Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Quando respeitarem os direitos de civilidade social esse terrorismo acabará. Até lá o terrorismo dos poderosos financeiros e armamentistas só os trará mais mortes.

    Responda
  2. Marina Gutierrez

    ISreal vem eliminando palestinos desde mil novecentos e quarenta e sete... com a ajuda financeira dos Eua.

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Copiei uma resolução da ONU e tentei publicar mas a Folha censurou, disse que tem que ser moderada. Nem a ONU escapa da censura.

    Responda
  4. Marina Gutierrez

    Uma sugestão para parar com a violencia dos dois lados e obececer a Resolução 242, estabelecida pela ONU, que trata de cinco principios: "Retirada das forças israelenses do territorio palestino "paz dentro de fronteiras seguras e reconhecidas", liberdade de navegação, solução justa do problema dos refugiados palestinos e medidas de segurança, incluindo zonas desmilitarizadas. " Esta resolução foi aprovada em 19.67.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Faltou acrescentar que " ISsrael se retirou da Faixa de Gaza desde 2005" e logo depois transformou a faixa de terra em um guetto uma prissão cercada por terra, mar e ar. No momento nem jornalistas internacionais podem entrar lá e divulgar independentemente o que está occorrendo.

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Mais um artigo para justificar a barbárie, quero dizer, tentar justificar.. Hoje veio direto da fonte, ontem foi tarefa do Coutinho, ante-ontem da Lygia Maria.

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Paus-mandados do liberalismo escravagista !!!

  7. Marina Gutierrez

    O hmas não existia até o ano de mil novecentos e oitenta e seis/sete mas a ocupação ileegal do territorio palestino estava estabelecida desde o ano de mil novecentos e sessenta e sete, portanto, vinte anos antes do hmas um lado sofria ( continua sofrendo) ocupação militar ilegal perante os orgçãos internacioinais.

    Responda
  8. Marina Gutierrez

    O sujeito que assinou o artigo faz parte de um ong norte-americana pro estado de Israel.

    Responda
  9. Eliane Xavier

    Sinto vergonha pela falta de humanidade do articulista que sem o menor pudor defende (justificando) as atrocidades cometidas por Is a hell contra os inocentes cujo nome não podemos citar, sob pena de cen sur a.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Eliane Xavier, um dos lideres do governo que ocupa a Palesstina afirmou que os palesstinos são "bestas humanas" outro disse que deveriam jogar uma bomba em Gazza,a igual aquela que o presidente Truman mandou jogar em Nagazaki e Hiroshima.

  10. Felipe Vasconcelos

    Perfeito, essa artigo ecoa uma visão justa e sólida do conflito.

    Responda
  11. Erivã SILVA

    Uma das piores opiniões que já vi em resumo a culpa de tomar bomba nos quartos é dos palestinos

    Responda
    1. Eliane Xavier

      Is a hell desumano, na zis ta. Mais uma vez na história defende a cruc ifi cação de um (povo) inocente.

  12. paulo werner

    Agora me convenceu! Já vejo um Estado Palestino e o fim dos assentamentos judaicos após o fim do Hamas. Tem mais dessas bombas aí?

    Responda
  13. marluz cesar mazepa

    Essas imagens devem ser expostas a todos, alguns "cegos" precisam ver.

    Responda
  14. marcio tulio viana

    Impressionante a falta de percepção da realidade

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Mais um cego ou esperto que acusa as vítimas civis palestinas pelas bombas vindas de Israel

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Como todos podem ler, o autor do artigo faz parte da Ong norte americana " Stand with Us" cuja finalidade é divulgar apenas um lado do conflito.

    2. Erivã SILVA

      Meu caro os palestinos são vitimas de Israel

    3. ciro lauschner

      Mas ele fala que os palestinos são vítimas, do Hamas, o qwue é óbvio, porque esses bandidos vivem da desgraça e morte.

  16. Arnaldo Simal

    A resposta pragmática para a pergunta do título é "Israel". Já outra mais difícil de responder é: Quem irá parar a mão assassina do primeiro ministro de Israel?

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Nossa! O Arnaldo Simal tem sorte, Logo,logo ele ira fazer parte dos "moderados" quero dizer, dos censurados.

  17. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Que o Hamas precisa ser responsabilizado pela barbárie cometida, isso é indiscutível, mas justificar a ação israelense em cima de..."Israel faz tudo o que está ao seu alcance para minimizar ao máximo o número de perdas de civis inocentes, sobretudo crianças.".. também não é verdadeira e é absolutamente inaceitável.

    Responda
  18. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Esta campanha militar que Israel está fazendo contra Gaza é um lástima, completamente desproporcional e deveria parar imediatamente, mas aí vem a pergunta que muita gente evita fazer nos comentários: se houver um cessar fogo por parte de Israel, o Hamas vai libertar os reféns e vai parar de lançar mísseis? Acho que a resposta é clara. Infelizmente, o povo palestino que não quer o Hamas e esta guerra e a família dos sequestrados são as mais prejudicadas.

    Responda
    1. Luis Nunez

      Gaza atacou Israel e agora sofre as consequências. O mundo sempre foi assim. Infelizmente.

  19. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Ler a descrição da crueldade dos assassinatos pel Hamas causa repulsa e horror. Quanta dor desnecessária! Mas isso não valida os crimes do sionismo contra os Palestinos. Também lá mulheres grávidas, bebês, crianças e todo tipo de gente são estracalhados por bombas continuamente. Alguns têm a "sorte" de uma morte rápida, mas grande parte agoniza soterrado, nas ruas e nos hospitais que não têm mais recursos para tratá-los. Já li sobre cirurgias sem anestesia... Afinal a dor é igual pra todo

    Responda
  20. Raymundo de Lima Lima

    ...Dá para condenar os brutais ataques terroristas do Ramas e, ao mesmo tempo, criticar a resposta i.s.r.a.e.l., que vem causando um morticínio entre p.a.l.e.s.t.in.o.s. Os planos morais em que atuam um e outro não são idênticos, mas, para quem morre no processo, o resultado é rigorosamente o mesmo. Cf. artigo de Hélio Schwartsman. FSP07.nov.2023

    Responda
  21. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Dona Solange mediação não é censura. Usei as mesmas palavras que estão no texto. Só contextualizei que os assassinos estão nos dois lados e não num só

    Responda
  22. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Está importante pergunta está pela metade. A outra metade é, quem irá parar a mão assassina de Israel? O terrorismo do Hamas não nasceu de geração espontânea . Está sendo gerado dia a dia pelas políticas nefastas de Israel nos assentamentos palestinos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Ah, ah, ah, bem colocado, o hmas não nasceu de geração espontânea do Spallanzani

  23. Vitor Gomes de Almeida

    Parabéns, o terrorismo é uma preocupação mundial, os ignorantes precisam abrir os olhos para as barbaridades que o Hamas fez e está fazendo.

    Responda
  24. José Bernardo

    Nem é preciso mencionar a desproporção monstruosa da resposta do governo de I ao sete de outubro; basta constatar que o artigo papagueia Netanyahu em sua tentativa desesperada de encobrir a falha imensa de não detectar a preparação para aquilo. Ou não foi falha? Poderia passar sem essa vergonha, sr. Igor.

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Seu Igor, sugiro melhorar na próxima versão. Essa, tá difícil de ser engolida por Bípede.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Exato. Seu Igor participou do protesto do EUA, pra guerra coontinuar? E pra os neonaz fingirem que gostam do povo j?

    2. JUSCELINO PEREIRA NETO

      Quais ponderações/retificações deveriam ser feitas? O espaço é seu…

  26. antonio brito

    Quando matar inocentes é acabar com o Ramas? Pior pedir ajuda ao mundo para continuar o massacre. Perderam toda humanidade, são vingativos e opressores. Tivessem antes de lançar bombas tentado uma negociação. Fácil é lançar bombas.

    Responda
  27. Felipe Araújo Braga

    É muita hipocrisia. Eu não aguento mais este Jornal sendo parcial: Is ra el tem matado crianças e civis inocentes. Is ra el mantém um cerco à Faixa de Gaza e oprime o povo palestino, querendo dele tirar dele toda a Terra. Agora Is ra el é bonzinho? Lá, até os ju deus do Oriente Médio e da África sofrem discriminação pelos ju deus de origem europeia e os cristãos também não são aceitos. Absurdo.

    Responda
  28. Anete Araujo Guedes

    A mão assassina de um colonizador implacável, cruel, vem a séculos agindo sobre os palestinos. Os povos acuados, oprimidos, em algum momento reagem, tentam livrar dos seus opressores através do ataque, da guerra, da coragem de reagir, embora sendo o lado mais vulnerável.

    Responda
  29. Fernando Alves

    Toda semana as "forças de segurança" do "povo escolhido" matam "os sub-humanos" da faixa de Gaza e Cisjordânia, e querem obrigar o mundo ocidental a aceitar esses assassinatos como normais.

    Responda
  30. Alvaro Almeida

    Agora uma pergunta : dizimar os Palestinos pode? Ucupar o território do povo palestino pode? Matar crianças e mulheres pode? Me poupe! A História mostrará a verdade. É só uma questão de tempo.

    Responda
  31. MARIA CLARA Abalo Ferraz de Andrade

    E a mão assassina do estado genocida ninguém quer parar. Difícil ler certas coisas.

    Responda
  32. Wilson Rossi

    Que desonestidade desse rabino. Será que o sujeito é mesmo rabino?

    Responda
  33. LUIZ LEAL

    Acho que a Folha se equivocou na identificação, e especialmente na qualificação do articulista. O texto está mais para uma peça de propaganda do regime sio ista. E recheado de fake news. Digno do gabinete do ódio. Nem vale a pena rebater a quantidade de sandices.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Sim, como diz o ditado, esse artigo veio diretamente da "boca do cavalo".

  34. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Pago assinatura e queria escrever , não pode , muitas mágoas k

    Responda
  35. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Pago assinatura e queria escrever , não pode , muitas mágoas k

    Responda
  36. PAULO CURY

    quem não esta lá deveria se abster de dar estas declarações como sendo a ultima verdade. Ou então ele concorda que vamos destruir as favelas com todos os inocentes dentro para acabar com o crime organizado no rio de ja eiro, que talvez sejam até mais violentos que o terroristas do hamas, vide tim lopes. Se inteligência falhou ao não detectar o provável ataque não deveria ter falhado na retaliação, gaza é filmada dioturnamente e não sabem onde estão os reféns.

    Responda
  37. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Viva a paz , precisamos de amor no coração, união , fraternidade , reaage

    Responda
  38. RODRIGO LUIZ BARBOSA

    Como fazer um estado se o outro lado tem faz crescer seus condomínios de casas nos terrenos que seriam destinados aos outros nos acordos pós segunda guerra e os de 93, e os locais religiosos e sagrados também existe dificuldade de acessar ou por vezes não pode? ENVIAR

    Responda