Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso Augusto Coccaro Filho

    É lamentável quando questões científicas de grande relevância para a humanidade são apropriadas por alguma agenda ideológica. É o caso do aquecimento global, que virou um dos itens do discurso monolítico da esquerda, e, por isso mesmo, passou a ser negado pelo discurso monolítico oposto. E ficamos nós, esquentando, vendo esses seres se esfolando em mais uma peleja sem sentido.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Pois é Dilmar. E olha lá o aquecimento global sendo politizado na sua fala. O problema é quando este enfoque é transportado para um momento político efetivamente importante, como uma eleição. E lá vai o gado de direita se opor ao gado de esquerda, fazendo das políticas públicas ambientais mais um item da rasteira política de costumes, entrando num embate irracional do qual nada brota.

    2. Dilmar Oliveira

      Sério que a culpa do negacionismo da direita terra plana é da militância de esquerda? No início do movimento ambientalista, ele era na verdade visto como alienado pela esquerda de então, que a achava que nenhuma agenda pudesse se sobrepor à revolução socialista. Só muito mais tarde que a esquerda viria a abraçar essas questões, geralmente como mais uma crítica ao capitalismo, embora o modo de produção predador também seja uma verdade para os regimes comunistas - Chernobyl que o diga!

  2. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

    Seca no norte, enchentes no sul. O mar (rio Amazonas)virou sertão. “ Meu amor, olha só hoje o sol não apareceu.” Apareceu sim, e apareceu muito irritado com tanta destruição, com tanta falta de juízo, irritado com tamanha ganância. “Olha meu amor, O final da odisséia terrestre”. No Goiás até a chuva tá pegando fogo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Antônio Conselheiro, Sá e Guarabyra estão certos: vai virar mar, dá no coração o medo de que algum dia o mar também vire sertão 1

  3. Klaus Serra

    Terrível o que está acontecendo em nosso planeta, a mudança do clima é real, mas a despeito do que a ciência já diz há tempos, parece que só agora as pessoas estão se dando conta disso. Espero que não haja mais negacionistas.

    Responda
  4. Clayton Luiz da Silva Moreira

    O fato é que os paulistanos se roem de inveja dos cariocas sobretudo pela facilidade que é ir à praia, algo corriqueiro pra quem usa o 021, que pode ir de patinete na hora do almoço, mas que se converte em uma expedição para o 011, que precisa se programar pra fazer no feriadão e colocar metade da casa na mala do carro.

    Responda
    1. Matheus Queiroz

      Quanta petulância.

    2. José Cardoso

      Que é isso? Mesmo as praias da zona leste como Copacabana e Ipanema costumam estar próprias para banho. Sem falar no centro da cidade, Barra e Recreio, que são o paraíso na terra.

    3. Ricardo Candido de Araujo

      Sou carioca de verdade, nascido no então Estado da Guanabara, mas vivendo em SP há mais de 41 anos, e te pergunto, inveja de qual praia da cidade do Rio de Janeiro, pois, via de regra, no verão estão todas impróprias para banho? De resto, o Rio, que já foi um baita lugar, perde geral de São Paulo. E se quer saber, já mergulhei na baía da Guanabara, na ilha do Fundão, que permitia isso. É mole?

  5. Décio Ceballos

    Em cinco anos acho que não, mas em um curto intervalo de alguns milhões de anos tudo volta ao normal. Não somente as florestas, mas toda a vida em nosso planeta., como mostra a série. Provavelmente vida inteligente também, necessitarão ser mais inteligente porque não terão combustíveis fósseis nas quantidades que tivemos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô contigo e não abro.

  6. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    Falando de coisas sérias com senso de humor. MB

    Responda
  7. Carlos Alberto Savi

    Meu, a gente pensa muito igual, só que você coloca no papel com humor e maestria.

    Responda
  8. Matheus Queiroz

    Adoro o grau de ironia da colunista. Faz-nos rir da nossa própria tragédia. Saudações, Flávia!

    Responda
  9. RAULAND BORBA BATISTA

    Nova geração, qui geração !!!!!

    Responda
  10. João Ramos de Souza

    Gostei da ironia - nada fina - da colunista. O problema é se 'teefepistas' e ruralistas entenderem a coluna como apoio às suas posições, na base do terraplanismo.

    Responda
  11. Ricardo Arantes Martins

    Vantagem nada. A cariocada virá invadir nossa praia.

    Responda
  12. Carla C Oliveira

    Muito bom! Deve ser isso mesmo que os negacionistas do clima falam.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Hahahahah, fenfacionau, "eles que lutem"! Adorei. Olha, ainda prefiro ir pra praia, caríssima Flávia, porque a companhia aí na faria lima não será agradável. Se der em Sampa, deve dar praia em Taubaté também, então vou na alternativa. Os netos dos negacionistas que não apareçam por lá, que só vai ter rubro-vermelhudo (de queimadura solar, porque o bicho pegará a todEs).

    Responda
  14. Fernando Soares D Almeida

    Salvador 26°C, Braisl ?

    Responda
  15. Aderval Rossetto

    Desumana e perigosa coluna, pois alguns serão estimulados pela conclusão vaga de que a poluição mata os indefesos monetariamente!

    Responda
  16. Ricardo Batista

    Tem feito tanto calor, e duro é pensar que isso pode ser apenas o começo. Acabei de ver reportagem de como os idosos, os moradores de rua e o pets sofrem mais. E eu acho a Ivete uma excelente cantora, mas ela e sua banda destruíram essa música apocalíptica. Linda mesmo é a versão do Rádio Táxi.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, a da "última astronave"! Sem dúvida já ouvi, mas não tinha aquele fragmento na cabeça. E viva as baladinhas do rádio táxi!

    2. Ricardo Batista

      Benassi, o nome da canção retrofuturista é Eva (que, aliás, deu nome ao grupo), versão do original italiano. Certamente você já a escultou, pois tocou mais que música do Balão Mágico na década de oitenta. E axé é dureza, mas 1% das músicas ainda se salvam. Porém, nunca deveriam tentar adaptar outros ritmos, dá sempre em...

    3. Marcos Benassi

      Orra, Mano, agora me senti inguinorante à beça: não reconheci a estrofe, sequer ouvi a Ivete cantando, muito menos o Rádio Táxi! Que agora pode mudar seu nome pra 99Uber! Hahaha!

  17. carlos campos

    TFP, ruralistas e outras por ca ri as citadas pela colunista representam o atraso do atraso do atraso, em compensação, MST , indigenas e quem os defende , procuram justiça social e empatia , algo que o agro e esta instituição citada nem sabem o que é . O fim do mundo pode até estar próximo mas nunca nos rendamos a fas cis tas ou coisa do tipo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Carlos, após o apopalípice climatério, a tfp será acrônimo de "Tamo Fuuuddido e Porco". Vai combinar pacaramba.