Latinoamérica21 > O Uruguai não é uma ilha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O governo parece ter agido à margem da legalidade para emitir um passaporte em favor de um narcotraficante. Esta é a maior crise polÃtica do nosso pequeno vizinho desde o retorno à democracia, em 1985. Enquanto isso, no "gigante adormecido", facções e milÃcias sob o controle de narcotraficantes dominam áreas inteiras do território, tanto nos Estados fronteiriços, onde penetraram em todas as estruturas do Poder Público, quanto nas maiores cidades.
Tudo isso é bem próprio do Uruguai, paÃs que parece ordeiro e sereno porque falta gente. Simples assim!
"Ordeiro e sereno porque falta gente. Simples assim!" Não, simplista ao extremo. Todas as nações, democráticas ou não, vivem crises polÃticas e escândalos de corrupção. Compare a vida polÃtica do Uruguai ao de qualquer outra nação latino-americana: não há como negar que se trata de uma cultura polÃtica muito mais evoluÃda, liberal e estável. Por esta razão, o paÃs tem a má vontade que todos aqueles que acreditam na ditadura, à esquerda ou à direita.
O Uruguay tem problemas mas parece lidar melhor com eles. Aqui, tivemos uma famÃlia inteira ligada a milÃcias e a rachadinhas e continuam bem populares. Senador, deputado, vereador, todos no bem bom.
Concordo,Maria. Teve um presidiário que foi descondenado e virou Presidente. Nosso povo lida bem com isso. Esquece rapido..e até gosta dessas tralhas...
Obrigado Jeronimo, por nos informar sobre o que está acontecendo no nosso vizinho. Como somos isolados no Brasil. A lÃngua, a cultura... temos muito mais espaço apra notÃcias da Europa e dos EUA que da AL. Bem escrito, informativo, relevante. Muito obrigado.
É uma ilha sim, de corrupção, assim como é o resto do mundo todo.
Para o Bianco, uma ilha é uma porção de terra cercada de terra por todos os lados. Ora, se esta é maior crise polÃtica do Uruguai desde o retorno à democracia, é a prova maior da estabilidade e transparência dessa pequena nação, pois crises como essa, o Brasil, a Argentina e o Peru vivem todos os anos. Ser democrático e transparente não significa ser totalmente imune a crises e escândalos. Tudo é diferença de grau e o grau de transparência e democracia do Uruguai é muito superior ao nosso.
Se o mundo todo é corrupto, então o Uruguai não pode ser uma ilha de corrupção, como afirmas Alberto.
Pery Pedro: o anterior roubou um relógio? Só isso? Que parcialidade e que desonestidade em seu comentário.
Sim, o mundo todo é corrupto, portanto, nosso corrupto pode sim ser presidente. Nenhum foi preso por corrupção e condenado por 9 juizes em três instâncias mas, pra gente, todos os governos são corruptos. O daqui desviou bilhões mas, na nossa cabeça, é tão culpado quanto o anterior, que roubou um relógio. Se são todos iguais, podemos seguir com ele, que também teve más companhias. Ufa. Lula Livre. Dilma 3 vai mal.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Latinoamérica21 > O Uruguai não é uma ilha Voltar
Comente este texto