Mariliz Pereira Jorge > Lula para o Prêmio Nobel da Paz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Senhor João: os boiadeiros são diferentes,um tiquinho, mas, os bovÃdeos idênticos.
Excelente colocação, Neli.
Isso Neli, vai nessa de achar que é uma boa colocar ambos no mesmo nÃvel. Você viu o que quase aconteceu com o paÃs. Escapamos de um golpe por pouco. Relativize mais e flerte com o fascismo. Vai fundo! O tempora, o mores.
Mariliz para prêmio Pulitzer! P..q..p.. é cada uma que se sente colunista
Ok, quais são seus pontos de contestação? Qual a sua crÃtica?
Mas uma passa pano para os assassinatos de Israel de crianças e mulheres, inocentes, milhares. Prezada, o mundo inteiro está assistindo, essa postura de tergiversar sobre o real, dos assassinatos, faz suscitar antipatia no mundo inteiro. A condenação é total tanto do terrorismo do Hamas, quanto de Israel.
Lula na contra mão do mundo e da história. Se aliando ao que tem de mais atrasado no planeta,Nicaragua, Venezuela, Irã etc....
Apenas dois paÃses no mundo todo não reconhecem a autonomia do Estado palestino: USA e Israel. Parece que não é o Brasil que está na contramão de algo.
Tendenciosa. A FSP precisa praticar o jornalismo
O Hamas não existiria se as condições fossem diferentes. Não precisa ser inteligente para deduzir que manter uma população desapropriada compulsoriamente sem indenização da sua pátria, asfixiada e cercada sem perspectivas de futuro, torna-se um campo fértil para criar grupos de resistência que do contrário não existiriam. Tanto é que antes da criação do estado de Israel, essas populações viviam em paz. O Hamas deve a Israel seu surgimento.
O grupo foi criado com a ajuda do governo de I, com o proposito de dividir o povo palestino, dividir para conquistar, um dos jornais norte-americanos publicou ( creio que em 2009) um extenso artigo como nomes de generais do IDF que afirmaram ser verdade o que o jornal publicou.
Pronto. A dona da verdade já deu a sua sentença, condenando um lado e absolvendo o outro. O bem contra o mal como nos filmes de lavagem cerebral americanos. Patético! Ok
Mas não é o que todo mundo tem feito aqui, para os dois lados, como se quem não concorda com o seu lado não tivesse humanidade, fosse patético, fascistóide... A realidade é muito mais complexa do que fazem crer os comentaristas da guerra alheia.
Mariluz, sinceramente, ja existem mts artigos neste proprio jornal, q defende o ponto de vista israelense do conflito e o seu nao acrescenta nada. Existe violencia e terrorismo dos dois lados, mas os palestinos ao submetidos a uma vilolencia continua desde a criacao do Estado israelense, enfim...
Melhor ler um pouco mais de história, camarada, inclusive sobre o termo palestina.
A matéria é tendenciosa. Além de que explicita o pedantismo da articulista. Carrego em mim um profundo respeito ao povo descendente de Abraão, Isaac e Jacó., não só pelo sofrimento que experimentaram, mas também pela resiliência que revelaram haver no decorrer de sua existência. Todavia, desejar a vindita contra o povo palestino com tamanha crueldade, é abominável.
Israel m-ato-u até 18 de setembro 38 crianças na Cisjordânia e mais 6 na Faixa de Gaza, não havia guerra, o Hamas atuava como sempre atuou, tanto que pegou o exército isralense de supresa. Até inÃcio de junho 112 pessoas foram m-ort-as por Israel na Cisjordânia e mais de 4mil ficaram f-er-idas. E isso só em 2023. É a atitude de um governo democrático que respeita os direitos individuais, mesmo de quem não é isralense ou é ação de um força de ocupação?
Dados arelevantes irrefutáveis, colega. Querem reduzir o conflito aos eventos recentes para continuarem encobrindo o l9ngo comportamento violento, injusto e cruel dos invaso res na Cis jordâ nia, que não tem nada a ver com o Ha mas de Ga za. Que caiam fora dos assentamentos invasores. Há décadas existe uma cau sa pa lesti na ignorada por aqueles que não querem aceitar a única solução se dois estados.
Então, a Nakba é objeto de divergência dos historiadores. Pelo que pesquisou, nunca houve um plano judaico para expulsar o povo palestino em massa. A Nakba foi consequência da guerra declarada pelos paÃses árabes no dia seguinte à Independência de Is rael.
Sim, é divergente porque aconteceu com os pal estinos. Se tivesse acontecido com os jud eus eu acho que você não encontraria divergências.
Texto realista.
Antonio Carlos, eu incluo os artigos e livros do Ex militar Mico Peled, do J. Halperin, Amira Hass, etc. Sera que foram traduzidos para o Português? Ela talvez não le em inglês.
A coluna chamou a atenção apenas pelo tÃtulo, foi muito bem sacado, gerou tráfego na Folha e nas redes sociais. Mas o conteúdo é tão pobre e risÃvel que nem vale o esforço de discutir os minúsculos cinco parágrafos que a articulista conseguiu escrever sem argumentos.
Sem curtura e ignorante, tÃpico imagem Brasil.
A sra mente.. e muito..
Outro excelente texto da colunista! É importante reconhecer que o Hamas é oficialmente classificado como uma organização terrorista por vários paÃses e entidades internacionais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia. Essa classificação decorre das ações e da ideologia do grupo, que incluem o uso da violência contra civis para alcançar objetivos polÃticos. Delenda Hamas!
Está ativo em pereira! Sua miopia é escandalosa. Tenha vergonha.
Os judeus utilizam as covardes atrocidades do Hamas para justificar as idem deles contra o indefeso povo palestino. A colunista de quem gosto muito aparentemente é casada com judeu e é natural que tome partido .
Qualquer coisa que eu comente aqui vai para a moderação e, de lá, desaparece. O STF não tinha proibido a censura prévia?
Lula e outros presidentes signatários seguem as diretrizes da ONU, ele só aguardou o posicionamento da ONU sobre o assunto. Foi à colunista ler um pouco mais antes de escrever
Sei. A moral dele depende dessas instituições, então? Um pouco mais de hombridade seria bem vindo.
Lula e outros presidentes signatários segue as diretrizes da ONU, aguardou o posicionamento da ONU, faltou ler um pouco mais antes de escrever
Essa moça nunca leu uma linha do Robert Fisk! Aconselho!
Ok, qual linha você prefere?
Texto primário, calcado numa única verdade.
É um texto curto, leia mais uma vez.
Quantos dias serão necessários para a colunista dar o nome certo à ação do exército do Bibi? Ela quer convencer que o assassinato de uma criança israelense pelo hamas é mais terrÃvel do que uma criança palestina sendo dilacerada por uma bomba de Israel. Pelo menos, desde o começo desta guerra, a colunista só condena com veemência um lado. Palestinos são culpados pelo massacre de israelenses e pelo massacre de seus próprios filhos também, certo mariliz?
Diante do tÃtulo dado pela colunista, esperava fundamentos para justificar a ironia que ele contém. Mas aà leio cinco parágrafos com o lugar-comum que está virando a referência aos crimes, se mais ou menos graves, das partes envolvidas na guerra. Assim, candidata-se a receber o prêmio Ig nóbil.
A vaga já está ocupada, camarada. Basta olhar no espelho.
MarÃlia, você sabe oque é fósforo branco?
A tentativa de colocar o pais em uma posição dizendo coisas que nem sabe ao certo. Amadureça.
Sabe o que é um forno, camarada? O que foi assado nele?
*Mariliz, (corretor)
Se esses jornalistas estão em dúvida sobre se Is ra el está cometendo crimes porquê não vão para a Faixa de Gaza . Façam um visitinha lá e vejam as crianças sem pais, os idosos mortos e as mulheres mortas. Assim vão tirar todas as dúvidas.
Simples, peçam para os jornalistas de todo o mundo entrarem lá, peçam para Ishr restabelecer as comunicações e não deixar Ga Za isolada do mundo, peçam para que parem os assa s natos de jornalistas e do pessoal da ONU, Quem está impedindo e o estado democrático de Ihr. Felizmente, há ainda celulares e pessoal da ONU para informar, ainda que parcialmente.
Vai lá abraçar o pessoal do Ra mas. Eles são bonzinhos.
Você foi? .. ou só está ouvindo o que o Ha m as te fala?
Todos os lados estão errados ,não existe bom e ruim e sim a matança pura dos dois lados . Ao mesmo tempo que estamos caminhando de um lado para a ciência do sub atômico,temos que escolher um lado e infelizmente o lado certo sempre será o lado da ciência. Ficamos horrorizados , e vidas que se vão
Artigo perfeito e verdadeiro.
Só se for para quem defende o genocÃdio do povo palestino.
E a SÃria? As Colinas de Golã serão devolvidas? Você acha que deveriam ser devolvidas?
Que eu saiba Ham as não controla a Cis jordânia? Retirarão os colonos? Você defende que eles sejam retirados ou não?
E depois que acabarem com o Ham as? O que virá?
E depois que acabar com o Ha mas? O que virá? Que eu saiba o Ha mas não controla a Cis jordânia. Is rael retiraá os colo nos? Você defende que os colo nos fiquem ou saiam dos asse nta mentos? E Jerus além? Você defende que ela deixe de ser a cap ital una e indi visÃvel dos jud eus? E aÃ?
João, acabar com o Ra mas, depois do que eles fizeram com civis is raelenses, é inegociável para Is rael. Se o Ra mas se instala com seus mÃsseis no meio da população civil, inclusive em escolas e hospitais, a consequência é esta mesmo. Como afirmei no inÃcio, e é uma verdade óbvia, o Ra mas tinha exatamente este objetivo.
E pra acabar com o Ha mas vale tudo? Já são quase dez mortos pal estinos para cada isr aelnse. Na sua opinião essa proporção tem que chegar a quanto? A quantos forem necessários? Isso não é barbárie?
Se Netaniahu fez isto, errou. Não altera o fato de que Is rael precisa acabar com o Ra mas.
Além do mais, quem achou que era uma boa ideia fortalecer o Ha mas pra enfraquecer a Auto rodade Pal estina foi o bibi. Vá reclamar com ele agora.
E mais, o que você chama de êxodo os pal estinos chamam de naqba. E sabe o que naqba significa em árabe? Significa catástrofe.
Jerusalém foi tomada como consequência, para variar, da ameaça dos paÃses árabes em 67 e da Vitória isra elense. Claro que estão morrendo civis em Gaza, este é o objetivo do Ra mas, condenar Is rael perante a opinião mundial e impedir acordos com Arábia Saudita, Turquia etc. Um grupo terra orista que decapita e en forca lgbt, mulheres e pessoas de outras religiões, não tem respeito algum pela vida dos próprios compatriotas.
As colinas do Golan foram anexadas como consequência da guerra do Yom Kipur, iniciada por Egito e SÃria, assim como a penÃnsula do Sinai, e ficaram como áreas de buffer, proteção para Israel. O Sinai foi devolvido após a paz com o Egito. O Golan, que eu saiba, não, afinal a SÃria é um Estado hostil.
E mais. Neste momento estão morrendo civis isr alenses ou civis pal estinos?
E Golã? Também foi comprada?
E me fale mais sobre o seguinte. As terras invadidas por colonos na Cis jordânia também foram compradas? E quanto ao controle de Jerus além? Também compraram também a parte ocidental e oriental? Não são os jud eus que dizem que Jerus além é a capital una e indivisÃvel? Realmente acha justo?
Volto a insistir. E se cercassem os jud eus igual ao que está acontecendo com Gaza, sem tirar e nem por? Você continuaria achando justo? Ainda acharia o artigo perfeito e verdadeiro?
Teve milÃcias antes da Independência em 48. A princÃpio, Is rael não ocupou terras de palestinos, inclusive comprouvárias delas. Atacado por 6 paÃses árabes em 48, ganhou a guerra e houve o êxodo palestino. O quê você faria se massa crassem a sua famÃlia ?
Verdadeiro? Is rael já teve mil Ãcias terr oristas, vide o Ir gun ebo Ha ganah. Você acharia justo que algum paÃs, a pretexto de pegar esses grupos, cerca-se os jud eus em algo equivalente a um campo de conc entr ação, corta-se água, luz e mandasse bom bas em hospitais e escolas? Seja sincero em sua resposta.
Me espanta ver tantos comentários agressivos e ofensivos. É preciso discutir sem agredir, sem ofender. Afinal, não somos todos aqui assinantes da Folha?! É preciso dizer mais? Quanto ao tema da coluna, Lula dizer que "Israel comete crimes de guerra" não teria a repercussão desejada por ele. Poucos brasileiros entenderiam o que ele queria dizer. E, no fim das contas, Lula não estaria sendo Lula.
Quantas semanas, meses ou anos a autora vai demorar para chamar de terroristas quem matou até agora mais de cinco mil crianças em menos de um mês e que utiliza uma estrategia Numancia cortando água, energia alimentos e medicamentos a 2,5 milhões de pessoas?
Minha avó foi stalinista ferrenha, meu pai e eu fomos comunistas há 40 anos. A linha comunista desde 1953 é de que Is rael é uma ocupação ilegÃtima. Estudando o conflito, vemos que não foi assim. Mariliz está certÃssima, aqueles que ainda hoje sonham com uma revolução comunista, aplaudem as atro cidades do Ra mas.
Simples, Sra. MarÃlia o LULA demorou 13 dias...... Porque ama o 13.....
O que o Hamas fez foi repulsivo e qualquer pessoa de bom senso o reconheceu. Mas não adianta o Estado Judeu e seus apoiadores subestimarem nossa inteligência, como se não soubéssemos há muito tempo o que a extrema direita com Netanyhau vem fazendo. Lula levou dias para condenar o Hamas. Quantos anos levará ainda a autora para reconhecer que Israel não pretende resolver a questão da Palestina? Vai me acusar de antissemita por constatar isto?
Olha... eles matam inocentes mas não estupram. É o novo: ele bate na mulher mas é um bom marido.
O texto foi removido a pedido do autor.
Me causa espanto ver o nÃvel dos muitos comentários aqui, expondo uma grosseria que não deveria vir de quem é assinante de um jornal como a Folha. Pode-se discordar da colunista, mas sem ofensas e sem desviar do tema da coluna. E por falar em tal tema, Mariliz, acho que se Lula dissesse que "Israel comete crimes de guerra", poucos brasileiros entenderiam, e claro, não é isso que Lula quer.
O texto que enviei há pouco é civilizado e propõe respeito às regras vigentes no direito internacional, comprometidas com a civilização. Meu comentário ainda condena a violência em ambos os lados da guer/ra Israel/Hamas. A boa-fé precisa estar presente tanto na solução para o conflito, como no debate que se desenvolve na opinião pública mundial. Em suma, penso que o comentário que enviei dispensa a tal "moderação". O tema suscita palavras fortes; mas não violentas, se lidas contextualmente.
João Sousa. Vivencio constantemente o cerceamento de meus pontos de vista nesse conceituado jornal. Com sua aquiescência, tenho o contentamento de concordar com seu texto absolutamente explicito.
A Folha é muito "democrática". Se dá o direito de censurar opiniões que incomodam...
E como é o nome dos Palestinos? " Os exilados da própria Terra"
O que é terror? Se apelarmos ao sentido jurÃdico e histórico, mas também frio da expressão, o resultado será precisamente esse, presente no artigo. O problema é que o buraco é bem mais embaixo. Ainda que se possa dizer que inexiste crueldade explÃcita nos atos do exército israelense, fato é que esses atos extrapolam enormemente qualquer senso de justiça ou proporcionalidade, provocando terror, sim, na população palestina, que vê crianças e velhos morrerem à s centenas, dia a dia.
Mariliz, se Lula diz "Israel comete crimes de guerra", os brasileiros, em geral, não iam entender o que ele está querendo dizer. E Lula se preocupa apenas em ser Lula.
O que Lula tem feito pelo RJ . O Dino se encontrou mais uma vez com o CV ?
Golpista de extrema direita não toma jeito, sempre espalhando mentira e ódio!
Isso eu não sei, mas que a famÃlia bolsonaro é chegada em mili cianos não há dúvidas. Inclusive já empregou e condecorou alguns.
Falar mal de is rael é complicado. Isra el pode ser o patrão, o dono, o acionista, o empresário, o socialite, o lojista, e tantas outras posições que se queira.
Maria Lopes, não ponha palavras na minha boca. Não te conheço e não te dou esse direito. Meu texto é claro. Via de regra, ninguém quer criticar um povo que está no poder econômico
A libanesa Mia Khalifa que o diga.
Seu comentário soa a anti-semitismo. Andou lendo os protocolos do Siao?
Meu texto tem um subliminarmente nele. Quanto aos islâmicos, a turquia se manifestou hoje sobre is rael.
O problema dos ara bes muçul manos e que eles não são soli darios aos pales tino. A comunidade ara be é muito rica mas não se mani festa
Devolvam os reféns com vida e tudo acaba.
Em troca libertem os mais de 5.000 presos nas masmorras de ISrael, homens,mulheres e menores de idade, a maioria nem sabe porque está presa, nunca foi a julgamento, nunca viu um advogado de defesa.
Tudo acaba? Você nem sabe do que está falando. E sobre devolver a Cis jordânia? E sobre Jerus além oriental? E sobre Golã? Não fale do que não sabe com essas opiniões rasas e equivocadas sobre assuntos complexos. Vá se inteirar da causa pal estina.
DifÃcil escolher as palavras, o que fica claro que ambos cometem barbáries.
Parabéns pela coragem de dizer o que precisa ser dito!
D. Mariliz, misturar seu ódio ao Lula com a questão Israel-Palestina não está funcionando. Vc está defendendo quem mata mas não estupra. Não deu.
Crime é crime…crime de guerra, terrorismo tudo isso é crime. Me parece que a colunista está fazendo uma escala de medição de crime. Os assassinatos de um valem mais que os assassinatos de outro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Lula para o Prêmio Nobel da Paz Voltar
Comente este texto