Latinoamérica21 > O Uruguai não é uma ilha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Hernandez Piras

    O governo parece ter agido à margem da legalidade para emitir um passaporte em favor de um narcotraficante. Esta é a maior crise política do nosso pequeno vizinho desde o retorno à democracia, em 1985. Enquanto isso, no "gigante adormecido", facções e milícias sob o controle de narcotraficantes dominam áreas inteiras do território, tanto nos Estados fronteiriços, onde penetraram em todas as estruturas do Poder Público, quanto nas maiores cidades.

    Responda
  2. Maria da Graça Amaral

    Tudo isso é bem próprio do Uruguai, país que parece ordeiro e sereno porque falta gente. Simples assim!

    Responda
    1. Hernandez Piras

      "Ordeiro e sereno porque falta gente. Simples assim!" Não, simplista ao extremo. Todas as nações, democráticas ou não, vivem crises políticas e escândalos de corrupção. Compare a vida política do Uruguai ao de qualquer outra nação latino-americana: não há como negar que se trata de uma cultura política muito mais evoluída, liberal e estável. Por esta razão, o país tem a má vontade que todos aqueles que acreditam na ditadura, à esquerda ou à direita.

  3. Maria Lopes

    O Uruguay tem problemas mas parece lidar melhor com eles. Aqui, tivemos uma família inteira ligada a milícias e a rachadinhas e continuam bem populares. Senador, deputado, vereador, todos no bem bom.

    Responda
    1. Helio Marcengo

      Concordo,Maria. Teve um presidiário que foi descondenado e virou Presidente. Nosso povo lida bem com isso. Esquece rapido..e até gosta dessas tralhas...

  4. Pery Pedro

    Obrigado Jeronimo, por nos informar sobre o que está acontecendo no nosso vizinho. Como somos isolados no Brasil. A língua, a cultura... temos muito mais espaço apra notícias da Europa e dos EUA que da AL. Bem escrito, informativo, relevante. Muito obrigado.

    Responda
  5. Alberto Bianco

    É uma ilha sim, de corrupção, assim como é o resto do mundo todo.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Para o Bianco, uma ilha é uma porção de terra cercada de terra por todos os lados. Ora, se esta é maior crise política do Uruguai desde o retorno à democracia, é a prova maior da estabilidade e transparência dessa pequena nação, pois crises como essa, o Brasil, a Argentina e o Peru vivem todos os anos. Ser democrático e transparente não significa ser totalmente imune a crises e escândalos. Tudo é diferença de grau e o grau de transparência e democracia do Uruguai é muito superior ao nosso.

    2. francisco xavier de azaredo neto

      Se o mundo todo é corrupto, então o Uruguai não pode ser uma ilha de corrupção, como afirmas Alberto.

    3. Maria Lopes

      Pery Pedro: o anterior roubou um relógio? Só isso? Que parcialidade e que desonestidade em seu comentário.

    4. Pery Pedro

      Sim, o mundo todo é corrupto, portanto, nosso corrupto pode sim ser presidente. Nenhum foi preso por corrupção e condenado por 9 juizes em três instâncias mas, pra gente, todos os governos são corruptos. O daqui desviou bilhões mas, na nossa cabeça, é tão culpado quanto o anterior, que roubou um relógio. Se são todos iguais, podemos seguir com ele, que também teve más companhias. Ufa. Lula Livre. Dilma 3 vai mal.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.