Deirdre Nansen McCloskey > Elevadores e a economia real Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Antônio

    Professora, e quanto aos elevadores dos grandes demais para falirem e a economia real?

    Responda
  2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quantos pianos existem nesse prédio ?

    Responda
  3. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    " Já não acredito, como Marx, que os lucros dos capitalistas são roubados dos trabalhadores e acumulados na sala dos fundos" É doutora Deirdre, claramente não assistiu ao documentário "The Corporation". Pelo menos concordo com você sobre a tese de Keys, gastos públicos e crescimento.

    Responda
  4. Cleomar Ribeiro

    ... Eu gostei muito do texto, desta ideia de eficiência e eficácia em produção de coisas!!!... Precisa-se de investidores corajosos para construirmos as redes ferroviárias gigantes e todas conectadas por aqui, e as redes navais oceânicas e pluviais e lacustres, as redes de habitações decentes e dígnas para a população ( comerciais e domiciliares) e para esvaziarmos as cidades de favelas. Com isto em implementação, a população das Terras Mágicas e sagradas das Américas do Sul e Central merece!!!

    Responda
  5. José Cardoso

    Numa fábrica onde trabalhei, os estudos técnicos para implantação de um empacotamento automatizado custaram a ser aprovados, pois não davam retorno. A economia anual nas despesas com pessoal era menor que os juros anuais recebidos com o capital necessário para o investimento. É um efeito perverso de um Estado gastador, que gera juros altos como efeito colateral: trabalho duro com salários baixos.

    Responda
    1. José Cardoso

      Calcularam mal o retorno.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Estávamos pensando em comprar um ressonância magnética. Não. Isso vai levar a gente a ruína pois não vai gerar o tal do retorno. Tem dinheiro ? Tinha. Compramos. Três anos depois tivemos q comprar outra. E contratar profissionais especializados.

  6. Edimilson Volpe

    Isso não passa de conversa fiada. Não há país que adote o liberalismo sua essência porque ele é uma mentira, não funciona.

    Responda
  7. Paulo César de Oliveira

    Adorei a explicação sobre elevadores e escadas

    Responda
  8. Sonia Ribeiro

    As Teorias da Economia, como em toda ciência, são construídas a partir de condições ideais, onde todas as variáveis intervenientes são descartadas. O problema é que essas variáveis são a própria vida concreta, muito distante do que é idealizado em "laboratórios". Para que essas teorias funcionassem, os homens deveriam ser, no mínimo santos, o que esta muito longe da realidade. O liberalismo é lindo, desde que os homens não fossem o que são: egoístas, vorazes, imorais, e por ai vai

    Responda
    1. Hernandez Piras

      É exatamente o contrário, Sônia. Nos modelos econômicos mais comuns, o homem atua da forma mais racional possível tendo por base exclusivamente o próprio interesse no maior ganho possível. O ponto fraco destes modelos não está na santidade do comportamento humano, que eles não admitem (por ter como premissa comportamentos totalmente egoístas), mas na racionalidade. Não somos atores econômicos totalmente racionais.

    2. Paulo César de Oliveira

      O bonito do liberalismo eh que homens egoístas e gananciosos são levados a se comportar da forma mais eficiente possível para encher os próprios bolsos e essa competição promove eficiência na economia e o enriquecimento da sociedade.

  9. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu, nem isso!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.