Cotidiano > Datafolha: Maioria dos brasileiros diz que cor de pele não interfere em relacionamentos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vanderlei Nogueira

    O Brasil é uma sociedade que deve ser evitada para o seu sucesso pessoal

    Responda
  2. antonio brito

    Incoerência dos "pesquisadores". Fazem uma pesquisa dirigida, obtém resultado contrário do que imaginavam, 90% dos brasileiros não acreditam na questão racial na amizade e culpam os pesquisados, são ignaros que acreditam em mito. Minto.

    Responda
  3. Tersio Gorrasi

    Em relacionamentos normais, a influencia é só da empatia e da química, não importa quem seja a pessoa. Ninguém é obrigado a gostar de-um outro somente porque pertence a uma determinada etnia, orientação sexual, ideologia ou religião. E neste país, um dos mais miscigenados do mundo, isso é bem evidente. É preciso saber diferenciar entre não gostar e desrespeitar

    Responda
  4. Arnaldo Vicente Calado

    Julgo desigual. Só acho isso.

    Responda
  5. Marcos Cruz

    O brasileiro é hipócrita.

    Responda
  6. marco josé cornacchia landucci

    Sempre pensei assim, de que a cor da pele não interfere nas relações. O Brasil não é racista. A pesquisa é um tapa na cara daqueles que empunham a bandeira de raça e de cor. Inventaram até um ridí+culto ministerio. O problema dos negros tem o social como base. E aí é outra história.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Que existe racismo no Brasil e no mundo nas mais diversas maneiras isso não é novidade, mas o ministério da Igualdade Racial do governo Lula se mostrou muito mais preconceituoso quando a "ministra" Anielle e sua turma usaram avião da FAB para ver jogo de futebol e usar termos totalmente intolerantes contra os "paulistes". Isso mostra que o preconceito vem de todas as camadas e raças nas mais diversas maneiras.

    2. Anderson Miranda Falcão

      Nunca vi tanta “inteligência” em forma de comentário… parabéns, você merece o prêmio Nobel (contém figura de linguagem).

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O Sr não deve ser negro. Mais respeito pf

  7. marcos fernando dauner

    Alguém acredita que uma união entre um pentecostal xiita e uma católica adepta da TFP terá futuro ?

    Responda
  8. marcos fernando dauner

    Primeira Corintios , cap. Treze ! ficção ou realidade ? eu penso que o período de namoro é um período de recrutamento e seleção . As pessoas são "diferentes" sic em muitos aspectos - orientação política, orientação sexual , religião, nível educacional, vegetarianos e carnívoros , salários, amantes e inimigos de pets !

    Responda
  9. NACIB HETTI

    Pesquisa pouco confiável. Brasileiro mente muito quando trata do tema.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Na verdade a pesquisa é desnescessária. Ninguém precisa de pesquisa para o que está no artigo - e muito mais.

  10. Bruno Sebastião Neto

    Acho que deve ser o Brasil ilusório ,temos uma sociedade extremamente racista ,onde a cor faz toda diferença ,a branca ou o branco podem até gostar do negro(O negro não tem o direito de gostar de branco, é atributo contrario infelizmente ) Por isso essa pesquisa é a hipocrisia do Brasileiro .

    Responda
  11. Emanuel Mello

    Fiscal de fd

    Responda
  12. antonio mateos

    Embora respeitando o que a pesquisa apurou, parece-me que imperou um artificial bom-mocismo nos respondentes. 85% acreditam que a cor da pele não interfere nos relacionamentos ?!?!?! Duvido muito desse percentual. Segundo percepção generalizada a cor da pele interferiria nas abordagens policiais, na busca de emprego, no ingresso a quadros associativos de clubes etc etc, mas não nos relacionamentos? Inacreditável!

    Responda
  13. COLOMBO MELO

    Bolsonaro nada tem a ver com o assunto, mas os comentaristas insistem em ligá-lo ao racismo. Sou de direita, apoio Bolsonaro e acho que pessoas que distinguem os seres humanos pela cor de sua pele não merecem respeito nem consideração. São criaturas desprezíveis sob todos os aspectos.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Ele teve a coragem de dizer; outros encontram outro motivo para impedirem o casamento.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Ele disse q filho dele não casaria com preta gil. A cloroquina afeta a memória das pessoas

  14. Felipe Vasconcelos

    A ideia sociológica do brasileiro como "cordial" diz respeito a passionalidade, não a cordialidade. O jeito alemão de ser, por exemplo, poderia ser considerado frio e ofensivo no contexto brasileiro.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Nada a ver, quem fez este tipo de pesquisa o fez com isenção, nem pensar. Tudo pura mentira.

  15. Abigaill Santos Sousa

    Agora pergunte para essas mesmas pessoas se elas estão namorando ou são casada com uma pessoa negra? Vão escutar um enorme NÃO

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      A mulher branca para o homem preto é um símbolo de status. Quando se vê na rua um homem preto com uma companheira branca, logo se pensa "esse cara tem dinheiro". É como ter um carro de luxo. Além do mais, os filhos nascem pardos e sofrem menos preconceito.

  16. Jorge Carlos Reiners

    Então porque pretos ou negros que galgam posições sociais preferem as brancas? Há excessões é lógico.

    Responda
    1. Felipe Vasconcelos

      Negros são pretos e pardos. A mulher branca é para o homem preto um símbolo de status. Quando se vê na rua um homem preto com uma companheira branca do lado, logo se pensa "esse cara tem dinheiro". É como ter um carro de luxo. Além do mais, os filhos nascem pardos e sofrem menos preconceitos.

  17. jose prado

    Foi nuito mal a pesquisa Foia! Quantos se declararam bracos? Pardos se dizem clarinhos, brancos até! Envergonham se da raça! Ser preto e pobre, pior ainda! Ninguem quer ser , ou nelhor, poucos i querem! Pesquisa sem valor!

    Responda
  18. DOUGLAS SOARES OLIVEIRA

    Essa diferenciação nunca será encontrada nas classes mais baixas. Pobre não enxerga cor, enxerga parceria, compromisso e luta pela sobrevivência, seja com branco, negro, indígena, asiático... da onde vier, é bem-vindo pra fazer o puxadinho na casa do sogrão!!!

    Responda
  19. Ricardo Arantes Martins

    Os primeiros portugueses a chegar no Brasil vieram apenas homens. Por séculos as primeiras comunidades e cidades eram formadas por caboclos e muitos falavam português e tupi. Após chegaram os africanos e por último as grandes migrações europeias e do oriente médio. Cerca de37%do DNA mitocondrial (materno) é africano33%indigena e70% do DNA paterno é branco. Em outras palavras, aqui há mistura que faz o brasileiro esse povo lindo e geneticamente mais forte. Viva o Brasil.

    Responda
  20. Ricardo Arantes Martins

    É só ver um filme Norte Americano que notamos que preto sempre está com preta, branca com branco. Não vemos mulatos, ou negros. Não vemos miscigenação. Aqui tanto faz.

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Lá a relação interracial era proibida por lei até a década de 60.

  21. Francisco Paulo Almeida

    Levaremos décadas até nos livrarmos dos efeitos do Bozonazifacismo.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Ah, sim! foi Bolsonaro que transformou os brasileirso em racistas! O homem é um estrupício, mas essa nao entra na sua conta!

    2. Bento Brito Teixeira

      Do nazifacismo, talvez sim. Já o bolsonarismo está se desintegrando: não tem fundamentação.

  22. COLOMBO MELO

    Quem distingue seres humanos pela cor de sua pele não merece qualquer respeito ou consideração. É um ser desprezível, sob qualquer critério.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Você está certo, só que nesse bando deveria ser incluídos os cerca de 220milhoes de bras., porque brancos discriminam quem nao é genuinamento branco, e negros e miscigenados se discriminam entre si; cada um que acha que é um pouco mais claro que o outro ou tem menos traços negroides. Sou miscinegada clara. Uma vez, em uma repartiçao pública, após preencher uma ficha,uma sra. disse: "Ah, eu coloquei que você é branca, mas tenho que corrigir, você é parda".

  23. Marenildes Pacheco da Silva

    Acho que o maior preconceito é de nós mesmos pretos com pretos; costumo falar que pobre não gosta de pobre, mulher não gosta de mulher, feio não gosta de feio, preto não gosta de preto, velho não gosta de velho, e assim fica difícil a mudança. Pergunto sempre: Se tirar a pele de um preto e de um branco será que há diferença? Uma vez vi uma reportagem que dizia que a genética de um rato é pouca coisa diferente de um humano, se assim for, o que dizer da cor da pele entre nós?

    Responda
    1. José Mota

      Acredito que isso seja o chamado medo do espelho. Nós inconscientemente somos refratários ao outro quando nos vermos nele e não gostamos da imagem.

    2. Aparecida Alves

      Bravooooo!

  24. Paulo Wach

    Ora ora ora mas onde está o racismo estrutural do Silvio Almeida o doutor Palestrinha?

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      No mundo real. Nem de longe essas respostas condizem com a realidade.

  25. Aparecida Alves

    Simplesmente blà blá blà, interfere sim!

    Responda
  26. ROSA M RCIA ANTONIO

    Nós brasileiros precisamos de divã urgente. Primeiramente, para as pessoas pararem de ser hipócritas e se assumirem como racistas. Depois, para nós, mestiços e negros pararmos de romantizar as relações. A verdade nua e crua!

    Responda
  27. Jorge Rodrigues

    A Folha atua como os identitários e inclui raça em quase tudo, até nas coisas mais prosaicas. Atração física e relacionamentos de amizade nada têm a ver com raça.

    Responda
    1. antonio brito

      Lembra se do show de mulatas do Sargenteli? Sucesso total e Internacional

  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Pergunta mal feita e resposta divercionista. Diz o titulo- Não interfere em relacionamento.esse relacionamento precisa ser melhor explicado.

    Responda
  29. Fabiana Menezes

    Que tal começar a mostrar famílias multirraciais espalhadas por todo o Brasil? Existe afeto, existe racismo, existe gente que não tá nem aí pra cor da pele mas tá junto das amigas e amigos para o que der e vier.

    Responda
  30. Almir José Vieira da Silva

    Hipocrisia aliada ao "politicamente correto"...

    Responda
  31. paulo werner

    Maioria absoluta dos homens condena publicamente o machismo; pastores renegam o amor ao dinheiro, israelenses reprovam décadas de agressões aos palestinos; Sérgio Moro repudia condenações sem lastro comprobatório; até Bolsonaro condena a prática de rachadinha.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Pois é. A hipocrisia caracteriza a grande maioria.

    2. Angélica Campos

      Pesquisa fajuta, resultado direcionado que não reflete a realidade

    3. Angélica Campos

      Pesquisa fajuta, resultado direcionado que não reflete a realidade

    4. Marenildes Pacheco da Silva

      kkkkk vou fechar a semana com leveza, obrigada.

    5. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Perfeito.

    6. Marco Medeiros

      Disseste tudo.

  32. mara eroles

    Jamais nossa dívida poderia ser paga aos negros. Jamais. E o branco é hipócrita. Diz que não interfere a cor em um relacionamento, até o momento em que sua filha ou filho apresenta aos pais seu namorado ou namorada negro(a), ou gay, ou seja uma pessoa com algum tipo de deficiência física. É triste.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Em tempo: o acento no U em ultrapassa foi um erro de digitaçao.

    2. ENAIDE HILSE

      Talvez você queira explicar qual é a deficiência da cor preta da pele. Isso últrapassa em muito o racismo!

    3. Galdino Formiga

      Preconceito

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O q tem a ver relacionamento gay com cor da pele ? Às x a gente quer lacrar e não consegue.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.