Rodrigo Tavares > Os brasileiros não são porcos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Infelizmente alguns brasileiros mal-educados, querem fazer em Portugal, ou em qualquer outro lugar, o que fazem aqui. Ou seja, demonstrações cotidianas de comportamento desagradável e antisocial. Não somos exemplos de educação, mas nos achamos iluminados não se sabe bem porque. Isso não é peculiaridade pátria exclusiva, mas por aqui é marcante. Pouco se fala num mea culpa; sejamos mais educados, para daà podermos reagir à xenofobia como um injusto preconceito.
Perfeito! No tempo das visualizações que dão renda, acho que a verdade já morreu. Os portugueses nos recebem de braços abertos. Xenofobia não é a tônica da relação com os brasileiros.
Para o Português somos Colônia e um derivado inferior, eu concordo, na década de 70 na Alemanha os portugueses e os turcos só trabalhavam lá como carregadores e homens de limpeza nos Portos, Mercados e quintais das residências dos alemães e eram tratados como lixo podem verificar isso, nó como somos ate aqui derivados da Colônia, somos porcos sim, é só olharem quem são os nossos governantes.
Portugal e tão inteligente que confundiram o nome do primeiro ministro, presidente. Sei lá. E agora estão em uma camisa de força. Alguém ainda dá valor a esses q só sugaram o Brasil ?
Senhor Mário, lendo o q postou abaixo do meu comentário pensei, ou a carapuça serviu, ou falta a este senhor viajar e ver como nossos compatriotas se portam mundo afora. Naturalmente não são todos, como já bem observei, mas uma boa parcela ainda carrega o famoso e problemático jeitinho brasileiro que nem todos entendem como positivo. Viajei muito e sei do que falo, senhor. E lhe informo que aqui onde moro, já dei muita aula a crianças sobre c/o lidar c/ lixo só agindo.
Desde sempre portugueses fizeram do Brasil sua colônia. Atores re atrizes fizeram e fazem sucesso no Brasil. De Raul Solnado a Maria Alcina . Cantora de fado. Atores portugueses em novelas brasileiras. E Carminho ? Quinhentos mil em Portugal seria parei prós milhões q vieram p cá e aqui fizeram fortuna ? Era quase proibido namorar uma portuguesa. A famÃlia não deixava
Que Maria Alcina, cara? A nossa Maria Alcina é mineira de Cataguases! Seria Amália Rodrigues? Você confundiu Garibaldi com balde do gari...
O prêmio nobel português José Saramago já deixava claro seu asco por certos aspectos da sua terra natal. Um misto de catolicismo tacanho, racismo e elogio ao autoritarismo e ao colonialismo é o que caracteriza boa parte dos portugueses que, infelizmente, transferiram essas marcas para parcela substantiva dos brasileiros.
Em termos artÃsticos, com certeza o amor dos portugueses pelos brasileiros dá de mil a zero. Quase ninguém por aqui conhece artistas portugueses, salvo, talvez, quem faz participação em alguma novela global. Um Antônio Variações, nasceu, cresceu, morreu e, por cá, ninguém sabe quem foi. Mas, descendo dos palcos, é muito mais fácil um português ser bem recebido em qualquer boteco do Rio ou São Paulo, do que um brasileiro em Lisboa.
Que me desculpe aquela senhora portuguesa, mas banho é fundamental, e aà não tem para ninguém, só prá nós. Quanto ao resto, nosso jeito de ser, onde para muitos a liberdade de um não termina onde a do outro começa, bem como a incapacidade de percorrer uns poucos metros e achar uma lixeira na rua, fazendo bom uso dela, nos acabam definindo como um bando de porcos.
Verdade. Mas não reconhecemos isso, não é? Alguns brasileiros exportam junto com a falta de educação aquela empáfia do ignorante, que tanto vemos por aqui.
Só se for a Sra. Meu lixo coloco dentro da minha bolsa e se não achar lixeira, na minha casa tem
Também não são "malditos" (ok, alguns poucos são) como desabafou o Milei ontem, indignado com os marqueteiros do PT que ajudam o Massa. Esse Milei vai perder a eleição pra ele mesmo, pelas besteiras que diz. Já vi esse filme.
Essa portuguesa deve ter um vizinho brasileiro que liga o som todo final de semana,por isso tanto ódio. É compreensÃvel.
Dependendo do " som ", não tenha duvidas.
brasileiros são porcos e jogam tudo nas ruas por onde frequentam , cultura medÃocre e incivilizados.
É, Paolo, parece que a carapuça serviu bem nele.
A verdade incomodou e doeu em vc né Maripo Sérgio.
Tá fazendo o q aq ? Fale isso da América e vc não dura dois dias lá. Outro paizinho sofrÃvel
O autor desse texto é brasileiro? Senti falta de sua inclusão no "os brasileiros não são porcos".
É português.
Os portugueses são um povo de navegadores admiráveis que foram para várias partes do mundo. Esses estão presentes pelo mundo, inclusive nos nossos genes. Ficaram os que não eram navegadores, mas apenas europeus comuns.
Já estive três vezes em Portugal e nunca sofri nenhum preconceito , pelo contrário , sempre fui muito bem tratado ! Amo Portugal !
Claro. Tu e portuga
O texto traz boas reflexões, mas força um pouco a barra em alguns dias trechos pra provar seu ponto. Exemplos: dizer que as Fafá é mais famosa em Portugal que no Pará foi de lascar. Sobre a suposta pouca entrada da cultura portuguesa no Brasil, ignora a até hoje referente literária portuguesa por aqui, pra não dizer dos (vários) colunista portugueses que escrevem na Folha. Também há um argumento ruim, de que a xenofobia cresce na proporção do número de imigrantes.
Quer ser bem tratado em Portugal? Respeite as tradições e os costumes do povo português. Não ouca pancadão em público no volume máximo. . Não cuspa nem jogue lixo no chao. . E não leve o famoso jeitinho brasileiro para la.
Mais ou menos Coan. SaÃmos de um Coisismo que sempre foi corrupto (votava com Lula até o fim do mensalão, sem a mesada foi pra oposição) sempre foi inútil (décadas de Coisos no Congresso e aprovaram duas leis insignificantes, no governo idem, não se viu projeto no congresso para infra, energia, crescimento, segurança) e traidor e voltou o petismo da extrema corrupção, mas pelo menos há algo de humano e de trabalho. nenhum serve.
Ao Ricardo, a idiotia moral dos brasileirso cresceu exponencialmente neste ano que corre.
Ao Eládio, acho que vc não entendeu nada, absolutamente nada.
tem gente que é chegado num europeu, ainda que de periferia....
por muitas vezes o distrato para com os brasileiros é gratuito e altamente preconceituoso mas vem da grande minoria de lá. O preconceito sempre existiu mas chega a patamares altÃssmos. é a ignorância por desinformação que chegou a mundo pelas mÃdias sociais que brutalizou e idiotizou a milhões. cá no Brasil representado pelo Bolsonarismo.
Só os atuais campeões brasileiros. Talvez bi.
Realmente não. Tomamos banho todos os dias....
Seria verdade se mais de 50% da população tivesse agua tratada e esgoto. Graças ao descondenado, que faz todo o possÃvel para manter esse estado de coisas.
O fato é que sempre se é estrangeiro nas terras dos outros.
à s vezes até mesmo em nosso próprio paÃs, parceiro....
Conheço Portugal desde 88 e sei o que digo: não somos bem-vindos por lá neste momento. Aprendi algumas coisas nos últimos tempos, dentre elas que o Brasil é o melhor PaÃs do mundo, mais ainda porque aqui sou o dono da casa. Não preciso de tuga me dizendo que não sou porco.
São porcos sim, basta andar por ai e verão lixo jogados nas ruas, cultura mediocre e sem civilidade e educação por onde frequenta, deveria volta a campanha do personagem sujismundo que o representa.
Refira-se ao cidadão comum. Artista é artista em qq parte do mundo!
Rodrigo, bem bacana seu texto, mas fiquei curioso com o trecho em que você diz que não há reciprocidade no interesse de brasileiros por autores portugueses. Será que não é apenas um reflexo de pouca valorização cultural (geral, e não especÃfica a Portugal)?
Excelente coluna e um belo lembrete de como todos temos a ganhar quando as gentes se encontram. Desejo, sim, que o Brasil conheça mais o belo de Portugal. E aos que gritam "porcos", seja em que lado do Atlântico for, bem, "eles passarão, eu passarinho".
Minha famÃlia é portuguesa, ama o Brasil e desaprova veementemente o comportamento daquela mulher. Ela não representa os portugueses.
Não? Abaixo a cultura corrupta brasileira, parabéns a Malta e a ONU, a influência do petróleo de Lula não ganhou voto na ONU
Manera aà na cloroquina prezado.
Não entendo o que o senhor vem comentar numa coluna sobre cultura quando obviamente a mesma lhe falta.
Teimoso não aprende
O jornalismo virou caça cliques. E quanto mais aviltante a manchete, melhor. Sinceramente, 168 queixas pra 500 mil viventes, é quase zero.
Pega um exemplo ruim e extrapola para toda uma população de milhões. Durmam com um barulho desse.
Periga nessas apresentações dos artistas brazucas q lá se apresentam e serem aplaudidas de pé serem essas plateias compostas de patrÃcios, rsrsrssss...
Obrigada pelas informações sobre o tratamento que nossos artistas recebem em Portugal. Pena que a brasileira que foi insultada por uma mulher portuguesa de raça(como ela própria se definiu) não seja uma artista. Ela é uma brasileira comum, como a grande maioria dos brasileiros que moram ou visitam Portugal.
Eu sou nordestino criado no Rio. Lá tem muitos portugueses. E se falava que eles só tomavam banho nos sábados, kkk. Mas acho que é o velho racismo e o ranço das mentes colonialistas, além da ditadura do catolicismo tacanho e tantas décadas da ditadura do rançoso Salazar e da ditadura do Catolicismo. Agradeço por ter nascido nesse paÃs com uma mistura de negr@s e Ãndios e essa mistura de sotaques e gingados!
Concordo em gênero, número e grau. Esta gente se acha superior porque nasceu num outro canto do mundo. Minha última viagem a Portugal há quatro anos atrás foi também a última. Tem muita coisa boa pra conhecer em nosso PaÃs. E aqui não somos chamados de porcos. Somos os donos da casa. Viva o Nordeste. Viva o Brasil.
Que coisa , hein!
O pagamento por abandonar o seu paÃs e ir para um paÃs da Europa é pedrada e tapa na cara. Os europeus odeiam latinos e os tratam como cidadãos de terceira categoria. Quem tem cara de pau e vai para esses lugares sabem que vão ser bagunçados até à s tantas.
O latim é ramificação da lÃngua mãe indo europeia, e portanto falada em diversas variantes. A diferença entre latinos americanos e europeus é pelo fato de sermos vistos por eles como seres inferiores ou sub raça, algo parecido com lixo humano ou nesse sentido. Quanto aos que vão para esses lugares para que abram a boca para um europeu escarrar é de foro intimo de cada um.
Se eh tao ruim como vc diz, porque ha milhares que la moram e trabalham, e não pensam em voltar?
Concordo. Fico aqui mesmo, onde sou o dono da casa. Não estamos num bom momento para viajar para um paÃs onde brasileiros são agredidos na rua por causa do sotaque. Quem for masoquista que faça bom proveito.
A imensa maioria dos brasileiros descende de gente que um dia abandonou o seu paÃs, minha cara. Se quase quatrocentos mil brasileiros (o meio milhão do colunista é exagerado) vivem em Portugal e outras centenas de milhares espalham-se pelo mundo, o estrangeiro não deve ser tão ruim assim, não é mesmo? Alem disso, duvido que portugueses, espanhóis, italianos e franceses odeiem "latinos", como diz você, já que eles são latinos também.
Para cada portuguesa que ataca uma brasileira no aeroporto com declarações xenófobas, há um milhão de portugueses que querem conhecer melhor as culturas e as experiências de todos os brasis. Mesmo não havendo reciprocidade. Contam-se pelos dedos de uma mão os intelectuais ou artistas portugueses que têm os palcos brasileiros à sua mercê. Meia mão. Um polegar voltado para cima. M Isso mesmo. Eu não diria melhor Rodrigo!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > Os brasileiros não são porcos Voltar
Comente este texto