Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Monique Pinho de Matos

    Admiro seus artigos, mesmo que eu não concorde com todos o que é natural. Saiba que no meio de tanta misoginia tem gente que admira seu trabalho. Continue escrevendo, pq uma mulher que não desagrada uma sociedade machista está vivendo errado.

    Responda
  2. Rica R

    √Č √≥bvio que qq ataque desprovido de argumentos, no √ļnico intuito de descredibilizar quem escreve, n√£o pode acontecer. Mas tentar encapar todo e qq ataque, por pior que seja, como fruto de machismo, etarismo ou qualquer outro "ismo" √© tamb√©m uma maneira de manipular e distorcer o debate. Muitas vezes discordo diametralmente de seus textos. Leio mesmo assim pq leio de tudo. Comento pouco. Mas evito mais ainda comentar textos como os seus, pois qq opini√£o contr√°ria acaba taxada como vc fez agora.

    Responda
  3. J√ļlio Pedrosa

    N√£o entendo as cr√≠ticas √† Sra. Jorge. Ela prestou servi√ßo p√ļblico mostrando a humanidade das tropas israelenses, que matam, mas n√£o estupram. Que livramento! Se entrarmos em guerra contra Israel, muitos brasileiros (na maioria evang√©licos) engrossar√£o as fileiras do ex√©rcito do Pa√≠s do Povo Eleito (para eles Israel tem sempre raz√£o); seremos massacrados pelas IDF, mas com a certeza de que as mulheres brasileiras morrer√£o intocadas, impolutas, principalmente as virgens. Pelo menos isso...

    Responda
  4. Gustavo Michelin

    Ent√£o, se eu entendi bem, √© feio ser machista e bonito ser feminista. √Č isso?

    Responda
    1. Adriano Ferreira

      Não, você não entendeu o texto.

    2. Vera Queiroz

      Mais ou menos. Tenta de novo

  5. Paulo Sales

    As mulheres n√£o entendem que podem ser, e s√£o, t√£o machistas quanto os homens.

    Responda
  6. Maria da Graça Pimentel

    Não é de hoje em dia o machismo é utilizado como desculpa para ofender, torturar e matar. No ano passado, uma mulher foi morta a cada seis horas em nosso país: foram quase mil e quintas vítimas de feminicídio, registrando um aumento de quase sete por cento em relação ao ano anterior. Machismo mata.

    Responda
  7. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Sou homem, h√©tero, j√° senhor e com filhos. Posso garantir: o machismo √© uma grande porcaria, n√£o serve para nada, nem para n√≥s, homens. As mulheres precisam continuar a conquistar seus espa√ßos. A rea√ß√£o machista a elas precisa ser criminalizada cada vez mais. O Machismo precisa acabar. √Č simples assim. Todos n√≥s, neste momento, precisamos ser feministas. Experimente, homem!

    Responda
    1. Gustavo Michelin

      N√£o precisa ter um chilique

  8. Maria da Graça Pimentel

    Em 2022, uma mulher foi morta a cada seis horas no Brasil. As 1.437 vítimas de feminicídio em 2022 correspondem a um aumento de 6,5% em relação aos 1.347 registrados em 2021. Machismo sempre matou, e mata cada vez mais.

    Responda
  9. Felipe Vasconcelos

    Mulher fazendo piada de pinto pequeno é hilário e divertido. Homem fazendo referência a seios ou nádegas pequenos em mulheres é um ato de terrível violência e misoginia.

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Não é de hoje em dia o machismo é utilizado como desculpa para ofender, torturar e matar. Machismo mata.

  10. Gustavo Michelin

    Desde quando virou crime ser machista?

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      O machismo é utilizado como desculpa para ofender, torturar e matar. No ano passado, uma mulher foi morta a cada seis horas em nosso país. Machismo mata.

    2. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Gustavo, ser machista pode n√£o ser crime, mas beira a isso. Sou homem, h√©tero e, portanto, n√£o sou t√£o suspeito quanto uma mulher (na sua vis√£o, √© claro) e posso garantir: o machismo √© uma grande porcaria, n√£o serve para nada, nem para n√≥s, homens. As mulheres precisam continuar a conquistar seus espa√ßos. A rea√ß√£o machista a elas precisa ser criminalizada cada vez mais. O Machismo precisa acabar. √Č simples assim. Todos n√≥s, neste momento, precisamos ser feministas. Experimente, homem!

    3. Maria da Graça Pimentel

      Desde que o machismo é utilizado como desculpa para ofender, torturar e matar. Em 2022, uma mulher foi morta a cada seis horas neste país machista. As 1.437 vítimas de feminicídio em 2022 correspondem a um aumento de 6,5% em relação aos 1.347 registrados em 2021. Machismo mata.

  11. Jonatas Batista

    Minha solidariedade, Mariliz. A discussão deveria ficar no plano das ideias, independentemente do sexo, cor e/ou ideologia. Ignore os comentários. Seu texto só reforça o quanto é necessário mais mulheres expondo seu ponto de vista; sua opinião.

    Responda
  12. márcia corrêa

    Sem d√ļvida, Mariliz! Como leitora da Folha percebo chocada o quanto temas que versam sobre feminismo, machismo, rela√ß√Ķes h√©teros, familiares ou de trabalho, fazem chover coment√°rios de homens(muito mais que mulheres) na sua maioria agressivos, e extremamente incomodados com textos que apenas exp√Ķe uma realidade, que de t√£o evidente, provocam essas rea√ß√Ķes desmedidas de quem se recusa a fazer uma autocr√≠tica honesta! A verdade d√≥i profundamente n√© rap√°zes?!

    Responda
  13. jo√£o moreira

    A sra. deveria ignorar os coment√°rios feitos pelos....a sra. sabe. Ou mude de profiss√£o.

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Ignorar problemas e varrê-los para debaixo do tapete não é uma solução eficaz. Em vez disso, resolver conflitos e desafios por meio de comunicação adulta e construtiva é a abordagem mais sensata e produtiva.

  14. MAX SILVEIRA

    Receba meus cumprimentos, Mariliz. N√£o tenho ideia do n√ļmero destes que est√£o a te ofender e desrespeitar. Por√©m, acredito que os que a admiram pela sua coragem, lucidez e, sobretudo, pela oportunidade de suas opini√Ķes, deve ser bem maior. N√£o desamine nem se intimide. Voc√™ contribui para a maturidade do debate p√ļblico no pa√≠s.

    Responda
  15. ELIEL MARTINS DA SILVA

    Sou machista, até porque sou velho, de outra era, no sentido que as mulheres devem ser protegidas, não devem carregar peso, nem fazer trabalho braçal, de força. Para mim são figuras a serem protegidas, defendidas...

    Responda
    1. Maria da Graça Pimentel

      Seu Eliel, não é de hoje em dia o machismo é utilizado como desculpa para ofender, torturar e matar. No ano passado, uma mulher foi morta a cada seis horas em nosso país: foram mil quatrocentas e trinta e sete vítimas de feminicídio. Isso significa um aumento de quase sete por cento em relação ao ano anterior. Machismo mata.

  16. Dario Lima

    O bolsonarismo é machista e violento por vocação e aptidão, o centro esquerda, PT, tratado como esquerda no Brasil, defende tudo aquilo que é desrespeitado pela extrema direita, porém dizer que a Folha é progressista, tá forçando a barra. A folha representa o centro direita, direita.

    Responda
    1. Fernando Andrade

      A esquerda é machista por natureza. Faz uma visita na Coreia do Norte. rs

  17. ELIELSON BARBOSA

    Que l√°stima, s√£o figuras que sequer se respeitam!

    Responda
  18. Mariana Souza

    Machista calado é um poeta! E, que fique claro, temos muitas divergências (a colunista e eu), mas prefiro debater ideias. Não compactuo com ataques pessoais. As mulheres são, sim, constantemente desqualificadas de uma maneira mais desrespeitosa do que se faz com um homem. E, muitas vezes, por outras mulheres. Incomode quem incomodar, vamos continuar denunciando.

    Responda
  19. José Roberto Ferreira

    Agrade√ßa ao c√Ęncer pol√≠tico que arruinou o pa√≠s nos √ļltimos quatro anos! Ele fez despertar o que h√° de pior em grande parte dos brasileiros. Machismo, √© s√≥ um detalhe, infelizmente.

    Responda
  20. Taniara Aguiar de Souza

    O que move a colunista que em artigo anterior foi t√£o ympyedosa com hassassynathos em massa de crian√ßas e mulheres, e t√£o condescendente com o agressor, a falar sobre machismo, xingamentos e ofensas que sofre ao publicar suas opini√Ķes? L√° no artigo, milhares de crian√ßas e mulheres hasshassynadhas foram astutamente apagadas, sem direito a choro nem vela; aqui, nesta apologia de si mesma, a indigna√ß√£o busca angariar simpatia e perpetrar um segundo apagamento da bhestyalydade que se quer ocultar?

    Responda
    1. Adalto Fonseca J√ļnior

      √Č este o ponto central aqui. Voc√™ me representa Tainara Aguiar de Souza.

  21. LUIZ GUILHERME DE OLIVEIRA

    Texto bobo. Tenta justificar o injustific√°vel

    Responda
    1. jo√£o moreira

      A missivista, tendo a liberdade de escrever o que quer, tem a obrigação de aguentar todos os comentários feitos. Os que não gosta, ignóre-os.

  22. Hernandez Piras

    "Quem discorda de mim est√° sempre a servi√ßo de alguma for√ßa terr√≠vel e deve ser eliminado". √Č assim que pensam alguns intolerantes, n√£o importa a ideologia. Fora aqueles que hoje em dia n√£o querem ter apenas suas pr√≥prias opini√Ķes, mas tamb√©m os pr√≥prios "fatos". Neste ponto, mundo n√£o poderia estar pior.

    Responda
  23. Paulo Sales

    Já gostei e não gostei de seus textos. Ja fiz críticas, muitas. Nenhuma com tom pessoal. Mas o pior texto seu foi o de hoje. O que tem haver pinto pequeno, machismo e etero passivo com discordar de você? Nos tempos atuais, tudo que se escreve vai para todo lugar. Não fica mais restrito a ambientes definidos. Então entendo que seu texto foi tão infeliz quanto as críticas que te chatearam.

    Responda
  24. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    De fato o machismo está superpresente em nossa sociedade. Assim como o racismo, o capacitismo (rejeição a deficientes), etc. Mas leio teus textos desde que estavas na coluna de esportes. Há momentos em que discordo do que escreves, mas creio jamais ter apelado para este "argumento".

    Responda
  25. Paolo Valerio Caporuscio

    O nível cultural do brasileiro está tao medíocre devido a má qualidade de ensino que nem tem vergonha de ser ignorante e ainda ri e se acha normal, coitado e um sem noção.

    Responda
  26. Simone Melnick

    √ďtimo texto!

    Responda
  27. José Roberto Franco Reis

    Pois √©, a√≠ a gente escreve um pequeno texto explicitando porque venho me contrapondo as suas colunas recentes, sobretudo na quest√£o Israel Palestina, nada a ver com sua condi√ß√£o de mulher, de jornalista livre, aut√īnoma e com ideias pr√≥prias e a√≠ a modera√ß√£o da Folha "censura". E nada foi dito de grosseiro, de violento, de agressivo e de vi√©s minimamente preconceituoso. V√° entender!

    Responda
  28. José Roberto Franco Reis

    N√£o sei o que andam escrevendo sobre suas colunas, se √©, tal como vc diz, coisa de macho ferido, machista e mis√≥gino. Se sim, lament√°vel! Eu tenho discordado de suas √ļltimas colunas porque seu posicionamento na quest√£o Israel Palestina anda muito desequilibrado. S√≥ consegue ver o justamente conden√°vel terrorismo do Hamas e poupa muito, al√©m da conta, Israel, Bibi et caterva na rea√ß√£o despropositada que tem assassinado crian√ßas, mulheres e civis em Gaza. Nada ver com sua condi√ß√£o de mulher!

    Responda
  29. Jéssica Frata

    Mariliz do céu! Melhor não ler os comentários mesmo para não passar raiva! O engraçado é que a carapuça serviu para tantos que eles não se seguraram e bateram ponto aqui novamente. Imagina se gostassem de vc, hein?! Mas bola pra frente! Vc não vive desses comentários e, como bem disse, não é paga para agradar seus colegas de trabalho e, que dirá, machistas e afins. Não se deixe abalar por mais esse tipo de opressão.

    Responda
  30. Geraldo Lourenço Brita

    Até quando...? Até quando vai essa luta fraticida...?

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Enquanto houver discriminação, enquanto houver preconceito, a luta continuará. Quem se sentir maltratado não tem a obrigação cristã de dar a outra face.

    2. Geraldo Lourenço Brita

      Frases do dia: "Que absurdo defender mulheres...! " e "Se não agradou nenhum dos lados é porquê escreveu certo...!"; e ainda "Faltou humanidade? Ou teve humanidade demais...?"

  31. Fabio Reis

    Bl√° bl√° bl√° ¬Ö

    Responda
  32. Laudgilson Fernandes

    Vc consegue perceber quantas crianças na Faixa de Gaza perderam a vida hoje? Tem alguma gotinha de lágrima nos seus olhos? O fato de ser homem ou mulher não caracteriza por ter piedade ou empatia. Por ter opinião da maldade ou não. Quanto ao jornal , a Folha até hoje não se desculpou pelo seu apoio ao golpe de sessenta e quatro e o uso de suas viaturas para transportar o que não posso esccrever aqui, pois a censura correria logo para não permitir.

    Responda
  33. Raymundo de Lima Lima

    ¬ĎF√ļria e for√ßa de Troia a Gaza: Duas mulheres trazem para o presente a c√≥lera catacl√≠smica da Il√≠ada¬í de Mario S√©rgio Conti:17.11.2023. Apenas p/ leitores que adoram o estilo cl√°ssico, culto ou erudito. Tb contribui p pensar para al√©m do estilo jornal√≠stico rasteiro.

    Responda
  34. José Davi

    Um jornal que censura determinadas palavras deve ser chamada de progressista? N√£o lembro de ler nenhum editorial ou coluna de opini√£o criticando os absurdos e crimes de guerra do Sr Netanyahu. Talvez esse coment√°rio seja censurado.

    Responda
  35. Paulo Rosario

    O problema, Mariliz, é que você só conheceu moleques. O dia que você conhecer um homem, você terá outra visão. Macho é cachorro, gato, elefante...

    Responda
  36. Karina Akemi

    Infelizmente sou viciada em ler coment√°rios... √Č deprimente mesmo. Mas vamos combinar depois que o coisa ruim chegou a ser presidente do Brasil podemos confirmar que apesar desse pa√≠s ser t√£o lindo √© lotado de.

    Responda
  37. Anete Araujo Guedes

    São os que nunca lerem Freud. Repetem o senso comum, ou saem propagando o que encontram nas redes sociais. Freud sempre partia do fisiológico para chegar onde queria - na realidade psíquica. A menina acha que o menino tem, já o menino se ilude, pensa que tem. Isso para dizer que o ser humano vive às voltas com sua incompletude, com o falo (que não passa de um significante qualquer), pelo fato de ser ele um ser falante. Diferente do animal, ele sabe que tem um corpo e que é mortal.,

    Responda
  38. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Você até que é legal. Chatos mesmo são o Pondé e a Tati :))

    Responda
    1. José Davi

      Pondé é um ideólogo da direita, não de uma direita liberal progressista, mas ao estilo do reacionárismo do Olavo de Carvalho.

    2. Neli de Faria

      Gosto do trio !

  39. Maria Aparecida

    Devo reconhecer que sou machista e preconceituosa, estou me esforçando muito para mudar isso, e a colunas de Mariliz me ajuda muito, meus sinceros agradecimentos Mariliz.

    Responda
  40. Clemens A F Schrage

    Colunas como da Mariliz e da Tati, da edição de hoje, são o sal da sopa do jornalismo, normalmente insípido. Parabéns para as duas. Transformam a Folha num jornal atraente e diverso.

    Responda
  41. Antonio Eustaquio

    A Internet é um velho oeste! Terra sem lei. Fico longe. Mas mulher foi feita pra ser amada, não agredida!!!!

    Responda
  42. Celia Regina Resende

    S√≥ vc pra escrever com tamanho deboche dos ¬ďdoses garrafais de pinto pequeno e de goela grande¬Ē¬Ö Siga, Mariliz! Continue incomodando √≥s celerados. S√≥ n√£o concordo que a FSP seja o canal mais progressista!

    Responda
  43. MARCUS VINICIUS FILGUEIRAS JR

    De fato voc√™ √© "bonita e inteligente", mas nada de ing√™nua. √Č uma mulher livre-pensadora. E brilhante. √Č preciso ser dito com clareza. Bom, com rela√ß√£o ao machismo, concordo totalmente. Ali√°s, acaba por oferecer um div√£ aos machos com recalque (risos). Sobre outros temas que j√° discordei de ti, que bom que seja assim, n√£o √© mesmo? Siga em frente escrevendo (com agachamentos, nadando ao mar, amor e tudo o que tem direito).

    Responda
  44. Emannuely Izidoro

    Comentários na Folha, infelizmente, são cada vez mais agressivos e preconceituosos. Não concordo com tudo que Mariliz diz, faz parte da nossa construção discordar. Mas o que vem ocorrendo é inaceitável. E triste. Parabéns pela resiliência Mariliz. E força!

    Responda
  45. Rodrigo Soares

    Melhor nem ler os coment√°rios.

    Responda
  46. Leila de oliveira

    N√£o sabe brincar, n√£o desce pro Play, querida.

    Responda
    1. jo√£o moreira

      Perfeito

    2. jo√£o moreira

      Perfeito

    3. jo√£o moreira

      O coment√°rio mais acertado de todos!

  47. Fernando Alves

    Pessoas p√ļblicas que ganham dinheiro para escreverem suas opini√Ķes e n√£o suportam ser criticadas. Essa √© a grande novidade. Esse artigo √© apenas um ad-hominem contra todos os cr√≠ticos. A modera√ß√£o remove tudo quanto √© coment√°rio grosseiro e n√≥s vemos s√≥ cr√≠ticas √†s ideias e opini√Ķes da autora. Mesmo assim, ela se coloca como uma coitadinha. Vamos fazer assim: voc√™ para de receber da FSP para escrever e ningu√©m mais comenta seus textos. Topa?

    Responda
    1. jo√£o moreira

      Perfeito!

  48. Luiz Humberto Albuquerque

    Mariliz, por favor não desista. Essa é uma jornada árdua e cheia de desafios, mas profundamente essencial.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Se ela desistir perde o sal√°rio.

  49. Luiz Mario Vieira Souto Leit√£o da Cunha

    Nesse momento em que escrevo, j√° havia 124 coment√°rios sobre o seu texto, que, portanto, cumpre a nobre fun√ß√£o de levantar pol√™micas. Uns concordam contigo, outros discordam com eleg√Ęncia, e uma parcela, de mentalidade estreita, destila √≥dio e preconceito, frutos de profundos recalques.

    Responda
  50. Antonio Catigero Oliveira

    Eu me confraternizo com o sofrimento da colunista. Deve ser muito mais doído do que o sofrimento das mães de crianças palestinas, mortas na guerra entre um grupo terrorista e um Estado genocida.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Uau, seu coment√°rio passou na censura! Boa ironia.