-
Neli de Faria
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
neli faria
Senhor João: os boiadeiros são diferentes,um tiquinho, mas, os bovídeos idênticos.
-
Alexandre Pereira
Excelente colocação, Neli.
-
Joao Cellos
Isso Neli, vai nessa de achar que é uma boa colocar ambos no mesmo nível. Você viu o que quase aconteceu com o país. Escapamos de um golpe por pouco. Relativize mais e flerte com o fascismo. Vai fundo! O tempora, o mores.
-
-
Victor Peçanha
Mariliz para prêmio Pulitzer! P..q..p.. é cada uma que se sente colunista
-
Alexandre Pereira
Ok, quais são seus pontos de contestação? Qual a sua crítica?
-
-
Antônio João da da Silva
Mas uma passa pano para os assassinatos de Israel de crianças e mulheres, inocentes, milhares. Prezada, o mundo inteiro está assistindo, essa postura de tergiversar sobre o real, dos assassinatos, faz suscitar antipatia no mundo inteiro. A condenação é total tanto do terrorismo do Hamas, quanto de Israel.
-
leonardo oliveira
Lula na contra mão do mundo e da história. Se aliando ao que tem de mais atrasado no planeta,Nicaragua, Venezuela, Irã etc....
-
Leonardo Trindade
Apenas dois países no mundo todo não reconhecem a autonomia do Estado palestino: USA e Israel. Parece que não é o Brasil que está na contramão de algo.
-
-
Jorge Ribeiro
Tendenciosa. A FSP precisa praticar o jornalismo
-
Adauto Lima
O Hamas não existiria se as condições fossem diferentes. Não precisa ser inteligente para deduzir que manter uma população desapropriada compulsoriamente sem indenização da sua pátria, asfixiada e cercada sem perspectivas de futuro, torna-se um campo fértil para criar grupos de resistência que do contrário não existiriam. Tanto é que antes da criação do estado de Israel, essas populações viviam em paz. O Hamas deve a Israel seu surgimento.
-
Marina Gutierrez
O grupo foi criado com a ajuda do governo de I, com o proposito de dividir o povo palestino, dividir para conquistar, um dos jornais norte-americanos publicou ( creio que em 2009) um extenso artigo como nomes de generais do IDF que afirmaram ser verdade o que o jornal publicou.
-
-
LUIZ LEAL
Pronto. A dona da verdade já deu a sua sentença, condenando um lado e absolvendo o outro. O bem contra o mal como nos filmes de lavagem cerebral americanos. Patético! Ok
-
Leo Oliveira van Holthe
Mas não é o que todo mundo tem feito aqui, para os dois lados, como se quem não concorda com o seu lado não tivesse humanidade, fosse patético, fascistóide... A realidade é muito mais complexa do que fazem crer os comentaristas da guerra alheia.
-
-
Luiz Gomes
Mariluz, sinceramente, ja existem mts artigos neste proprio jornal, q defende o ponto de vista israelense do conflito e o seu nao acrescenta nada. Existe violencia e terrorismo dos dois lados, mas os palestinos ao submetidos a uma vilolencia continua desde a criacao do Estado israelense, enfim...
-
Alexandre Pereira
Melhor ler um pouco mais de história, camarada, inclusive sobre o termo palestina.
-
-
Gerson Marciel de Oliveira
A matéria é tendenciosa. Além de que explicita o pedantismo da articulista. Carrego em mim um profundo respeito ao povo descendente de Abraão, Isaac e Jacó., não só pelo sofrimento que experimentaram, mas também pela resiliência que revelaram haver no decorrer de sua existência. Todavia, desejar a vindita contra o povo palestino com tamanha crueldade, é abominável.
-
ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior
Israel m-ato-u até 18 de setembro 38 crianças na Cisjordânia e mais 6 na Faixa de Gaza, não havia guerra, o Hamas atuava como sempre atuou, tanto que pegou o exército isralense de supresa. Até início de junho 112 pessoas foram m-ort-as por Israel na Cisjordânia e mais de 4mil ficaram f-er-idas. E isso só em 2023. É a atitude de um governo democrático que respeita os direitos individuais, mesmo de quem não é isralense ou é ação de um força de ocupação?
-
José Bueno
Dados arelevantes irrefutáveis, colega. Querem reduzir o conflito aos eventos recentes para continuarem encobrindo o l9ngo comportamento violento, injusto e cruel dos invaso res na Cis jordâ nia, que não tem nada a ver com o Ha mas de Ga za. Que caiam fora dos assentamentos invasores. Há décadas existe uma cau sa pa lesti na ignorada por aqueles que não querem aceitar a única solução se dois estados.
-
-
Claudio Goldman
Então, a Nakba é objeto de divergência dos historiadores. Pelo que pesquisou, nunca houve um plano judaico para expulsar o povo palestino em massa. A Nakba foi consequência da guerra declarada pelos países árabes no dia seguinte à Independência de Is rael.
-
Joao Cellos
Sim, é divergente porque aconteceu com os pal estinos. Se tivesse acontecido com os jud eus eu acho que você não encontraria divergências.
-
-
marcius carvalho
Texto realista.
-
ANTONIO CARLOS Vely Mendonça
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Marina Gutierrez
Antonio Carlos, eu incluo os artigos e livros do Ex militar Mico Peled, do J. Halperin, Amira Hass, etc. Sera que foram traduzidos para o Português? Ela talvez não le em inglês.
-
-
Evandro Ricardo da Costa Colares
A coluna chamou a atenção apenas pelo título, foi muito bem sacado, gerou tráfego na Folha e nas redes sociais. Mas o conteúdo é tão pobre e risível que nem vale o esforço de discutir os minúsculos cinco parágrafos que a articulista conseguiu escrever sem argumentos.
-
Paolo Valerio Caporuscio
Sem curtura e ignorante, típico imagem Brasil.
-
Herbet Costa Dutra
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Herbet Costa Dutra
A sra mente.. e muito..
-
Alexandre Marcos Pereira
Outro excelente texto da colunista! É importante reconhecer que o Hamas é oficialmente classificado como uma organização terrorista por vários países e entidades internacionais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia. Essa classificação decorre das ações e da ideologia do grupo, que incluem o uso da violência contra civis para alcançar objetivos políticos. Delenda Hamas!
-
jose carlos toledo junior
Está ativo em pereira! Sua miopia é escandalosa. Tenha vergonha.
-
-
CARLOS TARDIVO
Os judeus utilizam as covardes atrocidades do Hamas para justificar as idem deles contra o indefeso povo palestino. A colunista de quem gosto muito aparentemente é casada com judeu e é natural que tome partido .
-
Cecilia Mello
Qualquer coisa que eu comente aqui vai para a moderação e, de lá, desaparece. O STF não tinha proibido a censura prévia?
-
maria araujo
Lula e outros presidentes signatários seguem as diretrizes da ONU, ele só aguardou o posicionamento da ONU sobre o assunto. Foi à colunista ler um pouco mais antes de escrever
-
Alexandre Pereira
Sei. A moral dele depende dessas instituições, então? Um pouco mais de hombridade seria bem vindo.
-
-
maria araujo
Lula e outros presidentes signatários segue as diretrizes da ONU, aguardou o posicionamento da ONU, faltou ler um pouco mais antes de escrever
-
Ramaral Amaral
Essa moça nunca leu uma linha do Robert Fisk! Aconselho!
-
Alexandre Pereira
Ok, qual linha você prefere?
-
-
WELLINGTON SILVA DE MIRANDA
Texto primário, calcado numa única verdade.
-
Alexandre Pereira
É um texto curto, leia mais uma vez.
-
-
Cecilia Mello
Quantos dias serão necessários para a colunista dar o nome certo à ação do exército do Bibi? Ela quer convencer que o assassinato de uma criança israelense pelo hamas é mais terrível do que uma criança palestina sendo dilacerada por uma bomba de Israel. Pelo menos, desde o começo desta guerra, a colunista só condena com veemência um lado. Palestinos são culpados pelo massacre de israelenses e pelo massacre de seus próprios filhos também, certo mariliz?
-
José Felipe Ledur
Diante do título dado pela colunista, esperava fundamentos para justificar a ironia que ele contém. Mas aí leio cinco parágrafos com o lugar-comum que está virando a referência aos crimes, se mais ou menos graves, das partes envolvidas na guerra. Assim, candidata-se a receber o prêmio Ig nóbil.
-
Alexandre Pereira
A vaga já está ocupada, camarada. Basta olhar no espelho.
-
-
VINICIUS MENEZES
Marília, você sabe oque é fósforo branco?
-
vicente machado
Se esses jornalistas estão em dúvida sobre se Is ra el está cometendo crimes porquê não vão para a Faixa de Gaza . Façam um visitinha lá e vejam as crianças sem pais, os idosos mortos e as mulheres mortas. Assim vão tirar todas as dúvidas.
-
Maria de Felipe Martinez
Simples, peçam para os jornalistas de todo o mundo entrarem lá, peçam para Ishr restabelecer as comunicações e não deixar Ga Za isolada do mundo, peçam para que parem os assa s natos de jornalistas e do pessoal da ONU, Quem está impedindo e o estado democrático de Ihr. Felizmente, há ainda celulares e pessoal da ONU para informar, ainda que parcialmente.
-
Claudio Goldman
Vai lá abraçar o pessoal do Ra mas. Eles são bonzinhos.
-
MARCO ANTONIO POLISELI
Você foi? .. ou só está ouvindo o que o Ha m as te fala?
-
-
Marcos Barbosa
Todos os lados estão errados ,não existe bom e ruim e sim a matança pura dos dois lados . Ao mesmo tempo que estamos caminhando de um lado para a ciência do sub atômico,temos que escolher um lado e infelizmente o lado certo sempre será o lado da ciência. Ficamos horrorizados , e vidas que se vão
-
Claudio Goldman
Artigo perfeito e verdadeiro.
-
Jose Roberto de Souza
Só se for para quem defende o genocídio do povo palestino.
-
Joao Cellos
E a Síria? As Colinas de Golã serão devolvidas? Você acha que deveriam ser devolvidas?
-
Joao Cellos
Que eu saiba Ham as não controla a Cis jordânia? Retirarão os colonos? Você defende que eles sejam retirados ou não?
-
Joao Cellos
E depois que acabarem com o Ham as? O que virá?
-
Joao Cellos
E depois que acabar com o Ha mas? O que virá? Que eu saiba o Ha mas não controla a Cis jordânia. Is rael retiraá os colo nos? Você defende que os colo nos fiquem ou saiam dos asse nta mentos? E Jerus além? Você defende que ela deixe de ser a cap ital una e indi visível dos jud eus? E aí?
-
Claudio Goldman
João, acabar com o Ra mas, depois do que eles fizeram com civis is raelenses, é inegociável para Is rael. Se o Ra mas se instala com seus mísseis no meio da população civil, inclusive em escolas e hospitais, a consequência é esta mesmo. Como afirmei no início, e é uma verdade óbvia, o Ra mas tinha exatamente este objetivo.
-
Joao Cellos
E pra acabar com o Ha mas vale tudo? Já são quase dez mortos pal estinos para cada isr aelnse. Na sua opinião essa proporção tem que chegar a quanto? A quantos forem necessários? Isso não é barbárie?
-
Claudio Goldman
Se Netaniahu fez isto, errou. Não altera o fato de que Is rael precisa acabar com o Ra mas.
-
Joao Cellos
Além do mais, quem achou que era uma boa ideia fortalecer o Ha mas pra enfraquecer a Auto rodade Pal estina foi o bibi. Vá reclamar com ele agora.
-
Joao Cellos
E mais, o que você chama de êxodo os pal estinos chamam de naqba. E sabe o que naqba significa em árabe? Significa catástrofe.
-
Claudio Goldman
Jerusalém foi tomada como consequência, para variar, da ameaça dos países árabes em 67 e da Vitória isra elense. Claro que estão morrendo civis em Gaza, este é o objetivo do Ra mas, condenar Is rael perante a opinião mundial e impedir acordos com Arábia Saudita, Turquia etc. Um grupo terra orista que decapita e en forca lgbt, mulheres e pessoas de outras religiões, não tem respeito algum pela vida dos próprios compatriotas.
-
Claudio Goldman
As colinas do Golan foram anexadas como consequência da guerra do Yom Kipur, iniciada por Egito e Síria, assim como a península do Sinai, e ficaram como áreas de buffer, proteção para Israel. O Sinai foi devolvido após a paz com o Egito. O Golan, que eu saiba, não, afinal a Síria é um Estado hostil.
-
Joao Cellos
E mais. Neste momento estão morrendo civis isr alenses ou civis pal estinos?
-
Joao Cellos
E Golã? Também foi comprada?
-
Joao Cellos
E me fale mais sobre o seguinte. As terras invadidas por colonos na Cis jordânia também foram compradas? E quanto ao controle de Jerus além? Também compraram também a parte ocidental e oriental? Não são os jud eus que dizem que Jerus além é a capital una e indivisível? Realmente acha justo?
-
Joao Cellos
Volto a insistir. E se cercassem os jud eus igual ao que está acontecendo com Gaza, sem tirar e nem por? Você continuaria achando justo? Ainda acharia o artigo perfeito e verdadeiro?
-
Claudio Goldman
Teve milícias antes da Independência em 48. A princípio, Is rael não ocupou terras de palestinos, inclusive comprouvárias delas. Atacado por 6 países árabes em 48, ganhou a guerra e houve o êxodo palestino. O quê você faria se massa crassem a sua família ?
-
Joao Cellos
Verdadeiro? Is rael já teve mil ícias terr oristas, vide o Ir gun ebo Ha ganah. Você acharia justo que algum país, a pretexto de pegar esses grupos, cerca-se os jud eus em algo equivalente a um campo de conc entr ação, corta-se água, luz e mandasse bom bas em hospitais e escolas? Seja sincero em sua resposta.
-
-
zenio ferrreira eisenlohr
Me espanta ver tantos comentários agressivos e ofensivos. É preciso discutir sem agredir, sem ofender. Afinal, não somos todos aqui assinantes da Folha?! É preciso dizer mais? Quanto ao tema da coluna, Lula dizer que "Israel comete crimes de guerra" não teria a repercussão desejada por ele. Poucos brasileiros entenderiam o que ele queria dizer. E, no fim das contas, Lula não estaria sendo Lula.
-
Omar Lasso
Quantas semanas, meses ou anos a autora vai demorar para chamar de terroristas quem matou até agora mais de cinco mil crianças em menos de um mês e que utiliza uma estrategia Numancia cortando água, energia alimentos e medicamentos a 2,5 milhões de pessoas?
-
Omar Lasso
Quantas semanas, meses ou anos a autora vai demorar para chamar de terroristas quem matou até agora mais de cinco mil crianças em menos de um mês e que utiliza uma estrategia Numancia cortando água, energia alimentos e medicamentos a 2,5 milhões de pessoas?
-
Claudio Goldman
Minha avó foi stalinista ferrenha, meu pai e eu fomos comunistas há 40 anos. A linha comunista desde 1953 é de que Is rael é uma ocupação ilegítima. Estudando o conflito, vemos que não foi assim. Mariliz está certíssima, aqueles que ainda hoje sonham com uma revolução comunista, aplaudem as atro cidades do Ra mas.
-
Gerson Maia de Carvalho
Simples, Sra. Marília o LULA demorou 13 dias...... Porque ama o 13.....
-
Daniel Vitorazzi
O que o Hamas fez foi repulsivo e qualquer pessoa de bom senso o reconheceu. Mas não adianta o Estado Judeu e seus apoiadores subestimarem nossa inteligência, como se não soubéssemos há muito tempo o que a extrema direita com Netanyhau vem fazendo. Lula levou dias para condenar o Hamas. Quantos anos levará ainda a autora para reconhecer que Israel não pretende resolver a questão da Palestina? Vai me acusar de antissemita por constatar isto?
-
CAIO TEIXEIRA
Olha... eles matam inocentes mas não estupram. É o novo: ele bate na mulher mas é um bom marido.
-
CAIO TEIXEIRA
O texto foi removido a pedido do autor.
-
zenio ferrreira eisenlohr
Me causa espanto ver o nível dos muitos comentários aqui, expondo uma grosseria que não deveria vir de quem é assinante de um jornal como a Folha. Pode-se discordar da colunista, mas sem ofensas e sem desviar do tema da coluna. E por falar em tal tema, Mariliz, acho que se Lula dissesse que "Israel comete crimes de guerra", poucos brasileiros entenderiam, e claro, não é isso que Lula quer.
-
João Ramos de Souza
O texto que enviei há pouco é civilizado e propõe respeito às regras vigentes no direito internacional, comprometidas com a civilização. Meu comentário ainda condena a violência em ambos os lados da guer/ra Israel/Hamas. A boa-fé precisa estar presente tanto na solução para o conflito, como no debate que se desenvolve na opinião pública mundial. Em suma, penso que o comentário que enviei dispensa a tal "moderação". O tema suscita palavras fortes; mas não violentas, se lidas contextualmente.
-
Gerson Marciel de Oliveira
João Sousa. Vivencio constantemente o cerceamento de meus pontos de vista nesse conceituado jornal. Com sua aquiescência, tenho o contentamento de concordar com seu texto absolutamente explicito.
-
Gerson Marciel de Oliveira
João Sousa. Vivencio constantemente o cerceamento de meus pontos de vista nesse conceituado jornal. Com sua aquiescência, tenho o contentamento de concordar com seu texto absolutamente explicito.
-
Flavio Bezerra de Melo
A Folha é muito "democrática". Se dá o direito de censurar opiniões que incomodam...
-
-
Flavio Bezerra de Melo
E como é o nome dos Palestinos? " Os exilados da própria Terra"
-
Gustavo Araujo
O que é terror? Se apelarmos ao sentido jurídico e histórico, mas também frio da expressão, o resultado será precisamente esse, presente no artigo. O problema é que o buraco é bem mais embaixo. Ainda que se possa dizer que inexiste crueldade explícita nos atos do exército israelense, fato é que esses atos extrapolam enormemente qualquer senso de justiça ou proporcionalidade, provocando terror, sim, na população palestina, que vê crianças e velhos morrerem às centenas, dia a dia.
-
zenio ferrreira eisenlohr
Mariliz, se Lula diz "Israel comete crimes de guerra", os brasileiros, em geral, não iam entender o que ele está querendo dizer. E Lula se preocupa apenas em ser Lula.
-
FERNANDA Salgueiro Borges
O que Lula tem feito pelo RJ . O Dino se encontrou mais uma vez com o CV ?
-
Paulo Sales
Falar mal de is rael é complicado. Isra el pode ser o patrão, o dono, o acionista, o empresário, o socialite, o lojista, e tantas outras posições que se queira.
-
Paulo Sales
Maria Lopes, não ponha palavras na minha boca. Não te conheço e não te dou esse direito. Meu texto é claro. Via de regra, ninguém quer criticar um povo que está no poder econômico
-
Rives Passos
A libanesa Mia Khalifa que o diga.
-
Maria Lopes
Seu comentário soa a anti-semitismo. Andou lendo os protocolos do Siao?
-
Paulo Sales
Meu texto tem um subliminarmente nele. Quanto aos islâmicos, a turquia se manifestou hoje sobre is rael.
-
Gildasio Fernandes Dantas
O problema dos ara bes muçul manos e que eles não são soli darios aos pales tino. A comunidade ara be é muito rica mas não se mani festa
-
-
FERNANDA Salgueiro Borges
Devolvam os reféns com vida e tudo acaba.
-
Marina Gutierrez
Em troca libertem os mais de 5.000 presos nas masmorras de ISrael, homens,mulheres e menores de idade, a maioria nem sabe porque está presa, nunca foi a julgamento, nunca viu um advogado de defesa.
-
Joao Cellos
Tudo acaba? Você nem sabe do que está falando. E sobre devolver a Cis jordânia? E sobre Jerus além oriental? E sobre Golã? Não fale do que não sabe com essas opiniões rasas e equivocadas sobre assuntos complexos. Vá se inteirar da causa pal estina.
-
-
Décio Ceballos
Difícil escolher as palavras, o que fica claro que ambos cometem barbáries.
-
Denise Grecco
Parabéns pela coragem de dizer o que precisa ser dito!
-
João Jaime de Carvalho Almeida Filho
D. Mariliz, misturar seu ódio ao Lula com a questão Israel-Palestina não está funcionando. Vc está defendendo quem mata mas não estupra. Não deu.
-
Francisco Jose Longo
Crime é crime crime de guerra, terrorismo tudo isso é crime. Me parece que a colunista está fazendo uma escala de medição de crime. Os assassinatos de um valem mais que os assassinatos de outro.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.