Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Estou sendo censurado totalmente. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Todos meus comentários sobre Israel são censurados. Absurdo, censura total. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  3. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Quando é a favor de Israel pode. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  4. José Cardoso

    Típico antissemitismo católico. A pessoa pode deixar o catolicismo, mas ele não a deixa.

    Responda
  5. Marina Gutierrez

    Por outro lado, muitos usam o Antigo Testamento , alegam que o deus deles deu as terras apenas para eles.

    Responda
  6. josé SOARES

    Cada vez mais claro. A grande im pren sa e entidades oposicionistas - como a Conib que não representa os ju deus demo cráti cos- tem como alvo o Ministro Dino e o Governo por um fato menor ocorrido em seu Ministério. Teme-no no STF por que?

    Responda
  7. josé SOARES

    Cada vez mais claro. A grande imprensa , entidades bolsonaristas-como a Conib , que não representa os judeus democrático- agora tem como alvo o Ministro Dino , potencializando um fato menor em seu Ministério.Não o querem no STF por que?

    Responda
  8. Cintia Klein

    Bom ler 10 mitos sobre ju de us, da historiadora Maria Luiza Carneiro. Não é possível a política do país faça com que tantos mitos antigos sejam reproduzidos, como verdade absoluta, e recaim sobre toda a população de ju de us (são ricos, controlam a mídia, agem em conluio etc). Não faz sentido. Esbravejar ódio pelo povo seja ela qual for.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O ministro citou apenas o que está escrito na biblia.

    2. José Bueno

      A grande maioria das críticas não é contra os judeus, é contra os que não querem reconhecer a existência do estado pa les ti no.

  9. Maria Lima

    É sério mesmo ser relevante para nosso país o que pensa cada político acerca dessa guerra Israel/Palestina? O país depende dessa opinião? Ah por favor.

    Responda
  10. andre s cardoso

    Por conta dessa resposta irracional de Israel, já há mais 11.500 palestinos mortos, sendo 4.710 crianças, e é uma simples citação Bíblica incomoda tanto ??? Por acaso, promover o assassinato de mais de 4.700 crianças é coisa de Deus ??? Será que algum Deus aprovaria esse genocídio ??? Não haveria outra forma de repressão contra os terroristas do Hamas, que não implicasse nesse massacre de palestinos ???

    Responda
  11. Rives Passos

    A conib não representa o povo Israelense. É apenas um buraco onde bolsonaristas tacanhos e raci. ,stas se escondem. Usam a guerra para politicagem doméstica. Não há outra explicação! Paz ao povo de Israel e ao povo Palestino. A Paz! E deixem o povo brasileiro em paz! Não importem isso pra cá.

    Responda
  12. FLAVIO CALICHMAN

    A maioria dos comentários, de leitores eventuais e dos habituês obcecados com judeus, não critica Israel.. O que há, aqui, é ódio aos judeus, puro suco de antissemitismo com viés religioso, conspiracionista ou ideológico, mencionando Bíblia, morte de Cristo, "aqui nao é seu país", suposto poder econômico ou interesse sinistro, "judeu errante" etc. Antissemitismo é crime mesmo quando praticado em seção de comentários de jornal, repito, é crime de discriminação e de racismo. Estão avisados.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      O meu comentário não publicado diz mais ou menos isso: Anti-semitismo é o preconceito contra o povo judeu, sua religião, cultura, hábitos, ets. e isso é errado e até considerado crime em alguns países. Por outro lado, o criticismo contra o governov do estado de I. ( não posso escrever a palavra ) é apenas isso, criticismo legítimo.

    2. Marina Gutierrez

      Flavio Calichman, respondi seu comentário horas passadas, mas a FOlha nao publicou, como sempre, respeitei todas as regras, eu concordo que alguns comentários beiram o anti-semitismo e não entendo porque o jornal publica os mesmos.

    3. LUIZ LEAL

      Os comentários não criticam Israel? Parece que você comenta sem ler. Aliás essa tática da máquina de propaganda de tentar convencer as pessoas de que as críticas são ao seu povo não cola mais. Acabou.

    4. Marina Gutierrez

      Anti-semitismo é o preconceito dirigido contra o povo judeu, sua religião, cultura,habitos, etc. e dever ser denunciado e combatido, em alguns países é considerado crime, ex. Alemanha. Por outro lado, criticismo dirigido contra o governo do estado de ISrael pelos abusos praticados contra o povo palestino, é apenas isso, criticismo

  13. José Bueno

    É muito preocupante vermos associações na cio nais assumirem claro posicionamento a favor dos sï on istas agora alojados no governo isr ense. A falta de equilíbrio, num momento dramático para ju deus e pa les ti nos, pode ameaçar o respeito que os ju de us imigrantes e seus descendentes conquistaram em muitos anos no país, eliminando precon ceitos. Plenamente integrados como brasileiros, mantêm suas crenças e costumes, como outros grupos sociais.

    Responda
  14. Andréa Haddad Gaspar

    Quem fomenta o antissemitismo é o próprio Estado criiiimmmmmiiiinnnooosssooo de Israel. E a carapuça serviu? A Conib devia ser a primeira a educar esclarecendo os fatos históricos sobre o sionistas. Certeza que não haveria nenhuma confusão. E segundo, assumir e criticar os cri.es de guerra ao invés de sempre se colocar como criticado. Não aceitam críticas? Ora, por favor.

    Responda
  15. Wilson Rossi

    Esse Conib é de cravar. Além de se meter nas eleições, sempre apoiando a direita mais troglodita, resolve agora criticar o Presidente e ministros.

    Responda
  16. Matheus Battistoni

    A única diferença é que Herodes não matou as crianças, isso é um mito bíblico sem qualquer registro histórico. Netanyahu de fato matou mais de cinco mil, e a Conib apoia.

    Responda
  17. Valdir Teixeira da Silva

    Essa violência bestial contra criança e inocentes se voltará contra quem a pratica. Ficará difícil se fizer vítimas e perseguidos depois desses atos.

    Responda
  18. Valdir Teixeira da Silva

    Os israelenses querem matar e atacar quem defende a não matança. Quem defende a vida de crianças e cita a bíblia é antisionista?

    Responda
  19. Rives Passos

    A conib não representa o povo Israelense. É apenas um buraco onde se esconde bolsotas tacanhos e... racis. Usam a guerra para politicagem doméstica. Não há outra explicação! Paz ao povo de Israel e ao povo Palestino. A Paz!

    Responda
  20. Rives Passos

    A conib não representa o povo Israelense. É apenas um antro de bolsonaristas tacanhos e racistas. Usam a guerra para politicagem doméstica. Não há outra explicação! Paz ao povo de Israel e ao povo Palestino. A Paz!

    Responda
  21. Luiz Ferretti

    Fala demais, fala muito, fala pelo cotovelos, igual ao Professor Descondenado Enganacionista. Aliás, ambos se merecem. Espero muito que a terceira via encontre um caminho novo para o Brasil.

    Responda
  22. Rives Passos

    A Conib e derivados é quem parece promover o antissemitismo. Infelizmente, células neonaz estão comemorando, segundo ouvi, tudo isso! Se falar em "arrobas", a Conib e derivados (RJ) continuará dando risadas? Paz a israelenses e palestinos! Vocês ainda seguem a lei mosaico? Prefiro os ensinamentos de Jesus Cristo. A Paz!

    Responda
  23. Adalto Fonseca Júnior

    Transcrevi o trecho para evitar censura prévia. Mesmo sendo da matéria já fui censurado em outras situações pela FSP. Destaco o nível de hostilidade que o trecho carrega. É um debate pouco explorarado mas existem sim hostilidades praticadas sistematicamente contra o povo palestino por atores sociais que são cidadãos israelenses. Esta afirmação individualiza o processo destrutivo e cria uma pergunta. O que explica engajamentos defendendo ações que são crimes humanitários? O ódio está neles?

    Responda
  24. Felipe Araújo Braga

    Is ra el rejeitou Jesus e o reiejta até hoje. Como cristãos defendem? Não existe "povo escolhido" nem "Terra Prometida", isso é ideologia criada após os impérios da Assíria e da Babilônia arrasarem os reinos do Levante. Chega né?!

    Responda
  25. Adalto Fonseca Júnior

    "Num momento tenso como este, com autoridades brasileiras ligadas ao seu próprio ministério desbaratando planos terroristas em solo brasileiro, o ministro Dino deveria estar focado em manter a segurança e a convivência harmônica na sociedade brasileira",

    Responda
  26. Adalto Fonseca Júnior

    "para que não importemos o trágico conflito do Oriente Médio para o nosso país"." É uma ameaça? Importar o trágico conflito para o Brasil? Onde a Conib quer chegar com este tipo de duscurso? Existem limites para a retaliação destrutiva, que quer ser reconhecida como legítima mas na verdade é pura barbárie.

    Responda
  27. Dagmar Zibas

    Parabéns ao ministro. Está condenando o assassinato de crianças dos dois lados. A menção a Herodes é muito apropriada.

    Responda
  28. Domingos Sávio Oliveira

    Essa entidade não fala nem representa o conjunto dos hebreus

    Responda
  29. Domingos Sávio Oliveira

    Essa entidade não fala em nome do conjunto dos jude us! Conheço muitos jud eus que tem uma visão crítica em relação ao governo de Israel.

    Responda
  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Ju deus não acreditam em Jesus

    Responda
  31. Domingos Sávio Oliveira

    Mais uma vez censurado pela folha por fazer critica a um certo Estado genocida

    Responda
  32. Domingos Sávio Oliveira

    Muda o disco! Tudo agora é antisemitismo! Ninguém pode criticar as atrocidades cometidas por Israel.

    Responda
  33. Neli de Faria

    O Ministro Dino deveria estar preocupado com o Brasil! Até sete de outubro, ataque terrorista em Israel, quantas mortes na Faixa de Gaza? No Brasil , comandado pelo lula, no primeiro semestre quase vinte mil brasileiros mortos. E relembro o Brasil não planta coca e nem cannabis , que passam pelas fronteiras! Vigiar fronteiras , secas ou não, é atribuição do Governo Federal!

    Responda
    1. neli faria

      João: o que planta é mínimo.

    2. Joao Cellos

      O Brasil não planta cannabis? Nunca ouviu falar no quadrilátero da maconha no nordeste? Faça a crítica que quiser ao governo, mas amparada em fatos, não em achismos dos mais levianos.

  34. Domingos Sávio Oliveira

    Essa entidade é o tempo todo fazendo mimimi! Ninguém que tenha o mínimo de humanidade vai ficar calado diante das atrocidades do Estado de Israel.

    Responda
  35. leila villas

    A arrogância desses porta-vozes semitas no Brasil não é menor do que a dos representantes do atual governo de extrema direita israelense. Quem fomenta as críticas e condenações às ações de total desumanidade contra crianças e civis palestinos é o bilionário exército hebreu, segundo se vê mesmo na mídia que lhe é tão simpática. Vingança desproporcional! Basta de crimes de guerra!

    Responda
  36. Fatima Marinho

    Esse pessoal da Conib é de onde? Estão lutando na guerra para defender o país deles? Falar e publicar nota não adianta nada.

    Responda
    1. Lucas Parente

      Recomendo fortemente o vídeo mais recente de Bob Fernandes no Youtube.

    2. Neli de Faria

      José Roberto existem vidas inteligentes no Brasil que defendem Israel fora dos fanáticos pelo boiadeiro anterior! Votei para lula! Inadmissível autoridades brasileiras bedelhando lá , esquecendo que o Brasil vive numa epidemia de insegurança pública. Até o ataque terrorista pelos covardesdo Hamas, em sete de outubro,quantas pessoas morreram em Gaza? Aqui no Brasil , no primeiro semestre, quase vinte mil…

    3. José Roberto Pereira

      É o pessoal que aplaudia o Genocida quando ele pesava os quilombolas em arrobas. É o pessoal que financiava eleição de quem faz Live bebendo leite e símbolo supremacista na lapela. Que compactua com quem tira foto ao lado de deputada nazista alemã. Que dava apoio a um desgoverno que tinha um Secretário da Cultura que citava Goebbels. Eles estão lutando para que Dino não chegue ao Supremo.

  37. José Roberto Pereira

    Se juntar a Conib, o Malafaia, o Carluxo e o Steve Bannon, eles podem reescrever todos os livros de história, o Velho Testamento, os 10 Mandamentos e até fazer um remake de A Lista de Schindler.

    Responda
    1. FERNANDO SANTOS

      Roberto, conforme já dito aqui: Existe vida inteligente no Brasil. Não há só lulolatras e bozolatras nesta terra. Podemos sim concordar e discordar com visões de um lado e do outro. Não respondemos igual a boiada. Temos independência intelectual e personalidade, coisa rara atualmente

  38. ARI JOSE ANTONIA

    Esse governo é uma vergonha só!! Normal para quem se reúne com PCC e passa pano para terroristas!!

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Quem condecorou o miliciano Adriano da Nóbrega na cadeia foi a familicia Bozo.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ari Nelson Neli et cate rva já parei de responder a muito. Aconselho o mesmo. Que preservemos nossa saúde me ntal. Barna beeeeeeé. Mas a fsp Dra Solange das antigas tá bloqueando

    3. Fatima Marinho

      Pode chorar, não é fácil para quem apoiou o golpista ladrao de joias.

    4. Joao Cellos

      Pois esse governo que você chama de vergonhoso salvou vidas em Is rael e em Ga za. Parabéns ao governo Lula!

  39. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Vai para is ra el.

    Responda
  40. Rubens Ventura

    A universal vai achar um jeito de mudar a história de Herodes que até ontem era como o ministro falou.

    Responda
  41. antonio brito

    Para o povo escolhido essa parte da bíblia, o novo testamento, não existe, é falsa. O ministro só fez associar a narrativa cristã com a realidade. Eles sempre descontam nos outros o sofrimento dos antepassados. O general romano cercou Jerusalém por três meses, eles se renderam. O que está sendo na Faixa de Gazza agora? Daí o guetho de Varsóvia, etc... Aqui são ricos, enviam os filhos para a balada num sabath na terra prometida, têm dupla cidadania e o paraíso no oriente médio é um playground.

    Responda
    1. Cintia Klein

      Quanta falácia sobre os ju de us. Antonio, aposto que nem 3% dos ju de us têm esse perfil que você estimou. Não é legal fazer generalizações odiosas sobre um povo, a menos que você tenha prova dessas estatísticas. Sobre se achar o povo escolhido, 50% nâo é nem religioso. Existe a população judaica e a religião. E ainda assim todas as religiões merecem respeito.

  42. FLAVIO CALICHMAN

    Antissemitismo de livro texto, invocando fundamento religioso e aludindo à morte de Jesus. Coisa da Idade Média, sórdida mesmo. Preconceito da pior especie. Dino mostra que não tem reputação, muito menos aquela.ilibada necessária para ser ministro do STF. Que nossos senadores mostrem brios e rejeitem seu nome na sabático, caso venha a ser indicado para a vaga da Ministra Rosa.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Leia a respeito você que não consegue argumentar e insiste em ver ant issem itismo onde não há. Se não conseguir argumentar pode correr pra baixo da saia da Conib.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Ora. Por que esse tal de "antisse mitismo"? Qual a razão, ou motivo, para que tantas pessoas se mostrem "antisse mitas"? O que motiva esse sentimento "quase universal". Que tal, principalmente o "povo escolhido", pensar sobre isso?

    3. FLAVIO CALICHMAN

      Senhor João, se não consegue ver o antissemitismo no comentário do ministro então não adianta explicar. Leia um pouco a respeito.

    4. Joao Cellos

      Por que antisse mitis mo? Por acaso o hol oca usto colocou Is rael e os jud eus acima de críticas?

  43. wilson kfouri

    O islamismo, hoje com 1,6 bilhão de fiéis, é a religião que mais cresce no mundo. Esse é o meu comentário e para bom entendedor meia palavra basta

    Responda
    1. wilson kfouri

      Promoção de islamofobia terá consequências a quem a pratica

    2. wilson kfouri

      Diante disso não é bom negócio para EUA, União Europeia e principalmente Israel promoverem a islamofobia pois terão que arcar com as consequências

  44. Francisco Paulo Almeida

    A atitude do Ha mas foi, sem dúvida, um ato terrorista. Isr ael tem o direito legítimo à autodefesa, no entanto, realizar bombardeios indiscriminados em locais onde há mulheres e crianças não combatentes configura genocídio.

    Responda
  45. Carlos Eduardo Cunha

    Grande desrespeito do ministro Dino e ainda se amparando em trecho religioso da Bíblia. Não vejo saída, tem que cair rapidamente para não queimar de vez o Lula .

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Desrespeito onde? Só falou a verdade.

    2. Joao Cellos

      Mas que parte da fala dele é mentirosa para que mereça cair? Só porque a Conib apontou?

  46. Joao Cellos

    Eu quero saber é quando a Conib vai condenar os ataques is rae lenses. E a ocupação da Cis jordânia. E o controle de toda Jerus além. Mas não faz. É sempre o papo de antissem itismo, o que acaba por diminuir o peso dessa palavra.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Isr ael foi confrontado pela força dos fatos e a Conib não tem argumentos? Fácil. É só carimbar antis semit a na testa de quem argumenta e na sequência proce ssá-lo, como já deixou claro que vai fazer. E como tem poder econômico para tocar o proce sso em diante, corremos todos ri sco neste momento.

  47. Gaya Becker

    Quem precisa de equilíbrio e serenidade são essas milhares de associações do povo escolhido por Deus que metem o bedelho nos governos alheios fazendo críticas infundadas. Parece que querem converter toda a humanidade nesse vitimismo surrado que usam para justificar a matança de outros povos sem dó, nem piedade.

    Responda
  48. wilson kfouri

    Que petulância da Conib querendo proibir o ministro da Justiça do Brasil citar um trecho bíblico ?

    Responda
  49. wilson kfouri

    Em uma entrevista em 1969 Golda Meir afirmou que a Palestina e sei povo nunca existiram e há 75 anos se promove uma limpeza étnica na região

    Responda
  50. wilson kfouri

    “Os Goyim (não judeus) nasceram unicamente para nos servir. Sem isso, eles não têm qualquer lugar no mundo; apenas para servir o povo de Israel” [...] “Por que os gentios são necessários? Eles vão trabalhar, irão arar, colher. Nós sentaremos como um efêndi e comeremos”, disse o grão-rabino Ovadia Yosef( mês de outubro de 2010.)

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Wison nao seria o vadi o ?