Mariliz Pereira Jorge > Lula para o Prêmio Nobel da Paz Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 5 6 7 Próximas
Israel pratica limpeza étnica na Palestina há 75 anos
Ah? Li a manchete direito?
Eh incrÃvel. O pessoal não leu nada do que ela escreveu, aoenas deduzem a partir de seu ódio e antissemitismo visceral
Rodrigo andrade, o redbanho ta mugindo em desespero. Falou do santo luis inacio, da nisso
Falou de Is ra el, dá nisso, os defensores acham que tal Estado pode fazer o que quiser e está acima do bem e do mal.
Pessoas como Mariliz, fazem o mundo um lugar tenebroso. Não se sensibilizar com o que ocorre com crianças e mulheres em Gaza é desumano. Mesmo com a falsa tentativa de minimizar a desumanidade, ficou evidente a tentativa de passar pano nos supostos crimes de guerra, que de suposto não tem absolutamente nada. Não é hora para tentativas de ataques polÃticos a Lula, o tiro sai pela culatra.
"Uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado": quando um exército pune milhões de forma coletiva e indiscriminada, pela privação de água e alimentos, ou manda que populações saiam do norte em direção ao sul, e bombardeia o sul, o que é isso senão terrorismo? Custa-me crer que você tenha escrito esse artigo, Mariliz...
Mas talvez você tenha razão: quando um Estado impõe a um outro povo humilhação constante e o encarceramento por décadas em seu proprio território, isto já não se enquadra na categoria de terrorismo; temos que buscar outra, pior, para designar a crueldade fria e institucionalizada.
"Crimes de guerra, aos quais (sic) Israel poderá responder no futuro". Israel responder por crime de guerra? Quando? Onde? Em que galáxia? Que artiguinho raso.
Essa colunista precisa sair da bolha de compreensão sobre o que é causar TERROR. Ao minimizar e justificar atrocidades cometidas por um Estado (é de Israel que estamos falando, não é só do governo de " Bibi") evita as comparações taxando-s de ofensivas. Jogar bombas letais sobre população civil é sim TERRORISMO.
O exército israelense só dá tiros na cabeça de membros da imprensa ao vivo e atiram caixões de cotejos funerários ao chão. Imagina o que faz quando ninguém vê. Mas para a MarÃliz, não importa. Eles são santinhos.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Israel merece crÃticas contundentes e me parece que as tem recebido em número suficiente por toda a matilha. IncrÃvel é não aparecer uma voz para criticar a colocação de postos de comando do Hamas embaixo de HOSPITAIS. Por que temos que aceitar o cinismo do Hamas? Por que, mesmo condenando Israel, não podemos nos indignar com a desumanidade do Hamas?
Não é bem isso que ela disse...
Acaba que a gente da palco pra insanidade que representa o ultraje seleletivo da colunista. Quem está alinhada(o) dessa maneira que corrompe o discernimento se contenta com palco para afirmação de suas crenças seletivas. O que de fato é um comportamento perigoso.
Se o MST começasse a fazer assentamento em terra produtiva, se o proprietário das terras fossem de instância em instância recorrendo para reaver suas terras. Se chegasse ao STF e não desse em nada! O que ele faria? É o que acontece em Gaza. A população israelense está dominando aos poucos o parco espaço da Cisjordânia, a Palestina foi até a ONU pedir apoio. O apoio não veio. Fazer o quê? Se faltar o peito, resta a bomba. Todo o apoio à Palestina!
Nesse momento tanto faz se é crime de guerra ou terrorismo e um debate sobre termos diante desse horror todo soa um tanto alienado. Parar de berrar pela paz para dizer "veja bem, não é terrorismo por isso e por aquilo" enquanto seguimos vendo imagens de bebês assassinados por bombas israelenses e estadunidenses me parece um disparate que soa como tentativa covarde de relativizar os crimes de Netanyahu. O que Netanyahu faz em Gaza é desumano e precisa ser interrompido imediatamente. M. Lacombe
Acaba que a gente da palco pra insanidade que representa o ultraje seleletivo da colunista. Quem está alinhada(o) dessa maneira que corrompe o discernimento e se contenta com palco para afirmação de suas crenças seletivas.
A mim essa sujeita nunca enganou. Ela não é mãe. Vai ver é por isso que as imagens - ja rotineiras - de corpo de bebês e crianças assassinados pelas tropas de Israel não a sensibilize.
MarÃlia precisa acordar pra vida. Saia da bolha e leia outros jornais.
A jornalista e autora do artigo pensa que bastou Lula receber um pequeno grupo de refugiados palestinos para ser candidato ao Prêmio Nobel da Paz. Lula não consegue resolver minimamente os problemas das classes mais pobres do Brasil, que aumentam dia a dia. A Academia Sueca de Ciências nem cogita o nome de Lula. Celso Amorim, assessor de Lula, tem feito ingerências nesse sentido, mas sem sucesso, felizmente.
Agora rodrigo andrade, eu sei quem é mais um insignificante.....
gerson, eu já sabia que significante nessa seção de comentários, só você e seu egozinho machucado.
Senhora Mariliz, vá se informar lendo os relatorios do " Human Rights Watch"/Observatorio dos Direitos Humanos; Anistia Internacional e do proprio grupo israelense B’Tselem " que registra os abusos cometidos contra o povo palestino pelo governo de ocupação . Assista o filme Tantura ou leia pelo menos um livro do escritores Ilan Pape, Norman Finkenlstein, Amira Hass para se informar sobre a situaçãodo povo palestino.
Onde esta o meu comentario publicado ontem onde relatei que mulheres palestinas dão a luz na beira de estradas, pois os soldados do exército de ocupacao muitas vezes não deixam os taxis ou automoveis irem para um hospital palestino.? O jornal removeu o mesmo?
Marina carÃssima, ela quer manter seu emprego. Perceba que em seus sempre há pitadas de sarcasmo, e este é frio e linear.
É maldade mesmo, em sua mais cruel e horripilante expressão. Como pode alguém que diz pensar, banalizar de tal forma o mal perpretado contra o povo palestino? O mais assustador é que ela não está só, e nós já vimos essa face monstruosa nos assombrando.
O pior é que ela deve saber, a falha não é por ignorância, é muito pior.
ExcluÃram meu comentário por separar sÃlabas. Tudo bem... Mas a AI da Folha não está fácil mesmo. Agora vem respostas que não me dizem respeito e que estão abaixo da linha da decência. Meu comentário original estava mais que certo!
Deixe só eu advinhar. Você provavelmente diz que um lado é terro rista e outro não, pois só está defendendo seu povo. Diz que as partes devem negociar (mas sem aquele paÃs que não podemos nominar ceder um milÃmetro das terras que ocupa e que já roubou). E que qualquer crÃtica que fizerem é só anti s se miti smo. Acertei?
Mariliz, não dá para passar pano para Israel. Pergunte a um palestino se a situação de Gaza não é de terror.
Faltam no mÃnimo 36 e no máximo 84 meses pra nos livrarmos pra sempre do polÃtico mais oportunista e nefasto que esse paÃs já viu.
Luiz Fernando Schmidt, eu que te pergunto o que tem a ver o Bolsonaro com o artigo em questão? Os defensores do descondenado são incapazes de escrever sobre Lula sem falar do anterior. Seria uma forma inconsciente de admitir que esse último só foi eleito porque é um tiquinho menos pior do que o outro?
Uai. O maravilhoso Zema (teve seu voto, duas vezes), ainda não resolveu o problema de mobilidade em BH? E o que isso tem o artigo em questão? Comente, por favor, essa questão de Gaza e is ra el.
O que me assusta, João Cellos, é gente que parece esclarecida que ainda acha que o Lula realmente se preocupa com o povo brasileiro. Se esse fosse o caso, ele não tinha se esforçado em trazer Copa e OlimpÃadas pra cá, deixando um rastro de desperdÃcio, desvios bilionários e obras paradas ou abandonadas até hoje. Ao invés disso, tinha usado o dinheiro em escolas, hospitais e estradas. O povo de BH sofre com mobilidade urbana, mas Caracas tem metrô financiado pelo BNDES. Obra do Lula. Repense!
João Cellos, você não me conhece, pra mim os dois são igualmente ruins, cada um com sua própria perversidade. Se você tem um polÃtico de estimação, entre esses dois, saiba que você é parte do problema, e não da solução! E não é nem de perto tão virtuoso como você mesmo se imagina...
Isso mesmo. Pra você este presidente é pior do que o ex-presidente (que com certeza teve o seu voto). Era aquele que se preocupava com os brasileiros e não só com o seu umbigo. Pra você era melhor um que debochava de brasileiros que mal conseguiam respirar. Que dizia que não podia fazer nada porque não era coveiro. Parabéns pela sua escolha. Isso realmente deve te representar.
Os comentários são sobre o artigo.
Gilberto Rosa, graças a Deus eu não tenho polÃtico de estimação, como você
Natural que Rodrigo adore o monstro das joias e dos 700 mil e aprove o que ocorre em Gaza. Desumanidade.
Bem Bolsonaro não deve voltar mais. Isso me alegra muito.
Já nos livramos do pior de todos, o fascista que agora é alvo de vários processos.
A lição que vai ficar é que justificar guerra simplesmente vai ficar mais complicado pois terá relatos em vÃdeo do efeito prático na população e isso vai ser muito mais impactante e menos frio do que descrever em palavras. Mas acho que concordo, não dá para chamar de terrorismo o que Israel faz. Precisamos de um novo nome para sufocamento de um povo com vistas a sua extinção ou desistência de seu legÃtimo direito de permanecer em sua terra.
Já existem: dispersão, diáspora ou genocÃdio. Já aconteceu com os israelitas mas, parece que não aprenderam.
Senhora M. J. Pereira: " Por definição é o uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado por meio de assassinatos, massacres, raptos, atentado" Essa definição é o que o governo de ISraeel vem fazendo com o povo palestino nos últimos 56 anos ( a partir de 1967) apos ocupar militarmente a Cisjordania e o gueto de Gaza. Assassinam lideres palestinos em hoteis, massacram em campos de refugiados, sequestram menores no meio da noite de suas casas e os atiram em prisões, etc.
Outras violências usadas contra mulheres palestinas: muitas perderam a vida e a de seus recém nascidos quando os taxis ou carros em que estavam foram impedidos de ir para um hospital pelos militares dos check points espalhados na Cisjordania, casos e casos de mulheres dando a luz na beira de estradas.
É pra isso que o jornal precisa de recursos??? Meu neto de 5 anos escreveria um texto mais convincente.
Petralhada em peso por aqui, como era de se esperar. Fico me perguntando quantos hospitais novos, quantas vidas teriam sido salvas com o dinheiro da corrupção grossa do mensalão, petrolão, das obras superfaturadas pra megalomania de copa e olimpÃadas. Certamente um número muito maior do que o da guerra em Israel. Mas os seguidores do descondenado são capazes de afirmar que não houve nenhuma corrupção sob os governos do PT, como que dialoga com gente assim?!
Rodrigo, não entendi, o que falaste do PT, transforma o que está sendo feito contra Gaza? Ou tentas desviar por falta de argumentos?
Silvia e Nelson, sentiram hein? É sempre assim quando se fala do descondenado, eu sei.
Da mesma forma que conseguimos falar com quem reza para pneus e se comunica com ets pela lanterna do celular. A Terra não acaba no horizonte visual, ela continua. Seu heroi vai para a cadeia, e não demora.
O outro é responsável por umas 500 mil mortes desnecessárias na pandemia. Dá para notar a diferença? Seu governo foi tão corrupto quanto qualquer outro. Só os cegos não veem. Vai negar? Repete a lógica do PT.
Já ouviu falar de crimes de guerra, moça. Pode mudar a semântica, mas ninguém vai esquecer somente de até hoje, de mais de 5.000 criancinhas mortas. Se Isso não te comove, não sei o que te COMOVERÃ. O Lula vai passar mas essa mancha não.
Ela não sei, mas tu, coitado…
Uma ativista pro governo de Israel.
E quem é gerson maia de carvalho?
Causar terror é terrorismo mocinha criada no leite com pera. Manter um povo em estado de apharteid em suas próprias terras é coisa de contos de fada né? Rsrsrsrsrs...
O atual governo do ultra direitista Bibi , é ge no ci da sim. Nada justifica o massacre de mulheres e crianças , com a pretensão de matar terroristas . Até na guerra é necessário um mÃnimo de ética e humanidade.
Cinismo revoltante. Enquanto ela quer comparar terror com terror , vidas infantis continuam sendo ceifadas por bombardeios de saturação. Já são 5 mil, além de mais de mil desaparecidas sob escombros. Corte de água, energia, remédios. Ambulancias e hospitais bombardeados. Que nome daria isso?
Cinismo revoltante. Enquanto ela quer comparar terror com terror , vidas infantis continuam sendo ceifadas por bombardeios de saturação. Já são 5 mil, além de mais de mil desaparecidas sob escombros. Corte de água energia remédios. Ambulanciasve hospitais bombardeados. Que nome daria isso?
Terrorismo de Estado, mocinha.
Terrorissmo de estado com grande orçamento doado involuntariamente pelo contribuinte norte-americano.
A autora se contradiz. Segundo sua própria definição terrorismo é o "uso sistemático de violência para criar um clima de medo generalizado por meio de assassinatos, massacres, raptos, atentados." Não é isso que o governo israelense vem fazendo contra a população de Gaza? Quantos palestinos foram assassinados e massacrados? Quantos foram presos -- raptados -- para serem julgados por militares? Bombardear diuturnamente uma população civil não configura atentado? O resultado final não é o terror?
Colocou os pingos nos is. Temos um presidente ex con de nado que reescreve a história.
Ex-condenado é uma expressão que os bots da direita amam. Não têm noção do que falam, são "loros" cinzentos, imitadores. Direito é para quem estudou, não para os rasos de plantão. Vão para o bar, falar de futebol. Isto é, se tiverem capacidade. Vai ver, nem isso.
Henrique, cuidado que a Silvia Ramos te respondeu com um argumento tão profundo quanto permite a (falta de) inteligência da esquerdalha.
Ex condenado tal qual Mandela. E considerado preso polÃtico pelo Comitê de DH da ONU. Sim, reescreve a História do Brasil, recolocando o paÃs como voz ouvida com respeito pelo mundo civilizado. Qdo taxa o paÃs colonizador e invasor, inclusive da Cisjordânia, com o termo adequado à s ações q tal paÃs comete, será ouvido. Daà a chiadeira dos adeptos do paÃs depredador.
Sim, para 11 rábulas.
Perdeu, mané.
Dá vontade de falar tanta coisa para essa senhora e esses vagb. bol., mais vamos lá, o presd. lula merece sim o premio Nobel ! Pelo conjunto da obra ,não possÃvel deixar enxergar o que o governo Brasileiro tem feito em pro da paz no mundo ,só pessoas com muito ó d i o no coração para tentar desmerecer uma tentativa .
Conjunto da obra? Qual seria, o desperdÃcio completo do melhor momento da economia mundial em 100 anos, a indicação de uma porta pra sucedê-lo, que nos jogou na maior recessão em 100 anos ou a corrupção nunca antes vista, azeitando tudo isso? De fato, que conjunto de obra!
O fato de os israelenses não estarem cometendo os mesmos atos selvagens dos terroristas não os livra das mortes de mais de 5 mil crianças por causa dos bombardeios e civs em ataques em geral. Os prédios e casas destruÃdos, idosos andando nas ruas fugindo da morte são responsabilidade do governo isra elense. A violência e o terror podem ocorrer de maneiras variadas. E o governo Netanyahu quer fazer de conta que não está atingindo civis, que tudo é sem querer.
Assassinato de 4.000 crianças tem nome. GenocÃdio.
Desde o inÃcio a missivista manifestou ter um lado e não era o do oprimido. Talvez a autora acredite que o verdadeiro merecedor do prêmio Nobel seja Netanyahu e não o presidente Lula. Todos estamos nos colocando conforme nossas consciências.
Muito bem, Mariliz! Parabéns a você e ao autor da charge censurada pelo The Washington Post.
O exército israelense assassina civis palestinos praticamente toda semana. Basta ler as notÃcias para saber. Mas a Mariliz nunca se incomodou. Quando o pai que enterra a criança morta não é branco, ela não considera humano e se sente livre pra falar da unha, do cabelo, da roupa, da festa, da amiga. Só sai do roteiro mulher fútil quando é um branco que morre. Aà vira leoa dos direitos humanos.
Provavelmente a colunista não sabe o que é fracos e oprimidos ,os pales.. possui esta condição, e tentar sobreviver ao um inimigo como Isra. , é uma questão resistir para existir ,o presidente lula na condição de chefe de estado onde presidiu momentaneamente o G20, tentou uma pausa nós bomb.., para que pudesse abrir um corredor humanitário ,"sim ele merece o premio Nobel da paz" !
Provavelmente a colunista não sabe o que é fracos e oprimidos ,os pales. possui esta condição, e tentar sobreviver ao um inimigo como Isra. , é uma questão resistir para existir ,o presidente lula na condição de chefe de estado onde presidiu momentaneamente o G20, tentou uma pausa nós bombar., para que pudesse abrir um corredor humanitário ,"sim ele merece o premio Nobel da paz" !
5 mil crianças perderam a vida sob bombardeios, corte de agua, energia, remedios, hospitais e ambulancias destruÃdos , mais mil crianças desaparecidas sob escombros, cirurgias feitas sem anestesia por falta de anestésicos, 100 funcionários da ONU mortos, médicos e enfermeiros mortos. Isso não é terrorismo? Como classificar? Solução final serve?
Resposta exagerada a um ataque terrorista covarde e injustificável. Assim que você deveria classificar. Ao chamar de solução final você demonstra todo seu anti semitismo e crueldade.
Ora, ora, ora... Parece que temos um ponto focal para o sinismo xenófobo, racista, terrorista e genocida se encontrar aqui, na FSP. A desonestidade intelectual dessa laia que normaliza o assassinato sistematizado civis por um Estado Terrorista não é novo - lembro de ter lido algo muito parecido que ocorreu na Europa Central há quase 80 anos. Irônico, não acham?
Ainda bem que tem cidadãos corajosos como a Mari, como a chamamos aqui em casa, texto perfeito, que canseira no Brasil a gente estar trocando um mau necessário por outro! Chega Presidente Lula: peça aposentadoria que a daremos com bom gosto. Em tempo votei nele pela questão do mau necessário!
Genocida.
Descansa Coelho, o monstro das joias e dos 700 mil não volta mais, nem com a ajuda do consul do pais genossida.
Corajosa a autora. Está do lado mais poderoso do conflito. Lado que tem desafiado até a ONU, desobedecendo todas as suas resoluções. Lado q há 75 anos só expande suas fronteiras desalojando e perseguindo camponeses palestinos. Lado que mantém dezenas de crianças palestinas em suas prisões Lado q já tirou mais de 5 mil vidas infantis, além de mais de mil q estão desaparecidas sob escombros. Precisa muita coragem mesmo para estar desse lado.
Sr editor, estou a gando , no mÃnimo curioso, que todos meus comentários que "falam mal" de Lula estejam indo para moderação. O jornal deixou de ser plural ?
Poha de Bolsonário... Bolsonário morreu. Agora é Lula. De •. Novamente.
Não desista Artur, mas inclua o Bolsonaro no mesmo saco!
Violência gera violência...E Israel vem violentando o povo palestino há décadas. E nem Luizinho "diplomata a forceps", nem outros lÃderes ( )haviam demonstrado preocupação e defesa para com os palestinos, antes dos ataques do Hammas. Foi terrorismo ? Foi violento, mas em contrapartida a uma opressão violenta, repito, que já dura décadas .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > Lula para o Prêmio Nobel da Paz Voltar
Comente este texto