo palestino. Hoje foram publicados vários.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    Basta ler as informações publicadas nos meios de comunicações imparciais do mundo, para saber que muitos judeus não se ofenderam com a declaração do presidente, pelo contrário, há décadas denunciam as ações do governo de Israel, um desses grupos se chama " Voz dos Judeus para a Paz" atuante nos States e existem outros.Além disso, foram publicadas inúmeras petições para o cessar fogo permanente por parte de proeminentes intelectuais, professores e politicos judeus.

    Responda
  3. Adenilson peneli

    Israel já não é um Estado Liberal, pois hoje é governado por um autocrata extremista que em toda sua vida teve como objetivo minar todas possibilidades da solução de dois Estado. O objetivo do HAMAS não é matar judeus, mas é um grupo de resistência cujo objetivo é criar um Estado Palestino, mais creio que o advogado está apenas querendo alertar Lula das graves consequências de mexer com um Estado terrorista, milionário e que têm o apoio dos EUA, neste ponto concordo.

    Responda
  4. Flávio Ribeiro

    Acho que está claro que um “Estado democrático” também pode ser um “Estado Terrorista”. E mostram os fatos que se porta como tal - e portanto assim o é. E mais, quem tem não só a alma, mas os copos machucados e mutilados hoje é o povo palestino, muito além da retórica barata de uma cartinha desimportante.

    Responda
  5. Jean Arakawa

    Ao colega Podval, o ditado espanhol, “cría cuervos, y te sacarán los ojos.”

    Responda
  6. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Uma carta frágil e unilateral.

    Responda
  7. Geraldo Lourenço Brita

    Importa ressaltar que em momento algum o signatário da carta, identificando-se desde o início como "judeu", repudiou a postura de Lula, pelo contrário, sentiu-se "machucado" e, de certa maneira, "ofendido" pela comparação feita entre uma e outra entidade terrorista, já que ambas massacram inocentes...! O mais simples é paralizar ações violentas, mas quem disse que farão isso...?

    Responda
  8. Mateus Azevedo

    "Machuca" e "ofende" sr. Podvogado? Mas e as bombas de Israel? Elas vão muito além, matam e aleijam! O tema de 'organizações terroristas' é interessante. O nobre advogado deve certamente se lembrar de nomes como IRGUM e GANGUE STERN. Organizações terroristas judaicas que foram instrumentais na criação de Israel. Antes de 48, atacavam civis, sequestravam, lançavam bombas em mercados palestinos e hotéis...

    Responda
  9. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Censuram até geno

    Responda
  10. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    O ataque só ocorreu por falha na inteligência Israelense. O atual governo de extrema direita, ao promover ataques à democracia, desviou sua atenção aos opositores internos e facilitou as ações dos inimigos externos. Assuma os próprios erros e para com esse genocidio.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Não houve falha na segurança, simplesmente permitiram que acontece-se, pois já sabiam do plano e foram alertados pelo Egito. Basta olhar a reação descabida de Israel, que comete atos terríveis, jogando bombas proibidas de serem jogadas em áreas densamentes povoadas, provocando a maior destruição possível, com ódio, promovendo uma situação desumana de destruição total.

    2. Joel Domingos

      Então, o estado israelense é culpado de ser atacado! Só faltava essa!

  11. Nestor Bercovich

    Lula não está equiparando Hamas à Israel. Simplesmente está dizendo que o ataque do Hamas foi terrorista e que os bombardeios de Israel em Gazo também são. E isso é verdade.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Nestor Bercovich, exatamente! Assino embaixo.

  12. Luiz Antônio I

    Seria bom se o Lula adotasse a mesma postura com relação ao amigo dele, o Putin. Ele até pode ter razão mas, tem que pelo menos ser coerente.

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    Eu nunca tinha visto a folha sensurar tanto, seja não colocando representantes do povo palestino em suas colunas, seja sensurando comentário de seus assinantes. Esse poder é extremamente forte.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Concordo, quando vão publicar artigos de representantes palestinos?

  14. Marcelo Brum

    E, assim, ele se descre den cia como mediad or Inter nacional. Já era...

    Responda
  15. vicente machado

    Jogar bombas nas cabeças de crianças,idosos e mulheres é o quê? Lula está certo!

    Responda
  16. PAULO PETRASKI

    Puxa M. B., qual a relevância da opinião do advogado do Dirceu hein? E me desculpe, mas a quantidade de civis mortos por esse país cujo nome não podemos citar senão a folha censura, é absurda, inaceitável e imperdoável.

    Responda
  17. Gaya Becker

    Também que ninguém entende o povo escolhido por Deus! O que todos eles querem dizer é que cada palestino que eles matam ao longo de todos esses anos de massacre, "machuca" eles próprios! Que coisa que ninguém quer entender o sofrimento deles!

    Responda
  18. Gaya Becker

    Também que ninguém entende o povo escolhido por Deus! O que todos eles querem dizer é que cada palestino que eles matam ao longo de todos esses anos de massacre, "machuca" eles próprios! Que coisa que ninguém quer entender o sofrimento deles!

    Responda
  19. Telma Saraiva

    Dizem que, em geopolítica, não existem bonzinhos, mas interesses. É necessário descobrir o que motiva o Lula a dar tantos tapas no rosto de um outro país, enquanto permanece servil aos interesses da Rússia, em quem ele nunca bateu, apesar de o exército russo ter bombardeado escolas, creches, hospitais. Num completo desprezo pelas 19.000 crianças ucranianas sequestradas pelo Kremlin, o Lula disse sorrindo que o Putin poderia vir ao Brasil sem problemas. Corrigiu-se depois porque a repercussão

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Que fúria? Eu só vejo comentários furiosos nesse espaço. Isso é uma questão de lógica simples. Quem, quando fala sobre guerras, evoca o humanismo, "humanistas", deveria tratar de todas as guerras com a mesma régua de justiça. Elementar!

    2. Cintia Klein

      sua fúria é em qualquer guerra ou é seletiva, para guerra que envolva judeus?

    3. SUSANNE WALKER

      Telma, vou repetir tuas palavras: em geopolítica não existem bonzinhos, mas interesses. Isso vale para o teu lado tb ou só pro lado que já perdeu 4 mil crianças?

  20. Felipe Vasconcelos

    Não adianta, Podval, a lavagem cerebral brutaliza os homens e não admite a razoabilidade.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Bi bi que o diga, né não?

  21. CELSO RIBAS

    Então para o advogado matar mais de 5 mil crianças palestinas faz parte da política de defesa de Israel.

    Responda
  22. vicente machado

    Queria saber a opinião desses jornalistas se seus parentes estivessem recebendo bombas nas suas cabeças! Lula está certo

    Responda
  23. SUSANNE WALKER

    Parabéns, Presidente! Esse jornal detona o Sr sempre q pode. Mas nem todos seus leitores são ingênuos. Muitos consultam outros órgãos de imprensa, que noticiam os fatos com mais isenção.

    Responda
  24. Carlos Eduardo Cunha

    Uma coisa indesejável é matar civis na guerra contra um inimigo odioso como aconteceu na Alemanha e Japão em 45 (hoje nações muito amigáveis e respeitadoras). Outra é invadir território, estuprar mulheres, matar jovens, queimar idosos e retornar contando vantagem . Neste ultimo caso é terrorismo e genocídio (matar simplesmente para erradicar um grupo humano). Lula e Amorim erraram feio.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Israel invadiu a Palestina em 1967 e desde então ocupa o território com seu exército e protege os grileiros de terra, os chamados eufemisticamente de "colonos" . Não houve estupro de mulheres,queima de idosos,40 bebes decapitados ou em fornos de microondas. Isso se chama desinformação.

    2. SUSANNE WALKER

      Um país civilizado não deveria sucumbir ao "olho por olho, dente por dente". Exatamente por ser civilizado. Mas não. Ele adota o mesmo procedimento da barbárie. Vergonhoso!

  25. Dagmar Zibas

    Mesmo? E o objetivo do país colonizador qual seria? Que o digam os 75 anos de ocupação ilegal de terras palestinas.

    Responda
  26. Paulo Henrique

    Parabéns, Presidente Lula!!!

    Responda
  27. Fatima Marinho

    Querido Presidente, fizestes muito bem, condenastes o terrorismo e os crimes de guerra e defendestes a PAZ. Esse advogado eh uma grande M.

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Exatamente! E quanto espaço privilegiado nesse "jornal" pra esse advogado. Patético!

  28. Mateus Azevedo

    Ora, ora, ora, eis mais um campeão de distorção da realidade que a imprensa incensa... mais de dez mil palestinos, incluindo milhares de crianças e velhos, já foram mortos pelas bombas israelenses, mas o nobre pod-vogado não hesita em vir a público dizer que a fala de Lula 'machuca' e 'ofende'... Ora, ora, ora, o sr não tem mais o que fazer?

    Responda
  29. Edson Capistrano

    Palavras machucam, bombas matam !

    Responda
  30. Mateus Azevedo

    Ucranianos são elogiados pela resistência à agressão russa. Ora, por que não aplicar o mesmo padrão aos palestinos, que resistem à agressão israelense?

    Responda
  31. Mateus Azevedo

    "Machuca" e "ofende"? Ora, o nobre pod-vogado se esquece das 'organizações terroristas' judaicas, na designação do governo britânico, que atuavam na Palestina antes da criação do Estado de Israel, em 1948, e que foram instrumentais para o êxito da empreitada sionista. O IRGUN, por exemplo, de Menachem Beguin, e a Gangue Stern, que promoveram vários atentados contra a população civil, mercados árabes, vilarejos, hotéis etc.

    Responda
  32. ALMERITA TEIXEIRA DE LIMA

    "Democracia liberal" - questão de nomenclatura. Mata do mesmo jeito. O Hamas é terrorista, sim, mas Israel se equipara ao grupo, quando também mata inocentes, mata milhares de crianças, explode ambulâncias e hospitais.

    Responda
  33. Gildázio Garcia

    Pelo pouco que sei sobre as guerras Árabe-Israelenses, a da Independência (1948-49), a de Suez (1956-57), a dos Seis Dias (1967) e a do Yom Kippur (1973), a especialidade das Forças Armadas de Israel é matar árabe-palestinos.

    Responda
    1. Joel Domingos

      E em todas essas guerras árabe-israelenses, os árabes não matavam, não? Inclusive, foram os árabes quem iniciaram todas essas guerras.

  34. Hugo Bonette de Carvalho

    Terrorismo não justifica terrorismo. É simples assim. Dada a catástrofe em Gaze, o Lula tá certo.

    Responda
  35. Bento Brito Teixeira

    fSP, suas censuras são afrontas à liberdade de expressão. A maioria das suas reportagens são tendenciosas.

    Responda
    1. Luiz Paulo Larcher

      Investigue a identidade do censor.

  36. Bento Brito Teixeira

    fSP, suas censuras são afrontas à liberdade de expressão. A maioria das suas reportagens são tendenciosas.

    Responda
  37. José Davi

    Há que não se pode escrever. Moderação prévia se chama censura.

    Responda
  38. Bento Brito Teixeira

    fSP. Me ensina como devo escrever. Eu nem citei Israel. Apenas disse que o nosso presidente, Lula está correto em seus argumentos.

    Responda
  39. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Absurdo o que a Folha faz nesse espaço, boicotando qualquer ato de desagravo contra Israel

    Responda
  40. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Não se pode falar nada por este canal da Folha contrário a ISRAEL

    Responda
  41. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Não se pode falar nada por este canal da Folha contrário a ISRAEL

    Responda
  42. Gilberto Rosa

    Eu nunca tinha visto a folha sensurar tanto, seja não colocando representantes do povo palestino em suas colunas, seja sensurando comentário de seus assinantes. Esse poder é extremamente forte.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Obrigado Marcos.

    2. marcos fernando dauner

      censurar .

  43. Gilberto Rosa

    Vale lembrar que o consul deste país invasor se reuniu com o monstro das joias e dos 700 mil, tudo a ver.

    Responda
  44. Beckenbauer Simas

    Ninguém pode mais criticar Israel? Alguém tem que ser voz dissonante nesta guerra.

    Responda
    1. José Davi

      Imagina se falar que o primeiro-ministro de Israel é um camarada de direita.

  45. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Impressionante a incapacidade de Israel receber críticas. Dizer que Israel está cometendo um crime de guerra não é crítica aos judeus. É crítica a um governo trêmulo (antes do ataque terrorista) por estar, de fato, cometendo um crime de guerra em nome da vingança. Nada justifica matar 8000 mulheres e crianças.

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Bibi é adora o "olho por olho, dente por dente". Imaginei que ele finalmente estivesse um pouco mais civilizado. Mas não....segue à risca a Lei do Talião.

    2. SUSANNE WALKER

      Exatamente! O Estado de Israel virou uma Soninha toda pura. Tadinho do Bibi, sempre tão bem intencionado. A Folha de SP reconhece a docilidade do Bibi & sua Turma de Fofos. E só quer que a gente admire de boca fechada quão doce é Bibi.

  46. Joao Cellos

    E a regra de Is rael é roubar territórios e oprimir palestinos. Já estão peritos nisso, pois o fazem há mais de sete décadas.

    Responda
  47. Claudio Goldman

    O Ra mas sabe muito bem o que faz. Suas ações monst ruosas visavam exatamente obter o massacre dos palestinos, aumentar o antissem itismo e impedir o acordo de Is ra el com países como a Arábia Saudita.

    Responda
    1. Claudio Goldman

      Apenas constatando um fato.

    2. SUSANNE WALKER

      Vc está batendo palmas para o Bibi e sua imensa e iluminada civilidade?

    3. Joao Cellos

      Mas quem achou era uma boa ideia fortalecer o Ha mas para enfraquecer a Auto ridade Pale stina foi o bi bi netan yahu. Vá reclamar com ele agora.

  48. Carlos Rogerio Camargo

    A Mônica dá espaço para qualquer pessoa que se disponha a criticar Lula, não importa se relevante ou não, o que importa é a critica! Incansável a disposição da Folha em atacar o governo.

    Responda
    1. SUSANNE WALKER

      Jayme, pra que pedagogia "barata", né não? Melhor varrer do mapa o povo palestino, honrando o "olho por olho; dente por dente". Bxrbárie não se combate com mais bxrbárie. Isso é uma regra básica da civilização.

    2. SUSANNE WALKER

      Todo dia, antes de olhar o jornal, penso: Será q novamente vão desancar o Presidente? Sim, vão! É tiro e queda: mais uma vez...e mais uma...e mais uma...uma bomba atrás da outra. Seja no Editorial, seja em outros espaços. É uma postura agressiva sem fim. Hoje leio esse jornal quase sem vontade de tão desagradável que é sua postura.

    3. Geraldo Lourenço Brita

      Acho que com essa postura visivelmente tendenciosa a fSP tenta arremedar Millôr Fernandes: "Imprensa é oposição; o resto é Secos&Molhados"...!

    4. Bento Brito Teixeira

      Jaime. Quem está kgnd nos no próprios pés sois vosmecê.

    5. Bento Brito Teixeira

      O presidente do Brasil, Lula, tem direito de se manifestar em defesa dos direitos humanitários. Se o braço armado do Hamas cometeu uma ação terrorista, o Estado, governado por outro extremista, não tem o direito de massacrar toda uma população civil indefesa em nome de defesa.

    6. JAYME KOPELMAN

      Carlos Camargo, quem obrou no próprio pé foi o presidente Lula - em quem votei - ao fazer demagogia barata, inconsequente e absolutamente ignorante. JK

  49. Carlos Rogerio Camargo

    O presidente Lula está absolutamente certo, e está dizendo o óbvio, que o rei está nu; a re-ação é desproporcional, sobretudo porque alcança muito mais do que os alvos, ata que indis criminado.

    Responda
  50. Carlos Rogerio Camargo

    É impres sionante a des faça tez dessas pessoas de, por meio de so fismas pri mários, de que se trata de um estado democrático e, por isso, têm legitimidade para ma tar, pren der, tor turar, qualquer povo diferente do seu. Como isso é possível, impor uma condição da qual eles próprios foram ví timas? Nenhuma empatia?

    Responda