Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Não vai ser preciso inventar malabarismo pedagógico nenhum. Aumente o salário dos professores e dos demais profissionais que trabalham com educação.

    Responda
  2. Vitor Heisenberg

    O governador está correto. Criar mais licenciaturas de português e matemática em universidades públicas irá garantir uma adequação para que os professores dessas matérias essenciais consigam lecionar de maneira correta e apliquem todo o conteúdo programático, habilitando o aluno a ter um amplo domínio sobre o que foi dado em sala de aula. Quanto as outras disciplinas não passam de perfumarias e dispensáveis devido a suas imprestabilidades.

    Responda
  3. Claudio Gustavo Orono

    Primeiro já partiu errado. . a melhor forma de educar es educando . Mais escolas tempo integral .mantendo a grade e aumentando uma coisa fundamental,ensino dos direitos e obrigações cívicas para respeitar a constituição e poder defender o sistema democrático que atualmente ninguém está interesado por eso estamos assis

    Responda
  4. Arnaldo Vicente Calado

    A educação brasileira precisa tomar vergonha na cara e ensinar nossos estudantes direito.

    Responda
  5. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Com certeza o ensino médio tinha que ser revisto, assim como todo o currículo escolar. O grande problema é que não é sério, os grandes educadores nunca são ouvidos. Agora, vem esse carioca, possível fraudador de endereço, capacho de bolsonaro, querer ajustar a educação em São Paulo.

    Responda
  6. Rodrigo Costa

    Óia ú terraplanista aí gente!!! Vão ensinar que o mundo é quadrado que nem a bola do Kiko (seriado Chaves). Faz o T de Tata...

    Responda
  7. Marçal Ruggiero

    Qual seria o motivo de as únicas reduções de carga horária serem em Artes, Filosofia e Sociologia, não? O ultra-direitismo ainda vai conseguir acabar com o País.

    Responda
  8. Erick Santos

    Ser professor é a única profissão que todo mundo ACHA que sabe como é só porque foi aluno um dia. Só tem especialista sem nunca terem praticado. Essa nova grade é o pêndulo voltando para o outro lado. Há cerca de cinco anos, a reclamação era porque tinha muita aula de matemática e LP e tudo girava entorno dessas matérias (quantidade de aulas maiores, provas externas e programas do estado enfatizaram também). Foi refeito o currículo do Ensino médio em SP e uma amplitude de matérias diversas.

    Responda
    1. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanistas odiaram as mudanças. Aprender português e matemática é muito trabalhoso. Mais fácil disseminar pronome neutro e doutrinar analfabetos funcionais pelo método Paulo Freire.

    2. Erick Santos

      CONTINUANDO... A diversidade nas matérias e as propostas da integração entre elas foi muito promissora, mas precisava de ajustes: diminuir a quantidade (atualmente nas PEI são cerca de 18 matérias umas mais integradas do que outras), porque diversidade é diferente de quantidade. Por fim, o que vai acontecer agora (provavelmente até o 2ºsemestre de 24) é os alunos não aguentando mais aulas de matemática, LP e suas derivadas. E os profs tendo que ouvir que devem se reinventar para atrair atenção.

  9. Jose Alberto da Silva ALBERTO DA SILVA

    Professor da rede pública paulista dede 1992 e da rede privada de 1996 a 2016, leciono Sociologia e Geografia. Infelizmente no Brasil, em especial o Estado de São Paulo não há um Projeto para a Educação, há Projeto de Governo. Cada governo deixa o triste legado que contribui para o retrocesso. Na Escola pública há ótimos professores. Muitos se dedicam acreditando nos seus alunos. Quanto as Escolas de Período Integral recomendo a Folha fazer uma reportagem especial para conhecer a realidade.

    Responda
  10. Marcos Medeiros

    A arte coloca em xeque o mundo em que vivemos e seus valores. Claro que não interessa a esse governo retrógrado, pois deseja criar robôs para a produção e não pessoas que pensem, presas fáceis para manipulação. Português e matemática são super importantes, mas não pode descartar filosofia, sociologia. Os alunos de escolas particulares irão ter acesso, mas os de escolas públicas serão penalizados.

    Responda
  11. ROSA M RCIA ANTONIO

    Escolas públicas brasileiras vivem num eterno paradoxo: Se o professor é bom e cobra, a geração nutela plus reclama. Se o professor vai devagar porque tem gente que não acompanha, alunos reclamam... A gestão quer clientes porque o dinheiro vem com a quantidade e não com a qualidade... Aí, chegam atrasados no Enem, querem usar equipamentos eletrônicos, passam mal por ansiedade... afff... Não é para amadores!

    Responda
  12. Marcelo Galvao de Oliveira

    Esquerdopatas odiaram. Preferem esperar que adultos iletrados sejam doutrinados pelo método Paulo Freire.

    Responda
    1. Vitor Heisenberg

      Tenho que concordar uma única vez com Vossa Senhoria. Muito embora Paulo Freire não era e nunca foi um socialista, apenas viveu em seu tempo e os assuntos relacionados ao seu momento contemporâneo eram outros.

    2. Regina Tavares

      Marcelo, onde é usado o " método Paulo freire"? Leu isso no ZAP e replicou, não é? Affff

    3. Erick Santos

      Exato! Chegou a hora da doutrina Olavo de Carvalho e o ensinamento da Terra Plana. Agora vai!

  13. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lulaplanistas odiaram as mudanças. Não sabem o português básico mas defendem pronome neutro. Teriam que estudar matemática. Que difícil.

    Responda
    1. Erick Santos

      Exato! E nem conseguem fazer o cálculo da Terra Plana que é o mais básico. Agora é o método Olavo! Escola anti ciência. Será que vai ter aula pra explicar que vacina não funciona? Que avanço!

  14. ARMANDO SOBRAL

    Arte e ciência irmanam-se como campos complementares ao longo da história. As competências expressas na BNCC são elaboradas de forma que as diversas áreas do conhecimento tornem-se transversais e sistêmicas. Uma pena que o jovem da rede pública pague o preço por esse retrocesso.

    Responda
  15. Maria da Graça Pimentel

    Está mais que provado o enorme benefício de aulas de desenho artistico para crianças de 0 a 99 anos... mas, porque custa barato demais (só precisa de papel, lápis, borracha e bons professores), nao interessa ao secretário que vende equipamento computacional e a seu chefe

    Responda
  16. PAULO CURY

    até que enfim, deixa a vocação para universidade

    Responda
  17. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Basta dividir a grade curricular de maneira adequada e de acordo com grupos de interesses para as crianças e jovens vocacionados para as principais áreas do conhecimento humano, como Exatas, Humanas e Biológicas, preservando as particularidades para continuarmos vendo grandes pintores, arquitetos, médicos, zoólogos, escritores, engenheiros, dentistas, etc., neste país de mais de 220 milhões de pessoas.

    Responda
  18. marcos fernando dauner

    Matemática é coisa de kumonista ; português , para quê? O correto é termos aulas de marchar, de hinos patrióticos e de Antigo Testamento ! E os professores precisam se apresentar com aquele bandeira azul e branca (a do Avai FC) nas costas !

    Responda
    1. Rinaldo Bastos Vieira Filho

      Exatamente, boa piada!!

    2. MARIA F LUPORINI

      Rsrsrs

  19. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Mais matemática sim, português idem. Prabens

    Responda
  20. wilson mazza junior

    Finalmente teremos como provar que a terra é plana e que cloroquina salva vidas..

    Responda
  21. carlos jardim

    Finalmente!!!! Em poucos anos com o resultado expressivo dessa grade servirá como exemplo a ser seguido.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Com ele privatizando o ensino básico? A ver.

  22. Alex Sgobin

    1º: nós, professores experientes, não vamos obedecer um fascista que nem é daqui; 2º: podem colocar Matemática e Português até arrebentar o currículo, não vai adiantar já que a escola não é velha - ela já nasceu morta em seus métodos; e 3º, àqueles que julgam que somos "doutrinadores" e apoiam esse elemento, danem-se.

    Responda
  23. Dario Lima

    O que se pode esperar de um milico, a beleza da vida somente a arte é visível, milicos bolsonaristas preferem as armas.

    Responda
  24. Rocia Oliveira

    Eu até pensei que era mais um texto maravilhoso do colunista Renato Terra . Mas é matéria da área de educacao mesmo! Gente !

    Responda
  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Dizia a música: O BR virou um imenso Portugal e sp vai virar um imenso carnaval. O carioquissimo , filhote de estrupicio, não quer sp atrás do Rio, lá baixada flu , aqui santista, tá faltando caveiroes, lá rio das pedras , aqui tiete, ambos fétidos, páreo duro.

    Responda
  26. Felipe José Fernandes Macedo

    artes, ciência, cultura, vacinas, meio ambiente e tudo mais que for minimamente "civilizatório" se tornou uma pauta da esquerda. Logo, a direita é contra.

    Responda
  27. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Juscelino tinha um lema : cinquenta em cinco . Narcisio tbem: cinco em cinquenta.

    Responda
  28. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quatro anos jogados fora. Uma geração q não vai conseguir continuar os estudos por falta de base.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Seu filho não vê tik tok? Sei. Claro que não estuda em escola pública.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Geração alienada devem ser seus alunos ou filhos. Tem uma geração vindo aí. Pq o novo embora demore sempre vem.

    3. Paolo Valerio Caporuscio

      A geração mediocre e alienada não se interessam em estudar devido a má qualidade do ensino e preferem e curtem Tik Tok..

  29. Beatriz Judith Lima Scoz

    A FSP está protegendo o prefeito em detrimento dos professores e do aumento da qualidade da educação!!! Fica aqui, novamente, o meu protesto!!!!!

    Responda
  30. Beatriz Judith Lima Scoz

    Caros editores da FSP! Basta tocar no assunto Prefeitura e meu texto é censurado!!!! Já falei com a ombdsman do jornal e ela sabe que tenho como comprovar tudo o que escrevo!!! Os descontos dos professores da Rede Municipal de Ensino em SP são abusivos! Quero ajudar o aumento da qualidade da educação no Brasil!!!! É isso!!!

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esqueça . A folha só pensa naquilo..o liberalismo.

  31. Gregorio Amarante

    Quem critíca esta alheio que o jovem termina o ensino medio sem saber fazer uma conta simples e falando/escrevendo tudo errado?

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Daniel, tem razão, ali o problema está seríssimo

    2. daniel Rodrigues Santos

      Mas isso não resolve. O foco TEM QUE SER NO FUNDAMENTAL I (1 AO 5).La está o problema

  32. marcos fernando dauner

    papai imbroxável deve estar raivoso . o correto ser aumentar as aulas de marchar, cantar os hinos patrióticos e coisas desse tipo . Ensinar matemática é coisa de kumonista .

    Responda
  33. NACIB HETTI

    Ele está tirando eleitores do PT.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Kkk, quem? O privatizador? O sujeito que em 1 ano não fez nada por SP?

    2. Felipe José Fernandes Macedo

      exatamente, Nacib. Arte, cultura, ciências, meio ambiente e tudo que for minimamente civilizatório são pautas da esquerda. Continuem assim. A gente agradece

    3. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Pitonisa dos campos dos Elíseos.

    4. Eduardo Elói

      Certo. Investindo em gado. Isso dá dinheiro.

    5. Eduardo Elói

      Certo. Investindo em gado. Isso dá dinheiro.

    6. Eduardo Elói

      Certo. Investindo em gado. Isso dá dinheiro.

  34. Marcia Guimaraes

    Parabéns governador. Grande decisão.

    Responda
  35. Marcia Guimaraes

    Parabéns governador. Grande decisão.

    Responda
  36. Anna Rodrigues

    Até o nono ana a prioridade é esta mesma. Não é porque o cara é bolsominion que vou discordar de tudo que ele faz. Mas o ensino integral em escolas públicas resolve mais efetivamente isso. Dentro do ensino do portugues vc consegue trabalhar inclusive a leitura crítica e temas que podem ser trazidos da filosofia e sociologia. Agora é melhorar a formação dos professores. E o salário pois professor não é missionário, no sistema capitalista, ele trabalha para pagar as contas.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E com professor Tarcísio economiza.

    2. Beatriz Judith Lima Scoz

      Sim Ana! Algo fundamental é investir na formação do professor e abrir um espaço de Escuta e de diálogo com ele, na escola. Afinal, o professor é o principal agente da educação! Quanto aos salários, precisam ser aumentados com urgência! Na educação pública municipal, bastaria diminuir os descontos abusivos do FUNPREV do salário dos professores!!!!! .

  37. Eduardo Elói

    Para o pobre basta ler, escrever, fazer continhas e marchar. O pobre não precisa de muito e o governo não desperdiça dinheiro com educação do povo. O povo é simples. Os partidos, e os grandes 'amigos' do poder consomem grande parte do dinheiro de impostos e eles têm muita fome. Sabe como é. Do povo só precisamos do seu votinho ali na urna.

    Responda
  38. Osmir Dombrowski

    Depois de arrasar a educação pública do Paraná, esse empresário mercador comerciante que nunca entrou em uma sala de aula como profissional da educação vai destruir a educação pública de São Paulo também.

    Responda
  39. Edson José Neves Júnior

    O bolsonarismo, ou melhor, o fascismo em seu estado puro. Menos arte, menos criatividade e menos imaginação para a parte mais pobre da população. Transformarão esses grupos em zumbis.

    Responda
  40. Florentino Fernandes Junior

    Sensacional tarcisio. Menos lacraçao e bla bla bla e mais educaçao

    Responda
    1. Edson José Neves Júnior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  41. Cida Sepulveda

    Concordo plenamente. Bem alfabetizado, o sujeito fica apto a explorar mais conhecimento por si mesmo. E na matéria português, dá para incluir arte, jornalismo, história, etc.....eu como professora o fazia e obtinha ótimos resultados. Requer um pouco de inteligência e muita vontade de fazer pra valer.

    Responda
    1. Edson José Neves Júnior

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  42. Ivone Patelli

    ...continua ...serviço social, auxiliar em sala de aula, monitores nos intervalos para evitar bullying, brigas, etc.,orientador para esclarecimento sobre sexo, DST, gravidez, orientaçãoprofissional. Uma abordagem humana, abrangente, interdisciplinariedade, multidirecionada. Aumentar carga horária de aulas para que nenhuma matéria seja excluída. Não adianta "socar" matéria, obrigar os alunos com aulas a distância se nem todos tem acesso, se o método didático não está atualizado e/ou é ruim.

    Responda
  43. Cida Sepulveda

    Concordo plenamente. Bem alfabetizado, o sujeito fica apto a explorar mais conhecimento por si mesmo. E na matéria português, dá para incluir arte, jornalismo, história, etc.....eu como professora o fazia e obtinha ótimos resultados. Requer um pouco de inteligência e muita vontade de fazer pra valer.

    Responda
  44. Guilherme Carmo

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  45. FLAVIO CALICHMAN

    Tarcísio, o turishta forashteiro, e seu inominável secretário da , ahem, "educação" nao são capazes de acertar uma. Agora dão para subtrair conteúdo em vez de acrescentar Tudo o que propõem, rigorosamente tudo é no sentido de enfraquecer a qualidade da educação pública. A gente fica até pensando se não haveria outros interesses em jogo....

    Responda
  46. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Para que ser pensante que o exercita e se descobre nas aulas de Filosofia, Sociologia? Melhor mesmo é soldadinho de chumbo que só cumpre ordens porque o pensamento é engessado. Teremos seres humanos que sabem raiz quadrada mas nunca conseguirão defender seus direitos. Enquanto as particulares.. bem elas formam a elite que vai manipular estes decorebas de Portugues e Matematica.

    Responda
  47. Severo Pacelli

    A meta é formar robôs, que aplaudem bíblia no suvaco e arma na cintura. Essa estratégia de curral eleitoral deu certo no Paraná, Santa Catarina. Lá bolsomitas enrustidos saíram do armário, se impondo como sábios da Lei e da Ordem. Bem vindo a era do analfabetismo político face ao servilismo tecnológico.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      melhores Universidades do país - terceiro lugar- UFRS; sétimo - UFSC , oitavo - UFPR . Estamos mal por aqui .

    2. Reinaldo da Silva

      Caro Severo, excelente comentário, sintetizou o objetivo de um governo estadual voltado para o desmonte da formação do pensamento crítico. Abs.

  48. Ivone Patelli

    O problema está nas estruturas que estão envolvidas, prédios escolares decadentes, banheiros que são precários, falta alimentação adequada, calor e/ou chuva dentro das salas de aula, dificuldade para chegar à escola, excesso de alunos em sala, alunos com dificuldades das mais variadas origens como o extremamente carente e os neurodivergentes, professores sem capacitação e atualização necessárias, quantidade de professores para todas as matérias, apoio psicológico para professores e alunos...

    Responda
    1. RICARDO Moreira

      Para melhorar o ensino publico de verdade: obrigação de filhos de todos os funcionarios publicos de todas as classes, incluindo a nobreza estatal, de estudarem em escolas publicas, ou seja incluindo filhos de politicos, juizes, promotores de justiça, defensores publicos e procuradores, assessores de todos os tipos, fiscais, policiais e delegados, dos proprios professores e diretores, militares, e a casta toda. Aí melhora.

  49. Erivaldo Pereira de Lima

    Sensacional. Com essas medidas, a diminuição do analfabetismo funcional se tornará realidade. Afinal, alfabetização, escrita, leitura e matemática são alicerces para a aprendizagem e devem mesmo ser priorizadas.

    Responda
  50. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O Tarcísio teve a coragem de fazer o que os países desenvolvidos já fazem.. Coragem de copiar e colar sem hipocrisias. Chega destes pseudos intelectuais de esquerda que infestam nossas universidades que deviam ficam vermelhos de vergonha do Brasil, entre as dez maiores economias do mundo, não ter nenhuma universidade entre as 200 melhorers. Parabéns Tarcísio , nosso próximo Ptresidente.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Nos Estados Unidos todas as escolas têm aulas de teatro, artes, etc. Na Europa tb.

    2. Regina Tavares

      Tudo indica que você conhece coisa nenhuma do sistema educacional ao redor do planeta.