Bernardo Guimarães > Precisamos taxar mais os combustíveis fósseis Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Cardoso

    Desde que o aumento do imposto ao petróleo e carvão seja acompanhado pela redução dos demais impostos, acho mesmo uma grande ideia. No caso brasileiro, onde a energia elétrica é na maior parte renovável, a tributação sobre ela poderia cair.

    Responda
  2. paulo werner

    Eu li sobre tributar pesadamente o agro? Não? Quanto daria 5 reais por quilo de soja colhida em terra desmatada? Um belo incentivo a migracao progressiva pra uma economia industrial sustentável. É, a ideia é idiota. Não sei de onde tirei isso.

    Responda
  3. Valdir Teixeira da Silva

    Antes de taxar o petróleo, deve haver alternativas. Atualmente, encarecer o petróleo só promoveria recessão.

    Responda
  4. Dario Lima

    Aumentar impostos do petróleo é absurdo, no momento não existe alternativa ao petróleo, vamos ser dependentes do petróleo por mais 30 anos.

    Responda
  5. Elvis Pfutzenreuter

    Não basta taxar, tem de trabalhar ativamente em alternativas de transporte de carga e passageiros. Só taxar significa o governo com mais dinheiro, e os privilegiados umbilicalmente ligados ao Estado cada vez mais ricos.

    Responda
  6. Paulo Augusto

    Quem está genuinamente preocupado com o meio ambiente não usa carro, seja a combustível fóssil, híbrido ou elétrico. Esse cara usa transporte público....

    Responda
  7. Maria da Graça Pimentel

    Infelizmente é mais uma maneira de roubar dos pobres para dar para os ricos: vale para país rico/pobre e para cidadão rico/pobre.

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Aproveito para lembrar que, no Brasil, pobre anda de ônibus e a pegada de carbono do busão é dividida pelos 89 que estão espremidos lá dentro, enquanto rico vai folgado em seu carro eletrico comprado com desconto de imposto...

  8. andre lunardelli

    Artigo perfeito! Os efeitos são: i) redução de emissões, ii) redução de outros impostos, iii) produtores de petróleo pagando boa parte da conta. Obs: Há uns 15 anos escrevi um artigo falando estas mesmas coisas.

    Responda
  9. Willian Oliveira de Moura

    Privilegiando ricos (só rico tem carro elétrico etc..), que vergonha ler um texto desse. Os mais pobres pagam a conta no final.

    Responda
  10. Dionisio DeBarros

    Excelente! Venho defendendo essa tese faz tempo. Aumentar impostos sobre combustiveis fosseis e usa-lo para subsidiar energias renovaveis (vento, solar e ate etanol) faz muito sentido. Pagar-se-a mais pela gasolina e diesel, que seriam gradualmente substituidos por veiculos eletricos e movidos a alcohol. Todos sairemos ganhando e o meio-ambiente nao nos dara o troco que hoje da em forma de altas temperaturas, inundacoes frequentes e ciclones / furacoes onde numca existiram antes.

    Responda
  11. Paolo Valerio Caporuscio

    O inteligente se esqueçe que sobra para o povo, pois as refinarias tem de onde arrecadar.

    Responda
  12. Joao Pinheiro

    Pueril.

    Responda
  13. Luis Nunez

    Impressionante como R$ 300 bi surgiram assim! Está resolvido o problema fiscal do governo brasileiro. Parodiando o Garrincha, só falta combinar com o lateral do adversário. Cada uma que aparece.......

    Responda
  14. Ricardo Arantes Martins

    A rede elétrica do Brasil é servida de16%por combustíveis fósseis e8%através de biomassa ou biocombustível totalizando24%da rede elétrica. sempre que queimamos combustível fóssil para gerar elétrica (energia térmica para elétrica) grande parte da energia é dissipada. os carros elétricos pois gastam muito mais energia na fonte até que tenhamos100%de renováveis na rede. para piorar grande parte da energia da rede é dissipada no transporte. carro eletr. é um engodo ambiental.

    Responda
  15. Rodrigo Ribeiro

    Isso. Ferra o motoboy e deixa a perua BMW elétrica do meu vizinho mais barata. A esquerda virou isto.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Ferra nao. Eh o incentivo que falta para motos movidas a etanol e eletricidade. So nao estao ai rodando pq gasolina eh barata, por enquanto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.