-
DANIEL PORTELA
Parei de ler no "empreendedora digital".
-
Leonilda Pereira Simoes
Preconceito?
-
-
Carlos Moura
Só gosta de assistir futebol quem não conhece outro esporte.
-
Marcus Acquaviva
Tode fã é idiota.
-
Sérgio Silva
Menos militância tosca e mais ponderação. Homens fanáticos no futebol são amplamente criticados.
-
Leonilda Pereira Simoes
Ah, sim, na Finlândia.
-
-
Jonatas Batista
Perfeito. É necessário que nós, homens, nos conscientizemos do lugar de privilégio que ocupamos e que contribuamos para que a desigualdade de gênero seja cada vez menor.
-
Leandro Eustáquio da Silva
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Carolina Figueiredo
Fanáticos religiosos também manifestam histeria coletiva. No Círio de Nazaré,em Belém do Pará acontece com homens, mulheres e crianças. É uma choradeira. Só vendo para crer. Meninas em show,homens no futebol, fanáticos religiosos tudo isso é ser humano escolhendo onde investir sua histeria nossa de cada dia. Veja os parlamentares! Nem eles escapam um bando de histéricos.
-
Aurelio Guerreiro
Exagero achar que homens fanáticos por futebol sejam aceitos. A sociedade ( homens e mulheres) repudiam esses torcedores(homens e mulheres). E essa chamada histeria nos shows não são privilégio das mulheres. Muitos homens também agem da mesma forma.
-
Matheus Queiroz
Ela disse a verdade. Ponto.
-
Anete Araujo Guedes
Ao dizer que os homens são os principais agentes da situação, Ana situa a mulher no lugar da passividade. É a que aguarda que as transformações sociais venham dos homens. Histeria, TPM e outras denominações não passam de rótulos destinados depreciar as mulheres. Ao homem é reservado o direito de ficar nervoso, sair do sério, ser violento etc. A desigualdade de gênero é, antes de mais nada, uma questão feminina. Ninguém admite perder
-
RONALDO F VAZ
Perfeito, que as mulheres sejam as condutoras de suas pautas ou reivindicações!
-
-
Anete Araujo Guedes
perder privilégios, mesmo que isso alcance mães, filhas, esposas... O machismo não é uma questão de gênero, ele se faz presente na maioria das mulheres. São as que educam seus filhos para a manutenção do patriarcado. Trata-se, portando, de uma luta feminina, de sair do lugar da lamúria, da cidadã de 2ª. Classe, da vítima inocente - de culpabilizar o outro, por algo que nos pertence.
-
Leonilda Pereira Simoes
Não são só as mulheres que educam os filhos. Quando os pais estão presentes (claro que grande parte deles abandona e esquece os filhos) a maioria deles influencia muito no comportamento machista, misógino, preconceituoso. A mulher perseguida e morta pelo marido, namorado etc não está no lugar de lamúria, ela é vítima do machismo. Com tantas sendo mortas todos os dias, triste ver que seus destinos acabam em tragédias causadas por homens sem o mínimo de consciência e humanidade.
-
-
MILTON DOLL
Hum..."Vice-presidente do Conselho do Pacto Global da ONU Brasil e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República"... Papo fosco esse. Não admira que a ONU e outros tantos Conselhos, Comissões, Comitês e outros tantos que tais obtenham tão parcos resultados.
-
Marcelo Godoy
Análise extremamente parcial. A sociedade brasileira como um todo é doente. A porção masculina obviamente tem que melhorar. Mas não podemos esquecer que a mulher vive mais que o homem (isso deve significar alguma coisa), se aposenta antes (o que é justo, já que acumula funções), e também é ela que cria e educa os meninos... Não adianta jogar só para um time. Ninguém é livre de pecados.
-
Felipe Vasconcelos
Fanatismo=agressividade, que causa violência física a outrem. Histeria= excesso de emotividade, que causa descontrole e, no máximo, autoagressão. Está aí a resposta da pergunta que a colunista faz em seu artigo.
-
Felipe Vasconcelos
Feminismo é uma seita. A sociedade "patriarcal", historicamente herdada, é o pecado da fruto proibido. Para se purificar da mácula, faz-se necessário o engajamento incondicional e permanente. E o homem feminista odeia a si próprio como homem, renegando seu lado masculino e exaltando seu lado feminino. É incompleto... Ele associou os adjetivos pejorativos ao masculino e os adjetivos edificantes ao feminino. Ele se autoamputou, violentando a si mesmo.
-
Marcelo Godoy
Ah Felipe, falou tudo. Obrigado.
-
-
MAX ALEXANDRE DE PAULA GONCALVES
Texto excelente e que questiona muito bem o pacto da masculinidade de não repreender o igual, mesmo quando esse comete algum erro! Não raro, a depender do erro, ocorre até um elogio ou uma justificativa do ato. Temos que romper com esse pacto a partir de hoje!
-
Dario Lima
Machismo é um problema gigantesco no Brasil, ocorre em todas as classes sócias, porém, entre os mais humildes, desamparados, sofrem inicialmente por não terem suas necessidades básicas atendidas, soma-se a isso, 20% da população que passa fome, a questão de gênero não tem repercussão, no Brasil, qualquer discussão que não envolva a resolução do nosso problema estrutural, se torna um debate infrutífero.
-
MARIA ALVES
Muito bem. Só faltou desenhar. Obrigada!
-
JOHANNES VAN LEEUWEN
Discurso compreensível para uma empreendedora que criou a Rede Mulher Empreendedora. Parece que o único problema que temos no Brasil é isso. Pois um discurso que muito pouco tem a ver com a triste realidade do nosso Brasil.
-
Geraldo Lourenço Brita
Uma das origens do fascismo brasileiro é decorrente desse fanatismo por exclusivamente um clube de futebol em prejuízo de todos os demais...! Ditadura de uma idéia só...!
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
Não sou exatamente o "homem médio brasileiro" e uma das razões disso é nunca ter embarcado na histeria masculina em torno de clubes de futebol. Sei lá, adoro esportes, mas olhar o time do outro como inimigo não faz sentido. A lamentável conduta de milhões de cidadãos na esfera pública tem tudo a ver com essa mentalidade primária que trazem de casa.
-
-
Amarildo Caetano
Para defender a igualdade de gênero não precisa ser feminista,basta ser um ser humano racional. Pelos comentários dá para perceber que tem muita gente com ideias medievais .
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Afora a discussão existe um erro de concordância horroroso no último parágrafo. Quanto a discussão, quem cria esses homens ?. E pior . Quem cria essas mulheres ?
-
Fernando Dias
Essas feministas são, em sua maioria, mulheres feias, não atraentes e rejeitadas pelos homens. As mulheres atraentes, que sabem agradar um homem, não se envolvem nesses movimentos das recatadas. Os homens sofrem muita pressão e a depressão é uma realidade entre eles. A pressão para serem ótimos profissionais, pais, maridos e etc. E isso não é de hoje. Homens tem defeitos? Sim, muitos. E as mulheres? Também. Se as mulheres se acham tratadas como objeto, em sua maioria, é porque se comportam como
-
ANTONIO CARLOS Vely Mendonça
Ahhhh .fernandinho, deixa de ser custoso menino. Você não Beira o mar, você beira a infantilidade. Mamãe eu quero .
-
MARIA ALVES
Você deve ser um Brad Pritt
-
MARIO VAZQUEZ AMAYA
O homem sofre pressão social e a mulher não? Só o homem precisa de agrado? Atratividade é um pressuposto do sucesso? As mulheres que reclamam da desigualdade querem ser objetos melhores? De qual século o sr. veio?
-
Rodolpho Oliveira
Cheiro de naftalina bem forte aqui! Coisa velha mesmo...
-
Letícia dos Santos Martins
Por princípio, quem é o senhor para se sentir tão à vontade para opinar em uma seara que em absoluto lhe diz respeito?? Sua pequenez é tanta, que ainda hoje é capaz de utilizar a expressão "agradar um homem". Espero que o senhor tenha mãe, filha ou irmã, para que um dia tenha a oportunidade de ouvi-las. Mas esposa eu desejo que o senhor nunca tenha. Porque não merece a companhia de uma mulher que possa escolher! Família a gente nasce com!
-
-
Sinésio Brito
Odeio machismo, as vezes sinto vergonha de ser homem quando ouço ou vejo algumas atitudes de pseudosmachos.
-
Daniel Gustavo Coelho Mercer
"Vergonha de ser homem". Kkkkkkkkkkk
-
-
ANTONIO CARLOS Vely Mendonça
Deixa de histeria Fernandinho. Você está muito descontrolado, desequilibrado, excitado, louco, perturbado. A Ana Fontes está certinha. Nós homens precisamos evoluir, crescer, sair da barra da saia da mamãe. Bom senso e educação contribui muito para o crescimento.
-
Joaquim Rosa
Homens fanáticos por futebol, vocês são a vergonha do gênero. Deprimentes. Já quanto às meninas histéricas, nada tenho a ver.
-
Geraldo Lourenço Brita
Embora sensivelmente descontextualizado, opino também que muito das origens do fascismo brasileiro é decorrente desse fanatismo por exclusivamente um clube de futebol em prejuízo de todos os demais...! É visível aí a ditadura de uma idéia só...!
-
-
Joaquim Rosa
Se mexerem com minha esposa ou filha, vão se arrepender.
-
Anete Araujo Guedes
Com as outras pode
-
-
Fernando Dias
E qual é o problema de ser taxada de histérica? Isso diminui a pessoa? Que conversa idiota, sem contexto e certamente, tem coisas muito mais importantes que isso.
-
MARIA ALVES
Ah, poupe-nos de sua histeria,Fernandito
-
Letícia dos Santos Martins
O problema do senhor não se resume à escolha das palavras. Histérica, taxação. Esses absurdos que são digitados pelo senhor são o que menos incomodam. Incomoda é ser contemporânea de criaturas como o senhor: violentas, preconceituosas, misoginas e infinitamente desprovidas de humanidade e inteligência.
-
Lucia Coelho
Ao que parece você mesmo não dedica seu tempo a "coisas muito mais importantes", porque não apenas leu o artigo, mas se deu ao trabalho de comentar. Qual o problema de ser chamado de incoerente, né?
-
ANTONIO CARLOS Vely Mendonça
Deixa de histeria Fernandinho. Você está muito descontrolado, desequilibrado, excitado, louco, perturbado. A Ana Fontes está certinha. Nós homens precisamos evoluir, crescer, sair da barra da saia da mamãe. Bom senso e educação contribui muito para o crescimento.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.