-
José Cardoso
Fiz uma regra de três simples. É só destinar o dinheiro das emendas dos deputados federais paulistas à Usp. É o suficiente, cerca de 6 bi por ano, seu orçamento anual. Como todos são interessados em preservar esse patrimônio, não acredito que se oponham...
-
Marcos Benassi
Nooofaaa, dona Hermínia, que texto, hein? Se eu puder sugerir um adendo, incluo uma revisão/aprimoramento dos métodos cientométricos de avaliação. Porque, contá pra senhora, a mania de produção em série de ciência, é o fim da pppiicada - inda mais que quem tá na academia acaba tendo que assumir, cada vez mais, tarefas administrativas. É muito cruel com os professores e/ou com seus orientandos, que assumem parte do ônus da chefia...
-
MARIO RAMIRO
Além da excessiva burocracia que emperra o andamento da universidade, aos docentes que permanecem na ativa sobram pianos para carregar. Enquanto os colegas mais velhos no serviço se aposentam e as novas contratações saem a conta-gotas, funcionários mais qualificados não são repostos e, com isso, sobra aos docentes uma carga enorme de serviços de despachante para fazer, enquanto a pesquisa fica em segundo plano.
-
Marcos Benassi
Se me permite, Mario, boto minha assinatura embaixo!
-
-
Ricardo Arantes Martins
Espero que sim. Só saberemos o que será a reforma quando aprovada pois até lá haverá muitos jabutis. Mesmo após aprovada se os governos continuarem a da incentivos a determinadas áreas, ano após ano, independente delas estarem contidas na lei aprovada. Dependerá muito de como colocaremos a reforma na prática.
-
Marcos Benassi
Mais do que macaquinhos ou correlatos tropicais, caro Ricardo, o jabuti devia ser promovido a animal-simbolo aqui do Brasil. Nem sabia que ele procriação tanto... Hahaha!
-
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
Não é bom ver o padrão de excelência sendo auto-conferido, auto-proclamado. É ruim ver que a Universidade cala muito mais que fala diante das contradições de sucessivos governos em suas políticas públicas - que deveriam criar a "excelência que realmente interessa", a do desenvolvimento humano e do bem estar de todos os brasileiros. A Universidade se apresenta como um castelo de aristocratas?
-
Marcos Benassi
Embora tenha uma certa pinta de olimpo, prezado Frederico, a universidade - ao menos a pública, que produz conhecimento - tem sim, farta e lastreada crítica. Em muitas áreas, bom, tem muito conformismo/reacionarismo; mas, em geral, é bem crítica.
-
-
Leila de oliveira
Demos importante passo rumo a este objetivo com a eleição do presidente Lula
-
Alberto Melis Bianconi
O discurso corporativo é legítimo, mas não sei se uma imprensa local e bairrista tem credenciais para estabelecer rankings de excelência. E de todo modo a excelência de nossas zelites não é lá essa brastemp toda.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Esse é um efeito colateral bem vindo. O financiamento estatal do ensino superior, principalmente em um país pobre como o nosso, é mais uma das inúmeras outras barbaridades brasileiras. O Estado deveria cuidar do fundamental, médio e técnico. O superior deveria ser sustentado com cobrança de mensalidades
-
Felipe Araújo Braga
Que comentário horrível! Primeiro: nenhuma universidade de excelência, de pesquisa, se sustenta com mensalidades. Segundo: muitos alunos, como eu, só podem estudar em universidades de excelência porque são gratuitas. Terceiro: o Estado deve cuidar de toda a educação; não adianta o aluno brilhante parar no ensino médio, o superior é o que vai coroar nossos esforços.
-
Bento Brito Teixeira
Sempre achei que o ensino superior de excelência deveria cobrar dos alunos provenientes de famílias abastadas mesmo que tivessem méritos razoáveis. Teriam bolsas de estudos integrais alunos com desempenhos de destaque em escolas públicas.
-
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Cara Prof. Maria H Tavares seu artigo foi conciso, porém valiosíssimo, se o Brasil almeja ultrapassar os umbrais da mediocridade, somente o fará destinando verbas significativa a educação.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.