Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Enquanto a extrema direita estiver no poder em Israel não haverá paz nem Estado Palestino.

    Responda
  2. Nilton Silva

    Ninguém realmente se importa com a questão palestina. O permanente estado de conflito na região é o que de fato interessa.

    Responda
  3. José Cardoso

    Sei não. Ele não veio de marte, está lá porque representa muita gente dentro do país. É como o poder do Lira na nossa câmara. Ele está lá porque atende às aspirações (insaciáveis...) de seus liderados.

    Responda
  4. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Como diz o ditado: "Se você deixar um político burlar a lei em uma emergência, ele vai criar uma emergência para burlar a lei". Deveria existir um movimento #forabibi nas redes sociais.

    Responda
  5. José Augusto Bernabé

    E a "agenda" do ministério da justiça recebendo líderes do comando vermelho coincide com os interesses do Brasil?

    Responda
    1. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      A agenda dos cariocas deve ser a mesma dos milicianos pois afinal a famiglia Bolsonaro, a mais influente família política no estado, sempre que pode condecora algum

  6. Ricardo Ferreira

    O censor da Folha está tendo muito trabalho desde que 1 sr ael começou a bombardear Gaza.

    Responda
  7. Ricardo Ferreira

    Desmantelar "parte" das colônias da Cisjordânia? Só pode estar brincando né. Israel rouba terras palestinas há décadas, e ainda tem o descaramento de dizer que "devolve" terras da Cisjordânia, que sempre foi palestinas? Pelo amor.

    Responda
  8. Humberto Giovine

    E para o Hélio, uma excelente férias. Você merece!

    Responda
  9. Humberto Giovine

    Gostaria que o setor de "moderação" da Folha, me mostrasse qual(is) palavras de meu comentário sobre esta matéria não podem ser publicadas e precisam de moderação!!!!!

    Responda
  10. Humberto Giovine

    Hélio foi fantástico em sua análise, simples, objetiva, e correta. Sem a criação de um estado palestino, o que aliás, está na resolução da ONU que criou o de Israel, jamais haverá paz. É única maneira de acabar com o terrorismo islâmico, e proporcionar um vida minimamente digna e humana ao povo palestino.

    Responda
  11. elizabete tukaze

    Grande Hélio !! Volte logo, sua coluna é sempre minha primeira leitura do dia,e nunca me decepciona. Boas férias e volte logo.

    Responda
  12. Fabiana Menezes

    Hélio, boas férias, vai fazer falta. Quais são mesmomas acusações de corrupção que pesam sob Bibi? De onde vem as armas e o aparato bélico de Israel? O que pensa sobre a existência do estado palestino? Tem algum plano para anexar Gaza? Já pensou como será viver com uma vizinha Gaza em frangalhos, com uma ferida de morte transgeracional? Perpetuação de um ciclo de violência entre ambos povos.

    Responda
  13. José Bernardo

    Biden tem os meios e o interesse para promover a paz ali; mas não tem, ou não teve, a grandeza, ou a visão, para isso. Diante do desafio que a História lhe reservou mostrou-se imensamente pequeno, e não sei se é possível reverter isso. Infelizmente.

    Responda
  14. Paulo Henrique

    Nossa! Como se Netanyahu fosse o início de tudo! No final das contas, elegerão ele como único responsável como se todos os outros nas instâncias de decisão tivessem sido enganados ou forçados a participarem do que está acontecendo. E assim caminha a humanidade...

    Responda
  15. Marcos Benassi

    Eita, sô: bati o olho nos títulos da "página dois" e já vi que tem alguém apontando o dedinho pro Hhhaamas como o responsável pela "mão assassina" da guerra. Dece geito, nada avança, exatamente como o Bibi deseja. Boas férias, caríssimo!

    Responda
  16. Ronaldo Oliveira

    Conib, na grande maioria dos casos não é antisemitismo, sim desagravo a barbarie cometida por um governo extremista e fundamentalista do país que se julga o mais democrático do oriente médio. Dias atrás certo leitor comentou que se o povo palestino escolheu o Hamas, portanto que arcassem com as consequências. Nesta linha, vale o mesmo para o povo de Sião. E as consequências pelo jeito são piores. Porém como gabam-se de serem altamente democráticos, passa da hora de destituir Netanyahu.

    Responda
  17. wilson kfouri

    Netanyahu e a maioria dos judeus acham que a Palestina e seu povo nunca existiram que são o povo eleito por Deus e com direitos bíblicos em terras que não são suas. Fundamentalismo maior que esse não existe

    Responda
  18. Gilberto Rosa

    Netanyahu é a peça visível de um grade poder, Biden com porta aviões de imediato, Thrump com capital em Jerusalen, Milei e Bolsonaro continuamente citando o apoio ao pais, com bandeiras inclusive, imprensa, a Folha nunca censurou tanto, Macron que trabalhou no Rothschild...

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Gente: se o PT fosse extinto da face da terra teria de ser recriado para satisfazer os antipetistas. Talvez Lula seja responsável pela queda do Botafogo no campeonato brasileiro e pela agressão à Ana Rickman e por aquele destrastre de automóveis que matou duas pessoas no interior do turcumenistão e pelo calor execessivo no Rio, e pela minha fratura no joelho.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Embala e invoca Putin e Maduro. Talvez também uma corrente de oracMes para o lula resolver isso tudo.

  19. wilson kfouri

    Gilles Devers um advogado veterano dos mais conhecidos na França que, em apenas 10 dias,reuniu um exército de advogados dxe todos continentes do mundo ara processar Israel por seus crimes de guerra contra palestinos. Gilles Devers disse: vocês não tinham ninguém para defendë-los, mas agora tëm um exército para defendê-los em tribunais nacionais internacionais

    Responda
  20. Leonilda Pereira Simoes

    Se Biden ligasse para Netanyahu e dissesse apenas "Shalom!" e desligasse, quem sabe não acabariam os ataques contra os civis palestinos? Se não houver forte pressão internacional, o premiê não vai parar até destruir Gaza e talvez a Cisjordânia. E o mundo não reage. E ninguém reclama de islamofobia, mas acusam de antissemita quem critica o governo israe lense. Quem leva mais de 5 mil crianças à morte, é o quê? Se esse número de crianças tivessem morrido em Tel Aviv, como seria?

    Responda
  21. Antônio Augusto Soares

    Chefes de est ado e auxil iares próximos em Isr ael, são ex milit ares. Paz para eles vêm da opressão ao inim igo.

    Responda
  22. Flávio Sasso

    Que Alá e o Deus de Abraão te ouça, e te acompanhe em suas férias merecidíssimas.

    Responda
  23. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Esse ataque brutal vai fazer com que o ódio permaneça por mais mil anos naquela região. Dente por dente e olho por olho já seria imoral. Mais a matança indiscriminada não tem justificativa. Proporcionalmente, pelo número de habitantes, seria como terem sido mortos 150 mil crianças ucranianas...E as potências da OTAN assistem a esse horror em Gaza de braços cruzados e com discursos legitimadores da barbárie. Horror dos horrores...Isso precisa acabar!

    Responda
  24. Fernando Alves

    Netanyahu é um corrupto conhecido que é eleito e reeleito pelo povo israelense. Logo a agenda dele é a agenda de Ixrael. Não são os israelenses lindos, inteligentes, civilizados? Se eles escolhem Netanyahu, é porque querem isso para a vida deles. Impressionante o cinismo.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Marcos, da primeira vez podemos nos dizer enrolados. Agora se ele for eleito novamente, dá para fugir da culpa? Se o Netanyahu fosse novato, tudo bem. Mas não é. E não formam nenhum governo se não for com ele, porque só ele consegue a maioria pós-eleições. Ou seja, os israelenses querem ele.

    2. Marcos Benassi

      Sei não, Fernando, é um sistema parlamentarista, e a escolha, salvo engano meu, não é direta. E, quanto ao povo, lembre-se de nós e o Bozo: queríamos mesmo aquela barbaridade pra nós ou fomos enrolados?

    3. Leila de oliveira

      Exatamente!

  25. Marina Gutierrez

    Excelente artigo do colunista Hélio Schwartsman. Uma avaliação honesta e clara da atual situação.

    Responda
  26. Mykel Alexander Santos Gomes

    Interessante mencionaram a torto e direito células fascistas, nazistas etc de movimentos que realmente não existem há mais de 70 anos. Mas o sionismo esta aí com doadores generosos. Talvez no Brasil?

    Responda
  27. Ricardo Lobo

    Os discursos extremistas de Netanyahu também contribuíram com o assa. ssin ato de Isaac Rabin. Seus objetivos são muito claros. Não haverá chance de paz com a extrema direita no governo de Is.

    Responda
  28. Mykel Alexander Santos Gomes

    Interessante para saber quem está de acordo com Netanyahu seria verificar doadores para partido, coalizão e regime dele através dos anos. No Brasil encontraríamos doadores?

    Responda
    1. José Bernardo

      Tem razão, Hetan. Certamente figuras como Amira Hass, Gabor Maté, Ilan Pappé, Michel Gherman e Norman Finkelstein são também antisse mitas...

    2. Ronaldo Oliveira

      Naaman, eu certamente ficaria muito incomodado e me informaria melhor ao ver tantos patrícios que não concordam com os crimes de guerra perpetrado pelo governo facistoide de Bibi.

    3. Mykel Alexander Santos Gomes

      Uma misturada de conceitos aí. Fascismo com esquerda, depois o alegado antissemitismo da esquerda, mesmo a URSS tendo promulgada as primeiras leis contra o alegado antissemitismo, e se não me engano a URSS ter dado um estado aos judeus (Biro Bijam) e ter sido o primeiro Estado a reconhecer Israel. Que desinformação e confusão aí no comentário.

    4. Hetan Naaman

      O fascismo anti-semita das esquerdas aparecendo

    5. Mykel Alexander Santos Gomes

      O questionamento que levantei fez alguém salivar, desviar do assunto, mas o questionamento pode ser a ponta de um iceberg

    6. Ricardo Lobo

      As células nazifascistas do Brasil estão adorando a carni. Ficina.

  29. Dario Lima

    Bibi aprendeu o alemão H, quer eliminar um povo palestino.

    Responda
  30. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

    Senhores da guerra. EUA sempre ganhando com as guerras. Israel investiu US$ 23,4 bilhões em aparato militar, o equivalente a 4,5% do PIB do país em 2022. Israel é o 14º país do planeta que mais investe em arsenal militar. 1. Estados Unidos (US$ 877 bilhões, equivalente a R$ 4,44 trilhões); 2. Rússia (US$ 86,4 bilhões, equivalente a R$ 437 bilhões).

    Responda
  31. Fabrício Schweitzer

    Aguardemos o nosso período de férias. Mas nenhum humano minimamente humano apoia isso.

    Responda
  32. LUIZ LEAL

    Parece-me que, infelizmente, o buraco é mais embaixo. Primeiro: Netanyahu não é o único no país ocupante que quer a submissão ou expulsão dos palestinos. Segundo: O Governo dos Estados Unidos, com Biden ou sem, apoia incondicionalmente tudo o que o regime sio ista está fazendo. Só uma pressão internacional muito forte, que se contraponha ao domínio americano poderá trazer alguma luz no fim do túnel.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não, a análise do colunista é muito menos simplista que a sua: o buraco é mais acima, bem mais acima.

  33. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Contra os palestinos

    Responda
  34. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Boicote! FSP

    Responda
  35. Chico Neto

    A colocação faz sentido. Por mais que soe paradoxal, é possível - e profundamente lamentável - que um presidente, premiê ou qualquer dirigente passe a não representar, em algum momento, a alma do país à frente do qual se posiciona. Aliás, esse não é um fenômeno isolado ou distante.

    Responda
  36. Galdino Formiga

    Inviável!

    Responda
  37. Laudgilson Fernandes

    falaste bem, mas me impressiona o grau de esperança que você deposita nesSa gente. Um, oo primeiro ministro Israelense é corrupHIto, mas antes de tudo e corrupHIto e defende ideias nahziphascisthas. Se ele puder ainda irá anexar a Faixa de Gaza ao futuro Império sSemita. Biden sempre foi o que é , um presidente americano e sendo assim, só acaba quando acabar com tudo do puco que resta.

    Responda
  38. paulo werner

    Não diga! Pegou trânsito pra chegar até aqui? De todo modo, seja bem-vindo.

    Responda
  39. José Fernando Marques

    Correto, mas bastante improvável: os EUA vetaram na ONU a proposta de um corredor humanitário feita pelo Brasil. São corresponsáveis pelo morticínio em Gaza. Imperdoável.

    Responda
  40. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Brilhante.

    Responda